Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

2 ligacao

7,874 views

Published on

  • Login to see the comments

2 ligacao

  1. 1. A ligação químicaOs átomos ligam-se quimicamente, formandomoléculas e assim atingirem uma situaçãomais estável.A energia das moléculas é menor do que aenergia dos átomos não ligados
  2. 2. Notação ou representação de LewisRepresentação dos átomos rodeados por umconjunto de pontos ou cruzes que simbolizamos eletrões de valência.
  3. 3. A ligação iónicaResulta da transferência de eletrões entre oscatiões (cede eletrões) e os aniões (captaeletrões). Os átomos da molécula encontram-se ligados por atração eletroestática.Exemplo: os elementos do 1º, 2º grupo e o alumíniocom os elementos dos grupos 15, 16 e 17. (NaCl)
  4. 4. A ligação metálicaEstabelece-se entre átomos metálicos poratração entre os eletrões livres libertados porátomos de metais e os iões positivosresultantes.
  5. 5. A ligação covalenteResulta da partilha de eletrões entre átomosnão metálicos. Os eletrões partilhados sãoatraídos por ambos os núcleos e passam apertencer a molécula.Exemplo: HCl
  6. 6. Tipos de ligações covalentesLigação covalente apolar – os eletrões daligação são igualmente atraídos pelos núcleosdos átomos que intervêm na ligação.
  7. 7. Ligação covalente polar – os eletrões daligação não são igualmente atraídos pelosnúcleos dos átomos que intervêm na ligação,formando-se dois pólos na molécula (umpositivo e outro negativo).
  8. 8. Ligação covalente simples – quando 2 átomospartilham 1 par de eletrões.Ligação covalente dupla – quando 2 átomospartilham 2 pares de eletrões.Ligação covalente tripla – quando 2 átomospartilham 3 pares de eletrões.
  9. 9. - A ligação covalente simples é a mais fraca etêm maior comprimento de ligação.- A ligação covalente triplas é a mais forte e têmmenor comprimento de ligação.Nota:O comprimento de ligação é a distância entre os núcleosdos átomos da molécula.

×