Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

DESAFIO PROFISSIONAL LEITEIRA MOGIANA

711 views

Published on

DESAFIO PROFISSIONAL LEITEIRA MOGIANA

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

DESAFIO PROFISSIONAL LEITEIRA MOGIANA

  1. 1. Olá, BOM EU SOU FORMADO EM LOGÍSTICA PELA ANHANGUERA DESDE 2013 EU FAÇO TRABALHOS DA FACULDADE, TENHO PROPRIEDADE NO QUE EU FAÇO. COBRO UM VALOR DE 50,00 POR DESAFIO ME CHAMA NO WHATSAPP (92) 99468-3158 - ESTOU COM OS DESAFIOS DOS SEGUINTES CURSOS: CURSO: TECNOLOGO EM LOGÍSTICA SÉRIE – 4º SEMESTRE DISCIPLINAS NORTEADORAS: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS, OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS, LOGÍSTICA INTERNACIONAL, QUALIDADE EM SISTEMAS LOGÍSTICOS E TRANSPORTES, DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS Vamos conhecer a empresa alimentícia Leiteria Mogiana, que industrializa leite e seus derivados (queijo, requeijão, manteiga, iogurte, doce de leite, etc.), e pretende construir um CD na região Sul, vislumbrando a comercialização em países vizinhos (Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai). Atualmente a empresa está localizada no sul de Minas Gerais, na cidade de Guaxupé, tendo a comercialização e distribuição para as regiões sul, sudeste e centro oeste do país. A Leiteria Mogiana utiliza o transporte rodoviário para trazer para sua planta fabril, a principal matéria prima de seus produtos, o leite. Atualmente a empresa tem em sua cadeia direta três principais fornecedores, que são cooperativas de produtores de leite, localizadas nas cidades de Ribeirão Preto SP, Piumhi MG e Boa Esperança MG. Passo 01 Neste passo Sr. Antonio Ferreira, o convidou para descreverem as premissas iniciais para um projeto de Gerenciamento de Transportes, visando realizar uma análise crítica definindo os modais e rotas a serem realizadas tanto nos suprimentos como na distribuição dos produtos da Leiteria Mogiana.
  2. 2. Para isso pede-se: 1. Fazer uma análise dos modais de transporte com relação ao tipo de produto, identificando os pontos fortes e fracos. Considere a exportação para os países da América do Sul. 2. Avalie a possibilidade da utilização da multimodalidade e intermodalidade em toda a cadeia logística. 3. Analise os tipos de roteirização considerando o tipo de produto e a localização dos fornecedores e clientes. 4. Analise a possibilidade de outsourcig, trazendo os pontos forte e fracos da externalização do processo de distribuição. Passo 02 Neste passo Sr. Antonio Ferreira atribuída a você uma análise crítica sobre alguns pontos a serem explorados no projeto de desenvolvimento do novo CD. Por isso você deverá responder: 1. Quais fatores devem ser considerados com relação a localização e espaço físico (capacidade)? 2. Que tipo de deposito será o mais apropriado? O que isso impacta? 3. Que tipo de leiaute deve ser considerado? Dentro do leiaute quais os espaços devem ser considerados? 4. Quais elementos da armazenagem devem ser considerados? Explique de forma detalhada como e o que deve ser analisado. 5. Faça uma análise e escolha equipamentos de: a) movimentação e B) armazenagem; para ser utilizado neste novo CD. Por isso você deverá preparar uma análise comparativa entre os principais equipamentos relatando os pontos fortes e pontos fracos em relação ao armazém. Passo 03 Neste passo vamos considerar a comercialização em países vizinhos: Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai. Por isso será necessário que você: 1. Analise alguns pontos referentes aos países de exportação, considerando: Aspectos econômicos (moeda; renda per capta); Aspectos culturais relacionados ao consumo do produto a ser exportado; Aspectos pertinentes Climatempo; Infraestrutura Logística. Sintetize estas informações e dê um parecer a respeito das oportunidades identificadas. 2. Fazer uma pesquisa sobre a legislação, critérios e condições necessárias para que uma empresa possa exportar para os países do Mercosul evidenciando suas maiores dificuldades (ex: burocracia) 3. Defina qual será o INCOTERMS (condições internacionais de exportação e importação) apresentando as determinações de seguro e frete internacional? 4. Defina os níveis de embalagens utilizados dentro do ciclo logístico de um produto de exportação. E analise onde e como a embalagem pode impactar no processo de unitização e conteinerização.
  3. 3. Passo 04 Neste passo você deverá analisar os canais de distribuição para os clientes nacionais, tendo que para os clientes internacionais a distribuição será através de parcerias. Pelo tipo de negócio a Leiteria Mogiana realiza atualmente uma comercialização B2B (Business to Business), no entanto, como meio de divulgar sua marca, decidiu abrir lojas conceito nas principais capitais do brasil (canal direto com o consumidor). Por isso: 1. Analise e represente graficamente (desenhe) os canais de distribuição da atual cadeia. Considere os tipos de canais assim como as dimensões amplitude e profundidade. Faça uma análise crítica da atual composição e sugira mudanças se identificar oportunidade. 2. Considere paralelamente aos canais de distribuição a distribuição física, e defina quais aspectos devem ser considerados para garantir a operacionalização dos canais de distribuição. 3. Defina uma estratégia de trade marketing para as lojas conceito. Passo 05 Lembrando que a matéria prima dos produtos acabados são basicamente leite, e que atualmente são fornecidos por três grandes cooperativas. Você deverá tomar decisões com relação a compras e gestão de estoque. 1. Para garantir a integridade desta matéria prima que é perecível e delicada, pesquise os possíveis sistemas de controles de estoques que podem ser utilizados. Apresente uma análise comparativa, sugerindo o sistema que melhor se adequa. Como relação ao processo de compras, a utilização do sistema informatizado surtiu efeito com relação a emissão das ordens de compras, mas não necessariamente garantiu um fluxo com menor investimento sem afetar a operacionalidade da empresa. O sistema gera as ordens de compras, mas em alguns momentos estas ficam paradas esperando analise, por até uma semana. Quando analisadas, são enviadas para a aprovação do senhor Getúlio, o dono da empresa que ainda exige que toda aprovação passe por ele. Depois de realizada a aprovação, o estagiário da área de compras é o responsável por enviar via e-mail o pedido de compras ao fornecedor. Este processo de comunicação com os fornecedores já gerou alguns transtornos, pois os e-mails não chegaram ao destinatário. Dois motivos foram evidenciados: 1) falha no envio devido ao cadastro e digitação do endereço eletrônico; 2) e-mail entrou como spam no e-mail do fornecedor. Todo este transtorno gerou falta de materiais para a empresa, gerando parada na produção e atraso nas entregas. 2. Estruture a área de compras da empresa. Como deverá ser o fluxo de compras? Demonstre de forma gráfica (fluxograma e organograma) como funcionara este processo. 3. Defina como será realizada a comunicação junto aos fornecedores. Quais recursos, técnicas e mecanismos podem ser utilizados? Então o valor é 50,00, se você quiser saber mais me chame no whatsapp - (92) 994683158 Lenon Victor. E-mail: LENON.PAULA@GMAIL.COM

×