Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

0

Share

Download to read offline

Boletim o pae agosto 2017 final

Download to read offline

Boletim do Posto de Assistência espirita

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

Boletim o pae agosto 2017 final

  1. 1. 1 “Andá com fé eu vou. Que a fé não costuma faiá”, diz o refrão da música do cantor Gilberto Gil. Narra a carta aos Hebreus que a fé é o fir- me fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Cremos que fé é a cer- teza da aquisição daquilo que se tem como finalidade. Sem a fé racional, nas situações de crise, sejam de ordem econômica ou agravamento da insegurança pú- blica, as relações sociais, pessoais e familiares se deterioram. Diante das incertezas, é comum que o medo domine as mentes de uns, ou de ou- tros. Pensar que não se conseguirá enfrentar uma doença, lidar com os erros, a perda do emprego ou dos bens materiais amplia o temor de muitos. Surge o pânico nalguns ante a chegada da velhice, da solidão, da perda de um amor e assim por dian- te, caminha o tímido sob as ansieda- de e desconfortos psicológicos. Os irrequietos, os estressados visitam cinco vezes mais médicos que uma pessoa normal. O sintoma crônico do medo e da ausência de fé estão gerando enigmas físicos e emocionais, tais como infarto do mio- cárdio, úlcera e insônia. Para nós, estudiosos do Espiritismo, sabemos que a solução para o enfrentamento dos embates da vida e do medo é o exercício da fé coerente, apontando- nos o rumo do equilíbrio emocional. É, igualmente, a certeza da reencar- nação e a convicção da imortalida- de que nos reforça o alimento da fé diante dos desafios do viver. Fundamentalmente, a fé deve apoiar-se na razão sempre. Até por- que a fé não é um dom fornecido por Deus para alguém em especial, nem deve ser imposta de fora para dentro. A fé é o produto da conquista pes- soal na busca da compreensão do caminho correto, das verdades que permeiam a essência das próprias vidas, por meio do conhecimento, da experiência, das reflexões pessoais Informativo Mensal do Posto de Assistência Espírita - Ano III, Número 25 - Agosto/2017. A fé não falha Editorial / Jorge Hessen
  2. 2. 2 Livro: O Consolador / Chico Xavier / FEB Perguntas 354 a 357 354 – Poder-se-á definir o que é ter fé? Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, certeza que ultra- passou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade. Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer “eu creio”, mas afirmar “eu sei”, com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento. Essa fé não pode estagnar em nenhuma circunstância da vida e sabe trabalhar sempre, intensificando a amplitude de sua iluminação, pela dor ou pela respon- sabilidade, pelo esforço e pelo dever cumprido. Traduzindo a certeza na assistência de Deus, ela exprime a confiança que sabe enfrentar todas as lutas e problemas, com a luz divina no coração, e signi- fica a humildade redentora que edifica no íntimo do espírito a disposição sincera do discípulo, relativamente ao “faça-se no escravo a vontade do Senhor”. 355 – Será fé acreditar sem raciocínio? Acreditar é uma expressão de crença, dentro da qual os legítimos valores da fé em si mesma. Admitir as afirmativas mais estranhas, sem um exame minucio- so, é caminhar para o desfiladeiro do absurdo, onde os fantasmas dogmáticos conduzem as criaturas a todos os despautérios. Mas também interferir nos pro- blemas essenciais da vida, sem que a razão esteja iluminada pelo sentimento, é buscar o mesmo declive onde os fantasmas impiedosos da negação conduzem as almas a muitos crimes. 356 – A dúvida racionada, no coração sincero, é uma base para a fé? Toda dúvida que se manifesta na alma cheia de boa-vontade, que não se precipita em definições apriorísticas dentro de sua sinceridade, ou que não bus- ca a malícia para contribuir em suas cogitações, é um elemento benéfico para a alma, na marcha da inteligência e do coração rumo à luz sublimada da fé. 357 – É justa a preocupação dominante em muitos estudiosos do Espiritis- mo, pelas revelações do plano superior, a título de enriquecimento da fé? Toda curiosidade sadia é natural. O homem, no entanto, deve compreender que a solução desses problemas lhe chegará naturalmente, depois de resolvida a sua situação de devedor ante os seus semelhantes, fazendo-se, então, credor das revelações divinas. Refletindo com Emmanuel e pelo esforço que se faz para o auto amor e por entender que o amor é a causa da vida, e a vida é o efeito desse amor. Na mensagem de Jesus, apren- demos a lição da fé (transportadora de montanhas), da coragem, do oti- mismo, do bom senso capazes de re- novar nossas tendências, impedindo que o medo, a depressão e a angús- tia se apossem de nosso cotidiano. Até porque “a fé não costuma faiá”.
  3. 3. 3 ............ Espaço da Codificação ............ “O Evangelho segundo o Espiritismo” Os trabalhadores da última hora - Capítulo XX Missão dos espíritas (trecho) (...) Ide, homens, que, grandes diante de Deus, mais ditosos do que Tomé, credes sem fazerdes questão de ver e aceitais os fatos da mediunidade, mesmo quando não tenhais conseguido obtê-los por vós mesmos; ide, o Espírito de Deus vos conduz. Marcha, pois, avante, falange imponente pela tua fé! Diante de ti os grandes batalhões dos incrédulos se dissiparão, como a bruma da manhã aos primeiros raios do Sol nascen- te. “A fé é a virtude que desloca montanhas, disse Jesus. Todavia, mais pesados do que as maiores montanhas, jazem depositados nos corações dos homens a impureza e todos os vícios que derivam da impureza. Parti, então, cheios de coragem, para removerdes essa montanha de iniqüidades que as futuras ge- rações só deverão conhecer como lenda, do mesmo modo que vós, que só muito imperfeitamente conheceis os tempos que antecederam a civilização pagã. Sim, em todos os pontos do Globo vão produzir-se as subversões morais e filosóficas; aproxima-se a hora em que a luz divina se espargi- rá sobre os dois mundos. Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a despreza- rão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé. Ide; estes receberão, com hinos de gratidão e louvores a Deus, a santa consolação que lhes leva- reis, e baixarão a fronte, rendendo-lhe graças pelas aflições que a Terra lhes destina. Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! O arado está pronto; a terra espera; arai! Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; mas, atenção! entre os chamados para o Espiritismo muitos se transviaram; reparai, pois, vosso caminho e segui a verdade. (...) Erasto (Paris, 1863)
  4. 4. 4 Conselho Diretor - Presidente: Wilson Barbosa / Vice-Presidente: Jorge Hessen Secretária: Diomarsi Souza / 2.º Secretário: Josias da Silva Tesoureiro: João Batista Conselho Fiscal - José Amin, Francisco Soares e Marcos Marques Editores - Jorge Hessen e Fabiano Augusto Site - http://opaespirita.wixsite.com/opae Blog - http://paespirita.blogspot.com.br/ QNM 40 AE N.° 02, Taguatinga Norte/DF - Fone: (61) 3491-2552 Expediente Sábados - 18 horas Dia 5 - Jorge Hessen (PAE) Dia 12 - Cláudio Maia (Boa Árvore) Dia 19 - Sidney de Paula (FEB) Dia 26 - Carlos Sá (FEB) Quartas-feiras - 20 horas Dia 2 - Valdivino dos Santos (PAE) Dia 9 - Cirne Ferreira (FEB) Dia 16 - Maria Omilta (PAE) Dia 23 - Maurício Rodrigues (C. Caminho) Dia 30 - Carlos Santoro (O Consolador) Quadro de Reuniões Públicas e Expositores do Mês de Agosto .... Mural do DIJ/PAE .... A Equipe de evangelizadores do PAE convida todos os frequen- tadores das reuniões públicas a trazerem seus filhos, netos, so- brinhos, parentes outros e amigos para a Evangelização Infantil que se realiza todos os sábados das 18h às 19h. Obs.: Nos recessos escolares não há evangelização. “A força mais potente do Universo é a fé.” Madre Teresa de Calcutá “Nunca perca a fé na Humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.” Mahatma Gandhi “Fé na língua do céu é amor na língua dos homens.” Victor Hugo “Se tens fé, acharás que o caminho da virtude e da felicidade é muito curto.” Quintiliano

Boletim do Posto de Assistência espirita

Views

Total views

169

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

2

Actions

Downloads

0

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×