Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

As fronteiras naturais do Brasil

9,469 views

Published on

Published in: Education
  • If you need your papers to be written and if you are not that kind of person who likes to do researches and analyze something - you should definitely contact these guys! They are awesome ⇒⇒⇒WRITE-MY-PAPER.net ⇐⇐⇐
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • My struggles with my dissertation were long gone since the day I contacted Emily for my dissertation help. Great assistance by guys from ⇒⇒⇒WRITE-MY-PAPER.net ⇐⇐⇐
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Did u try to use external powers for studying? Like ⇒ www.HelpWriting.net ⇐ ? They helped me a lot once.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

As fronteiras naturais do Brasil

  1. 1. As FronteirasNaturais do Brasil Biomas e Domínios Morfoclimáticos
  2. 2. Introdução O Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta. Foi o primeiro signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), e é considerada megabiodiverso – país que reúne ao menos 70% das espécies vegetais e animais do planeta – CI (Conversation International). Com tantas riquezas naturais e grande extensão territorial, o Brasil apresenta diversos aspectos. Que constituem nossas fronteiras naturais. Podemos considerar essas fronteiras segundo dois critérios diferentes: os domínios morfoclimáticos e os biomas. Os domínios morfoclimáticos são uma região onde o clima e o relevo são iguais, como o próprio nome já diz onde esse clima é o domínio. Os biomas são como um conjunto de ecossistemas com um tipo de vegetação em evidência em principal.
  3. 3. Domínios Morfoclimáticos Os Domínios Morfoclimáticos se baseiam nos diferentes tipos de relevos que são resultantes do clima atual e do passado bem como na cobertura vegetal e nos tipos de solo. Os mesmos são definidos a partir das características climáticas, botânicas, hidrográficas entre outras. Devido à extensão territorial do Brasil ser muito grande, vamos encontrar muitos domínios muito diferenciados uns do outros. Esta classificação feita, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber (1970), dividiu o Brasil em seis domínios. São eles: Domínio amazônico, terras baixas e florestas equatoriais; Domínio dos Mares de Morros, áreas mamelonares tropical- atlânticas florestadas; Domínio do Cerrado, chapadões tropicais interiores com cerrados e matas de galeria; Domínio da Caatinga, depressões Inter montanas e interplanáticas semiáridas; Domínio da Araucária, planalto subtropicais com araucárias; Domínio das Pradarias, coxilhas subtropicais com pradarias mistas.
  4. 4.  Os domínios morfoclimáticoas são formados por fatores naturais e, portanto não possuem fronteiras exatas. Entre elas há áreas de transição, com características comuns aos domínios que separam. Em um domínio, podemos reconhecer um bioma predominante, biomas secundários e vários ecossistemas. Por exemplo, no domínio do cerrado, há o predomínio do bioma savânico (cerrado), terrestre, mas aparecem outros biomas, como a caatinga, e ecossistemas, como as matas de galeria ou ciliares. Podemos dizer também que a expressão domínio do cerrado é mais ampla do que bioma do cerrado, pois esta se refere a um bioma terrestre e primeira pode incluir espécies de água doce.
  5. 5. BiomasPodemos definir bioma como um conjuntode ecossistemas que funcionam de formaestável. Um bioma é caracterizado porum tipo principal de vegetação (nummesmo bioma podem existir diversostipos de vegetação). Os seres vivos deum bioma vivem de forma adaptada ascondições da natureza (vegetação, chuva,umidade, calor, etc) existentes. Osbiomas brasileiros caracterizam-se, nogeral, por uma grande diversidade deanimais e vegetais ou seja pelabiodiversidade. Em outras palavras, umbioma é formado por todos os seres vivosde uma determinada região, cujavegetação tem bastante similaridade econtinuidade, com um clima mais oumenos uniforme, tendo uma históriacomum em sua formação. Por isso tudosua diversidade biológica também é muitoparecida.
  6. 6. Biomas BrasileirosDevido à sua dimensão continental e a grande variaçãogeomorfológica e climática, o Brasil abriga sete biomas, três regiõesde transição, 49 ecos-região e incalculáveis ecossistemas.Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos,florestas pluviais, subtropicais ou temperadas,bioma mediterrâneo,prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas,desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas edesertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinamcaracterísticas de dois ou mais biomas.Os biomas podem, ainda, ser divididos em biomas aquáticos do qualfazem parte a plataforma continental, recifes de coral, zonasoceânicas, praias e dunas; e biomas terrestres. Os biomas terrestressão constituídos por basicamente três grupos de seres: os produtores(vegetais), os consumidores (animais) e os decompositores(fungos, bactérias). Aqui, de forma muito simples, vamos apenas listarseis dos sete grandes biomas que compõem o território brasileiro. Háquem fale em oito, com a inclusão do território brasileiro na Antártida.Porém, vamos ficar com os oficiais.
  7. 7. Biomas Brasileiros Área Aproximada (km²) Área Total Br Bioma Amazônica 4.196.943 49,29% Bioma Cerrado 2.036.448 23,92% Bioma Mata Atlântica 1.110.182 13,04% Bioma Caatinga 844.453 9,92% Bioma Pampa 176.496 2,07% Bioma Pantanal 150.355 1,76% Área Total Brasil 8.514.877 Fonte: http://www.ibge.com.br/home/presidenciaTemos também o bioma costeiro que são os manguezais, costõesrochosos, dunas e restingas. Costões rochosos são ambientes costeirosque, como o próprio nome diz, estão localizados em rochas a beira mar,existem por quase todo o litoral brasileiro.Os biomas brasileiros abrangem várias ecrregiõese são assimclassificadas:
  8. 8. 1- Amazônia: “Pulmão do Mundo”, “Planeta Água”, “Inferno Verde”, sãoalguns dos apelidos mundialmente conhecidos a respeito da Amazônia.Está sempre em evidência em qualquer ponto da aldeia globalizada.Interessa a todos. Uma das últimas regiões do planeta que ainda seduzempela exuberância de uma natureza primitiva, hoje absolutamenteameaçada por sua devastação. A Amazônia guarda a maior diversidadebiológica do planeta – região mega-diversa - e escoa 20% de toda águadoce da face da Terra. Seu início se deu há 12 milhões de anos atrás,quando os Andes se elevaram e fecharam a saída das águas para oPacífico. Formou-se um fantástico Pantanal, quase um mar de água doce,coberto só por águas. Depois, com tantos sedimentos, a crosta terrestretornou emergir e, aos poucos, formou-se o que é hoje a Amazônia. A áreadesmatada da Amazônia já atinge 16,3% de sua totalidade.
  9. 9. 2 -Caatinga: Há aproximadamente 260 milhões de anos, toda regiãoonde hoje está o semi-árido foi fundo de mar, mas o bioma caatinga émuito recente. Há apenas dez mil anos atrás era uma imensa florestatropical, como a Amazônia. Para conhecer bem esse bioma do semi-árido brasileiro, basta fazer uma visita ao Sítio Arqueológico da Serrada Capivara, no sul do Piauí. Ali estão os painéis rupestres, comdesenhos de preguiças enormes, aves gigantescas, tigres-dente-de-sabre, cavalos selvagens e tantos outros. Com o fim da era glacial, hádez mil anos atrás, também acabou a floresta tropical. Ficou o que éhoje a nossa Caatinga. A Caatinga é muito rica em biodiversidade, tanto vegetal quantoanimal, sobretudo de insetos. É por isso que o sul do Piauí, porexemplo, é muito favorável à criação de abelhas. Nos períodos semchuva, cerca de 8 meses por ano, ela “adormece” e suas folhas caem.Depois, com a primeira chuva, ela como que ressuscita. É a essalógica que seus habitantes têm que se adaptar. Portanto, aqueles queainda acham essa região inviável, ou a têm como um deserto,demonstram um profundo desconhecimento da realidade brasileira.
  10. 10. 3– Cerrado: O Cerrado é o mais antigo bioma brasileiro. Fala-se que sua idade é de aproximadamente 65 milhões de anos. É tão velho que 70% de sua biomassa está dentro da terra. Por isso, se diz que é uma “floresta de cabeça para baixo”. Por isso, para alguns especialistas, o Cerrado não permite qualquer revitalização. Uma vez devastado, devastado para sempre. O Cerrado é ainda a grande caixa d’água brasileira. É do Planalto Central que se alimentam bacias hidrográficas que correm para o sul, para o norte, para o oeste e para o leste. O Cerrado guarda ainda uma fantástica biodiversidade, porém, 57% do Cerrado já foram totalmente devastados e a metade do que resta já está muito danificada. Sua devastação é muito veloz, chegando a três milhões de hectares por ano. A partir da década de 70, sob o embalo do regime militar, essa foi a grande fronteira agrícola para criação de gado e depois para o plantio de soja. A devastação de sua cobertura vegetal está comprometendo suas nascentes, rios e riachos. Um rio como o São Francisco tem 80% de suas águas com origem no Cerrado. Hoje se fala que é necessário uma moratória para se preservar o que resta do Cerrado.
  11. 11. 4 - Mata Atlântica: Já foi a grande floresta costeira brasileira. Ia do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Em alguns lugares adentrava o continente, como no Paraná, onde ocupava 98% do território Paranaense. Era também o mais rico bioma brasileiro em biodiversidade. Ainda é em termos de Km². Hoje é o mais devastado de nossos biomas. Restam aproximadamente 7% de sua cobertura vegetal. São manchas isoladas, muitas vezes sem comunicação entre si. Há quem fale em apenas 5%.A Mata Atlântica é o exemplo mais contundente do modelo desenvolvimento predatório desse país. Foi ao longo dele que se saqueou o pau Brasil e depois se instalaram os canaviais, tantas outras monoculturas, além do complexo industrial. Quem vive onde já foi esse bioma muitas vezes nem conhece seus vestígios, tamanha sua devastação. Aproximadamente 70% da população brasileira vivem na área desse bioma, perto de 120 milhões de pessoas. Por mais prejudicado que esteja, é desse bioma que essa população depende para beber água e ter um clima ainda ameno.
  12. 12. 5 – Pantanal: Pantanal sugere animais, rios, peixes, matas e qualquer coisa ainda parecida com o Paraíso.É um bioma geologicamente novo. O leito do rio Paraguai ainda está em formação. “O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e apresenta uma das maiores concentrações de vida silvestre da Terra. Situado no coração da América do Sul, o Pantanal se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai com uma área total de 210,000 km2. Aproximadamente 70% de sua extensão encontra-se em território brasileiro, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”. No Brasil o Pantanal ocupa 150.355 Km², ou seja, 1,76% do nosso território. Há opinião que 80% do Pantanal encontra-se bem conservado. Entretanto, as queimadas, a derrubada das árvores, o assoreamento dos rios ameaçam sua existência. As últimas reportagens de TVs falam da intensa evaporação de suas águas e o risco de tornar-se um deserto. O que mais ameaça e agride esse bioma são as pastagens, queimadas e as entradas do agronegócio. O desafio é manter suas características e também manter sua população em condições dignas de vida.
  13. 13. 6 – Pampa ou Campos Sulinos: O Pampa gaúcho é bastante diferente dos demais biomas brasileiros. Dominado por gramíneas, com poucas árvores, sempre foi considerado mais apropriado para a criação do gado. Sua biodiversidade havia sido ignorada por quase trezentos anos. Foi a porta de entrada para o gado através da região sul. A outra foi pelo vale do São Francisco, através dos currais de gado.O único estado brasileiro com esse bioma é o Rio Grande do Sul. Ocupa 63% do território do Rio Grande. Ele também se estende pelo Uruguai e Argentina.Agora o Pampa sofre uma ameaça muito mais grave: a introdução do monocultivo, Pinus e Eucaliptos. Mais uma vez portanto, se propõe um tipo de desenvolvimento econômico inadequado às características de um bioma.
  14. 14. 7 – Biomas Costeiros: O bioma Costeiro é a reunião destesecossistemas que existem ao longo do litoral. São manguezais,restingas, dunas, praias, ilhas, costões rochosos, baías, brejos erecifes de corais, entre outros.Como os ecossistemas ocorrem em toda costa brasileira, ascaracterísticas do bioma costeiro variam muito de um lugar paraoutro: em algumas regiões predominam algumas espécies vegetais,animais e determinados aspectos físicos.Não é possível então falar de características comuns de fauna,vegetação, solo, relevo e clima.
  15. 15. DomíniosMorfoclimáticos
  16. 16. Domínio dos Mares de MorrosLocalização: Acompanha a faixa litorânea do Brasil, do nordeste até o sul do país, obtendo uma área total de aproximadamente 1.000.000 km².Clima: Tropical quente, com uma estação seca e outra chuvosa.Hidrografia: Seus rios são muito importantes pelo grande potencial hidroelétrico.Vegetação: Predomina a Mata Atlântica que está muito devastada. Também apresentam campos e cerrados. Solos férteis.Relevos: Morros arredondados que resultam da alternância de períodos de seca e de chuva.
  17. 17. Domínio das AraucáriasLocalização: Encontrado desde o sul paulista até o norte gaúcho, o domínio das araucárias ocupa uma área de 400.00 km².Clima:. Subtropical.Hidrografia: Rios importantes para a navegação e para a geração de eletricidade.Vegetação: Floresta dos Pinhais ou de Araucária a qual está muito devastada. Solos Férteis.Relevo: Predomina os Planaltos.
  18. 18. Domínio da CaatingaLocalização: Situado no nordeste brasileiro, o domínio morfoclimático das caatingas abrange em seu território a região dos polígonos das secas. Com uma extensão de aproximadamente 850.000 km², este domínio inclui o Estado do Ceará e partes dos Estados da Bahia, de Sergipe , de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Piauí.Clima: Semi-Árido quente, com chuvas escassas e mal distribuídas.Hidrografia: Rios temporários.Vegetação: Arbustos espinhentos e cactos além de árvores que perdem suas folhas nas secas.Solo: Rico em minerais e pobres em matérias orgânicas.Relevos: Chapadas e Serras.
  19. 19. Domínio das PradariasLocalização: Situado ao extremo sul brasileiro, mais exatamente a sudeste gaúcho, o domínio morfoclimático das pradarias compreende uma extensão de 45.000 km² a 80.000 km².Clima:. Subtropical.Vegetação: Gramais que formam imensos campos muito utilizados para a pecuária.Solos: Férteis.Relevo: Planícies.
  20. 20. Domínio do CerradoLocalização: O Cerrado detém uma área de 45 milhões de hectares. Incluindo neste espaço os Estados: do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, de Goiás, da Bahia, do Maranhão e de Minas Gerais.Clima:. Tropical com uma estação seca bem definida.Hidrografia: Seus rios diminuem muito na época das secas e transbordam na época das chuvas,Vegetação: Campos que apresentam árvores retorcidas com cascas grossas.Solos: Ácidos.Relevos: Chapadas e Chapadões
  21. 21. Domínio AmazônicoLocalização: É a maior região morfoclimática do Brasil, com uma área de aproximadamente 5 milhões km² - equivalente a 60% do território nacional – abrangendo os Estados: Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso.Clima: Equatorial, o mais quente e úmido da Terra.Hidrografia: Apresenta a maior bacia fluvial da Terra ocupando ¹/4 das terras da América do Sul (Amazonas).Vegetação: Predomina a floresta equatorial Amazônica.
  22. 22. Bibliografia http://soreverton.blogspot.com/2011/04/fronteiras-naturais-do-brasil.html http://www.slideshare.net/ceama/os-domnios-morfoclimticos-do-brasil-461267 http://www.youtube.com/watch?v=dOLRA6wzG4o http://www.cliquesemiarido.org.br/not_0110.htm http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090331153840AAauoFd http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm http://www.infoescola.com/geografia/bioma/ http://www.brazadv.com.br/brasil/biomas.htm http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A06bioma.htm

×