Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto copa do mundo gejo

  • Be the first to comment

Projeto copa do mundo gejo

  1. 1. 1GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO – 2º AM PROJETO: COPA DO MUNDO JUSTIFICATIVA Nosso povo brasileiro é apaixonado por futebol, e em ano de Copa do mundo, essa paixão torna-se ainda mais forte nos corações verde-amarelos. A população respira futebol nos Grupos Escoteiros, nas ruas, nas escolas, enfim, em todos os ambientes. Neste período de Copa do mundo é possível aproveitar esse evento para enriquecer as programações de cada seção de um Grupo Escoteiro e assim nossos membros juvenis podem conhecer e saber um pouco mais sobre estados brasileiros e países participantes deste evento. O incentivando a leitura e a pesquisa sobre o tema focando uma abordagem nos valores e princípios do método escoteiro, aliando aos aspectos que são importantes dentro e fora do campo (ética, respeito, dedicação, companheirismo, regras, entre outros); além da estimulo da criatividade e o espírito de equipe.
  2. 2. 2GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO – 2º AM PROJETO: COPA DO MUNDO OBJETIVOS Este projeto visa um trabalho interdisciplinar nos ramos: lobinho, escoteiro e sênior, favorecendo um momento para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares da proposta contida no método escoteiro, levando os membros juvenis a:  Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.  Conhecer a história das copas.  Identificar cada país (bandeira, tradição, cultura, história e se há movimento escoteiro nesses países).  Conhecer, valorizar e respeitar as várias etnias e culturas; possibilitando a eles condições para que se apropriem dos diversos aspectos culturais, éticos, políticos e sociais contidos neste evento, utilizando os recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizagem. AÇÕES  Produção de textos individuais e coletivos;  Fazer leitura de noticiários: impresso ou virtual;  Pesquisar em jornais, livros, revistas ou Internet;  Criar, elaborar e expor textos em murais;  Apresentação de debates, seminários, cartazes, etc.  Jogo de bola (Cecília Meireles).  Livros de literatura infantil (a verificar).  Entendimento e ilustração.  Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc;  Organização de Listas de nomes comuns no futebol, (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).  Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa.  Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos.
  3. 3. 3GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO – 2º AM PROJETO: COPA DO MUNDO DIÁLOGAR PARA AMPLIAR SABERES  Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua materna ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as ideias com mais clareza e confiança, promovendo um clima de coesão e paz.  História das Copas.  Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes);  Localização no mapa da sede da Copa os estados onde haverá os jogos e se tem escoteiros nesses estados.  Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários.  A Bandeira Brasileira (significado e valores).  As bandeiras dos países que estão sediando a Copa.  Conhecer as bandeiras dos demais países.  Evidenciar que todos os países tem o seu Hino Nacional.  Mãos de obra temporária que surge em razão da copa.  O respeito às demais seleções.  Reforçar o espírito patriótico do membros juvenis.  Retrospectiva das Copas.  A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental e o repouso;  O exame anti-doping (fundamentação).  Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos).  O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes.  Os valores nutricionais de alguns alimentos.  Dicas para dietas bem equilibradas dos atletas.  Montar com os membros juvenis um cardápio saudável para a seleção do Grupo Escoteiro.  Cuidados com os fogos e balões nas comemorações dos jogos.
  4. 4. 4GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO – 2º AM PROJETO: COPA DO MUNDO A GEOGRAFIA NO MOVIMENTO ESCOTEIRO  Estudar aspectos geográficos, econômicos e históricos das cidades brasileiras - sede (estado e região);  Identificar os países que participam da Copa do mundo, suas capitais e localização, por meio de uma metodologia variada e lúdica. MEIO AMBIENTE  Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira) PLURALIDADE CULTURAL  Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil. SENSIBILIZAÇÃO  Mostrar fatos aos membros juvenis, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas. BIBLIOTECA DO GRUPO ESCOTEIRO  Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).  Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros).  Montar uma revistinha da copa do Grupo Escoteiro. ARTE ESCOTEIRA  Viseira da Copa.  Bandeirinhas para enfeitar o Grupo Escoteiro.  Desenhos livres e dirigidos sobre a Copa.
  5. 5. 5GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO – 2º AM PROJETO: COPA DO MUNDO JOGO  Organizar um jogo de futebol com as regras do futebol e a função de cada jogador, além da organização da fila e posição adequada para cantar o Hino Nacional. VÍDEO  Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo. HINO NACIONAL  Verificar a letra do hino enfatizando as palavras que os membros juvenis mais erram.  Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais complexas. MÚSICA DA COPA Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol. MÚSICA  Hino Nacional Brasileiro SIGNIFICADO DOS TERMOS  Oitavas de final, quartas de final, semi final e final.  Quantidade de jogadores num jogo de futebol.  Os reservas da seleção (função). MÍDIAS E TECNOLOGIAS  Postagens de conteúdos descrição, fotos, vídeos, mapa conceitual e entrevistas no blog do Grupo Escoteiro; VISITE: http://grupoescoteirojoaooscalino.blogspot.com.br
  6. 6. 6GRUPO ESCOTEIRO JOÃO OSCALINO – 2º AM PROJETO: COPA DO MUNDO AVALIAÇÃO  Avaliação será contínua durante o desenvolvimento do projeto.  Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho. AVALIAÇÃO DO PROJETO Será feita pelos chefes educadores, no decorrer das atividades para verificar o desenvolvimento dos membros juvenis e sendo necessário sofrerá alterações para garantir o aprendizado. Após o término do projeto, haverá o registro dos resultados obtidos que serão compartilhados entre todos do Grupo Escoteiro. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA E ELETRÔNICA DRUMOND, Simone Helen Ischkanian. Planejamento sobre o Hino Nacional Brasileiro. http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/2012/03/planejamento-hino- nacional-brasileiro.html FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula – A organização de um jornal, leitura crítica, redação escolar e linguagem de Imprensa. São Paulo, Contexto. 1996. __________Como usar o jornal na sala de aula. 8ª edição, (coleção repensando o ensino) São Paulo: Contexto. 2003. Periódicos: Jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Liberal; Revistas Galileu, Época, Veja, Nova Escola, etc.

×