Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ng3 dr4

  • Login to see the comments

Ng3 dr4

  1. 1. 1 Escola Secundária Alves Martins Desde 1850 ao Serviço do Ensino Público em Viseu EFA – Certificação Escolar |Nível Secundário 2013/201 Área – Cultura, Língua e Comunicação [CLC] Núcleo gerador 3: Saúde Domínio de Referência: DR 4 “Estabilidade e Mudança” Tema: “Patologias e Prevenção Competência: Mobilizar saberes culturais, linguísticos e comunicacionais para lidar com patologias e cuidados preventivos relacionados com o envelhecimento e aumentos da esperança de vida. Recursos / materiais: projetor de vídeo, internet, folhas policopiadas e material de escrita Duração: 12,5 horas Formadores: Anabela Vicente / Helena Gaspar Guia de trabalho Leia, com atenção, o texto e o gráfico que se seguem: Esperança de vida O número médio de anos que se tem possibilidade de viver a partir do nascimento denomina-se esperança de vida ou duração média de vida. Os humanos, enquanto indivíduos, possuem meios de luta natural contra as diversas doenças. Mas, como ser social, o homem pode descobrir ou conhecer meios de proteção artificiais que lhe permitem combater mais eficazmente todas as agressões de que é vitima. Estes meios dependem dos trabalhos e das descobertas realizados por gerações sucessivas e são conquistas da sociedade e não de um indivíduo isolado. Todos os progressos emergidos ao longo dos anos têm tido por objetivo lutar contra a morte acidental, provocada, por exemplo, por doenças, má-nutrição ou condições de vida não higiénicas. A morte é um acontecimento natural da vida, que atinge sem exceção a totalidade dos membros da totalidade das espécies. Não é uma regra, é uma lei. O tempo que decorre desde o nascimento até à morte é muito diverso entre as espécies, mas é pouco variável entre os indivíduos da mesma espécie. Contudo, um acontecimento não esperado pode provocar a morte antes que decorra o tempo correspondente à esperança de vida. Doenças infantis, doenças nos adultos ou uma doença de idade que mata antes da hora marcada para a marcha natural das coisas... CLC : UC3 – DR 4
  2. 2. 2 A luta atual contra a morte deve dirigir-se quase exclusivamente à morte acidental. A sociedade deve lutar para evitar ao máximo a morte acidental. Diminuindo a mortalidade infantil, melhorando as condições de alimentação em qualidade e quantidade, alcançando-se progressos médicos no diagnóstico e no processo de cura, implementando-se a utilização generalizada de vacinas, a idade média da vida alonga-se pouco a pouco. É nítido o seu maior valor nas populações dos países desenvolvidos do que nos países subdesenvolvidos. esperança de vida. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-06-05]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$esperanca-de-vida>. Gráfico – Esperança de vida aumentou fortemente entre 1960 e 2000 em vários países Fonte: OECD Health Data 2005 Disponível em www: <URL: https://www.apseguradores.pt/Site/Content.aspx?ContentId=428 [consult. 05-06-201] Atividades - Debata com os colegas acerca do aumento da média de esperança de vida nos países ditos desenvolvidos (causas e consequências). - Depois de efetuar a visita de estudo à fábrica “Só Sabão”, na zona histórica de Viseu, elabore uma notícia da atividade. BOM TRABALHO!!!

×