SlideShare a Scribd company logo
1 of 22
	Todas as manhãs, a ratinha vaidosa varria as escadas de casa, enquanto cantarolava uma canção. 	A ratinha gostava de ter a sua casa sempre limpa pois, além de vaidosa, era muito asseada. Estava tão entretida a varrer que quase não reparava na brilhante moeda caída no último degrau. ,[object Object]
Recolheu a moeda e começou a pensar:
	 O que é que eu podia comprar com esta moeda? Não chega para um doce e muito menos para um vestido novo… já sei o que vou fazer! Vou à loja do Sr. Barnabé!,[object Object]
Quando chegou a casa, cortou a fita em três, e fez um lindo laço para o cabelo, outro para pôr à cinta e outro ainda para pôr na cauda. Assim enfeitada e com o seu bonito vestido estampado, a ratinha vaidosa estava mesmo elegante. — Agora, vou com certeza encontrar um noivo! — disse ela entusiasmada. E, sentando-se à porta de casa, ficou à espera. Ao vê-la tão bonita, e tão alegre, logo se aproximou o primeiro pretendente, um ratinho com um ar bastante simpático.
— Gentil ratinha — disse o rato — casarias comigo se eu te pedisse? A ratinha vaidosa olhou-o por cima do ombro e perguntou: — Depende... O que é que farias à noite, quando chegasses do trabalho? O ratinho saltou no ar várias vezes, dando guinchinhos de alegria. A ratinha, ofendida, despediu-o com um gesto de mão. — Que horror! — exclamou. — Não me casaria contigo por nada deste mundo! Lá se foi o ratinho, com o coração destroçado.
Pouco depois, aproximou-se um elegante leão a retorcer os bigodes para os mostrar melhor. Ao ver a ratinha, logo o coração se lhe encheu de paixão e, não podendo conter-se, perguntou-lhe: — Formosa ratinha, casarias comigo se eu te pedisse?
— Depende — respondeu a ratinha vaidosa. — Que farias à noite, quando chegasses do trabalho? Como resposta, o leão lançou um rugido tão forte, que a ratinha fugiu para casa, fechando-se por dentro, cheia de medo.  Pouco depois, espreitando por trás da janela, disse ao leão: — Não faltava mais nada! Morreria de susto logo à primeira vez! Nem pensar! Não me casaria contigo por nada deste mundo! O leão foi-se embora, chorando grossas lágrimas.
Por tudo isto, a ratinha ia ficando cada vez mais vaidosa e convencida, à medida que os pedidos de casamento se repetiam. Ainda o leão não tinha desaparecido da vista, logo da casa ao lado surgiu um macaco muito bem vestido  que, ao reparar na beleza da vizinha, se atreveu a perguntar, suspirando: -  Linda ratinha, casarias comigo se eu te pedisse? - depende — respondeu ela. — Que farias à noite, quando chegasses do trabalho?
O macaco pendurou-se logo pela cauda na árvore que estava em frente, e começou a balouçar-se e a pular como se estivesse maluquinho. 	— Que horror! — exclamou a ratinha vaidosa. — Não deixarias nem um só candeeiro inteiro dentro de casa! Não me casaria contigo, nem que me pagassem! Soltando grandes soluços de tristeza, lá se foi embora o macaco ante a recusa da ratinha vaidosa.
Não tinha decorrido um instante quando, de regresso ao seu charco depois de visitar um parente, aconteceu passar diante da casa da nossa ratinha um grande sapo. Quando viu a ratinha, quase lhe saíam os olhos das órbitas. — Mas que bela sois! — disse. — Casaríeis comigo se vos pedisse?
A ratinha vaidosa achou muita graça à maneira tão esquisita de falar que o sapo tinha respondeu: 	- Depende... E o que farias à noite, quando chegasses do trabalho? 	E logo o sapo desatou a desfiar toda a sua ladainha de "Croac-Croac", quase ensurdecendo a Carochinha e toda a vizinhança. — Basta! Basta! — disse a ratinha, com as mãos nos ouvidos.  — Não conseguiria dormir, contigo por perto! Nem por todo o ouro do mundo me casaria contigo! Como os anteriores pretendentes, lá se foi embora o sapo, triste e despeitado.
	A ratinha já começava a desesperar de vir a conhecer um marido que lhe conviesse, quando se aproximou um perfumado e elegantíssimo gato. 	— Que vêem os meus olhos? — exclamou o felino, exagerando as mesuras. — A criatura mais ,maravilhosa que jamais se viu sobre a terra! Diz-me, ratinha, casarias comigo se eu te pedisse?
A ratinha vaidosa, que ficou perdidamente apaixonada quando ouviu a voz do bichano, desatou a pestanejar, antes de responder: — Isso depende... E que farias tu todas as noites, quando regressasses do trabalho? Não foi preciso pedir duas vezes para o gato logo ali começar a miar uma melodiosa canção de amor, elevando os seus miados quase à lua.
O seu canto foi direitinho ao coração da nossa ratinha, que pensou: — Este é que é o marido que eu estava à espera! Que doce voz a sua! Que felizes seremos os dois! E, sem pensar no perigo que corria, deu a sua mão ao gato. — Volta amanhã, e logo nos casaremos!  disse. O gato, como já deves ter percebido, estava longe de ter boas intenções pois,  como sabes, para os gatos não há melhor prato do que um bom rato. E a ratinha vaidosa, como já dissemos, estava apetitosíssima. E assim chegámos à manhã  seguinte, dia aprazado para a singular boda.
Toda a vizinhança se reuniu ao Cortejo Nupcial. O ratinho, o leão, o macaco e o sapo, embora muito tristes, foram também apresentar os seus votos de muitas felicidades aos, recém-casados. A noiva estava mais linda que nunca e o noivo não perdia de vista a sua jovem esposa, aguardando, sem dúvida, a ocasião de se encontrar a sós com ela. 	- Vivam os noivos! — gritavam todos. 	- E casa-se graças ao belo laço lhe vendi! — explicava o Sr. Barnabé à Sra. Opalina, muito orgulhoso.
Quando os risos e o burburinho dos festejos terminaram, o gato e a ratinha vaidosa entraram por fim, na sua nova casa. A ratinha tirou o véu de noiva, e disse para o seu marido: — Agora que já estamos casados, ficas a saber que eu gosto que na minha casa haja ordem e asseio.  As horas das refeições são sempre as mesmas e são para se cumprir; não permito que tragas os teus amigos para dentro de casa. Nem admito que me sujem o chão depois de o esfregar. Ah! E a louça será lavada à vez, um dia tu outro dia eu!
Claro, meu amorzinho! — disse o gato estendendo os braços para a ratinha. — Mas, agora, não vais dar um beijinho ao teu querido esposo? Ela aproximou-se e ficou logo presa nos fortes braços do gato reparando, finalmente, nos seus afiados dentes que pareciam estar a brilhar. 	— Até que enfim, valeu a pena esperar! — disse o gato disposto a, logo ali, devorar  a ratinha. Mas eis que, de repente, apareceu o ratinho que se tinha escondido debaixo da cama, pois desconfiava de uma traição deste género por parte do gato.
E, agarrando na ponta da cauda do pérfido felino, introduziu-a numa tomada eléctrica que estava na parede. O gato soltou um uivo de dor e largou a ratinha! A casa converteu-se num autêntico fogo-de-artifício! Como saltava e miava o gato enquanto o pêlo da cauda se chamuscava e ficava esturricado! O choque eléctrico foi tão grande que o bichano, logo que se soltou, fugiu para nunca mais ninguém o ver.
— Aprendi a lição — disse a ratinha vaidosa muito envergonhada. — Gatos e ratos jamais podem conviver em paz uns com os outros. E ainda outra coisa: ser convencida e vaidosa não nos leva a lado nenhum. Muito obrigada, ratinho. — E se agora te perguntasse: "Queres casar comigo?“ — atreveu-se a propor o valente roedor — que responderias? — Que sim! — respondeu a ratinha. — Mesmo que saltasses, rugisses, te pendurasses em árvores ou fizesses "Croac-Croac" a toda a hora ! Sim! Nesse dia, a cidade onde vivia a ratinha vaidosa assistiu ao segundo casamento. E a noiva foi a mesma!
Coisas que só acontecem nos Contos!...
Adaptado de: CONTOS DE SEMPRE Ilustrações de: AugustiAsenio Edições EDINTER

More Related Content

What's hot

A joaninha sem pintas
A joaninha sem pintasA joaninha sem pintas
A joaninha sem pintas
Fi Nobre
 
Simulado 1 (port. 5º ano blog do prof. warles)
Simulado 1 (port. 5º ano   blog do prof. warles)Simulado 1 (port. 5º ano   blog do prof. warles)
Simulado 1 (port. 5º ano blog do prof. warles)
DANIELDESOUZA67
 
História da reciclagem
História da reciclagemHistória da reciclagem
História da reciclagem
lmarfaria
 
A Galinha Que Sabia Ler
A Galinha Que Sabia LerA Galinha Que Sabia Ler
A Galinha Que Sabia Ler
Graça Sousa
 
O susto do coelhinho
O susto do coelhinhoO susto do coelhinho
O susto do coelhinho
Anne Araujo
 
Adivinhas animais domésticos
Adivinhas animais domésticosAdivinhas animais domésticos
Adivinhas animais domésticos
José Martins
 

What's hot (20)

O sapo apaixonado
O sapo apaixonado O sapo apaixonado
O sapo apaixonado
 
O caldo da pedra
O caldo da pedraO caldo da pedra
O caldo da pedra
 
Conto: A princesa e o sapo Leitura e interpretação
Conto: A princesa e o sapo Leitura e interpretação Conto: A princesa e o sapo Leitura e interpretação
Conto: A princesa e o sapo Leitura e interpretação
 
A joaninha sem pintas
A joaninha sem pintasA joaninha sem pintas
A joaninha sem pintas
 
Fichas De Poesia
Fichas De PoesiaFichas De Poesia
Fichas De Poesia
 
Simulado 1 (port. 5º ano blog do prof. warles)
Simulado 1 (port. 5º ano   blog do prof. warles)Simulado 1 (port. 5º ano   blog do prof. warles)
Simulado 1 (port. 5º ano blog do prof. warles)
 
O outono
O outonoO outono
O outono
 
Fábulas do 5º ano E
Fábulas do 5º ano EFábulas do 5º ano E
Fábulas do 5º ano E
 
A galinha que sabia ler
A galinha que sabia lerA galinha que sabia ler
A galinha que sabia ler
 
O nariz do palhaço ramo lobinho
O nariz do palhaço ramo lobinhoO nariz do palhaço ramo lobinho
O nariz do palhaço ramo lobinho
 
História da reciclagem
História da reciclagemHistória da reciclagem
História da reciclagem
 
A Galinha Que Sabia Ler
A Galinha Que Sabia LerA Galinha Que Sabia Ler
A Galinha Que Sabia Ler
 
O susto do coelhinho
O susto do coelhinhoO susto do coelhinho
O susto do coelhinho
 
O ursinho marrom
O ursinho marromO ursinho marrom
O ursinho marrom
 
Coelhinho branco
Coelhinho brancoCoelhinho branco
Coelhinho branco
 
Estrutura de bilhete g7
Estrutura de bilhete g7Estrutura de bilhete g7
Estrutura de bilhete g7
 
Contos de terror - A Noiva da Morte
Contos de terror - A Noiva da MorteContos de terror - A Noiva da Morte
Contos de terror - A Noiva da Morte
 
Diario de uma minhoca
Diario de uma minhocaDiario de uma minhoca
Diario de uma minhoca
 
Galinha conto-a galinha ruiva
Galinha  conto-a galinha ruivaGalinha  conto-a galinha ruiva
Galinha conto-a galinha ruiva
 
Adivinhas animais domésticos
Adivinhas animais domésticosAdivinhas animais domésticos
Adivinhas animais domésticos
 

Viewers also liked

Rosinha, a Ovelhinha Desobediente - Vovó Mima Badan
Rosinha, a Ovelhinha Desobediente - Vovó Mima BadanRosinha, a Ovelhinha Desobediente - Vovó Mima Badan
Rosinha, a Ovelhinha Desobediente - Vovó Mima Badan
Vovó Mima Badan
 
Contos e historinhas
Contos e historinhasContos e historinhas
Contos e historinhas
MarisaMPerez
 
História presente diferente
História presente diferenteHistória presente diferente
História presente diferente
larabaptista
 
Historia e memoria (2)
Historia e memoria (2)Historia e memoria (2)
Historia e memoria (2)
Ennilyy
 
Um sonho de neve
Um sonho de neveUm sonho de neve
Um sonho de neve
lenatubal
 
O MENINO DO DEDO VERDE - Maurice Druon -
O MENINO DO DEDO VERDE - Maurice Druon - O MENINO DO DEDO VERDE - Maurice Druon -
O MENINO DO DEDO VERDE - Maurice Druon -
Claudio Santos
 
A formiga horripilante[1]
A formiga horripilante[1]A formiga horripilante[1]
A formiga horripilante[1]
Mara Pinto
 
O gato Comilão
O gato ComilãoO gato Comilão
O gato Comilão
eb1igreja
 
A caixa maluca
A caixa malucaA caixa maluca
A caixa maluca
blogs2010
 
A ovelhinha dá me lã - apresentação
A ovelhinha dá me lã - apresentaçãoA ovelhinha dá me lã - apresentação
A ovelhinha dá me lã - apresentação
Fátima Lares Correia
 

Viewers also liked (20)

O ratinho marinheiro
O ratinho marinheiroO ratinho marinheiro
O ratinho marinheiro
 
Rosinha, a Ovelhinha Desobediente - Vovó Mima Badan
Rosinha, a Ovelhinha Desobediente - Vovó Mima BadanRosinha, a Ovelhinha Desobediente - Vovó Mima Badan
Rosinha, a Ovelhinha Desobediente - Vovó Mima Badan
 
Contos e historinhas
Contos e historinhasContos e historinhas
Contos e historinhas
 
História presente diferente
História presente diferenteHistória presente diferente
História presente diferente
 
Historia e memoria (2)
Historia e memoria (2)Historia e memoria (2)
Historia e memoria (2)
 
Um sonho de neve
Um sonho de neveUm sonho de neve
Um sonho de neve
 
O nadadorzinho (1)
O nadadorzinho (1)O nadadorzinho (1)
O nadadorzinho (1)
 
O MENINO DO DEDO VERDE - Maurice Druon -
O MENINO DO DEDO VERDE - Maurice Druon - O MENINO DO DEDO VERDE - Maurice Druon -
O MENINO DO DEDO VERDE - Maurice Druon -
 
A formiga horripilante[1]
A formiga horripilante[1]A formiga horripilante[1]
A formiga horripilante[1]
 
Chico bento roda
Chico bento rodaChico bento roda
Chico bento roda
 
Fábulas de monteiro lobato
Fábulas de monteiro lobatoFábulas de monteiro lobato
Fábulas de monteiro lobato
 
O gato Comilão
O gato ComilãoO gato Comilão
O gato Comilão
 
Segunda prova suely 2012
Segunda prova suely 2012Segunda prova suely 2012
Segunda prova suely 2012
 
A tesoura e sua história
A tesoura e sua históriaA tesoura e sua história
A tesoura e sua história
 
A Joaninha Vaidosa
A Joaninha VaidosaA Joaninha Vaidosa
A Joaninha Vaidosa
 
Sequencia os sete cabritinhos
Sequencia os sete cabritinhosSequencia os sete cabritinhos
Sequencia os sete cabritinhos
 
A caixa maluca
A caixa malucaA caixa maluca
A caixa maluca
 
A ovelhinha dá me lã - apresentação
A ovelhinha dá me lã - apresentaçãoA ovelhinha dá me lã - apresentação
A ovelhinha dá me lã - apresentação
 
A vinda da família real portuguesa ao brasil
A vinda da família real portuguesa ao brasilA vinda da família real portuguesa ao brasil
A vinda da família real portuguesa ao brasil
 
O leão e o ratinho
O leão  e  o ratinhoO leão  e  o ratinho
O leão e o ratinho
 

Similar to A ratinha vaidosa

piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano
piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 anopiadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano
piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano
GustavoPrincipe1
 
Menina Bonita Do LaçO De Fita
Menina Bonita Do LaçO De FitaMenina Bonita Do LaçO De Fita
Menina Bonita Do LaçO De Fita
Paderes
 
Menina Bonita do Laço de Fita
Menina Bonita do Laço de Fita  Menina Bonita do Laço de Fita
Menina Bonita do Laço de Fita
Luciana Carvalho
 
A talentosa caixa de madeira
A talentosa caixa de madeiraA talentosa caixa de madeira
A talentosa caixa de madeira
analuisamelao
 
Artur azevedo a tia aninha
Artur azevedo   a tia aninhaArtur azevedo   a tia aninha
Artur azevedo a tia aninha
Tulipa Zoá
 
O príncipe feliz
O príncipe felizO príncipe feliz
O príncipe feliz
Iva Valente
 
06. Cinderela Autor Hermanos Grimm.pdf
06. Cinderela  Autor Hermanos Grimm.pdf06. Cinderela  Autor Hermanos Grimm.pdf
06. Cinderela Autor Hermanos Grimm.pdf
PauloPereira34163
 

Similar to A ratinha vaidosa (20)

piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano
piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 anopiadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano
piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano piadas 5 ano
 
Branca de neve
Branca de neveBranca de neve
Branca de neve
 
Monteiro lobato -_Sitio_do_Picapau_Amarelo_-_vol_1-_Reinacoes_de_Narizinho
Monteiro lobato -_Sitio_do_Picapau_Amarelo_-_vol_1-_Reinacoes_de_NarizinhoMonteiro lobato -_Sitio_do_Picapau_Amarelo_-_vol_1-_Reinacoes_de_Narizinho
Monteiro lobato -_Sitio_do_Picapau_Amarelo_-_vol_1-_Reinacoes_de_Narizinho
 
Menina bonita do laço de fita Escola Municipal Professora Auxiliadora Paiva
Menina bonita do laço de fita  Escola Municipal Professora Auxiliadora PaivaMenina bonita do laço de fita  Escola Municipal Professora Auxiliadora Paiva
Menina bonita do laço de fita Escola Municipal Professora Auxiliadora Paiva
 
Menina Bonita Do LaçO De Fita
Menina Bonita Do LaçO De FitaMenina Bonita Do LaçO De Fita
Menina Bonita Do LaçO De Fita
 
Menina Bonita do Laço de Fita
Menina Bonita do Laço de Fita  Menina Bonita do Laço de Fita
Menina Bonita do Laço de Fita
 
Menina Bonita do Laço de Fita
Menina Bonita do Laço de FitaMenina Bonita do Laço de Fita
Menina Bonita do Laço de Fita
 
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
 
Cabacinha
CabacinhaCabacinha
Cabacinha
 
A gata borralheira
A gata borralheiraA gata borralheira
A gata borralheira
 
Histórias 4.ºa
Histórias 4.ºaHistórias 4.ºa
Histórias 4.ºa
 
A talentosa caixa de madeira
A talentosa caixa de madeiraA talentosa caixa de madeira
A talentosa caixa de madeira
 
Dona_baratinha_historia.pdf
Dona_baratinha_historia.pdfDona_baratinha_historia.pdf
Dona_baratinha_historia.pdf
 
Artur azevedo a tia aninha
Artur azevedo   a tia aninhaArtur azevedo   a tia aninha
Artur azevedo a tia aninha
 
Monteiro lobato -_Negrinha
Monteiro lobato -_NegrinhaMonteiro lobato -_Negrinha
Monteiro lobato -_Negrinha
 
A mo ca tecela pdf
A mo ca tecela pdfA mo ca tecela pdf
A mo ca tecela pdf
 
Uma Estrela Atrás Da Porta
Uma Estrela Atrás Da PortaUma Estrela Atrás Da Porta
Uma Estrela Atrás Da Porta
 
O príncipe feliz
O príncipe felizO príncipe feliz
O príncipe feliz
 
A galinha dos ovos de ouro
A galinha dos ovos de ouroA galinha dos ovos de ouro
A galinha dos ovos de ouro
 
06. Cinderela Autor Hermanos Grimm.pdf
06. Cinderela  Autor Hermanos Grimm.pdf06. Cinderela  Autor Hermanos Grimm.pdf
06. Cinderela Autor Hermanos Grimm.pdf
 

Recently uploaded

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
PatriciaCaetano18
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
HELENO FAVACHO
 

Recently uploaded (20)

A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
 
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdfConflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxProdução de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 

A ratinha vaidosa

  • 1.
  • 2.
  • 3. Recolheu a moeda e começou a pensar:
  • 4.
  • 5. Quando chegou a casa, cortou a fita em três, e fez um lindo laço para o cabelo, outro para pôr à cinta e outro ainda para pôr na cauda. Assim enfeitada e com o seu bonito vestido estampado, a ratinha vaidosa estava mesmo elegante. — Agora, vou com certeza encontrar um noivo! — disse ela entusiasmada. E, sentando-se à porta de casa, ficou à espera. Ao vê-la tão bonita, e tão alegre, logo se aproximou o primeiro pretendente, um ratinho com um ar bastante simpático.
  • 6. — Gentil ratinha — disse o rato — casarias comigo se eu te pedisse? A ratinha vaidosa olhou-o por cima do ombro e perguntou: — Depende... O que é que farias à noite, quando chegasses do trabalho? O ratinho saltou no ar várias vezes, dando guinchinhos de alegria. A ratinha, ofendida, despediu-o com um gesto de mão. — Que horror! — exclamou. — Não me casaria contigo por nada deste mundo! Lá se foi o ratinho, com o coração destroçado.
  • 7. Pouco depois, aproximou-se um elegante leão a retorcer os bigodes para os mostrar melhor. Ao ver a ratinha, logo o coração se lhe encheu de paixão e, não podendo conter-se, perguntou-lhe: — Formosa ratinha, casarias comigo se eu te pedisse?
  • 8. — Depende — respondeu a ratinha vaidosa. — Que farias à noite, quando chegasses do trabalho? Como resposta, o leão lançou um rugido tão forte, que a ratinha fugiu para casa, fechando-se por dentro, cheia de medo. Pouco depois, espreitando por trás da janela, disse ao leão: — Não faltava mais nada! Morreria de susto logo à primeira vez! Nem pensar! Não me casaria contigo por nada deste mundo! O leão foi-se embora, chorando grossas lágrimas.
  • 9. Por tudo isto, a ratinha ia ficando cada vez mais vaidosa e convencida, à medida que os pedidos de casamento se repetiam. Ainda o leão não tinha desaparecido da vista, logo da casa ao lado surgiu um macaco muito bem vestido que, ao reparar na beleza da vizinha, se atreveu a perguntar, suspirando: - Linda ratinha, casarias comigo se eu te pedisse? - depende — respondeu ela. — Que farias à noite, quando chegasses do trabalho?
  • 10. O macaco pendurou-se logo pela cauda na árvore que estava em frente, e começou a balouçar-se e a pular como se estivesse maluquinho. — Que horror! — exclamou a ratinha vaidosa. — Não deixarias nem um só candeeiro inteiro dentro de casa! Não me casaria contigo, nem que me pagassem! Soltando grandes soluços de tristeza, lá se foi embora o macaco ante a recusa da ratinha vaidosa.
  • 11. Não tinha decorrido um instante quando, de regresso ao seu charco depois de visitar um parente, aconteceu passar diante da casa da nossa ratinha um grande sapo. Quando viu a ratinha, quase lhe saíam os olhos das órbitas. — Mas que bela sois! — disse. — Casaríeis comigo se vos pedisse?
  • 12. A ratinha vaidosa achou muita graça à maneira tão esquisita de falar que o sapo tinha respondeu: - Depende... E o que farias à noite, quando chegasses do trabalho? E logo o sapo desatou a desfiar toda a sua ladainha de "Croac-Croac", quase ensurdecendo a Carochinha e toda a vizinhança. — Basta! Basta! — disse a ratinha, com as mãos nos ouvidos. — Não conseguiria dormir, contigo por perto! Nem por todo o ouro do mundo me casaria contigo! Como os anteriores pretendentes, lá se foi embora o sapo, triste e despeitado.
  • 13. A ratinha já começava a desesperar de vir a conhecer um marido que lhe conviesse, quando se aproximou um perfumado e elegantíssimo gato. — Que vêem os meus olhos? — exclamou o felino, exagerando as mesuras. — A criatura mais ,maravilhosa que jamais se viu sobre a terra! Diz-me, ratinha, casarias comigo se eu te pedisse?
  • 14. A ratinha vaidosa, que ficou perdidamente apaixonada quando ouviu a voz do bichano, desatou a pestanejar, antes de responder: — Isso depende... E que farias tu todas as noites, quando regressasses do trabalho? Não foi preciso pedir duas vezes para o gato logo ali começar a miar uma melodiosa canção de amor, elevando os seus miados quase à lua.
  • 15. O seu canto foi direitinho ao coração da nossa ratinha, que pensou: — Este é que é o marido que eu estava à espera! Que doce voz a sua! Que felizes seremos os dois! E, sem pensar no perigo que corria, deu a sua mão ao gato. — Volta amanhã, e logo nos casaremos! disse. O gato, como já deves ter percebido, estava longe de ter boas intenções pois, como sabes, para os gatos não há melhor prato do que um bom rato. E a ratinha vaidosa, como já dissemos, estava apetitosíssima. E assim chegámos à manhã seguinte, dia aprazado para a singular boda.
  • 16. Toda a vizinhança se reuniu ao Cortejo Nupcial. O ratinho, o leão, o macaco e o sapo, embora muito tristes, foram também apresentar os seus votos de muitas felicidades aos, recém-casados. A noiva estava mais linda que nunca e o noivo não perdia de vista a sua jovem esposa, aguardando, sem dúvida, a ocasião de se encontrar a sós com ela. - Vivam os noivos! — gritavam todos. - E casa-se graças ao belo laço lhe vendi! — explicava o Sr. Barnabé à Sra. Opalina, muito orgulhoso.
  • 17. Quando os risos e o burburinho dos festejos terminaram, o gato e a ratinha vaidosa entraram por fim, na sua nova casa. A ratinha tirou o véu de noiva, e disse para o seu marido: — Agora que já estamos casados, ficas a saber que eu gosto que na minha casa haja ordem e asseio. As horas das refeições são sempre as mesmas e são para se cumprir; não permito que tragas os teus amigos para dentro de casa. Nem admito que me sujem o chão depois de o esfregar. Ah! E a louça será lavada à vez, um dia tu outro dia eu!
  • 18. Claro, meu amorzinho! — disse o gato estendendo os braços para a ratinha. — Mas, agora, não vais dar um beijinho ao teu querido esposo? Ela aproximou-se e ficou logo presa nos fortes braços do gato reparando, finalmente, nos seus afiados dentes que pareciam estar a brilhar. — Até que enfim, valeu a pena esperar! — disse o gato disposto a, logo ali, devorar a ratinha. Mas eis que, de repente, apareceu o ratinho que se tinha escondido debaixo da cama, pois desconfiava de uma traição deste género por parte do gato.
  • 19. E, agarrando na ponta da cauda do pérfido felino, introduziu-a numa tomada eléctrica que estava na parede. O gato soltou um uivo de dor e largou a ratinha! A casa converteu-se num autêntico fogo-de-artifício! Como saltava e miava o gato enquanto o pêlo da cauda se chamuscava e ficava esturricado! O choque eléctrico foi tão grande que o bichano, logo que se soltou, fugiu para nunca mais ninguém o ver.
  • 20. — Aprendi a lição — disse a ratinha vaidosa muito envergonhada. — Gatos e ratos jamais podem conviver em paz uns com os outros. E ainda outra coisa: ser convencida e vaidosa não nos leva a lado nenhum. Muito obrigada, ratinho. — E se agora te perguntasse: "Queres casar comigo?“ — atreveu-se a propor o valente roedor — que responderias? — Que sim! — respondeu a ratinha. — Mesmo que saltasses, rugisses, te pendurasses em árvores ou fizesses "Croac-Croac" a toda a hora ! Sim! Nesse dia, a cidade onde vivia a ratinha vaidosa assistiu ao segundo casamento. E a noiva foi a mesma!
  • 21. Coisas que só acontecem nos Contos!...
  • 22. Adaptado de: CONTOS DE SEMPRE Ilustrações de: AugustiAsenio Edições EDINTER