Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
What to Upload to SlideShare
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

Share

Sistema de informação gerencial

Download to read offline

Sistema de informação gerencial

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Sistema de informação gerencial

  1. 1. As tomadas de decisões tornam-se mais complexas na medida que a empresa aumenta. Para auxiliar no processo do volume de dados gerados, surge a necessidade de obter um sistema que produz informações válidas para a tomada de decisão, de acordo com os interesses da organização.
  2. 2. Sistema de Informação Gerencial (SIG) é o sistema que auxilia na tomada de decisões e que dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. “Sistemas de Informações Gerenciais são um sistema de pessoas, equipamentos, procedimentos, documentos e comunicações que coleta, valida, executa operações, transforma, armazena, recupera e apresenta dados para uso no planejamento, orçamento, contabilidade controle e outros processos gerenciais para vários propósitos administrativos”. (Tadeu Cruz, 2008)
  3. 3. “Sistemas de Informações Gerenciais são um sistema voltado para a coleta, armazenagem, recuperação e processamento de informação que é usada ou desejada por um ou mais executivos no desempenho de suas atividades”. (Tadeu Cruz, 2008). “Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, bem como proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados”. (Tadeu Cruz, 2008)
  4. 4. Dado: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação de determinado fato. Ex: 500,00 / 10 Informação: Dado tratado, atribuído finalidade. O que diferencia um dado de uma informação, é o conhecimento que ela propicia ao tomador de decisões. Ex:500,00 REAIS / 10 lápis
  5. 5. Os SIGs possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões. Os relatórios oferecidos por esses sistemas são:
  6. 6.  Relatórios programados: Estes relatórios são uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes. Exemplos típicos desses relatórios são os relatórios de vendas diários e semanais ou demonstrativos financeiros mensais.  Relatório de exceção: São casos excepcionais de relatórios onde o gerente pode obter informações específicas. Como exemplo, um gerente de crédito pode receber um relatório que contém informações apenas sobre clientes que excedem os limites de crédito.
  7. 7.  Informes e respostas por solicitação: Este tipo de relatório mostra as informações sempre que o gerente requisitar. Possibilitam através de suas estações de trabalho respostas imediatas ou que encontrem e obtenham respostas imediatas.  Relatórios em pilhas: As informações são empilhadas na estação de trabalho em rede do gerente.
  8. 8.  Sob Certeza: o decisor tem conhecimento das consequências ou resultados de todas as alternativas, sendo assim, pode escolher a melhor dentre as alternativas propostas.  Sob Incerteza: os resultados são desconhecidos e gerados sob probabilidades, onde o decisor tem pouco ou nenhum conhecimento das informações que formam as alternativas.  Sob Risco: O tomador de decisão conhece todas as alternativas e sabe das possibilidades e riscos.
  9. 9.  Ao Longo da história da administração ocorreram inúmeras fases. Uma delas, quando tornou-se cada vez mais complexo realizar essas atividades sem o uso de sistemas computacionais.  As organizações sempre possuíram sistemas de informação Gerencial, mesmo que ele não tenha sido reconhecido como SIG.
  10. 10. Fase Período aproximado Descrição 1.O processamento de dados aplicado à administração 1965 - 1979 Apoio direto às funções administrativas e operacionais 2.A computação descentralizada 1980 - 1985 Computadores pessoais sob controle direto dos usuários 3.Redes interativas de localização fixa 1986 - 1995 Conexão dos usuários finais com seus locais fixos de trabalho 4.Redes interativas móveis 1996 Conexão dos usuários finais por meio de comunicadores pessoais portáteis
  11. 11.  Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;  Melhoria na tomada de decisões, através do fornecimento de informações mais rápidas e precisas;  Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos e mais sucesso na tomada de decisões;  Melhoria de produtividade;  Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais;  Melhoria nas atitudes e atividades dos funcionários da empresa;
  12. 12.  Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;  Melhor interação com os fornecedores;  Redução dos custos operacionais;  Redução do grau de centralização de decisões na empresa;  Redução da mão-de-obra burocrática;  Redução dos níveis hierárquicos.  Otimização na prestação de serviço aos clientes;  Aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas
  13. 13. Caso o sistema seja utilizado por um usuário não capacitado, ou seja, o mesmo pode ser induzido á tomar decisões erradas que podem vir a causar problemas e transtornos indesejáveis.
  14. 14. Porém, o sistema precisa estar bem estruturado na empresa para que os gestores não tomem decisões precipitadas ou errôneas que possam abalar o seu desenvolvimento, ou seja é necessário: • Envolvimento adequado da administração com o SIG; • Competência por parte das pessoas envolvidas; • Uso de um plano-mestre; • Apoio catalisador de um sistema de controladoria (contabilidade, custos e orçamentos); • Adequada relação custo X benefícios; • Conhecimento e confiança no SIG.
  15. 15.  Utilizaremos o Tag Comércio, que é um programa voltado para o gerenciamento de vendas. é um software para automação e gestão, direcionado a área comercial, atendendo, assim, diversos ramos de atividades.
  16. 16. Cadastrar produtos, clientes e fornecedores. Realizar cadastro de ceps (para agilizar nos cadastros futuros de clientes) Realizar aberturas e fechamentos de caixa. Lançamento de vendas. Conta ainda com relatórios gerenciais e função para backup de segurança.
  17. 17. Tela Principal
  18. 18. Gerar Relatórios
  19. 19. Relatório de Histórico de Compra do Cliente
  20. 20. RELATÓRIO DE LUCRATIVIDADE POR VENDA
  21. 21. Balanceamento Financeiro
  22. 22. Relatório com informações Gerais
  23. 23. Gerar Gráficos
  24. 24. Gráficos
  25. 25. As empresas vêm, a cada dia mais, abrangendo seus meios de Tecnologia de Informação e com isso otimizando processos e reduzindo custos de comunicação. O uso de Sistemas de Informações Gerenciais e de Sistemas ERPs podem se tornar vantagens competitivas para as empresas que os usam, em relação aos concorrentes. No entanto, para suas implantações, um planejamento deve ser realizado, contendo os objetivos da empresa com a instalação do serviço, análise de custos, macro e micro ambiental, entre outras.
  • JuceliaCostaPrado

    Aug. 12, 2021
  • AmadeCarlos

    Feb. 27, 2020
  • talitacosta528

    Sep. 6, 2018
  • CarlaSilva449

    Sep. 29, 2017

Sistema de informação gerencial

Views

Total views

2,963

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

0

Actions

Downloads

187

Shares

0

Comments

0

Likes

4

×