SlideShare a Scribd company logo
1 of 29
PODER E POLÍTICA
O GRANDE DITADOR Charles Chaplim – Cena I
O PODER E A POLÍTICA O PODER consiste  num conjunto de relações  de  forças que indivíduos  ou grupos sociais  estabelecem entre si  a partir da posição  que ocupam na  sociedade.
O PODER PODER   é  o domínio sobre algo ou situação, que privilegia um determinado lado da relação devido  à condição de força que cada um apresenta.
FORÇA FORÇA  são  recursos utilizados  na conquista  e manutenção  do poder.  A força existe sob  várias formas:  física, psíquica, apelo à emoção, chantagem.
O objetivo do poder é  manter a ordem, assegurar a  defesa e promover o bem- estar  da sociedade; é realizar, enfim,  o bem público .  O verdadeiro sentido do poder  ou dominação estatal não é que  alguns homens estão submetidos  a outros, mas sim  o de que  todos os homens estão submetidos às normas.   OBJETIVOS DO PODER POLÍTICO
JUSTIÇA E FORÇA É justo que o que é justo seja seguido.  É necessário que o que é mais forte seja seguido .  A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica. A justiça sem a força será contestada, porque há sempre maus; a força sem a justiça será acusada. É preciso, pois, reunir a justiça e a força; e, dessa forma, fazer com que o que é justo seja forte, e o que é forte seja justo. Blaise Pascal
A POLÍTICA O poder não se restringe à organização do Estado,  está presente em todas  as relações sociais.  Todas as situações em que vivemos envolvem relações de poder que estruturam e mantêm a ordem social: a família, a escola, o mercado.
HETERONOMIA Aceitação da norma que não  é nossa, que vem de fora. Nos submetemos passivamente  aos costumes por conformismo  ou temor à reprovação da  sociedade ou dos deuses.  Essa postura permite  as relações políticas  autoritárias. Hetero  - “diferente” nomos  - “lei”
AUTORITARISMO Relação de exploração onde  quem exerce o poder obtém  todas as vantagens através da manipulação daquele sobre  o qual o poder é exercido.  O poder é uma imposição  baseada na força física,  no status, no cargo que se  ocupa numa empresa, na  política, na família etc.
TEMOR E OBEDIÊNCIA No sistema autoritário  não há escolha;  quem determina as normas,  o bem e o mal é sempre uma autoridade superior. Sistema baseado não na  razão e no conhecimento,  mas no  temor à autoridade   e na  sensação de fraqueza e dependência  dos  subordinados.
A VIRTUDE É A OBEDIÊNCIA A virtude é a obediência.  O pecado é a rebeldia, a objeção ao poder da autoridade de ditar  normas segundo os  seus interesses.
UMA ÉTICA DE DOMINAÇÃO O autoritarismo é  uma “ética” fechada,  exploradora  e dominadora.  O bem e o mal são estabelecidos em  função dos interesses  da autoridade.
AUTONOMIA Não nega a influência externa,  mas  recoloca no homem a capacidade  de refletir sobre as imposições, orientando a sua ação para superar  os condicionamentos.  Somente o homem pode determinar, segundo a sua consciência moral, o que deve e o que não deve fazer. Auto  - “próprio”  nomos  - “lei”
O CENTRO DE DECISÃO É A CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO Pressupõe conhecer diferentes valores e poder apreciá-los, experimentá-los, analisá-los criticamente e eleger um sistema de valores para si.  Fora disso, o máximo  que se consegue são comportamentos adequados,  sob controle externo.
AUTORIDADE A autonomia dificulta a  relação autoritária, pois  o respeito não é obrigatório ,  não implica em medo,  surge como resultado da atuação moral, ou seja, da competência, da interferência com discernimento e justiça com que o indivíduo se relaciona com os demais.
FORMAS DE PODER ECONÔMICO Riqueza - organiza as forças produtivas. IDEOLÓGICO Saber - organiza o consenso. POLÍTICO Força – organiza o poder de coerção.
PODER E DESIGUALDADE O que essas três formas de poder têm em comum é que elas contribuem conjuntamente para instituir e manter sociedades de desiguais divididas em PODER  ECONÔMICO PODER  IDEOLÓGICO PODER  POLÍTICO Ricos e pobres Sabedoria  e ignorância Sábios  e ignorantes Riqueza e pobreza Força  e fraqueza Fortes e fracos
AS FACES DO PODER O PODER  SOBRE MIM o poder como coisa: como dominação, o aparato do poder. O PODER  EM  MIM o poder como liberdade:  como algo que se cria, associação livre de vontades.
Regra geral, estamos preparados para perceber o sentido  da política antes na violência do que no diálogo, antes na coerção do que na liberdade.  E quanto ao poder, se alguém nos pergunta o que é isso, as primeiras imagens que nos ocorrem são sobre os aparatos do poder. São sobre  o poder como coisa. É que a tradição – conservadora e autoritária -  faz de tudo para obscurecer a dimensão essencialmente constituinte  da noção de poder, ou seja,  o   poder como algo que se cria , como  associação livre de vontades  (...)  Francisco Weffort  O PODER COMO COISA
( ... ) Para a tradição é mais fácil perceber, por exemplo,  o poder de um burocrata que apenas implementa decisões  de outros, do que o poder de uma proposta política que mobiliza enorme quantidade de pessoas para chegar  a determinadas decisões.  Percebe melhor o poder morto do aparelho, da máquina,  do que o poder vivo, potencialmente transformador, das relações políticas reais. No limite, vê no poder a capacidade da repressão muito mais do que é a libertação.  Francisco Weffort
PODER E LEGITIMIDADE A força física, condição  necessária e exclusiva do Estado para estruturar a ordem social,  não é condição suficiente para  a manutenção do poder;  ele precisa ser legítimo,  ter o consentimento daqueles que obedecem, visto que o poder é uma relação.
LEGALIDADE A legalidade nos sistemas  políticos exprime basicamente a observância das leis, isto é,  o procedimento da autoridade  em consonância estrita com o  direito estabelecido.  Traduz a noção de que todo  poder  estatal deverá atuar sempre  de conformidade com as regras  jurídicas vigentes.
LEGITIMIDADE A legitimidade indaga  acerca dos preceitos  fundamentais que justificam  ou invalidam a existência do  título e do exercício do poder,  da regra moral, mediante a  qual se move o poder dos governantes para receber  e merecer o assentimento  dos governados.
A  legalidade  de um regime  democrático é o seu enquadramento  nos moldes  de uma constituição  observada e praticada.  Sua  legitimidade  será sempre o  poder contido naquela constituição,  exercendo-se em conformidade  com as crenças, os valores e os  princípios da ideologia dominante,  no caso a ideologia democrática.
PRINCÍPIOS HISTÓRICOS DE  LEGITIMAÇÃO DO PODER Teocracia Tradição   Aristocracia Oligarquia Democracia
Musica: Engenheiros de Hawai   TODA FORMA DE PODER Eu presto atenção no  que eles dizem, mas eles  não dizem nada. Fidel e Pinochet tiram sarro de você que não faz nada. E eu começo a achar normal que algum boçal atire bombas na embaixada. Se tudo passa, talvez você passe  por aqui E me faça esquecer tudo que eu vi Se tudo passa... Toda forma de poder é uma  forma de morrer por nada... Toda forma de conduta se transforma numa luta armada. A história se repete mas a força deixa a história mal contada  Se tudo passa... E o fascismo é fascinante deixa a gente ignorante e fascinada. É tão fácil ir adiante e se esquecer  que a coisa toda tá errada. Eu presto atenção no que eles dizem mas eles não dizem nada. Se tudo passa...
O GRANDE DITADOR Charles Chaplim – Cena II
 

More Related Content

What's hot (20)

Estratificação social
Estratificação socialEstratificação social
Estratificação social
 
Democracia, cidadania e direitos humanos
Democracia, cidadania e direitos humanos Democracia, cidadania e direitos humanos
Democracia, cidadania e direitos humanos
 
O contratualismo hobbes, locke e rouseau aula 08
O contratualismo hobbes, locke e rouseau aula 08O contratualismo hobbes, locke e rouseau aula 08
O contratualismo hobbes, locke e rouseau aula 08
 
Cidadania
CidadaniaCidadania
Cidadania
 
Poder, Política e Estado.
Poder, Política e Estado.Poder, Política e Estado.
Poder, Política e Estado.
 
Aula 15 - Estado e Governo
Aula 15 - Estado e GovernoAula 15 - Estado e Governo
Aula 15 - Estado e Governo
 
Sociologia - Aula Introdutória
Sociologia - Aula IntrodutóriaSociologia - Aula Introdutória
Sociologia - Aula Introdutória
 
Cidadania
CidadaniaCidadania
Cidadania
 
Slide sociologia 1
Slide sociologia 1Slide sociologia 1
Slide sociologia 1
 
Karl marx
Karl marxKarl marx
Karl marx
 
Instituições sociais
Instituições sociaisInstituições sociais
Instituições sociais
 
história da sociologia
   história da sociologia   história da sociologia
história da sociologia
 
Filosofia política
Filosofia políticaFilosofia política
Filosofia política
 
Sociologia - Direitos e Cidadania
Sociologia -  Direitos e CidadaniaSociologia -  Direitos e Cidadania
Sociologia - Direitos e Cidadania
 
Filosofia
Filosofia Filosofia
Filosofia
 
Movimentos sociais
Movimentos sociaisMovimentos sociais
Movimentos sociais
 
Movimentos Sociais
Movimentos SociaisMovimentos Sociais
Movimentos Sociais
 
Os Movimentos Sociais
Os Movimentos Sociais Os Movimentos Sociais
Os Movimentos Sociais
 
Cidadania e Política
Cidadania e PolíticaCidadania e Política
Cidadania e Política
 
Os modos de produção
Os modos de produçãoOs modos de produção
Os modos de produção
 

Viewers also liked

Poder E Politica
Poder E PoliticaPoder E Politica
Poder E Politicaguest946a25
 
Poder e Política - Sociologia
Poder e Política - SociologiaPoder e Política - Sociologia
Poder e Política - Sociologiaedsonfgodoy
 
Teroia do Poder e da Influência
Teroia do Poder e da InfluênciaTeroia do Poder e da Influência
Teroia do Poder e da InfluênciaAdm Unime
 
Estado E Política
Estado E PolíticaEstado E Política
Estado E PolíticaRodrigo
 
Conceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridadeConceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridadeEdenilson Morais
 
Sociedade civil, participação e cidadania.de que estamos falando
Sociedade civil, participação e cidadania.de que estamos falandoSociedade civil, participação e cidadania.de que estamos falando
Sociedade civil, participação e cidadania.de que estamos falandoAlvaro Gomes
 
Política e Poder - Filosofia
Política e Poder - FilosofiaPolítica e Poder - Filosofia
Política e Poder - FilosofiaKleiton Barbosa
 

Viewers also liked (10)

Poder E Politica
Poder E PoliticaPoder E Politica
Poder E Politica
 
Política e poder
Política e poderPolítica e poder
Política e poder
 
Poder e Política - Sociologia
Poder e Política - SociologiaPoder e Política - Sociologia
Poder e Política - Sociologia
 
Teroia do Poder e da Influência
Teroia do Poder e da InfluênciaTeroia do Poder e da Influência
Teroia do Poder e da Influência
 
Estado E Política
Estado E PolíticaEstado E Política
Estado E Política
 
Conceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridadeConceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridade
 
Capital social
Capital socialCapital social
Capital social
 
Sociedade civil, participação e cidadania.de que estamos falando
Sociedade civil, participação e cidadania.de que estamos falandoSociedade civil, participação e cidadania.de que estamos falando
Sociedade civil, participação e cidadania.de que estamos falando
 
Capítulo 11 - Política, Poder e Estado
Capítulo 11 - Política, Poder e EstadoCapítulo 11 - Política, Poder e Estado
Capítulo 11 - Política, Poder e Estado
 
Política e Poder - Filosofia
Política e Poder - FilosofiaPolítica e Poder - Filosofia
Política e Poder - Filosofia
 

Similar to Poder e política

A questão do poder - pensadores
A questão do poder - pensadoresA questão do poder - pensadores
A questão do poder - pensadoresNatz Lima
 
Grupos e organizações
Grupos e organizaçõesGrupos e organizações
Grupos e organizaçõesSATAFE2508
 
O homem e o poder: o papel do Estado como aparelho de manutenção
O homem e o poder: o papel do Estado como aparelho de manutençãoO homem e o poder: o papel do Estado como aparelho de manutenção
O homem e o poder: o papel do Estado como aparelho de manutençãoQueiti Reis
 
Cidadania e politica2
Cidadania e politica2Cidadania e politica2
Cidadania e politica2Rogerio Terra
 
Poder e Política - Reflexão Sociológica
Poder e Política - Reflexão SociológicaPoder e Política - Reflexão Sociológica
Poder e Política - Reflexão Sociológicaorim84
 
Conceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridadeConceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridadeEdenilson Morais
 
Poder, Autoridade, Dominação, Legitimidade.pptx
Poder, Autoridade, Dominação, Legitimidade.pptxPoder, Autoridade, Dominação, Legitimidade.pptx
Poder, Autoridade, Dominação, Legitimidade.pptxkesley6
 
Estado nacional e poder politico
Estado nacional e poder politicoEstado nacional e poder politico
Estado nacional e poder politicoSilvia Cintra
 
Estado, sociedade e poder 3 II
Estado, sociedade e poder 3 IIEstado, sociedade e poder 3 II
Estado, sociedade e poder 3 IIedsonfgodoy
 
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.ANTONIO INACIO FERRAZ
 
O poder e o estado
O poder e o estadoO poder e o estado
O poder e o estadoLucas Castro
 
A Sociologia de Durkheim e a Sociologia alemã de Max Weber
A Sociologia de Durkheim e a Sociologia alemã de Max WeberA Sociologia de Durkheim e a Sociologia alemã de Max Weber
A Sociologia de Durkheim e a Sociologia alemã de Max Webernaiararohling
 

Similar to Poder e política (20)

A questão do poder - pensadores
A questão do poder - pensadoresA questão do poder - pensadores
A questão do poder - pensadores
 
1 aula de sociologia 2 ano c
1 aula de sociologia 2 ano c1 aula de sociologia 2 ano c
1 aula de sociologia 2 ano c
 
Grupos e organizações
Grupos e organizaçõesGrupos e organizações
Grupos e organizações
 
O homem e o poder: o papel do Estado como aparelho de manutenção
O homem e o poder: o papel do Estado como aparelho de manutençãoO homem e o poder: o papel do Estado como aparelho de manutenção
O homem e o poder: o papel do Estado como aparelho de manutenção
 
Cidadania e politica2
Cidadania e politica2Cidadania e politica2
Cidadania e politica2
 
Poder e Política - Reflexão Sociológica
Poder e Política - Reflexão SociológicaPoder e Política - Reflexão Sociológica
Poder e Política - Reflexão Sociológica
 
Conceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridadeConceitos de política, poder e autoridade
Conceitos de política, poder e autoridade
 
Ciência política
Ciência políticaCiência política
Ciência política
 
Filosofia política
Filosofia políticaFilosofia política
Filosofia política
 
Poder, Autoridade, Dominação, Legitimidade.pptx
Poder, Autoridade, Dominação, Legitimidade.pptxPoder, Autoridade, Dominação, Legitimidade.pptx
Poder, Autoridade, Dominação, Legitimidade.pptx
 
Política
PolíticaPolítica
Política
 
Estado nacional e poder politico
Estado nacional e poder politicoEstado nacional e poder politico
Estado nacional e poder politico
 
Estado, sociedade e poder 3 II
Estado, sociedade e poder 3 IIEstado, sociedade e poder 3 II
Estado, sociedade e poder 3 II
 
4. poder, poder social e poder político
4. poder, poder social e poder político4. poder, poder social e poder político
4. poder, poder social e poder político
 
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
ANTONIO INACIO FERRAZ-ESTUDANTE DE FARMÁCIA EM CAMPINAS SP.
 
O poder e o estado
O poder e o estadoO poder e o estado
O poder e o estado
 
Conversas sobre política
Conversas sobre políticaConversas sobre política
Conversas sobre política
 
Marga conceitos de política
Marga conceitos de políticaMarga conceitos de política
Marga conceitos de política
 
O problema da justificação do estado
O problema da justificação do estadoO problema da justificação do estado
O problema da justificação do estado
 
A Sociologia de Durkheim e a Sociologia alemã de Max Weber
A Sociologia de Durkheim e a Sociologia alemã de Max WeberA Sociologia de Durkheim e a Sociologia alemã de Max Weber
A Sociologia de Durkheim e a Sociologia alemã de Max Weber
 

More from Edenilson Morais

Simulado História do Brasil e do História do Maranhão
Simulado História do Brasil e do História do MaranhãoSimulado História do Brasil e do História do Maranhão
Simulado História do Brasil e do História do MaranhãoEdenilson Morais
 
Soluções para otimização de resultados no enem
Soluções para otimização de resultados no enem Soluções para otimização de resultados no enem
Soluções para otimização de resultados no enem Edenilson Morais
 
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)Edenilson Morais
 
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade culturalHistória do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade culturalEdenilson Morais
 
História de mato grosso período colonial
História de mato grosso   período colonialHistória de mato grosso   período colonial
História de mato grosso período colonialEdenilson Morais
 
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)Edenilson Morais
 
Sociologia - Michel Foucalt
Sociologia - Michel FoucaltSociologia - Michel Foucalt
Sociologia - Michel FoucaltEdenilson Morais
 
Aulão de história regional - UNEMAT 2014
Aulão de história regional - UNEMAT 2014Aulão de história regional - UNEMAT 2014
Aulão de história regional - UNEMAT 2014Edenilson Morais
 
As origens do totalitarismo de hannah arendt
As origens do totalitarismo de hannah arendtAs origens do totalitarismo de hannah arendt
As origens do totalitarismo de hannah arendtEdenilson Morais
 
A crise feudal e a ascensão dos estados modernos
A crise feudal e a ascensão dos estados modernosA crise feudal e a ascensão dos estados modernos
A crise feudal e a ascensão dos estados modernosEdenilson Morais
 
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociaisSociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociaisEdenilson Morais
 
Artigos de história da sexualidade
Artigos de história da sexualidadeArtigos de história da sexualidade
Artigos de história da sexualidadeEdenilson Morais
 

More from Edenilson Morais (20)

Simulado História do Brasil e do História do Maranhão
Simulado História do Brasil e do História do MaranhãoSimulado História do Brasil e do História do Maranhão
Simulado História do Brasil e do História do Maranhão
 
Soluções para otimização de resultados no enem
Soluções para otimização de resultados no enem Soluções para otimização de resultados no enem
Soluções para otimização de resultados no enem
 
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
HISTÓRIA DE MATO GROSSO PERÍODO IMPERIAL (DETRAN-MT 2015)
 
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade culturalHistória do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
História do brasil enem cultura, patrimônio e diversidade cultural
 
História de mato grosso período colonial
História de mato grosso   período colonialHistória de mato grosso   período colonial
História de mato grosso período colonial
 
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
Período colonial de Mato Grosso (Atividades)
 
Sociologia - Michel Foucalt
Sociologia - Michel FoucaltSociologia - Michel Foucalt
Sociologia - Michel Foucalt
 
A nova historia cultural
A nova historia culturalA nova historia cultural
A nova historia cultural
 
Guerraspunicas
GuerraspunicasGuerraspunicas
Guerraspunicas
 
Aulão de história regional - UNEMAT 2014
Aulão de história regional - UNEMAT 2014Aulão de história regional - UNEMAT 2014
Aulão de história regional - UNEMAT 2014
 
As origens do totalitarismo de hannah arendt
As origens do totalitarismo de hannah arendtAs origens do totalitarismo de hannah arendt
As origens do totalitarismo de hannah arendt
 
Durkheim suicidio
Durkheim suicidioDurkheim suicidio
Durkheim suicidio
 
A crise feudal e a ascensão dos estados modernos
A crise feudal e a ascensão dos estados modernosA crise feudal e a ascensão dos estados modernos
A crise feudal e a ascensão dos estados modernos
 
Sociologia globalização
Sociologia globalizaçãoSociologia globalização
Sociologia globalização
 
A visão da afro
A visão da afroA visão da afro
A visão da afro
 
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociaisSociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
Sociologia aula16 os novos_movimentos_sociais
 
Cartazes da 1ª guerra
Cartazes da 1ª guerraCartazes da 1ª guerra
Cartazes da 1ª guerra
 
Sociologia resumo
Sociologia resumoSociologia resumo
Sociologia resumo
 
Artigos de história da sexualidade
Artigos de história da sexualidadeArtigos de história da sexualidade
Artigos de história da sexualidade
 
Weber e o capitalismo
Weber e o capitalismoWeber e o capitalismo
Weber e o capitalismo
 

Recently uploaded

Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxReinaldoMuller1
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...andreiavys
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxMarcosLemes28
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxMarcosLemes28
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxJustinoTeixeira1
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...marcelafinkler
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxFlviaGomes64
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAssuser2ad38b
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfamarianegodoi
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...HELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAHELENO FAVACHO
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxAntonioVieira539017
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...MariaCristinaSouzaLe1
 
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosLucianoPrado15
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmicolourivalcaburite
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdfmarlene54545
 

Recently uploaded (20)

Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdfTCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
TCC_MusicaComoLinguagemNaAlfabetização-ARAUJOfranklin-UFBA.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 

Poder e política

  • 2. O GRANDE DITADOR Charles Chaplim – Cena I
  • 3. O PODER E A POLÍTICA O PODER consiste num conjunto de relações de forças que indivíduos ou grupos sociais estabelecem entre si a partir da posição que ocupam na sociedade.
  • 4. O PODER PODER é o domínio sobre algo ou situação, que privilegia um determinado lado da relação devido à condição de força que cada um apresenta.
  • 5. FORÇA FORÇA são recursos utilizados na conquista e manutenção do poder. A força existe sob várias formas: física, psíquica, apelo à emoção, chantagem.
  • 6. O objetivo do poder é manter a ordem, assegurar a defesa e promover o bem- estar da sociedade; é realizar, enfim, o bem público . O verdadeiro sentido do poder ou dominação estatal não é que alguns homens estão submetidos a outros, mas sim o de que todos os homens estão submetidos às normas. OBJETIVOS DO PODER POLÍTICO
  • 7. JUSTIÇA E FORÇA É justo que o que é justo seja seguido. É necessário que o que é mais forte seja seguido . A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica. A justiça sem a força será contestada, porque há sempre maus; a força sem a justiça será acusada. É preciso, pois, reunir a justiça e a força; e, dessa forma, fazer com que o que é justo seja forte, e o que é forte seja justo. Blaise Pascal
  • 8. A POLÍTICA O poder não se restringe à organização do Estado, está presente em todas as relações sociais. Todas as situações em que vivemos envolvem relações de poder que estruturam e mantêm a ordem social: a família, a escola, o mercado.
  • 9. HETERONOMIA Aceitação da norma que não é nossa, que vem de fora. Nos submetemos passivamente aos costumes por conformismo ou temor à reprovação da sociedade ou dos deuses. Essa postura permite as relações políticas autoritárias. Hetero - “diferente” nomos - “lei”
  • 10. AUTORITARISMO Relação de exploração onde quem exerce o poder obtém todas as vantagens através da manipulação daquele sobre o qual o poder é exercido. O poder é uma imposição baseada na força física, no status, no cargo que se ocupa numa empresa, na política, na família etc.
  • 11. TEMOR E OBEDIÊNCIA No sistema autoritário não há escolha; quem determina as normas, o bem e o mal é sempre uma autoridade superior. Sistema baseado não na razão e no conhecimento, mas no temor à autoridade e na sensação de fraqueza e dependência dos subordinados.
  • 12. A VIRTUDE É A OBEDIÊNCIA A virtude é a obediência. O pecado é a rebeldia, a objeção ao poder da autoridade de ditar normas segundo os seus interesses.
  • 13. UMA ÉTICA DE DOMINAÇÃO O autoritarismo é uma “ética” fechada, exploradora e dominadora. O bem e o mal são estabelecidos em função dos interesses da autoridade.
  • 14. AUTONOMIA Não nega a influência externa, mas recoloca no homem a capacidade de refletir sobre as imposições, orientando a sua ação para superar os condicionamentos. Somente o homem pode determinar, segundo a sua consciência moral, o que deve e o que não deve fazer. Auto - “próprio” nomos - “lei”
  • 15. O CENTRO DE DECISÃO É A CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO Pressupõe conhecer diferentes valores e poder apreciá-los, experimentá-los, analisá-los criticamente e eleger um sistema de valores para si. Fora disso, o máximo que se consegue são comportamentos adequados, sob controle externo.
  • 16. AUTORIDADE A autonomia dificulta a relação autoritária, pois o respeito não é obrigatório , não implica em medo, surge como resultado da atuação moral, ou seja, da competência, da interferência com discernimento e justiça com que o indivíduo se relaciona com os demais.
  • 17. FORMAS DE PODER ECONÔMICO Riqueza - organiza as forças produtivas. IDEOLÓGICO Saber - organiza o consenso. POLÍTICO Força – organiza o poder de coerção.
  • 18. PODER E DESIGUALDADE O que essas três formas de poder têm em comum é que elas contribuem conjuntamente para instituir e manter sociedades de desiguais divididas em PODER ECONÔMICO PODER IDEOLÓGICO PODER POLÍTICO Ricos e pobres Sabedoria e ignorância Sábios e ignorantes Riqueza e pobreza Força e fraqueza Fortes e fracos
  • 19. AS FACES DO PODER O PODER SOBRE MIM o poder como coisa: como dominação, o aparato do poder. O PODER EM MIM o poder como liberdade: como algo que se cria, associação livre de vontades.
  • 20. Regra geral, estamos preparados para perceber o sentido da política antes na violência do que no diálogo, antes na coerção do que na liberdade. E quanto ao poder, se alguém nos pergunta o que é isso, as primeiras imagens que nos ocorrem são sobre os aparatos do poder. São sobre o poder como coisa. É que a tradição – conservadora e autoritária - faz de tudo para obscurecer a dimensão essencialmente constituinte da noção de poder, ou seja, o poder como algo que se cria , como associação livre de vontades (...) Francisco Weffort O PODER COMO COISA
  • 21. ( ... ) Para a tradição é mais fácil perceber, por exemplo, o poder de um burocrata que apenas implementa decisões de outros, do que o poder de uma proposta política que mobiliza enorme quantidade de pessoas para chegar a determinadas decisões. Percebe melhor o poder morto do aparelho, da máquina, do que o poder vivo, potencialmente transformador, das relações políticas reais. No limite, vê no poder a capacidade da repressão muito mais do que é a libertação. Francisco Weffort
  • 22. PODER E LEGITIMIDADE A força física, condição necessária e exclusiva do Estado para estruturar a ordem social, não é condição suficiente para a manutenção do poder; ele precisa ser legítimo, ter o consentimento daqueles que obedecem, visto que o poder é uma relação.
  • 23. LEGALIDADE A legalidade nos sistemas políticos exprime basicamente a observância das leis, isto é, o procedimento da autoridade em consonância estrita com o direito estabelecido. Traduz a noção de que todo poder estatal deverá atuar sempre de conformidade com as regras jurídicas vigentes.
  • 24. LEGITIMIDADE A legitimidade indaga acerca dos preceitos fundamentais que justificam ou invalidam a existência do título e do exercício do poder, da regra moral, mediante a qual se move o poder dos governantes para receber e merecer o assentimento dos governados.
  • 25. A legalidade de um regime democrático é o seu enquadramento nos moldes de uma constituição observada e praticada. Sua legitimidade será sempre o poder contido naquela constituição, exercendo-se em conformidade com as crenças, os valores e os princípios da ideologia dominante, no caso a ideologia democrática.
  • 26. PRINCÍPIOS HISTÓRICOS DE LEGITIMAÇÃO DO PODER Teocracia Tradição Aristocracia Oligarquia Democracia
  • 27. Musica: Engenheiros de Hawai TODA FORMA DE PODER Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada. Fidel e Pinochet tiram sarro de você que não faz nada. E eu começo a achar normal que algum boçal atire bombas na embaixada. Se tudo passa, talvez você passe por aqui E me faça esquecer tudo que eu vi Se tudo passa... Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada... Toda forma de conduta se transforma numa luta armada. A história se repete mas a força deixa a história mal contada Se tudo passa... E o fascismo é fascinante deixa a gente ignorante e fascinada. É tão fácil ir adiante e se esquecer que a coisa toda tá errada. Eu presto atenção no que eles dizem mas eles não dizem nada. Se tudo passa...
  • 28. O GRANDE DITADOR Charles Chaplim – Cena II
  • 29.