SlideShare a Scribd company logo
1 of 8
Download to read offline
Centro de Ensino Urbano Rocha 
Imperatriz, ____ de dezembro de 2014. 
Aluno (a) _________________________________________________________ n° ________ 
Professora: Mary Alvarenga Série: 1º ano Turma: A 
Verificação de Filosofia 
1. Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta. 
a) Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral. 
b) Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser. 
c) Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar. 
d) Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual). 
2. A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que: 
a) O mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir ideias fantasiosas e irracionais. 
b) A filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde. 
c) A filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconsequentes. 
d) Tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos. 
3. O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos: 
a) ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si. 
b) saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. 
c) não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente. 
d) ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros. 
4. Moral (do latim mos, moris, "costume"): conjunto de normas livre e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo). É CORRETO afirmar que: 
a) o estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. 
b) através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. 
c) a moral não estabelece regras para a vivência em sociedade.
d) a moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. 
5. Há muita coisa em comum entre os animais irracionais e os seres humanos. O instinto bionatural rege nossas necessidades com as mesmas leis que rege as necessidades de qualquer ser vivo da natureza. Entretanto, somos de fato seres diferentes dos animais comuns. Mas, o que diferencia o ser humano dos outros seres vivos? As alternativas abaixo respondem a esta pergunta. Julgue-as com sim ou não. 
a) a capacidade de relacionar inteligentemente dados. sim 
b) a cultura, ou seja, costumes, tradições e conhecimentos. sim 
c) o hábito de comer e beber todos os dias. não 
d) a linguagem elaborada e inteligível. Sim 
6. Se o homem é infeliz, insatisfeito e escravizado a preconceitos, velhas crenças e ideias, opiniões alheias, carente de si mesmo e dos outros, ele: 
a) é incapaz de viabilizar uma sociedade livre e justa. 
b) é capaz de viver a liberdade e a solidariedade de maneira honesta 
c) é capaz de consolidar relacionamentos verdadeiros 
d) tem o coração aberto para a realidade e resolver os problemas com segurança e tranquilidade. 
7. A vida é sempre um processo de dar e receber amor, em todos os aspectos. Então, a força que une o mundo e tudo o que nele existe. A força que estabiliza, harmoniza, equilibra e acomoda e que está sempre em atividade por todo o universo, chama-se: 
a) Medo 
b) Preconceito 
c) Amor 
d) Ciência 
8. Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor” no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. São eles: 
a) sensório motor, simbólico, operações concretas e operações formais. 
b) operações concretas, operações formais e abstratas 
c) simbólico, operações concretas, indiretas e abstratas 
d) Sensório motor, simbólico, formais e analistas 
9. O que é ser livre para você? 
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 
10. O que é ser ético? 
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. 
Feliz Natal!!
Centro de Ensino Urbano Rocha 
Imperatriz, ____ de dezembro de 2014. 
Aluno (a) _________________________________________________________ n° ________ 
Professora: Mary Alvarenga Série: 2º ano Turma: A 
Verificação de Filosofia 
1. Determinadas ações humanas são objeto de valoração. São consideradas justas ou injustas certas ou erradas, boas ou más. O ato de valorar é sempre praticado pelo sujeito moral. Em relação ao universo dos valores, é correto afirmar que: 
a) a coragem, a beleza, a justiça são valores cujo conteúdo, para os homens de um mesmo país ou região, não muda através dos tempos. 
b) os valores morais provêm, antes de tudo, da cultura ou do grupo a que pertence o indivíduo. 
c) os valores existem apenas no plano da razão, já que o porquê ou a origem deles é geralmente sabido pelos indivíduos. 
d) os juízos morais de valor dizem o que algo é (bom ou mau, feio ou bonito), simplesmente, e não como algo deve ser. 
e) os valores dependem exclusivamente da avaliação de cada indivíduo, que julga por si mesmo o mundo ao redor, a despeito do que pensam ou julgam outros indivíduos. 
2. Juízo de fato e juízo de valor são atitudes que contrastam uma a outra. Em relação ao assunto é correto afirmar que: 
a) Juízo de fato são aqueles que dizem que algo é ou existe, e que dizem o que as coisas são, como são e por que são. 
b) juízos de fato são proposições que formamos com base no material da realidade, ou seja, coisas que julgamos a respeito do que está posto ao nosso redor, das coisas que existem, dos objetos materiais. 
c) Juízo de valor são normativos e se referem ao que algo deve ser; Como devem ser os bons sentimentos, as boas intenções, as boas ações, os nossos comportamentos decisões, etc 
d) Os juízos de valor não tratam de objetos materiais, mas sim de questões relacionadas às ações humanas, ou seja, a questões morais e éticas. 
3. Relacione as colunas. 
Moral 
Sujeito moral 
Ética 
É aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgride as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas. 
Conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social é universal. 
É a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral, é a minha prática é individual.
4. Falando de caráter histórico e social da moral, marque a opção que o conceitua. 
a) O comportamento moral varia de acordo com o tempo e lugar conforme as exigências das condições nas quais as pessoas organizam-se ao estabelecerem as formas de relacionamento e as práticas de trabalho. 
b) Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. 
c) As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes. 
d) Todas as alternativas estão certas. 
5. Estudando a liberdade do sujeito moral aprendemos que a moral ao mesmo tempo em que é um conjunto de regras de como deve ser o comportamento dos indivíduos de um grupo, é também a livre e consciente aceitação das normas. O ato só é moral se passar pela aceitação pessoal da norma. Marque a opção que corresponde a liberdade do sujeito moral. 
a) Para que você seja um adulto independente existe a regra de ter que estudar, porém você ainda não assimilou tal importância e só o faz pressionado por seus pais ou professores. 
b) Você como aluno conhecendo as regra de ter que estudar o faz sem o controle dos seus pais ou professores. 
c) Você conhece as regras tem consciência de sua importância, porém em determinadas situações olha para os lados e se ninguém estiver lhe vendo age contrário a regra. 
d) Todas as alternativas. 
6. Estudamos no tópico desejo e vontade que, o que caracteriza o agir humano é a capacidade de antecipação ideal do desejo a ser alcançado. Por isso o ato moral é um ato voluntário, ou seja, um ato de 
vontade que decide realizar o fim proposto. Relacione as colunas. 
1) Agir humano 
2) Desejo 
3) Vontade 
4) Seguir o impulso do desejo 
( 1) É a capacidade de antecipação ideal do resultado a ser alcançado. 
( 3) Consiste no poder de reflexão que antecede a realização ou não do desejo. 
( 4) É a negação da moral e da possibilidade de qual quer vida em sociedade. 
(2) Não resulta de uma escolha, porque surge em nós com toda a sua força e exigência de realização. 
7. A palavra “ética” tem origem em dois termos gregos que, pela falta de uma letra em língua 
portuguesa para designar como fonemas distintos o “e” longo e o “e” curto são referidos como 
“ethos”. Os sentidos que mais bem expressam os significados destes termos são: 
a) Finalidade e Dever. 
b) Costumes e Normas. 
c) Bem e Dever. d) Caráter, modo de ser de uma pessoa.
8. O que é ser livre para você? _____________________________________________________________ 
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 
9. O que é ser ético? _____________________________________________________________________ 
_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 
10. “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”. 
Essa frase de Pitágoras aponta que: 
a) O conhecimento como meio de conscientização do ser humano para a valorização e o respeito ao outro tem sido largamente praticado por todos. 
b) Indica que o individuo educado e esclarecido não precisa da punição do estado, através dos seus aparelhos repressores como a polícia. 
c) Que já é uma realidade a educação de qualidade no Brasil. 
d) Os que só por meio do castigo e da repressão é possível educar o homem. 
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. 
Feliz Natal!!
Centro de Ensino Urbano Rocha 
Imperatriz, ____ de dezembro de 2014. 
Aluno (a) _________________________________________________________ n° ________ 
Professora: Mary Alvarenga Série: 3º ano Turma: A 
Verificação de Filosofia 
1. A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que: 
a) o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir ideias fantasiosas e irracionais. 
b) a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde. 
c) a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconsequentes. 
d) tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos. 
2. A filosofia não procura respostas prontas e acabadas, porém levantar 
questionamentos. Assim esse levantar de questionamentos tem como objetivo: 
a) Levar o individuo o questionamento ingênuo como o das crianças 
b) Formar pessoas briguentas e desajustadas 
c) Formar cidadão com senso critica e conscientes do seu papel social 
d) Criar pessoas neuróticas que a tudo criticam sem fundamentos lógicos 
3. A evolução humana é prova de que usamos com racionalidade perfeita nossas culturas a recriamos a cada dia. Usamos as mãos para evoluir nossos instrumentos tecnológicos; a nossa inteligência para conhecer cada vez mais o universo. Somos capazes de transformar o universo e fazer dele uma morada fantástica. Ás vezes, usamos essa capacidade para transformar nosso cotidiano num inferno. A evolução cultural é a característica mais evidente do ser humano. Mas, a pergunta por que o ser humano evoluiu e evolui? Pode ser respondida de várias maneiras. Assinale o item que responde corretamente a questão acima: 
a) Porque ele vive em sociedade como as abelhas ou as formigas. 
b) Porque ele se percebeu capaz de criar, inventar, transformar e descobrir. 
c) Porque ele é inteligente e tem cérebro. 
d) Porque ele é capaz de manipular objetos, pois tem um polegar opositor. 
4. A palavra democracia vem do grego “demos” e “Kratia”, de “Krátos”. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA, ou seja, que NÃO faz parte da democracia. 
a) O ideal democrático, existe desde a antiguidade. 
b) A democracia teve origem na Grécia antiga em Atenas. 
c) Democracia significa soberania popular, onde o cidadão não possui direitos iguais. 
d) Na democracia o poder originar-se do povo e através dela o direito à cidadania.
5. Ao acúmulo de conhecimento e experiência das gerações, que propiciaram o avanço tecnológico em várias áreas da atividade humana, denominamos de: 
a) História 
b) Cultura 
c) Ciências 
d) Razão 
6. Escolha a ÚNICA alternativa que completa a seguinte frase “quando as pessoas, por causa do progresso tecnológico, interferem nos costumes, nas tradições, na forma de comunicar, mudando o rosto do mundo...”: 
a) Confirmam que cultura e tecnologia jamais andam juntas. 
b) Estão criando novas culturas e recriando as existentes. 
c) Estão destruindo o cosmos porque as coisas não podem ser mudadas. 
d) Demonstram que o progresso tecnológico não altera a cultura. 
7. A filosofia não procura respostas prontas e acabadas, porém levantar questionamentos. Assim esse levantar de questionamentos tem como objetivo: 
a) Levar o individua o questionamento ingênuo como o das crianças 
b) Formar pessoas briguentas e desajustadas 
c) Formar cidadão com senso critico e conscientes do seu papel social 
d) Criar pessoas neuróticas que a tudo criticam sem fundamentos lógicos 
8. O ensino de Filosofia deve propiciar as pessoas a possibilidade da reflexão. Sobre o conceito de reflexão, é CORRETO afirmar que se trata de: 
a) operação discursiva do pensamento que consiste em encadear logicamente juízos e deles tirar uma conclusão. 
b) operação lógica em que, de dados singulares suficientemente enumerados, inferimos uma verdade universal. 
c) ato do conhecimento que se volta sobre si mesmo, tomando como objetivo seu próprio ato. 
d) ato de influenciar as pessoas por meio da comunicação de massa. 
9. Com respeito à correlação entre senso comum e ciência, assinale a opção correta. 
a) O senso comum é o conhecimento que ajuda a nos situarmos no cotidiano, para compreendê-lo agir sobre ele. 
b) Trata-se de um conjunto de crenças, já que esse conhecimento quase sempre recebemos pela tradição oral, de modo espontâneo e não crítico. 
c) A ciência é objetiva (baseia-se em fatos, e é reversível), é racional. O senso comum satisfaz-se com o imediato e o aparente e submete o conhecimento adquirido (através da observação ocasional) a superstições, fé, dogmas, não recorrendo assim à lógica/razão. 
d) Todas as alternativas estão corretas.
10. Com base nas características relativas aos valores cognitivos da ciência, associe as colunas abaixo. 
1. Imparcialidade 
2. Neutralidade 
3. Autonomia 
( 1) é a concepção de que as teorias são corretamente aceitas apenas em virtude de manifestarem os valores cognitivos. 
( 3) refere-se as condições independentes das investigações, porque, segundo se espera as investigações científicas deveriam estar isentas de pressões externas. 
( 2) o conhecimento científico é neutro quando não atende a nenhum outro valor particular, ou seja, os valores morais e sociais não deveriam influenciar diretamente os cientistas. 
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. 
Feliz Natal!!

More Related Content

What's hot

Prova de Filosofia IV bimestre 2015
Prova de Filosofia  IV bimestre 2015Prova de Filosofia  IV bimestre 2015
Prova de Filosofia IV bimestre 2015Mary Alvarenga
 
Simulado de Filosofia - 1º ano / 2015
Simulado de Filosofia - 1º ano  / 2015 Simulado de Filosofia - 1º ano  / 2015
Simulado de Filosofia - 1º ano / 2015 Mary Alvarenga
 
Atividades de Filosofia - III bimestre - 2014
Atividades de Filosofia - III bimestre - 2014Atividades de Filosofia - III bimestre - 2014
Atividades de Filosofia - III bimestre - 2014Mary Alvarenga
 
Prova filosofia 1º ano / I bimestre
Prova filosofia 1º ano /  I bimestreProva filosofia 1º ano /  I bimestre
Prova filosofia 1º ano / I bimestreMary Alvarenga
 
Apostila do 1º ano 3º e 4º bimestre
Apostila do 1º ano   3º e 4º bimestreApostila do 1º ano   3º e 4º bimestre
Apostila do 1º ano 3º e 4º bimestreDuzg
 
Texto filosofia - Indagar
Texto filosofia - Indagar Texto filosofia - Indagar
Texto filosofia - Indagar Mary Alvarenga
 
Atividades filosofia estoicismo, cinismo e ceticismo
Atividades filosofia estoicismo, cinismo e ceticismoAtividades filosofia estoicismo, cinismo e ceticismo
Atividades filosofia estoicismo, cinismo e ceticismoDoug Caesar
 
Interpretação texto arnaldojabor democracia, cidadania, direitos (1)
Interpretação texto arnaldojabor democracia, cidadania, direitos (1)Interpretação texto arnaldojabor democracia, cidadania, direitos (1)
Interpretação texto arnaldojabor democracia, cidadania, direitos (1)Atividades Diversas Cláudia
 
Apostila de filosofia_1ºano_eja
Apostila de filosofia_1ºano_ejaApostila de filosofia_1ºano_eja
Apostila de filosofia_1ºano_ejaClaudio Santos
 
Atividades interpretação interdisciplina sociedade sociologia, filosofia, h...
Atividades interpretação interdisciplina sociedade   sociologia, filosofia, h...Atividades interpretação interdisciplina sociedade   sociologia, filosofia, h...
Atividades interpretação interdisciplina sociedade sociologia, filosofia, h...Atividades Diversas Cláudia
 
Estetica (atividade II)
Estetica   (atividade II)Estetica   (atividade II)
Estetica (atividade II)Mary Alvarenga
 
Aula 3 a felicidade é coletiva - texto e atividade - Prof. Noe Assunção
Aula 3   a felicidade é coletiva - texto e atividade - Prof. Noe AssunçãoAula 3   a felicidade é coletiva - texto e atividade - Prof. Noe Assunção
Aula 3 a felicidade é coletiva - texto e atividade - Prof. Noe AssunçãoProf. Noe Assunção
 
Cruzadinha de Filosofia - Política, poder e Estado
Cruzadinha de Filosofia -  Política, poder e EstadoCruzadinha de Filosofia -  Política, poder e Estado
Cruzadinha de Filosofia - Política, poder e EstadoMary Alvarenga
 
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CIDADANIA- DEMOCRACIA- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - Prof. ...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CIDADANIA- DEMOCRACIA- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - Prof. ...AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CIDADANIA- DEMOCRACIA- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - Prof. ...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CIDADANIA- DEMOCRACIA- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - Prof. ...Prof. Noe Assunção
 

What's hot (20)

Avaliação diagnostica filosofia
Avaliação diagnostica filosofiaAvaliação diagnostica filosofia
Avaliação diagnostica filosofia
 
Prova de Filosofia IV bimestre 2015
Prova de Filosofia  IV bimestre 2015Prova de Filosofia  IV bimestre 2015
Prova de Filosofia IV bimestre 2015
 
Simulado de Filosofia - 1º ano / 2015
Simulado de Filosofia - 1º ano  / 2015 Simulado de Filosofia - 1º ano  / 2015
Simulado de Filosofia - 1º ano / 2015
 
Atividades de Filosofia - III bimestre - 2014
Atividades de Filosofia - III bimestre - 2014Atividades de Filosofia - III bimestre - 2014
Atividades de Filosofia - III bimestre - 2014
 
Prova filosofia 1º ano / I bimestre
Prova filosofia 1º ano /  I bimestreProva filosofia 1º ano /  I bimestre
Prova filosofia 1º ano / I bimestre
 
Prova filosofia 3º ano
Prova filosofia 3º anoProva filosofia 3º ano
Prova filosofia 3º ano
 
Apostila do 1º ano 3º e 4º bimestre
Apostila do 1º ano   3º e 4º bimestreApostila do 1º ano   3º e 4º bimestre
Apostila do 1º ano 3º e 4º bimestre
 
Atividades filosofia mito
Atividades filosofia mitoAtividades filosofia mito
Atividades filosofia mito
 
A lenda da filosofia
A lenda da filosofia   A lenda da filosofia
A lenda da filosofia
 
Texto filosofia - Indagar
Texto filosofia - Indagar Texto filosofia - Indagar
Texto filosofia - Indagar
 
Atividades filosofia estoicismo, cinismo e ceticismo
Atividades filosofia estoicismo, cinismo e ceticismoAtividades filosofia estoicismo, cinismo e ceticismo
Atividades filosofia estoicismo, cinismo e ceticismo
 
Interpretação texto arnaldojabor democracia, cidadania, direitos (1)
Interpretação texto arnaldojabor democracia, cidadania, direitos (1)Interpretação texto arnaldojabor democracia, cidadania, direitos (1)
Interpretação texto arnaldojabor democracia, cidadania, direitos (1)
 
Atitudes filosóficas
Atitudes filosóficasAtitudes filosóficas
Atitudes filosóficas
 
Apostila de filosofia_1ºano_eja
Apostila de filosofia_1ºano_ejaApostila de filosofia_1ºano_eja
Apostila de filosofia_1ºano_eja
 
Atividades interpretação interdisciplina sociedade sociologia, filosofia, h...
Atividades interpretação interdisciplina sociedade   sociologia, filosofia, h...Atividades interpretação interdisciplina sociedade   sociologia, filosofia, h...
Atividades interpretação interdisciplina sociedade sociologia, filosofia, h...
 
Estetica (atividade II)
Estetica   (atividade II)Estetica   (atividade II)
Estetica (atividade II)
 
Aula 3 a felicidade é coletiva - texto e atividade - Prof. Noe Assunção
Aula 3   a felicidade é coletiva - texto e atividade - Prof. Noe AssunçãoAula 3   a felicidade é coletiva - texto e atividade - Prof. Noe Assunção
Aula 3 a felicidade é coletiva - texto e atividade - Prof. Noe Assunção
 
Prova filosofia-1b-
Prova filosofia-1b-Prova filosofia-1b-
Prova filosofia-1b-
 
Cruzadinha de Filosofia - Política, poder e Estado
Cruzadinha de Filosofia -  Política, poder e EstadoCruzadinha de Filosofia -  Política, poder e Estado
Cruzadinha de Filosofia - Política, poder e Estado
 
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CIDADANIA- DEMOCRACIA- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - Prof. ...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CIDADANIA- DEMOCRACIA- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - Prof. ...AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CIDADANIA- DEMOCRACIA- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - Prof. ...
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - CIDADANIA- DEMOCRACIA- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ - Prof. ...
 

Similar to Ensino Filosofia Liberdade Ética Valores

A ética e a moral – o problema da ação e dos valores
A ética e a moral – o problema da ação e dos valores   A ética e a moral – o problema da ação e dos valores
A ética e a moral – o problema da ação e dos valores Mary Alvarenga
 
Filosofia apostila terceiro ano
Filosofia apostila terceiro anoFilosofia apostila terceiro ano
Filosofia apostila terceiro anoFabio Santos
 
Apostila de etica
Apostila de eticaApostila de etica
Apostila de eticaVivi Velozo
 
Ética e moral desafios contemporâneos
Ética e moral   desafios contemporâneosÉtica e moral   desafios contemporâneos
Ética e moral desafios contemporâneosDaniela Barroso
 
Ética e Cidadania: Compromisso Social
Ética e Cidadania: Compromisso SocialÉtica e Cidadania: Compromisso Social
Ética e Cidadania: Compromisso SocialMaria Deuza dos Santos
 
Questões para prova 2º ano do ensino médio ...
Questões para prova                           2º ano do ensino médio         ...Questões para prova                           2º ano do ensino médio         ...
Questões para prova 2º ano do ensino médio ...maiara260894
 
RESUMO SOBRE A TEMATICA QUEM É O HOMEM.docx
RESUMO SOBRE A TEMATICA QUEM É O HOMEM.docxRESUMO SOBRE A TEMATICA QUEM É O HOMEM.docx
RESUMO SOBRE A TEMATICA QUEM É O HOMEM.docxandresilvahis
 
Construção do ser Ético.pptx
Construção do ser Ético.pptxConstrução do ser Ético.pptx
Construção do ser Ético.pptxMiriane Moraes
 
Filosofia comunicação e ética unidade ii(1)
Filosofia comunicação e ética unidade ii(1)Filosofia comunicação e ética unidade ii(1)
Filosofia comunicação e ética unidade ii(1)Daniela Matos
 
Ética e Moral - Grupo 03 (Saianne Strada, Roberta Vicari, Jonatan Piazzetta...
Ética e Moral - Grupo 03 (Saianne Strada,  Roberta Vicari,  Jonatan Piazzetta...Ética e Moral - Grupo 03 (Saianne Strada,  Roberta Vicari,  Jonatan Piazzetta...
Ética e Moral - Grupo 03 (Saianne Strada, Roberta Vicari, Jonatan Piazzetta...Trezetepe
 

Similar to Ensino Filosofia Liberdade Ética Valores (20)

A ética e a moral – o problema da ação e dos valores
A ética e a moral – o problema da ação e dos valores   A ética e a moral – o problema da ação e dos valores
A ética e a moral – o problema da ação e dos valores
 
Ética e Moral
Ética e Moral   Ética e Moral
Ética e Moral
 
Filosofia apostila terceiro ano
Filosofia apostila terceiro anoFilosofia apostila terceiro ano
Filosofia apostila terceiro ano
 
Apostila de etica
Apostila de eticaApostila de etica
Apostila de etica
 
èTica profissional ii
èTica profissional iièTica profissional ii
èTica profissional ii
 
Ética e moral desafios contemporâneos
Ética e moral   desafios contemporâneosÉtica e moral   desafios contemporâneos
Ética e moral desafios contemporâneos
 
Eica - esopo.pdf
Eica - esopo.pdfEica - esopo.pdf
Eica - esopo.pdf
 
Ética e Cidadania: Compromisso Social
Ética e Cidadania: Compromisso SocialÉtica e Cidadania: Compromisso Social
Ética e Cidadania: Compromisso Social
 
Questões para prova 2º ano do ensino médio ...
Questões para prova                           2º ano do ensino médio         ...Questões para prova                           2º ano do ensino médio         ...
Questões para prova 2º ano do ensino médio ...
 
ÉTICA E MORAL.pptx
ÉTICA E MORAL.pptxÉTICA E MORAL.pptx
ÉTICA E MORAL.pptx
 
Filosofia 4
Filosofia 4Filosofia 4
Filosofia 4
 
Objetivos Filosofia
Objetivos FilosofiaObjetivos Filosofia
Objetivos Filosofia
 
RESUMO SOBRE A TEMATICA QUEM É O HOMEM.docx
RESUMO SOBRE A TEMATICA QUEM É O HOMEM.docxRESUMO SOBRE A TEMATICA QUEM É O HOMEM.docx
RESUMO SOBRE A TEMATICA QUEM É O HOMEM.docx
 
Etica profissional
Etica profissionalEtica profissional
Etica profissional
 
Introdução à Filosofia
Introdução à FilosofiaIntrodução à Filosofia
Introdução à Filosofia
 
Construção do ser Ético.pptx
Construção do ser Ético.pptxConstrução do ser Ético.pptx
Construção do ser Ético.pptx
 
Ética moral e valores
Ética moral e valoresÉtica moral e valores
Ética moral e valores
 
Filosofia comunicação e ética unidade ii(1)
Filosofia comunicação e ética unidade ii(1)Filosofia comunicação e ética unidade ii(1)
Filosofia comunicação e ética unidade ii(1)
 
Ética e Moral - Grupo 03 (Saianne Strada, Roberta Vicari, Jonatan Piazzetta...
Ética e Moral - Grupo 03 (Saianne Strada,  Roberta Vicari,  Jonatan Piazzetta...Ética e Moral - Grupo 03 (Saianne Strada,  Roberta Vicari,  Jonatan Piazzetta...
Ética e Moral - Grupo 03 (Saianne Strada, Roberta Vicari, Jonatan Piazzetta...
 
Aula 3 - Ética, moral e Direito
Aula 3 - Ética, moral e DireitoAula 3 - Ética, moral e Direito
Aula 3 - Ética, moral e Direito
 

More from Mary Alvarenga

Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoMary Alvarenga
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullyingMary Alvarenga
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas BrasileirosMary Alvarenga
 
Poema em homenagem a Escola Santa Maria, pelos seus 37 anos.
Poema em homenagem a Escola Santa Maria, pelos seus 37 anos.Poema em homenagem a Escola Santa Maria, pelos seus 37 anos.
Poema em homenagem a Escola Santa Maria, pelos seus 37 anos.Mary Alvarenga
 
Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e cruzadinha
Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti  e cruzadinhaCiclo de vida do mosquito Aedes aegypti  e cruzadinha
Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Mat - Casos prováveis de dengue (2023 - 2024)
Mat - Casos  prováveis de dengue (2023 - 2024)Mat - Casos  prováveis de dengue (2023 - 2024)
Mat - Casos prováveis de dengue (2023 - 2024)Mary Alvarenga
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING Mary Alvarenga
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiMary Alvarenga
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -Mary Alvarenga
 
Texto informativo - Bullying não é brincadeira
Texto informativo  - Bullying não é brincadeiraTexto informativo  - Bullying não é brincadeira
Texto informativo - Bullying não é brincadeiraMary Alvarenga
 
Texto informatico - Mosquito Aedes Aegypti
Texto informatico - Mosquito Aedes AegyptiTexto informatico - Mosquito Aedes Aegypti
Texto informatico - Mosquito Aedes AegyptiMary Alvarenga
 
Letra da música Maria, Maria de Milton Nascimento
Letra da música Maria, Maria de Milton Nascimento Letra da música Maria, Maria de Milton Nascimento
Letra da música Maria, Maria de Milton Nascimento Mary Alvarenga
 
08 de março - Dia Internacional da Mulher
08 de março - Dia Internacional da Mulher08 de março - Dia Internacional da Mulher
08 de março - Dia Internacional da MulherMary Alvarenga
 
Acróstico - Maria da Penha Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006
Acróstico - Maria da Penha    Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006Acróstico - Maria da Penha    Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006
Acróstico - Maria da Penha Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006Mary Alvarenga
 
Regimento escolar - Deveres do aluno.
Regimento escolar -  Deveres do aluno.Regimento escolar -  Deveres do aluno.
Regimento escolar - Deveres do aluno.Mary Alvarenga
 
Matemática - Adição e subtração /cálculo mental.
Matemática - Adição e subtração /cálculo mental.Matemática - Adição e subtração /cálculo mental.
Matemática - Adição e subtração /cálculo mental.Mary Alvarenga
 
O impacto do lixo ao meio ambiente / Residuos especiais
O impacto do lixo ao meio ambiente / Residuos especiaisO impacto do lixo ao meio ambiente / Residuos especiais
O impacto do lixo ao meio ambiente / Residuos especiaisMary Alvarenga
 
Coletânea de poesias
Coletânea de poesias Coletânea de poesias
Coletânea de poesias Mary Alvarenga
 

More from Mary Alvarenga (20)

Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
 
Poema em homenagem a Escola Santa Maria, pelos seus 37 anos.
Poema em homenagem a Escola Santa Maria, pelos seus 37 anos.Poema em homenagem a Escola Santa Maria, pelos seus 37 anos.
Poema em homenagem a Escola Santa Maria, pelos seus 37 anos.
 
Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e cruzadinha
Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti  e cruzadinhaCiclo de vida do mosquito Aedes aegypti  e cruzadinha
Ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e cruzadinha
 
Mat - Casos prováveis de dengue (2023 - 2024)
Mat - Casos  prováveis de dengue (2023 - 2024)Mat - Casos  prováveis de dengue (2023 - 2024)
Mat - Casos prováveis de dengue (2023 - 2024)
 
Caça palavras - BULLYING
Caça palavras  -  BULLYING  Caça palavras  -  BULLYING
Caça palavras - BULLYING
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
 
Texto informativo - Bullying não é brincadeira
Texto informativo  - Bullying não é brincadeiraTexto informativo  - Bullying não é brincadeira
Texto informativo - Bullying não é brincadeira
 
Texto informatico - Mosquito Aedes Aegypti
Texto informatico - Mosquito Aedes AegyptiTexto informatico - Mosquito Aedes Aegypti
Texto informatico - Mosquito Aedes Aegypti
 
Letra da música Maria, Maria de Milton Nascimento
Letra da música Maria, Maria de Milton Nascimento Letra da música Maria, Maria de Milton Nascimento
Letra da música Maria, Maria de Milton Nascimento
 
08 de março - Dia Internacional da Mulher
08 de março - Dia Internacional da Mulher08 de março - Dia Internacional da Mulher
08 de março - Dia Internacional da Mulher
 
Acróstico - Maria da Penha Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006
Acróstico - Maria da Penha    Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006Acróstico - Maria da Penha    Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006
Acróstico - Maria da Penha Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006
 
Regimento escolar - Deveres do aluno.
Regimento escolar -  Deveres do aluno.Regimento escolar -  Deveres do aluno.
Regimento escolar - Deveres do aluno.
 
Matemática - Adição e subtração /cálculo mental.
Matemática - Adição e subtração /cálculo mental.Matemática - Adição e subtração /cálculo mental.
Matemática - Adição e subtração /cálculo mental.
 
O impacto do lixo ao meio ambiente / Residuos especiais
O impacto do lixo ao meio ambiente / Residuos especiaisO impacto do lixo ao meio ambiente / Residuos especiais
O impacto do lixo ao meio ambiente / Residuos especiais
 
Coletânea de poesias
Coletânea de poesias Coletânea de poesias
Coletânea de poesias
 
Poemas de Natal
Poemas de Natal Poemas de Natal
Poemas de Natal
 

Recently uploaded

Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamentalgeone480617
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfdottoor
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?MrciaRocha48
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfdio7ff
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 

Recently uploaded (20)

Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdfHABILIDADES ESSENCIAIS  - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
HABILIDADES ESSENCIAIS - MATEMÁTICA 4º ANO.pdf
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 

Ensino Filosofia Liberdade Ética Valores

  • 1. Centro de Ensino Urbano Rocha Imperatriz, ____ de dezembro de 2014. Aluno (a) _________________________________________________________ n° ________ Professora: Mary Alvarenga Série: 1º ano Turma: A Verificação de Filosofia 1. Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta. a) Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral. b) Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser. c) Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar. d) Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual). 2. A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que: a) O mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir ideias fantasiosas e irracionais. b) A filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde. c) A filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconsequentes. d) Tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos. 3. O sujeito ético-moral é somente aquele que preencher os seguintes requisitos: a) ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si. b) saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. c) não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando-as fluir livremente. d) ser responsável, mas não precisa reconhecer-se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros. 4. Moral (do latim mos, moris, "costume"): conjunto de normas livre e conscientemente adotadas que visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo (regras do comportamento das pessoas em grupo). É CORRETO afirmar que: a) o estudo da moral deixa de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da teologia. b) através da reflexão crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão, questionando-os e criticando-os. c) a moral não estabelece regras para a vivência em sociedade.
  • 2. d) a moral se reduz a um conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e recebidas pela tradição. 5. Há muita coisa em comum entre os animais irracionais e os seres humanos. O instinto bionatural rege nossas necessidades com as mesmas leis que rege as necessidades de qualquer ser vivo da natureza. Entretanto, somos de fato seres diferentes dos animais comuns. Mas, o que diferencia o ser humano dos outros seres vivos? As alternativas abaixo respondem a esta pergunta. Julgue-as com sim ou não. a) a capacidade de relacionar inteligentemente dados. sim b) a cultura, ou seja, costumes, tradições e conhecimentos. sim c) o hábito de comer e beber todos os dias. não d) a linguagem elaborada e inteligível. Sim 6. Se o homem é infeliz, insatisfeito e escravizado a preconceitos, velhas crenças e ideias, opiniões alheias, carente de si mesmo e dos outros, ele: a) é incapaz de viabilizar uma sociedade livre e justa. b) é capaz de viver a liberdade e a solidariedade de maneira honesta c) é capaz de consolidar relacionamentos verdadeiros d) tem o coração aberto para a realidade e resolver os problemas com segurança e tranquilidade. 7. A vida é sempre um processo de dar e receber amor, em todos os aspectos. Então, a força que une o mundo e tudo o que nele existe. A força que estabiliza, harmoniza, equilibra e acomoda e que está sempre em atividade por todo o universo, chama-se: a) Medo b) Preconceito c) Amor d) Ciência 8. Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor” no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. São eles: a) sensório motor, simbólico, operações concretas e operações formais. b) operações concretas, operações formais e abstratas c) simbólico, operações concretas, indiretas e abstratas d) Sensório motor, simbólico, formais e analistas 9. O que é ser livre para você? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 10. O que é ser ético? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal!!
  • 3. Centro de Ensino Urbano Rocha Imperatriz, ____ de dezembro de 2014. Aluno (a) _________________________________________________________ n° ________ Professora: Mary Alvarenga Série: 2º ano Turma: A Verificação de Filosofia 1. Determinadas ações humanas são objeto de valoração. São consideradas justas ou injustas certas ou erradas, boas ou más. O ato de valorar é sempre praticado pelo sujeito moral. Em relação ao universo dos valores, é correto afirmar que: a) a coragem, a beleza, a justiça são valores cujo conteúdo, para os homens de um mesmo país ou região, não muda através dos tempos. b) os valores morais provêm, antes de tudo, da cultura ou do grupo a que pertence o indivíduo. c) os valores existem apenas no plano da razão, já que o porquê ou a origem deles é geralmente sabido pelos indivíduos. d) os juízos morais de valor dizem o que algo é (bom ou mau, feio ou bonito), simplesmente, e não como algo deve ser. e) os valores dependem exclusivamente da avaliação de cada indivíduo, que julga por si mesmo o mundo ao redor, a despeito do que pensam ou julgam outros indivíduos. 2. Juízo de fato e juízo de valor são atitudes que contrastam uma a outra. Em relação ao assunto é correto afirmar que: a) Juízo de fato são aqueles que dizem que algo é ou existe, e que dizem o que as coisas são, como são e por que são. b) juízos de fato são proposições que formamos com base no material da realidade, ou seja, coisas que julgamos a respeito do que está posto ao nosso redor, das coisas que existem, dos objetos materiais. c) Juízo de valor são normativos e se referem ao que algo deve ser; Como devem ser os bons sentimentos, as boas intenções, as boas ações, os nossos comportamentos decisões, etc d) Os juízos de valor não tratam de objetos materiais, mas sim de questões relacionadas às ações humanas, ou seja, a questões morais e éticas. 3. Relacione as colunas. Moral Sujeito moral Ética É aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgride as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas. Conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social é universal. É a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral, é a minha prática é individual.
  • 4. 4. Falando de caráter histórico e social da moral, marque a opção que o conceitua. a) O comportamento moral varia de acordo com o tempo e lugar conforme as exigências das condições nas quais as pessoas organizam-se ao estabelecerem as formas de relacionamento e as práticas de trabalho. b) Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. c) As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes. d) Todas as alternativas estão certas. 5. Estudando a liberdade do sujeito moral aprendemos que a moral ao mesmo tempo em que é um conjunto de regras de como deve ser o comportamento dos indivíduos de um grupo, é também a livre e consciente aceitação das normas. O ato só é moral se passar pela aceitação pessoal da norma. Marque a opção que corresponde a liberdade do sujeito moral. a) Para que você seja um adulto independente existe a regra de ter que estudar, porém você ainda não assimilou tal importância e só o faz pressionado por seus pais ou professores. b) Você como aluno conhecendo as regra de ter que estudar o faz sem o controle dos seus pais ou professores. c) Você conhece as regras tem consciência de sua importância, porém em determinadas situações olha para os lados e se ninguém estiver lhe vendo age contrário a regra. d) Todas as alternativas. 6. Estudamos no tópico desejo e vontade que, o que caracteriza o agir humano é a capacidade de antecipação ideal do desejo a ser alcançado. Por isso o ato moral é um ato voluntário, ou seja, um ato de vontade que decide realizar o fim proposto. Relacione as colunas. 1) Agir humano 2) Desejo 3) Vontade 4) Seguir o impulso do desejo ( 1) É a capacidade de antecipação ideal do resultado a ser alcançado. ( 3) Consiste no poder de reflexão que antecede a realização ou não do desejo. ( 4) É a negação da moral e da possibilidade de qual quer vida em sociedade. (2) Não resulta de uma escolha, porque surge em nós com toda a sua força e exigência de realização. 7. A palavra “ética” tem origem em dois termos gregos que, pela falta de uma letra em língua portuguesa para designar como fonemas distintos o “e” longo e o “e” curto são referidos como “ethos”. Os sentidos que mais bem expressam os significados destes termos são: a) Finalidade e Dever. b) Costumes e Normas. c) Bem e Dever. d) Caráter, modo de ser de uma pessoa.
  • 5. 8. O que é ser livre para você? _____________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 9. O que é ser ético? _____________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 10. “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”. Essa frase de Pitágoras aponta que: a) O conhecimento como meio de conscientização do ser humano para a valorização e o respeito ao outro tem sido largamente praticado por todos. b) Indica que o individuo educado e esclarecido não precisa da punição do estado, através dos seus aparelhos repressores como a polícia. c) Que já é uma realidade a educação de qualidade no Brasil. d) Os que só por meio do castigo e da repressão é possível educar o homem. Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal!!
  • 6. Centro de Ensino Urbano Rocha Imperatriz, ____ de dezembro de 2014. Aluno (a) _________________________________________________________ n° ________ Professora: Mary Alvarenga Série: 3º ano Turma: A Verificação de Filosofia 1. A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que: a) o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir ideias fantasiosas e irracionais. b) a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde. c) a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconsequentes. d) tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos. 2. A filosofia não procura respostas prontas e acabadas, porém levantar questionamentos. Assim esse levantar de questionamentos tem como objetivo: a) Levar o individuo o questionamento ingênuo como o das crianças b) Formar pessoas briguentas e desajustadas c) Formar cidadão com senso critica e conscientes do seu papel social d) Criar pessoas neuróticas que a tudo criticam sem fundamentos lógicos 3. A evolução humana é prova de que usamos com racionalidade perfeita nossas culturas a recriamos a cada dia. Usamos as mãos para evoluir nossos instrumentos tecnológicos; a nossa inteligência para conhecer cada vez mais o universo. Somos capazes de transformar o universo e fazer dele uma morada fantástica. Ás vezes, usamos essa capacidade para transformar nosso cotidiano num inferno. A evolução cultural é a característica mais evidente do ser humano. Mas, a pergunta por que o ser humano evoluiu e evolui? Pode ser respondida de várias maneiras. Assinale o item que responde corretamente a questão acima: a) Porque ele vive em sociedade como as abelhas ou as formigas. b) Porque ele se percebeu capaz de criar, inventar, transformar e descobrir. c) Porque ele é inteligente e tem cérebro. d) Porque ele é capaz de manipular objetos, pois tem um polegar opositor. 4. A palavra democracia vem do grego “demos” e “Kratia”, de “Krátos”. Analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA, ou seja, que NÃO faz parte da democracia. a) O ideal democrático, existe desde a antiguidade. b) A democracia teve origem na Grécia antiga em Atenas. c) Democracia significa soberania popular, onde o cidadão não possui direitos iguais. d) Na democracia o poder originar-se do povo e através dela o direito à cidadania.
  • 7. 5. Ao acúmulo de conhecimento e experiência das gerações, que propiciaram o avanço tecnológico em várias áreas da atividade humana, denominamos de: a) História b) Cultura c) Ciências d) Razão 6. Escolha a ÚNICA alternativa que completa a seguinte frase “quando as pessoas, por causa do progresso tecnológico, interferem nos costumes, nas tradições, na forma de comunicar, mudando o rosto do mundo...”: a) Confirmam que cultura e tecnologia jamais andam juntas. b) Estão criando novas culturas e recriando as existentes. c) Estão destruindo o cosmos porque as coisas não podem ser mudadas. d) Demonstram que o progresso tecnológico não altera a cultura. 7. A filosofia não procura respostas prontas e acabadas, porém levantar questionamentos. Assim esse levantar de questionamentos tem como objetivo: a) Levar o individua o questionamento ingênuo como o das crianças b) Formar pessoas briguentas e desajustadas c) Formar cidadão com senso critico e conscientes do seu papel social d) Criar pessoas neuróticas que a tudo criticam sem fundamentos lógicos 8. O ensino de Filosofia deve propiciar as pessoas a possibilidade da reflexão. Sobre o conceito de reflexão, é CORRETO afirmar que se trata de: a) operação discursiva do pensamento que consiste em encadear logicamente juízos e deles tirar uma conclusão. b) operação lógica em que, de dados singulares suficientemente enumerados, inferimos uma verdade universal. c) ato do conhecimento que se volta sobre si mesmo, tomando como objetivo seu próprio ato. d) ato de influenciar as pessoas por meio da comunicação de massa. 9. Com respeito à correlação entre senso comum e ciência, assinale a opção correta. a) O senso comum é o conhecimento que ajuda a nos situarmos no cotidiano, para compreendê-lo agir sobre ele. b) Trata-se de um conjunto de crenças, já que esse conhecimento quase sempre recebemos pela tradição oral, de modo espontâneo e não crítico. c) A ciência é objetiva (baseia-se em fatos, e é reversível), é racional. O senso comum satisfaz-se com o imediato e o aparente e submete o conhecimento adquirido (através da observação ocasional) a superstições, fé, dogmas, não recorrendo assim à lógica/razão. d) Todas as alternativas estão corretas.
  • 8. 10. Com base nas características relativas aos valores cognitivos da ciência, associe as colunas abaixo. 1. Imparcialidade 2. Neutralidade 3. Autonomia ( 1) é a concepção de que as teorias são corretamente aceitas apenas em virtude de manifestarem os valores cognitivos. ( 3) refere-se as condições independentes das investigações, porque, segundo se espera as investigações científicas deveriam estar isentas de pressões externas. ( 2) o conhecimento científico é neutro quando não atende a nenhum outro valor particular, ou seja, os valores morais e sociais não deveriam influenciar diretamente os cientistas. Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal!!