Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Curriculum Vitae

12,732 views

Published on

Seminário para a disciplina Língua Portuguesa e Literatura II

Published in: Education
  • Login to see the comments

Curriculum Vitae

  1. 1. Língua Portuguesa e Literatura Prof. Me. Maria do Carmo C. Sampaio Curriculum Vitae
  2. 2. Alunas Camila da Silva Rodrigues 10108376 Débora Alexandre da Silva 10108554 Débora Xavier de Souza 10108287 Gabriela Mayara Villela Xavier 10108358 Luana Sato Suguiura 10108447 Pricila Yessayan 10108251
  3. 3. Mercado de Trabalho Pontos a serem considerados antes da elaboração do currículo:  Considerar quais são as exigências, requisitos, qualificações e competências do perfil do cargo desejado;  Buscar informações sobre a empresa e a cultura organizacional a qual pretende se candidatar.  Conhecer a si mesmo, as suas competências, habilidades e atitudes, qual é o seu diferencial, seu perfil profissional. Em que tipo de ambiente gostaria de trabalhar, e em que atividade e área.
  4. 4. Funções do Currículo  1. Dar uma idéia básica geral a respeito do candidato;  2. Servir de guia para as pessoas na hora da entrevista;  3. Fixar o candidato na mente dos entrevistadores;  4. O currículo deve “vender” o candidato de maneira sutil, mas efetiva.
  5. 5. Seções do Currículo  1. Dados pessoais;  2. Objetivos pretendidos;  3. Formação escolar;  4. Experiência profissional;  5. Habilidades e qualificações profissionais
  6. 6. Considerações na hora de elaborar o Curriculum Vitae  Organização;  Ordem;  Objetividade;  Impressão;  Qualificações;  Português;
  7. 7. PRIMEIRO EMPREGO
  8. 8. Como conseguir o seu primeiro emprego sem ter experiência profissional?
  9. 9. • Experiência acadêmica • Qualificações técnicas • Cursos • Atividades exercidas no meio acadêmico, como a organização de eventos, seminários, iniciação científica • Atividades exercidas no meio social, como o voluntáriado.
  10. 10. Qual o Currículo Ideal?  Para entrar no mercado de trabalho, é importante adequar seus pontos e fracos ao currículo, como nem todas as pessoas possuem formação acadêmica ou experiência profissional que causa impacto é preciso adequar cada caso a um tipo de currículo que são:  Cronológico;  Funcional;  Cronológico/ Funcional;  Geral;  Dinâmico.
  11. 11. Cronológico PONTOS FAVORÁVEIS PONTOS DESFAVORÁVEIS -Este formato tem boa aparência e facilita a compreensão da carreira; - Liga as datas aos empregos destacando a estabilidade; - Facilita a leitura e posiciona-o para o próximo ascendente na carreira - Quando se tem uma experiência anterior que não se relaciona ao objetivo atual. Sem um controle cuidadoso revela empregos irrelevantes e fatores negativos; - Pode destacar períodos de desemprego ou ocupações breves; - Pode sugerir que você permaneceu tempo demais em determinado emprego.
  12. 12. Funcional PONTOS FAVORÁVEIS PONTOS DESFAVORÁVEIS - Dirige o olhar do leitor para o que você quer que seja notado, ajudando a visualizar o aprendizado adquirido que poderá contribuir com a empresa. Esse tipo de currículo é mais voltado para o futuro e não para o passado; - Facilita a “visualização” das habilidades; - É possível utilizar experiências de empregos não remunerados ou como autônomo, para sua vantagem. - Esse formato não maximiza realizações recentes no mercado de trabalho.
  13. 13. Cronológico- Funcional PONTOS FAVORÁVEIS PONTOS DESFAVORÁVEIS - Combina os pontos dos formatos cronológicos e funcional. - Contém detalhes que o leitor conservador poderá desconsiderar.
  14. 14. Geral  Ideal para quem possui experiências muito diversificadas e permaneceu pouco tempo em cada empresa.  Este modelo combina suas principais qualificações às experiências profissionais sem dar ênfase a dados muito específicos.
  15. 15. Direcionado PONTOS FAVORÁVEIS PONTOS DESFAVORÁVEIS Mostra que está adequado à posição pretendida. - Poderá não ser considerado para outros trabalhos; - Não poderá enviar o mesmo currículo para diferente organizações; - Informações importantes podem acabar sendo omitidas
  16. 16. Mentir no Currículo: Estratégia ou Pesadelo?  Sobrevalorizar o domínio de línguas estrangeiras e de programas informáticos é a mentira mais comum nos currículos que chegam às empresas de recrutamento de pessoal.  Inglês Fluente: Essa é a supercampeã  Common European Framework of Reference for Languages
  17. 17.  A (Basic User - Usuário Básico) A1 - Breakthrough A2 - Waystage  B (Independent User - Usuário Independente) B1 Threshold B2 Vantage  C (Proficient User - Usuário Proficiente) C1 Effective Operational Proficiency  C2 Mastery
  18. 18. Mentir no Currículo: Estratégia ou Pesadelo?  Motivo de Saída: Normalmente não se coloca no currículo motivos de demissões de empresas anteriores, mas caso coloque, procure não distorcer o que aconteceu.  Diplomas Falsos: além de não conseguir o emprego pode também ter um crime de estelionato na sua vida.  Tempo nas Empresas, Omissão de Empresas
  19. 19. Vídeo Currículo
  20. 20. Currículo Online
  21. 21. O que vale é a criatividade! Ficha de emprego do Mc'Donalds  Esta ficha de emprego foi preenchida por um jovem para o McDonalds no Rio de Janeiro. A empresa o contratou por ter considerado a ficha honesta e engraçada.
  22. 22. Nome: Júlio da Silva Moura Sexo: Duas vezes por semana. Cargo Desejado: Presidente ou vice-presidente da Companhia. Falando sério, qualquer um que esteja disponível. Se eu estivesse em posição de escolher, eu não estaria me inscrevendo aqui. Salário Desejado: R$ 15.000,00 por mês e todos os privilégios existentes. Se não for possível, façam uma oferta e poderemos chegar a um acordo. Educação: Tenho. Último Cargo Ocupado: Alvo de hostilidade da gerência.
  23. 23. Último Salário: Menos do que mereço. Mais importante meta alcançada no último emprego: Amo Muito o Seu Dinheiro! Uma incrível coleção de canetas roubadas e de mensagens por e-mail. Razão da saída do último emprego: Era um lixo. Horário disponível para o trabalho: Qualquer um. Horário Preferido: Das 13:30h às 15:30h, segundas, terças e quintas. Você tem alguma qualidade especial? Sim, mas é melhor se ela for colocada em prática em ambientes mais íntimos.
  24. 24. Podemos entrar em contato com seu atual empregador? Se eu tivesse algum, eu estaria aqui ? Você tem alguma condição física que o proíba de levantar pesos de até 25kg? 25 kg de quê? Você possui carro? Eu acho que a pergunta mais apropriada seria: Você tem um carro que funciona? Você já recebeu algum prêmio ou medalha de reconhecimento? Talvez. Eu já fui um ganhador da Porta da Esperança. Você fuma? No trabalho não, nos intervalos sim.
  25. 25. O que você gostaria de estar fazendo em cinco anos? Vivendo nas Bahamas, com uma super modelo loura, incrivelmente rica, burra, sexy e que pensa que eu sou a melhor coisa que surgiu desde a invenção do pão de forma. Na verdade, eu gostaria de estar fazendo isso agora.
  26. 26. Agora classifique os currículos a seguir!

×