SlideShare a Scribd company logo
1 of 25
Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Escola Trabalhando  com o Memorial e a PPS
MEMORIAL:  é o relato das experiências vivenciadas durante o estudo do módulo.   PPS  - Pratica Profissional Supervisionada –  é a execução da atividade prática proposta de acordo com cada módulo.
Avaliação   Avaliação é um ato de reflexão, e só tem sentido se inserida no contexto histórico, social, político, territorial e cultural dos sujeitos envolvidos. Não é uma forma de fiscalizar, mas sim, de construir, reconstruir, desconstruir e melhorar. É um trabalho contínuo e apresenta dois instrumentais: o Memorial (0-10) e o PPS – Prática Profissional Supervisionada (0-10).
PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA ►  A PPS pode ser entendida como tudo que é feito pelo cursista dentro do seu ambiente de trabalho e fora, desde o planejamento de uma atividade até a avaliação das atividades práticas executadas pelos mesmos.   ► A PPS é o fazer do cursista, durante a sua prática profissional, como atividades rotineiras até mesmo práticas educativas intencionais.  
►  A PPS é realizada tanto na escola em que o cursista trabalha como em outras instituições e ambientes favoráveis ao enriquecimento das competências exigidas para os técnicos em educação.   ► Essa Prática Profissional também deve ser planejada de acordo com as atividades propostas nos módulos de estudos.
Ex : O técnico em alimentação escolar poderá participar de atividades não simplesmente para enriquecer e diversificar os cardápios de merenda, mas para articulá-los com os projetos desenvolvidos na escola e nas práticas de ensino aprendizagem. Ex : O Técnico em Secretaria Escolar poderá participar da prática de um projeto de organização de arquivo da escola. EX:  Técnicos em Multimeios Didáticos poderá participar da pratica de um projeto para diagnosticar a importância da biblioteca escolar para a aprendizagem.     
  Ex : Na página 26 do Módulo 1 o elaborador sugere uma investigação sobre o projeto político-pedagógico da escola. Essa atividade pode ser planejada para fazer parte da PPS. A partir do conhecimento do projeto político-pedagógico da escola, tutor e cursista podem já pensar em outras atividades para compor a PPS, sugeridas nos módulos ou criadas dialogicamente por elas.    
 
PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA/ESTÁGIO   Os funcionários de Educação, em exercício, desenvolvem atividades que podem ser educativas no seu local de trabalho. Normalmente, executam as tarefas demandadas pelas exigências de cada escola dentro da função a ele destinada pelo seu vínculo empregatício. Embora já desenvolvendo atividades no interior da escola, isto não pode ser considerado uma atividade de estágio supervisionado.
A Prática Pedagógica Supervisionada deverá ser cumprida pelo cursista num total de 300h, assim distribuídas: 100h no Bloco I, fazendo a relação da teoria com a pratica, com módulos comuns a todas as habilitações e  200h no bloco II, pertinentes as habilitações profissionais.  A jornada de atividades da prática, a ser cumprida pelo cursista deverá compatibilizar-se com o horário de trabalho e com o horário da instituição receptora.
Para a sua realização é necessário que o(a) tutor(a)  credenciado do curso, de cada habilitação e turma, juntamente com o cursista construa um Plano de Trabalho de formação específica de modo a contemplar as novas exigências de capacitação e aprendizagens dos cursistas.
Durante a realização da prática, espera-se que possam vivenciar e integrar elementos teóricos e práticos sob a supervisão do tutor credenciado, de modo a superar as atividades cotidianas, qualificando-as e inserindo-as num outro patamar de compreensão de seu pensar e fazer no interior da escola.
A Prática Pedagógica Supervisionada somente poderá realizar-se em instituições que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha da formação e da capacitação ao cursista.  As atividades rotineiras já praticadas, sistematizadas em plano de atividades e previamente autorizadas pela coordenação pedagógica, no interior da escola constituem-se de estágio.
Este aproveitamento em serviço poderá ser de até 2h diárias, com consentimento e critérios da coordenação de estágio/tutores e a direção da instituição de lotação do cursista. Para a realização da Prática Pedagógica, após orientação do tutor o cursista deve elaborar um plano de trabalho a ser organizado, executado e avaliado, de maneira a distribuir a carga horária: 100% na escola (educação básica) e ou instituição vinculada de origem do cursista, em horário de trabalho ou inverso, da lotação do mesmo, quando necessário. Cronograma de atividades
Para que a Prática Pedagógica Supervisionada aconteça, será necessária que haja a celebração de um compromisso, por meio de um termo elaborado pela coordenação estadual e assinado pela coordenação do município, direção da escola/instituição de lotação e tutor(a).  Após a assinatura do termo de compromisso, a direção da escola receptora, o tutor e cursista são responsáveis pelo pleno desenvolvimento do estágio, condições necessárias para a certificação.  
INSTRUMENTOS QUE COMPÕE A PPS   Termo de compromisso  e aceite do (a) cursista (assinado pelo diretor da Instituição)  Ficha de acompanhamento da PPS  Plano de Trabalho  (Diagnóstico)
Ficha de avaliação  do Diagnóstico  Ficha de acompanhamento  das atividades Diário de campo (anotações cotidianas em caderneta)  Plano de Diretrizes para Elaboração  do Plano de Trabalho, Diagnóstico e  Relatório Final (Execução  do Projeto de trabalho/intervenção com atividades  praticas propostas  na escola  em que o cursista  trabalha)  
OBJETIVOS DA PPS – Prática Profissional Supervisionada   -  A Prática Profissional Supervisionada oportuniza ao cursista  compreender a sua profissão e a necessidade dela para o contexto onde está inserido:   - Aplicar na prática os conhecimentos teóricos apreendidos no curso; - Avaliar a possibilidade de sugerir mudanças no desenvolvimento escolar;  -Testar suas habilidades;
- Experimentar a resolução de problemas assistidamente e com uma responsabilidade limitada; - Refletir para perceber como é sua prática e como será a partir de uma nova visão teórica e prática de trabalho. - Desenvolver com eficácia suas atividades dentro do que orienta o Projeto Político Pedagógico da escola em relação à comunidade escolar e os demais cidadãos. -Praticar o exercício da cidadania.
PPS - BLOCO I  Fase teórica, comum a todas as habilitações na qual o cursista conhecerá a teoria que lhes proporcionará  conhecerem a escola por meio da: História da educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Literatura e os demais conteúdos que facilitam a inserção no ambiente escolar.
Nesta primeira fase justifica-se a observação da prática, ou seja, serão destinadas  100h  (cem horas), para que tutor e cursistas possam trabalhar no ambiente escolar com a teoria apreendida nos módulos.  Utilizando a Metodologia da observação participante e não participante.
Quando o observador  é participante, faz parte da situação e nela desempenha uma função , um papel, como por exemplo um professor que observa a reação dos alunos durante as aulas.    Quando o observador aparece como um elemento que vê de fora, um estranho, uma pessoa que não está envolvido na situação e nela desempenha uma função, um papel, como por exemplo: um professor que interessado em conhecer o comportamento dos alunos, e os observa no recreio de uma janela.
O documento final da PPS/100h da primeira fase (pedagógica),  será um diagnóstico da escola e do setor em que o cursista trabalha, feito pelo  mesmo sob a orientação da tutora, o qual  terá nota de 0,0 a 10,0, a mesma será somada com a nota do relatório da PPS/200h da segunda fase (profissionalizante) de 0,0 a 10,0 dividido por 2 (dois).
Metodologia:  O Plano de Trabalho deve ser feito um para cada fase, compreendendo dois momentos. O primeiro contemplará a fase de diagnóstico da escola, no qual o (a) cursista deverá propor atividades que lhe proporcionará conhecer todos os ambientes da escola e seus funcionamentos, seus responsáveis, horários de atendimentos e atribuições de cada um, dentro do contexto escolar e pontos positivos e negativos dos mesmos, sempre enfatizando o seu setor de trabalho.
Trabalhando com o projeto

More Related Content

What's hot

Formação continuada de professores.
Formação continuada de professores.Formação continuada de professores.
Formação continuada de professores.Magda Marques
 
Organização do trabalho pedagógico
Organização do trabalho pedagógicoOrganização do trabalho pedagógico
Organização do trabalho pedagógicoMagda Marques
 
Pauta reunião da EJA
Pauta reunião da EJAPauta reunião da EJA
Pauta reunião da EJAJeca Tatu
 
Educação e Sociedade
Educação e SociedadeEducação e Sociedade
Educação e Sociedadeliclau
 
PLANO DE AÇÃO 2022MAURILIOEDITÁVEL.docx
PLANO DE AÇÃO 2022MAURILIOEDITÁVEL.docxPLANO DE AÇÃO 2022MAURILIOEDITÁVEL.docx
PLANO DE AÇÃO 2022MAURILIOEDITÁVEL.docxMAURLIOMARQUESPEREIR
 
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianosGestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianosUlisses Vakirtzis
 
Formação de professor
Formação de professorFormação de professor
Formação de professorcarmemlima
 
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...Antônio Fernandes
 
Gestão democrática na escola pública
Gestão democrática na escola públicaGestão democrática na escola pública
Gestão democrática na escola públicaUlisses Vakirtzis
 
Plano de ação gestão 2016 2019
Plano de ação gestão 2016 2019Plano de ação gestão 2016 2019
Plano de ação gestão 2016 2019Lindomar Oliveira
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFábio Ribeiro Silva
 
Educação no brasil
Educação no brasilEducação no brasil
Educação no brasilDeyved3
 
Slides educacao inclusiva-e_educacao_especial
Slides educacao inclusiva-e_educacao_especialSlides educacao inclusiva-e_educacao_especial
Slides educacao inclusiva-e_educacao_especialDirce Cristiane Camilotti
 
Filosofia e educação
Filosofia e educaçãoFilosofia e educação
Filosofia e educaçãoPeedagogia
 
FORMAÇÃO EM AÇÕES PROTAGONISTAS - ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES, EQUIPES ESCOLAR...
FORMAÇÃO EM AÇÕES PROTAGONISTAS - ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES, EQUIPES ESCOLAR...FORMAÇÃO EM AÇÕES PROTAGONISTAS - ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES, EQUIPES ESCOLAR...
FORMAÇÃO EM AÇÕES PROTAGONISTAS - ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES, EQUIPES ESCOLAR...ErlissonPinheiro
 

What's hot (20)

Formação continuada de professores.
Formação continuada de professores.Formação continuada de professores.
Formação continuada de professores.
 
Planejamento Pedagógico
Planejamento PedagógicoPlanejamento Pedagógico
Planejamento Pedagógico
 
Organização do trabalho pedagógico
Organização do trabalho pedagógicoOrganização do trabalho pedagógico
Organização do trabalho pedagógico
 
Pauta reunião da EJA
Pauta reunião da EJAPauta reunião da EJA
Pauta reunião da EJA
 
O que é inclusão escolar
O que é inclusão escolarO que é inclusão escolar
O que é inclusão escolar
 
Educação e Sociedade
Educação e SociedadeEducação e Sociedade
Educação e Sociedade
 
Relatório de visita técnica
Relatório de visita técnica Relatório de visita técnica
Relatório de visita técnica
 
PLANO DE AÇÃO 2022MAURILIOEDITÁVEL.docx
PLANO DE AÇÃO 2022MAURILIOEDITÁVEL.docxPLANO DE AÇÃO 2022MAURILIOEDITÁVEL.docx
PLANO DE AÇÃO 2022MAURILIOEDITÁVEL.docx
 
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianosGestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
 
Plano gestão 2015 2018
Plano gestão 2015  2018Plano gestão 2015  2018
Plano gestão 2015 2018
 
Formação de professor
Formação de professorFormação de professor
Formação de professor
 
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
 
Gestão democrática na escola pública
Gestão democrática na escola públicaGestão democrática na escola pública
Gestão democrática na escola pública
 
Plano de ação gestão 2016 2019
Plano de ação gestão 2016 2019Plano de ação gestão 2016 2019
Plano de ação gestão 2016 2019
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
 
Slide história da educação - pdf
Slide   história da educação - pdfSlide   história da educação - pdf
Slide história da educação - pdf
 
Educação no brasil
Educação no brasilEducação no brasil
Educação no brasil
 
Slides educacao inclusiva-e_educacao_especial
Slides educacao inclusiva-e_educacao_especialSlides educacao inclusiva-e_educacao_especial
Slides educacao inclusiva-e_educacao_especial
 
Filosofia e educação
Filosofia e educaçãoFilosofia e educação
Filosofia e educação
 
FORMAÇÃO EM AÇÕES PROTAGONISTAS - ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES, EQUIPES ESCOLAR...
FORMAÇÃO EM AÇÕES PROTAGONISTAS - ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES, EQUIPES ESCOLAR...FORMAÇÃO EM AÇÕES PROTAGONISTAS - ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES, EQUIPES ESCOLAR...
FORMAÇÃO EM AÇÕES PROTAGONISTAS - ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES, EQUIPES ESCOLAR...
 

Similar to Pratica Profissional Supervisionada

Slide da Web - Estágio Curricular Supervisionado de Áreas Específicas - Prof....
Slide da Web - Estágio Curricular Supervisionado de Áreas Específicas - Prof....Slide da Web - Estágio Curricular Supervisionado de Áreas Específicas - Prof....
Slide da Web - Estágio Curricular Supervisionado de Áreas Específicas - Prof....ValquiriaFernandesOl2
 
Aula 2 estágio orientado i orientações
Aula 2 estágio orientado i   orientaçõesAula 2 estágio orientado i   orientações
Aula 2 estágio orientado i orientaçõesLadyNanda
 
Projeto pps- caderno 01
Projeto pps- caderno 01Projeto pps- caderno 01
Projeto pps- caderno 01Ðouglas Rocha
 
Projeto pps- caderno 01
Projeto pps- caderno 01Projeto pps- caderno 01
Projeto pps- caderno 01Ðouglas Rocha
 
Gestão escolar i papel do pcp
Gestão escolar i   papel do pcpGestão escolar i   papel do pcp
Gestão escolar i papel do pcpValdir Almeida
 
Adaptacoes curriculares de_pequeno_porte
Adaptacoes curriculares de_pequeno_porteAdaptacoes curriculares de_pequeno_porte
Adaptacoes curriculares de_pequeno_porte*Ü*PEDAGOARTE *Ü*
 
Análise do artigo_científico
Análise do artigo_científicoAnálise do artigo_científico
Análise do artigo_científicolislieribeiro
 
Parecer orientativo 2011_sala do educador
Parecer orientativo 2011_sala do educadorParecer orientativo 2011_sala do educador
Parecer orientativo 2011_sala do educadorescolamuller
 
Parecer orientativo 2011 último
Parecer orientativo 2011   últimoParecer orientativo 2011   último
Parecer orientativo 2011 últimoCoordPedPoloBG
 

Similar to Pratica Profissional Supervisionada (20)

Manual de estágio em educação infantil
Manual de estágio em educação infantilManual de estágio em educação infantil
Manual de estágio em educação infantil
 
Slide da Web - Estágio Curricular Supervisionado de Áreas Específicas - Prof....
Slide da Web - Estágio Curricular Supervisionado de Áreas Específicas - Prof....Slide da Web - Estágio Curricular Supervisionado de Áreas Específicas - Prof....
Slide da Web - Estágio Curricular Supervisionado de Áreas Específicas - Prof....
 
Peid
PeidPeid
Peid
 
Projeto pps-luciene
Projeto pps-lucieneProjeto pps-luciene
Projeto pps-luciene
 
734 (3).pdf
734 (3).pdf734 (3).pdf
734 (3).pdf
 
734.pdf
734.pdf734.pdf
734.pdf
 
Aula 2 estágio orientado i orientações
Aula 2 estágio orientado i   orientaçõesAula 2 estágio orientado i   orientações
Aula 2 estágio orientado i orientações
 
Texto 1 ewerton1
Texto 1 ewerton1Texto 1 ewerton1
Texto 1 ewerton1
 
Projeto pps- caderno 01
Projeto pps- caderno 01Projeto pps- caderno 01
Projeto pps- caderno 01
 
Projeto pps- caderno 01
Projeto pps- caderno 01Projeto pps- caderno 01
Projeto pps- caderno 01
 
Gestão escolar i papel do pcp
Gestão escolar i   papel do pcpGestão escolar i   papel do pcp
Gestão escolar i papel do pcp
 
Manual do estagio utramig
Manual do estagio utramigManual do estagio utramig
Manual do estagio utramig
 
Nilvânia Estagio 03.doc
Nilvânia Estagio 03.docNilvânia Estagio 03.doc
Nilvânia Estagio 03.doc
 
O planejamento escolar
O planejamento escolarO planejamento escolar
O planejamento escolar
 
Apresentacao Eixo 8
Apresentacao Eixo 8Apresentacao Eixo 8
Apresentacao Eixo 8
 
Adaptação curricular de pequeno porte
Adaptação curricular de pequeno porteAdaptação curricular de pequeno porte
Adaptação curricular de pequeno porte
 
Adaptacoes curriculares de_pequeno_porte
Adaptacoes curriculares de_pequeno_porteAdaptacoes curriculares de_pequeno_porte
Adaptacoes curriculares de_pequeno_porte
 
Análise do artigo_científico
Análise do artigo_científicoAnálise do artigo_científico
Análise do artigo_científico
 
Parecer orientativo 2011_sala do educador
Parecer orientativo 2011_sala do educadorParecer orientativo 2011_sala do educador
Parecer orientativo 2011_sala do educador
 
Parecer orientativo 2011 último
Parecer orientativo 2011   últimoParecer orientativo 2011   último
Parecer orientativo 2011 último
 

Recently uploaded

PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...AndreaCavalcante14
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º anoRachel Facundo
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfRavenaSales1
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxedelon1
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxReinaldoMuller1
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffNarlaAquino
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 

Recently uploaded (20)

PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
Modelo de Plano Plano semanal Educação Infantil 5 anossemanal Educação Infant...
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptxSlide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
Slide - EBD ADEB 2024 Licao 02 2Trim.pptx
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 

Pratica Profissional Supervisionada

  • 1. Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Escola Trabalhando com o Memorial e a PPS
  • 2. MEMORIAL: é o relato das experiências vivenciadas durante o estudo do módulo.   PPS - Pratica Profissional Supervisionada – é a execução da atividade prática proposta de acordo com cada módulo.
  • 3. Avaliação Avaliação é um ato de reflexão, e só tem sentido se inserida no contexto histórico, social, político, territorial e cultural dos sujeitos envolvidos. Não é uma forma de fiscalizar, mas sim, de construir, reconstruir, desconstruir e melhorar. É um trabalho contínuo e apresenta dois instrumentais: o Memorial (0-10) e o PPS – Prática Profissional Supervisionada (0-10).
  • 4. PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA ► A PPS pode ser entendida como tudo que é feito pelo cursista dentro do seu ambiente de trabalho e fora, desde o planejamento de uma atividade até a avaliação das atividades práticas executadas pelos mesmos.   ► A PPS é o fazer do cursista, durante a sua prática profissional, como atividades rotineiras até mesmo práticas educativas intencionais.  
  • 5. ► A PPS é realizada tanto na escola em que o cursista trabalha como em outras instituições e ambientes favoráveis ao enriquecimento das competências exigidas para os técnicos em educação.   ► Essa Prática Profissional também deve ser planejada de acordo com as atividades propostas nos módulos de estudos.
  • 6. Ex : O técnico em alimentação escolar poderá participar de atividades não simplesmente para enriquecer e diversificar os cardápios de merenda, mas para articulá-los com os projetos desenvolvidos na escola e nas práticas de ensino aprendizagem. Ex : O Técnico em Secretaria Escolar poderá participar da prática de um projeto de organização de arquivo da escola. EX: Técnicos em Multimeios Didáticos poderá participar da pratica de um projeto para diagnosticar a importância da biblioteca escolar para a aprendizagem.    
  • 7. Ex : Na página 26 do Módulo 1 o elaborador sugere uma investigação sobre o projeto político-pedagógico da escola. Essa atividade pode ser planejada para fazer parte da PPS. A partir do conhecimento do projeto político-pedagógico da escola, tutor e cursista podem já pensar em outras atividades para compor a PPS, sugeridas nos módulos ou criadas dialogicamente por elas.    
  • 8.  
  • 9. PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA/ESTÁGIO   Os funcionários de Educação, em exercício, desenvolvem atividades que podem ser educativas no seu local de trabalho. Normalmente, executam as tarefas demandadas pelas exigências de cada escola dentro da função a ele destinada pelo seu vínculo empregatício. Embora já desenvolvendo atividades no interior da escola, isto não pode ser considerado uma atividade de estágio supervisionado.
  • 10. A Prática Pedagógica Supervisionada deverá ser cumprida pelo cursista num total de 300h, assim distribuídas: 100h no Bloco I, fazendo a relação da teoria com a pratica, com módulos comuns a todas as habilitações e 200h no bloco II, pertinentes as habilitações profissionais. A jornada de atividades da prática, a ser cumprida pelo cursista deverá compatibilizar-se com o horário de trabalho e com o horário da instituição receptora.
  • 11. Para a sua realização é necessário que o(a) tutor(a) credenciado do curso, de cada habilitação e turma, juntamente com o cursista construa um Plano de Trabalho de formação específica de modo a contemplar as novas exigências de capacitação e aprendizagens dos cursistas.
  • 12. Durante a realização da prática, espera-se que possam vivenciar e integrar elementos teóricos e práticos sob a supervisão do tutor credenciado, de modo a superar as atividades cotidianas, qualificando-as e inserindo-as num outro patamar de compreensão de seu pensar e fazer no interior da escola.
  • 13. A Prática Pedagógica Supervisionada somente poderá realizar-se em instituições que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha da formação e da capacitação ao cursista. As atividades rotineiras já praticadas, sistematizadas em plano de atividades e previamente autorizadas pela coordenação pedagógica, no interior da escola constituem-se de estágio.
  • 14. Este aproveitamento em serviço poderá ser de até 2h diárias, com consentimento e critérios da coordenação de estágio/tutores e a direção da instituição de lotação do cursista. Para a realização da Prática Pedagógica, após orientação do tutor o cursista deve elaborar um plano de trabalho a ser organizado, executado e avaliado, de maneira a distribuir a carga horária: 100% na escola (educação básica) e ou instituição vinculada de origem do cursista, em horário de trabalho ou inverso, da lotação do mesmo, quando necessário. Cronograma de atividades
  • 15. Para que a Prática Pedagógica Supervisionada aconteça, será necessária que haja a celebração de um compromisso, por meio de um termo elaborado pela coordenação estadual e assinado pela coordenação do município, direção da escola/instituição de lotação e tutor(a). Após a assinatura do termo de compromisso, a direção da escola receptora, o tutor e cursista são responsáveis pelo pleno desenvolvimento do estágio, condições necessárias para a certificação.  
  • 16. INSTRUMENTOS QUE COMPÕE A PPS   Termo de compromisso e aceite do (a) cursista (assinado pelo diretor da Instituição) Ficha de acompanhamento da PPS Plano de Trabalho (Diagnóstico)
  • 17. Ficha de avaliação do Diagnóstico Ficha de acompanhamento das atividades Diário de campo (anotações cotidianas em caderneta) Plano de Diretrizes para Elaboração do Plano de Trabalho, Diagnóstico e Relatório Final (Execução do Projeto de trabalho/intervenção com atividades praticas propostas na escola em que o cursista trabalha)  
  • 18. OBJETIVOS DA PPS – Prática Profissional Supervisionada   - A Prática Profissional Supervisionada oportuniza ao cursista compreender a sua profissão e a necessidade dela para o contexto onde está inserido:   - Aplicar na prática os conhecimentos teóricos apreendidos no curso; - Avaliar a possibilidade de sugerir mudanças no desenvolvimento escolar; -Testar suas habilidades;
  • 19. - Experimentar a resolução de problemas assistidamente e com uma responsabilidade limitada; - Refletir para perceber como é sua prática e como será a partir de uma nova visão teórica e prática de trabalho. - Desenvolver com eficácia suas atividades dentro do que orienta o Projeto Político Pedagógico da escola em relação à comunidade escolar e os demais cidadãos. -Praticar o exercício da cidadania.
  • 20. PPS - BLOCO I Fase teórica, comum a todas as habilitações na qual o cursista conhecerá a teoria que lhes proporcionará conhecerem a escola por meio da: História da educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Literatura e os demais conteúdos que facilitam a inserção no ambiente escolar.
  • 21. Nesta primeira fase justifica-se a observação da prática, ou seja, serão destinadas 100h (cem horas), para que tutor e cursistas possam trabalhar no ambiente escolar com a teoria apreendida nos módulos. Utilizando a Metodologia da observação participante e não participante.
  • 22. Quando o observador é participante, faz parte da situação e nela desempenha uma função , um papel, como por exemplo um professor que observa a reação dos alunos durante as aulas.   Quando o observador aparece como um elemento que vê de fora, um estranho, uma pessoa que não está envolvido na situação e nela desempenha uma função, um papel, como por exemplo: um professor que interessado em conhecer o comportamento dos alunos, e os observa no recreio de uma janela.
  • 23. O documento final da PPS/100h da primeira fase (pedagógica), será um diagnóstico da escola e do setor em que o cursista trabalha, feito pelo mesmo sob a orientação da tutora, o qual terá nota de 0,0 a 10,0, a mesma será somada com a nota do relatório da PPS/200h da segunda fase (profissionalizante) de 0,0 a 10,0 dividido por 2 (dois).
  • 24. Metodologia: O Plano de Trabalho deve ser feito um para cada fase, compreendendo dois momentos. O primeiro contemplará a fase de diagnóstico da escola, no qual o (a) cursista deverá propor atividades que lhe proporcionará conhecer todos os ambientes da escola e seus funcionamentos, seus responsáveis, horários de atendimentos e atribuições de cada um, dentro do contexto escolar e pontos positivos e negativos dos mesmos, sempre enfatizando o seu setor de trabalho.
  • 25. Trabalhando com o projeto