Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Benefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonar

603 views

Published on

A presente revisão bibliográfica evidencia o benefício do tratamento da reabilitação pulmonar no padrão da qualidade de vida dos pacientes e na sua tolerância ao exercício com o alívio dos sintomas, otimização das funções em sua vida diária e redução do tempo de internação.

Published in: Health & Medicine
  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Benefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonar

  1. 1. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA 20 à 24 de Outubro de 2014 Os Benefícios da Reabilitação Pulmonar no Transplante Pulmonar Autores: Danyllo Lucas de Lima Rodrigues; Jady Barbosa de Freitas; João Maia Júnior; Camila Kerley de Castro do Vale Orientadora: Juliana Maria de Souza Pinto UNIFOR FORTALEZA - 2014
  2. 2. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA 20 à 24 de Outubro de 2014 REFERÊNCIAS: BRITSH THORACIC SOCIETY STATEMENT. Pulmonary rehabilitation. Thorax; 56:827-834,2001 JATENE, F. B. Transplante Pulmonar. Rev Med, São Paulo, v.3 n.88 , p. 111-122, jul.-set. 2009 Objetivo: ● Avaliar através de revisões bibliográficas os benefícios da reabilitação pulmonar no transplante pulmonar INTRODUÇÃO ● O primeiro transplante pulmonar bem sucedido ocorre na década de 80; ● Atualmente existem 150 centros de transplante pulmonar realizando um total de 2500 cirurgias de pulmão ao ano; ● Reabilitação Pulmonar é um programa multidisciplinar de cuidado para pacientes com incapacidade respiratória crônica, o qual é individualizado e desenhado para otimizar a autonomia e o desempenho físico social;
  3. 3. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA 20 à 24 de Outubro de 2014 METODOLOGIA ● Revisão Sistemática ● Desenvolvida no Mês de Junho 2014 ● Buscando artigos do Ano 2000 à 2014 ● Bases de Dados: Ebsco Host, Periódico Capes, BVS e Science Direct ● Palavras Chaves: “Lung Transplant”, “Lung Tranplantation” e “Pulmonary Rehabilitation” ● Análise dos dados dos artigos: Tipo de estudo, total de pacientes, idade, diagnóstico, tipo de pacientes (pré ou pós-transplante), instrumentos utilizados, duração do programa de RP; frequência e protocolo de atendimento REFERÊNCIAS: RODRIGUES, S. L.. Reabilitação Pulmonar: Conceitos Básicos. São Paulo: Manole, 2003. 181 p. HILL, N. S. Pulmonary Rehabitation. Proc Am Thorac Soc. v 3. 66-74, 2006.
  4. 4. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA 20 à 24 de Outubro de 2014 Análise dos Dados dos Artigos Média dos Resultados Pacientes 19-345 Amostra de paciente dos artigos Pré Transplante(1) Pós Transplante(7) Diagnóstico Fibrose Pulmonar Enfisema Tempo de RP 3 semanas a 9 meses Frequência 3x por semana 90/min Instrumento Teste de Caminhada 6min Teste de Função Pulmonar Questionário de QV RESULTADOS E DISCUSSÕES ● Dados dos protocolos nos atendimentos: Exercícios de alongamento, aeróbico, treinamento de força muscular, caminhadas, exercício respiratório e aulas educativas
  5. 5. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA 20 à 24 de Outubro de 2014 CONCLUSÃO ● A presente revisão bibliográfica evidencia o benefício do tratamento da reabilitação pulmonar no padrão da qualidade de vida dos pacientes e na sua tolerância ao exercício com o alívio dos sintomas, otimização das funções sua vida diária e redução do tempo de internação.
  6. 6. XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA 20 à 24 de Outubro de 2014 CONCLUSÃO ● A presente revisão bibliográfica evidencia o benefício do tratamento da reabilitação pulmonar no padrão da qualidade de vida dos pacientes e na sua tolerância ao exercício com o alívio dos sintomas, otimização das funções sua vida diária e redução do tempo de internação.

×