SlideShare a Scribd company logo
1 of 10
Download to read offline
Corpo e Movimento Atividade de Sala de Aula ESQUEMA CORPORAL IDADE DE 3 A 6 ANOS
[object Object],[object Object],[object Object]
- Podemos expressar sentimentos sem pronunciar uma palavra, apenas através de simples movimentos, de expressão corporal. Na dança, na ginástica, nas lutas marciais, enfim; de diversas maneiras, usamos o nosso corpo para manifestar, expandir nossas emoções; demonstrando o conhecimento que temos do nosso próprio corpo e as relações que temos com o mundo que nos cerca.  - Neste contexto, a escola tem um papel fundamental para facilitar as aprendizagens, estimulando o desenvolvimento integral da criança, através do trabalho em torno de desafios; fazendo que ela explore, crie e desenvolva suas habilidades corporais, com objetivo de expandir todo o seu potencial individual, auxiliando na formação da sua personalidade para o convívio social.
Atividades I- BRINCADEIRA - CINCO MARIAS: Brincadeira em que as crianças usam saquinhos de arroz para fazer malabarismo. Participantes:  a partir de duas pessoas. Acessórios:  no mínimo três, até cinco saquinhos de pano com arroz ou pedrinhas dentro. Como brincar:  a criança joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde caírem. O jogador pega um saquinho e atira para o alto. Antes que caia, ele deve pegar outro saquinho, e jogá-lo para o alto. Com os dois na mão, agora é hora de jogá-los e pegar o terceiro saquinho que deve ir para o ar antes de os outros caírem.Quem acertar tudo ganha um ponto. Quem errar passa a vez para o amigo.   Idade:  a partir de 6 anos.  Benefícios:  desenvolvimento da coordenação motora, atenção, concentração, agilidade, mira e distância.
II – Brincadeira - Caça Fantasma: Idade:  a partir de 4 anos. Objetivo:  Desenvolver a percepção sensorial. Material:  lençol. Procedimento:  Todos estarão sentados em círculo e  uma criança é escolhida aleatoriamente. Ela sairá da sala por alguns instantes, enquanto o resto do grupo permanece sentado. Assim que ela sair, outra criança será coberta por um lençol;  em seguida, peça para a criança que está do lado de fora da sala, entrar e adivinhar qual o coleguinha que foi coberto. Para desenvolver a atividade com crianças maiores, enquanto a criança espera do lado de fora da sala; em silêncio, troque dois alunos de lugar para aumentar o grau de dificuldade de quem vai adivinhar.
III – BRINCADEIRA - Abraço Musical: Idade:  a partir de 5 anos. Objetivo:  Propor a integração ao meio social e a aquisição de hábitos saudáveis das relações inter-pessoais. Material:  Aparelho de Som. Procedimento:  Coloque as crianças dispostas a vontade no espaço escolhido e explique que devem dançar livremente ao som da música até que a mesma cesse. Neste momento diga a elas que devem se abraçar, formando duplas. Depois, volte a música e explique que assim que o som parar novamente, devem se abraçar em trios, depois em quartetos e assim sucessivamente, até que o grupo todo se envolva todo em um abraço coletivo.
IV – BRINCADEIRA –  Este Sou Eu! Idade:  a partir de 4 anos. Objetivo:  Desenvolver a percepção visual. Material:  folha de papel pardo e caneta piloto. Procedimento:  Todos estarão sentados em círculo. Uma criança é escolhida para deitar-se sobre o papel e uma outra fará o contorno do seu corpo com o piloto. Depois elas trocam de lugar para que seja feito o outro boneco. Elas completarão a silhueta uma da outra compondo a figura humana.  Em duplas toda a turma deverá fazer a atividade. Benefícios:  desenvolvimento da concentração, observação, coordenação motora e percepção visual.
V – BRINCADEIRA – O Corpo Fala    Idade:  a partir de   4 anos. Objetivos:  Estimular  a atenção, a memória, pronta reação e  habilidades motoras. Formação:  Alunos à vontade pela sala e o professor de frente para os alunos. Desenvolvimento:  Antes de iniciar a brincadeira, o professor explica que será contada uma história e cada vez que ele disser as palavras:  mamãe, cavalo, passarinho ,  comendo, bebendo, caminhando ; os alunos deverão fazer determinados gestos referentes a cada uma destas palavras; o professor deverá ter criado previamente uma história  em que estes elementos  estejam presentes, com uma relativa frequencia. Depois de terem sido memorizadas estas palavras e os gestos correspondentes, podem ser acrescentadas mais palavras e seus gestos. Para estas palavras foram escolhidos as seguintes gestos: Mamãe - dar tchau;  Cavalo - trotar;  Passarinho - abanar as mãos, simulando o vôo de pássaros;  Comendo - fazer gestos simulando comer;  Bebendo - fazer gestos, simulando beber;  Caminhando -caminhar. O aluno que errar o gesto ou demorar a executá-lo deverá sair da brincadeira.  
Conclusão O pedagogo/educador deve ser o mediador e facilitador do desenvolvimento das habilidades motoras de seus alunos; pois, ao promover pelas experiências, vivências do corpo e dos movimentos de forma orientada e integral desenvolve: a conscientização corporal, favorece as aprendizagens educacionais, auxilia de maneira significativa na sua formação sensório-motora, sua apreensão temporal / espacial e assim, habilita-os com conexões importantíssimas entre corpo/ movimento/ aprendizagem. Falar de educação é falar da mobilização da mente e o corpo presente. Concretizar o ensino é agir através de práticas para dar significado àquilo que aprende; desenvolvendo o alicerce para a compreensão ampla e motivada do ponto de vista cognitivo, social e afetivo; ou seja, construindo sua formação cidadã.
Grupo:  Em Busca do Conhecimento Conceito:  Esquema Corporal Faixa Etária:  de 3 a 6 anos  Alunas: Aline Garotti Castro Calvão Eliana Marçal dos Santos Maria Estefânia Queiroz Bezerra Nely Monteiro dos Santos de Carvalho Renata de Araujo Gomes Bezerra de Menezes Vanise Zema Ribeiro dos Santos Corpo e Movimento – 2011.2 Professora:  Fátima Alves

More Related Content

What's hot

Proposta do maternal l e ll educação infantil
Proposta do maternal l e ll   educação infantilProposta do maternal l e ll   educação infantil
Proposta do maternal l e ll educação infantilRosemary Batista
 
Projeto diversidade cultural na educação infantil
Projeto diversidade cultural na educação infantilProjeto diversidade cultural na educação infantil
Projeto diversidade cultural na educação infantilCecília Alcântara
 
Avaliação inicial na educação infantil
Avaliação inicial na educação infantilAvaliação inicial na educação infantil
Avaliação inicial na educação infantilMeire Moura
 
Planejamento Educação Infantil fase I
 Planejamento Educação Infantil fase I Planejamento Educação Infantil fase I
Planejamento Educação Infantil fase Ilucianoproenca21
 
O lúdico jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprend...
O lúdico  jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprend...O lúdico  jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprend...
O lúdico jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprend...SimoneHelenDrumond
 
Reunião de pais
Reunião de paisReunião de pais
Reunião de paisRoseli Tejo
 
Plano de ação gestão 2016 2019
Plano de ação gestão 2016 2019Plano de ação gestão 2016 2019
Plano de ação gestão 2016 2019Lindomar Oliveira
 
O QUE É PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)_ POR ONDE COMEÇAR SUA CONSTRU...
O QUE É PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)_ POR ONDE COMEÇAR SUA CONSTRU...O QUE É PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)_ POR ONDE COMEÇAR SUA CONSTRU...
O QUE É PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)_ POR ONDE COMEÇAR SUA CONSTRU...MarlyCristinaBarbosa
 
Coordenador Pedagógico
Coordenador PedagógicoCoordenador Pedagógico
Coordenador PedagógicoNailson Rocha
 
Rotina da educação infantil
Rotina da educação infantilRotina da educação infantil
Rotina da educação infantilDennyse Azevedo
 
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação InfantilProjeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantiljanainasantosborba
 
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação InfantilProjeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação InfantilFlávia Rahal
 
Como fazer um plano de aula para o ensino infantil simone helen drumond
Como fazer um plano de aula para o ensino infantil simone helen drumondComo fazer um plano de aula para o ensino infantil simone helen drumond
Como fazer um plano de aula para o ensino infantil simone helen drumondSimoneHelenDrumond
 
Modelo relatório individual
Modelo relatório individualModelo relatório individual
Modelo relatório individualstraraposa
 
Reunião de pais educação infantil
Reunião de pais educação infantilReunião de pais educação infantil
Reunião de pais educação infantilJeovany Anjos
 

What's hot (20)

Proposta do maternal l e ll educação infantil
Proposta do maternal l e ll   educação infantilProposta do maternal l e ll   educação infantil
Proposta do maternal l e ll educação infantil
 
Projeto diversidade cultural na educação infantil
Projeto diversidade cultural na educação infantilProjeto diversidade cultural na educação infantil
Projeto diversidade cultural na educação infantil
 
Jardim i planejamento anual
Jardim i planejamento anualJardim i planejamento anual
Jardim i planejamento anual
 
Avaliação inicial na educação infantil
Avaliação inicial na educação infantilAvaliação inicial na educação infantil
Avaliação inicial na educação infantil
 
Planejamento Educação Infantil fase I
 Planejamento Educação Infantil fase I Planejamento Educação Infantil fase I
Planejamento Educação Infantil fase I
 
Plano de ação para coordenação pedagógica
Plano de ação para coordenação pedagógicaPlano de ação para coordenação pedagógica
Plano de ação para coordenação pedagógica
 
Maternal plano anual
Maternal plano anualMaternal plano anual
Maternal plano anual
 
O lúdico jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprend...
O lúdico  jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprend...O lúdico  jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprend...
O lúdico jogos brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprend...
 
Reunião de pais
Reunião de paisReunião de pais
Reunião de pais
 
Plano de ação gestão 2016 2019
Plano de ação gestão 2016 2019Plano de ação gestão 2016 2019
Plano de ação gestão 2016 2019
 
O QUE É PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)_ POR ONDE COMEÇAR SUA CONSTRU...
O QUE É PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)_ POR ONDE COMEÇAR SUA CONSTRU...O QUE É PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)_ POR ONDE COMEÇAR SUA CONSTRU...
O QUE É PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)_ POR ONDE COMEÇAR SUA CONSTRU...
 
Coordenador Pedagógico
Coordenador PedagógicoCoordenador Pedagógico
Coordenador Pedagógico
 
Rotina da educação infantil
Rotina da educação infantilRotina da educação infantil
Rotina da educação infantil
 
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação InfantilProjeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
 
Planejamento 1º periodo
Planejamento 1º periodoPlanejamento 1º periodo
Planejamento 1º periodo
 
Plano de ação 2011
Plano de ação 2011Plano de ação 2011
Plano de ação 2011
 
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação InfantilProjeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
 
Como fazer um plano de aula para o ensino infantil simone helen drumond
Como fazer um plano de aula para o ensino infantil simone helen drumondComo fazer um plano de aula para o ensino infantil simone helen drumond
Como fazer um plano de aula para o ensino infantil simone helen drumond
 
Modelo relatório individual
Modelo relatório individualModelo relatório individual
Modelo relatório individual
 
Reunião de pais educação infantil
Reunião de pais educação infantilReunião de pais educação infantil
Reunião de pais educação infantil
 

Viewers also liked

Coleção degrau maternal - livro do professor
Coleção degrau   maternal - livro do professorColeção degrau   maternal - livro do professor
Coleção degrau maternal - livro do professorpopuli
 
2º ano profissoes
2º ano profissoes2º ano profissoes
2º ano profissoesAna Ferreira
 
Apostila da Educação Infantil Nível I e II e Ciclo de Alfabetização
Apostila da Educação Infantil Nível I e II e Ciclo de AlfabetizaçãoApostila da Educação Infantil Nível I e II e Ciclo de Alfabetização
Apostila da Educação Infantil Nível I e II e Ciclo de AlfabetizaçãoIolanda Sá
 

Viewers also liked (6)

EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTILEDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Planejamento dança
Planejamento dançaPlanejamento dança
Planejamento dança
 
Coleção degrau maternal - livro do professor
Coleção degrau   maternal - livro do professorColeção degrau   maternal - livro do professor
Coleção degrau maternal - livro do professor
 
Profissões
 Profissões Profissões
Profissões
 
2º ano profissoes
2º ano profissoes2º ano profissoes
2º ano profissoes
 
Apostila da Educação Infantil Nível I e II e Ciclo de Alfabetização
Apostila da Educação Infantil Nível I e II e Ciclo de AlfabetizaçãoApostila da Educação Infantil Nível I e II e Ciclo de Alfabetização
Apostila da Educação Infantil Nível I e II e Ciclo de Alfabetização
 

Similar to Esquema corporal atividades

O que a creche pode ensinar
O que a creche pode ensinarO que a creche pode ensinar
O que a creche pode ensinargracabt2011
 
Jardim dos afectos
Jardim dos afectosJardim dos afectos
Jardim dos afectosAcilu
 
Aprendizagem na Educação Infantil
Aprendizagem na Educação InfantilAprendizagem na Educação Infantil
Aprendizagem na Educação Infantilntm.pedagogico
 
1 AGENDA DE PLANO SEMANAL CHUVA DE IDEIAS PEDAGOGICAS SIMONE DRUMOND.pdf
1 AGENDA DE  PLANO  SEMANAL CHUVA DE IDEIAS PEDAGOGICAS SIMONE DRUMOND.pdf1 AGENDA DE  PLANO  SEMANAL CHUVA DE IDEIAS PEDAGOGICAS SIMONE DRUMOND.pdf
1 AGENDA DE PLANO SEMANAL CHUVA DE IDEIAS PEDAGOGICAS SIMONE DRUMOND.pdfSimoneHelenDrumond
 
4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL - slide ptg 4º semestre 2019.pptx
4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL - slide ptg 4º semestre 2019.pptx4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL - slide ptg 4º semestre 2019.pptx
4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL - slide ptg 4º semestre 2019.pptxMayraAzevedo3
 
P04- Brincadeiras didáticas para a Educação Infantil.pptx
P04- Brincadeiras didáticas para a Educação Infantil.pptxP04- Brincadeiras didáticas para a Educação Infantil.pptx
P04- Brincadeiras didáticas para a Educação Infantil.pptxERIKACRISTINADECARVA
 
Apresentação sobre jardim de infancia
Apresentação sobre jardim de infancia Apresentação sobre jardim de infancia
Apresentação sobre jardim de infancia ruben faria
 
O uso de jogos e brincadeiras
O uso de jogos e brincadeirasO uso de jogos e brincadeiras
O uso de jogos e brincadeirasFernanda Barreto
 
Proposta gênios educação infantil
Proposta gênios educação infantil Proposta gênios educação infantil
Proposta gênios educação infantil Marcos Azevedo
 
Referencial curricular volumes 2 e 3
Referencial curricular volumes 2 e 3Referencial curricular volumes 2 e 3
Referencial curricular volumes 2 e 3mgr0708
 
Pensando o dia a-dia numa creche-1
Pensando o dia a-dia numa creche-1Pensando o dia a-dia numa creche-1
Pensando o dia a-dia numa creche-1saletebia
 
Educação ludica
Educação ludicaEducação ludica
Educação ludicamkbariotto
 
Aula jogo educacao_pelo_movimento_e_desenvolvimento_da_crianca_2
Aula jogo educacao_pelo_movimento_e_desenvolvimento_da_crianca_2Aula jogo educacao_pelo_movimento_e_desenvolvimento_da_crianca_2
Aula jogo educacao_pelo_movimento_e_desenvolvimento_da_crianca_2williamwmo
 

Similar to Esquema corporal atividades (20)

O que a creche pode ensinar
O que a creche pode ensinarO que a creche pode ensinar
O que a creche pode ensinar
 
Jardim dos afectos
Jardim dos afectosJardim dos afectos
Jardim dos afectos
 
Aprendizagem na Educação Infantil
Aprendizagem na Educação InfantilAprendizagem na Educação Infantil
Aprendizagem na Educação Infantil
 
1 AGENDA DE PLANO SEMANAL CHUVA DE IDEIAS PEDAGOGICAS SIMONE DRUMOND.pdf
1 AGENDA DE  PLANO  SEMANAL CHUVA DE IDEIAS PEDAGOGICAS SIMONE DRUMOND.pdf1 AGENDA DE  PLANO  SEMANAL CHUVA DE IDEIAS PEDAGOGICAS SIMONE DRUMOND.pdf
1 AGENDA DE PLANO SEMANAL CHUVA DE IDEIAS PEDAGOGICAS SIMONE DRUMOND.pdf
 
4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL - slide ptg 4º semestre 2019.pptx
4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL - slide ptg 4º semestre 2019.pptx4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL - slide ptg 4º semestre 2019.pptx
4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL - slide ptg 4º semestre 2019.pptx
 
Esquema corporal
Esquema corporalEsquema corporal
Esquema corporal
 
P04- Brincadeiras didáticas para a Educação Infantil.pptx
P04- Brincadeiras didáticas para a Educação Infantil.pptxP04- Brincadeiras didáticas para a Educação Infantil.pptx
P04- Brincadeiras didáticas para a Educação Infantil.pptx
 
Apresentação sobre jardim de infancia
Apresentação sobre jardim de infancia Apresentação sobre jardim de infancia
Apresentação sobre jardim de infancia
 
Formação Continuada Coordenadores Pedagógicos 3
Formação Continuada Coordenadores Pedagógicos 3Formação Continuada Coordenadores Pedagógicos 3
Formação Continuada Coordenadores Pedagógicos 3
 
O uso de jogos e brincadeiras
O uso de jogos e brincadeirasO uso de jogos e brincadeiras
O uso de jogos e brincadeiras
 
P curricular dos 2 anos borboletas
P curricular dos 2 anos borboletasP curricular dos 2 anos borboletas
P curricular dos 2 anos borboletas
 
O EU O OUTRO E O NÓS.pptx
O EU O OUTRO E O NÓS.pptxO EU O OUTRO E O NÓS.pptx
O EU O OUTRO E O NÓS.pptx
 
Proposta gênios educação infantil
Proposta gênios educação infantil Proposta gênios educação infantil
Proposta gênios educação infantil
 
Thaynara e vanuza
Thaynara e vanuzaThaynara e vanuza
Thaynara e vanuza
 
Referencial curricular volumes 2 e 3
Referencial curricular volumes 2 e 3Referencial curricular volumes 2 e 3
Referencial curricular volumes 2 e 3
 
Pensando o dia a-dia numa creche-1
Pensando o dia a-dia numa creche-1Pensando o dia a-dia numa creche-1
Pensando o dia a-dia numa creche-1
 
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento infantilDesenvolvimento infantil
Desenvolvimento infantil
 
Educação ludica
Educação ludicaEducação ludica
Educação ludica
 
Aula jogo educacao_pelo_movimento_e_desenvolvimento_da_crianca_2
Aula jogo educacao_pelo_movimento_e_desenvolvimento_da_crianca_2Aula jogo educacao_pelo_movimento_e_desenvolvimento_da_crianca_2
Aula jogo educacao_pelo_movimento_e_desenvolvimento_da_crianca_2
 
13ARTIGO PSICOMOTRICIDADE.pdf
13ARTIGO PSICOMOTRICIDADE.pdf13ARTIGO PSICOMOTRICIDADE.pdf
13ARTIGO PSICOMOTRICIDADE.pdf
 

Recently uploaded

EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdfEBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdfIBEE5
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING Mary Alvarenga
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxLuzia Gabriele
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaBenigno Andrade Vieira
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974AnaRitaFreitas7
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123JaineCarolaineLima
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXHisrelBlog
 
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderautismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderLucliaResende1
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...Colaborar Educacional
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalidicacia
 
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaO-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaTeresaCosta92
 
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfItaloAtsoc
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxtaloAugusto8
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiMary Alvarenga
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxPatriciaFarias81
 
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptxAula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptxMarceloDosSantosSoar3
 

Recently uploaded (20)

EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdfEBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
 
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de históriaFORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
FORMAÇÃO POVO BRASILEIRO atividade de história
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
 
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
 
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entenderautismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
autismo conhecer.pptx, Conhecer para entender
 
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdfAbordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
PROJETO DE EXTENSÃO - SEGURANÇA, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA O BEM COMUM...
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
 
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaO-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
 
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
 
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
 
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptxAula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
Aula 6 - O Imperialismo e seu discurso civilizatório.pptx
 
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 

Esquema corporal atividades

  • 1. Corpo e Movimento Atividade de Sala de Aula ESQUEMA CORPORAL IDADE DE 3 A 6 ANOS
  • 2.
  • 3. - Podemos expressar sentimentos sem pronunciar uma palavra, apenas através de simples movimentos, de expressão corporal. Na dança, na ginástica, nas lutas marciais, enfim; de diversas maneiras, usamos o nosso corpo para manifestar, expandir nossas emoções; demonstrando o conhecimento que temos do nosso próprio corpo e as relações que temos com o mundo que nos cerca. - Neste contexto, a escola tem um papel fundamental para facilitar as aprendizagens, estimulando o desenvolvimento integral da criança, através do trabalho em torno de desafios; fazendo que ela explore, crie e desenvolva suas habilidades corporais, com objetivo de expandir todo o seu potencial individual, auxiliando na formação da sua personalidade para o convívio social.
  • 4. Atividades I- BRINCADEIRA - CINCO MARIAS: Brincadeira em que as crianças usam saquinhos de arroz para fazer malabarismo. Participantes: a partir de duas pessoas. Acessórios: no mínimo três, até cinco saquinhos de pano com arroz ou pedrinhas dentro. Como brincar: a criança joga os saquinhos para o alto. Eles devem ficar onde caírem. O jogador pega um saquinho e atira para o alto. Antes que caia, ele deve pegar outro saquinho, e jogá-lo para o alto. Com os dois na mão, agora é hora de jogá-los e pegar o terceiro saquinho que deve ir para o ar antes de os outros caírem.Quem acertar tudo ganha um ponto. Quem errar passa a vez para o amigo. Idade: a partir de 6 anos. Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção, concentração, agilidade, mira e distância.
  • 5. II – Brincadeira - Caça Fantasma: Idade: a partir de 4 anos. Objetivo: Desenvolver a percepção sensorial. Material: lençol. Procedimento: Todos estarão sentados em círculo e uma criança é escolhida aleatoriamente. Ela sairá da sala por alguns instantes, enquanto o resto do grupo permanece sentado. Assim que ela sair, outra criança será coberta por um lençol;  em seguida, peça para a criança que está do lado de fora da sala, entrar e adivinhar qual o coleguinha que foi coberto. Para desenvolver a atividade com crianças maiores, enquanto a criança espera do lado de fora da sala; em silêncio, troque dois alunos de lugar para aumentar o grau de dificuldade de quem vai adivinhar.
  • 6. III – BRINCADEIRA - Abraço Musical: Idade:  a partir de 5 anos. Objetivo: Propor a integração ao meio social e a aquisição de hábitos saudáveis das relações inter-pessoais. Material: Aparelho de Som. Procedimento: Coloque as crianças dispostas a vontade no espaço escolhido e explique que devem dançar livremente ao som da música até que a mesma cesse. Neste momento diga a elas que devem se abraçar, formando duplas. Depois, volte a música e explique que assim que o som parar novamente, devem se abraçar em trios, depois em quartetos e assim sucessivamente, até que o grupo todo se envolva todo em um abraço coletivo.
  • 7. IV – BRINCADEIRA – Este Sou Eu! Idade:  a partir de 4 anos. Objetivo: Desenvolver a percepção visual. Material: folha de papel pardo e caneta piloto. Procedimento: Todos estarão sentados em círculo. Uma criança é escolhida para deitar-se sobre o papel e uma outra fará o contorno do seu corpo com o piloto. Depois elas trocam de lugar para que seja feito o outro boneco. Elas completarão a silhueta uma da outra compondo a figura humana. Em duplas toda a turma deverá fazer a atividade. Benefícios: desenvolvimento da concentração, observação, coordenação motora e percepção visual.
  • 8. V – BRINCADEIRA – O Corpo Fala   Idade: a partir de 4 anos. Objetivos: Estimular  a atenção, a memória, pronta reação e habilidades motoras. Formação: Alunos à vontade pela sala e o professor de frente para os alunos. Desenvolvimento: Antes de iniciar a brincadeira, o professor explica que será contada uma história e cada vez que ele disser as palavras: mamãe, cavalo, passarinho , comendo, bebendo, caminhando ; os alunos deverão fazer determinados gestos referentes a cada uma destas palavras; o professor deverá ter criado previamente uma história  em que estes elementos  estejam presentes, com uma relativa frequencia. Depois de terem sido memorizadas estas palavras e os gestos correspondentes, podem ser acrescentadas mais palavras e seus gestos. Para estas palavras foram escolhidos as seguintes gestos: Mamãe - dar tchau; Cavalo - trotar; Passarinho - abanar as mãos, simulando o vôo de pássaros; Comendo - fazer gestos simulando comer; Bebendo - fazer gestos, simulando beber; Caminhando -caminhar. O aluno que errar o gesto ou demorar a executá-lo deverá sair da brincadeira.  
  • 9. Conclusão O pedagogo/educador deve ser o mediador e facilitador do desenvolvimento das habilidades motoras de seus alunos; pois, ao promover pelas experiências, vivências do corpo e dos movimentos de forma orientada e integral desenvolve: a conscientização corporal, favorece as aprendizagens educacionais, auxilia de maneira significativa na sua formação sensório-motora, sua apreensão temporal / espacial e assim, habilita-os com conexões importantíssimas entre corpo/ movimento/ aprendizagem. Falar de educação é falar da mobilização da mente e o corpo presente. Concretizar o ensino é agir através de práticas para dar significado àquilo que aprende; desenvolvendo o alicerce para a compreensão ampla e motivada do ponto de vista cognitivo, social e afetivo; ou seja, construindo sua formação cidadã.
  • 10. Grupo: Em Busca do Conhecimento Conceito: Esquema Corporal Faixa Etária: de 3 a 6 anos Alunas: Aline Garotti Castro Calvão Eliana Marçal dos Santos Maria Estefânia Queiroz Bezerra Nely Monteiro dos Santos de Carvalho Renata de Araujo Gomes Bezerra de Menezes Vanise Zema Ribeiro dos Santos Corpo e Movimento – 2011.2 Professora: Fátima Alves