Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Nossa família não é problema de outra pessoa pps

1,541 views

Published on

palestra sobre Familia

Published in: Spiritual
  • Login to see the comments

Nossa família não é problema de outra pessoa pps

  1. 1. Nossa Família não é Problema de Outra Pessoa 2Reis 4:26 Claudio Sampaio 2014
  2. 2. Casamento de Adnet e Calabresa
  3. 3. Casamento de Adnet e Calabresa
  4. 4. Últimas notícias
  5. 5. Declaração • "Errei e me arrependo. Minha atitude afetou a mulher mais importante pra mim. Eu e Dani estivemos sempre juntos. Ela é minha melhor amiga e o amor da minha vida. Nos amamos e vamos superar isso juntos e casados. Nada importa mais do que a nossa relação.“ - Adnet
  6. 6. Kaká e Carol
  7. 7. Kaká, Carol e filhos
  8. 8. Últimas notícias
  9. 9. Declaração • “Informamos que, após quase nove anos de casamento e em comum acordo, decidimos nos separar. Da nossa união temos dois filhos que muito amamos. Em reconhecimento a importância de cada um na vida do outro, o respeito, a gratidão e a admiração seguem recíprocos. Contamos com o carinho e a compreensão de todos para que a privacidade da família, nesse momento de grande mudança, seja preservada.” -Caroline Celico e Kaká
  10. 10. Vai tudo bem?
  11. 11. Estatísticas
  12. 12. Estatísticas • As estatísticas do Registro Civil do IBGE apontam que em 1 ano, a taxa geral de divórcios cresceu 45,06%, chegando ao maior patamar da história. • Segundo a instituição, foram registrados no ano passado 243.224 divórcios, por meio de processos judiciais ou escrituras públicas, e as separações totalizaram 67.623 processos ou escrituras.
  13. 13. O preocupante • Além disso, foi diagnosticado que a maioria dos casais está se divorciando antes de completar 15 anos de casados. • O fato foi apontado pelo site da Câmara como uma demonstração de que a sociedade já vê com mais naturalidade o processo de separação conjugal.
  14. 14. Divórcio e a Bíblia "Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel...” (Malaquias 2:16)
  15. 15. Divórcio e a Bíblia "Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério". (Mateus 5:32)
  16. 16. Divórcio e a Bíblia Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "
  17. 17. Divórcio e a Bíblia Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe“. - (Mateus 19:3-6 )
  18. 18. Divórcio e a Bíblia “Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera”. (Romanos 7:2-3)
  19. 19. Conclusões “Nas Escrituras não existe um ensinamento direto concernente ao casamento depois do divórcio. No entanto, existe uma forte implicação nas palavras de Jesus em Mateus 19:9 que permite voltar a casar a parte que permaneceu fiel, menos para o cônjuge que não foi fiel ao voto matrimonial". - Manual da Igreja, 2010, pg. 142.
  20. 20. Depoimento Apesar de algumas vezes ser pintado como glamourosa, essa possibilidade de divórcio e novos casamentos tem suas consequências dolorosas. Veja o que Caio Fábio, ex-Pastor Presbiteriano afirma:
  21. 21. Depoimento "Eu sou um homem divorciado. Tem gente que pensa que porque me divorciei eu advogo o divórcio. Pelo amor de Deus! O divórcio é uma droga, é horrível. Dói nas entranhas, arrebenta você todo. Só advoga o divórcio quem nunca provou um ou quem passou por um divórcio da maneira mais leviana possível...”
  22. 22. Depoimento “...Porque não basta que a Palavra nos diga que o divórcio é apenas uma amputação para salvar o ser de uma doença maior, e é só em casos extremos que se recorre a ele como medicina, mas não é, de modo algum, uma proposta de existência. Não significa: “Olha, se não deu certo, parte pra outro, e vai partindo, vai partindo…” Não. O indivíduo tem de fazer o possível para salvar o que tem.”
  23. 23. Causas: Diversas “...Só não dá para ficar se não der para suportar; se a alma estiver morrendo! Isso é uma coisa. Outra, porém, é fazer do divórcio uma proposta de vida. Quem faz dele uma proposta de vida é, em geral, aquele indivíduo que tem uma determinada condição pessoal e quer justificá-la. Então cria uma doutrina para justificar sua condição pessoal e sua doutrina passa a ser um ensino que induz outros para a mesma coisa. E isso é um perigo terrível!
  24. 24. Depoimento “...E cada um precisa tomar muito cuidado, prestar muita atenção — porque a tentação da autojustificação é enorme — para não fazer com que a sua condição de fragilidade pessoal ou da sua natureza se transforme num projeto de sedução para os outros. Se você tem o seu problema, viva o seu problema. Não transforme o seu problema numa causa." - Caio Fábio
  25. 25. Uma pergunta importante "Porque tem crescido entre aqueles que se afirmam nascidos de novo algo que a Bíblia afirma claramente que Deus odeia?"
  26. 26. Causas: facilitação? • A PEC 413/05. • Advogada e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IDBFAM), Maria Berenice Dias (casada cinco vezes!) questiona: "Ninguém precisa dizer por que vai casar. Por que, então, dizer por que vai separar?"
  27. 27. Causas: Diversas A banalização do casamento como instituição divina.
  28. 28. Causas: Diversas O hedonismo – busca desenfreada pelo prazer.
  29. 29. Causas: Diversas A falta de modelos dignos para seguir, como o casamento dos pais sendo péssima referência.
  30. 30. Causas: Diversas A falta de orientação pré-conjugal.
  31. 31. Causas: Diversas A mídia fazendo apologia do adultério.
  32. 32. Causas: Diversas A falta de espírito de perdão.
  33. 33. Causas: Diversas Imaturidade dos casais. Outras...
  34. 34. Resume-se em dois pontos:  Falta de disposição de viver segundo a Palavra de Deus  Falta de adoção de atitudes preventivas. Quase sempre, só busca a solução extrema quando o casamento está acabado.
  35. 35. A Saída: dois pontos: Cuidado diário da relação. Cultivo de maior proximidade com a família e com Deus. Nesse aspecto, atividades espirituais e de lazer, bem como dedicação de tempo de qualidade para se conhecer e se ouvir são definitivamente necessários.
  36. 36. A Saída: dois pontos: Busque diálogo. Mantenha acesa a chama do amor e compromisso. Separe tempo para curtir sua família Desenvolva atividades espirituais juntos Ore com e por sua família Afirme seu amor por meio de atitudes
  37. 37. Conclusão Ao invés de nos preocuparmos em discutir o casamento de Adnet e calabresa, Kaká e Carol, repensemos e discutamos o nosso, para que amanhã também não sejamos parte das estatísticas negativas.
  38. 38. Fontes • Claudio Soares Sampaio, in: Nossa Família não é Problema de Outra Pessoa http://pastorclaudiosampaio.blogspot.com.br/2 014/11/nossa-familia-nao-e-problema-de-outra. html Publicado na internet dia 07/11/2014
  39. 39. fim Igreja Adventista do Sétimo Dia

×