Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

0

Share

Download to read offline

Boletim o pae fevereiro 2018

Download to read offline

Boletim informativo do PAE

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

Boletim o pae fevereiro 2018

  1. 1. 1 Será que Kardec algum dia imaginou que no futuro no Brasil surgiria um modelo de exposição do Espiritismo tão bizarro e extra- vagante? Aqui os palestrantes vão se tornando cada vez mais santi- ficados e adorados pela liturgia mística de ingênuos seguidores “espíritas”. Os idólatras espargem ares de ingenuidade e vão abarrotan- do os indigentes e onerosos con- gressos espíritas, realizados não por acaso nos amplos centros de convenções, a fim de que haja su- perávit financeiro tendo em vista a mantença do poder da liderança do movimento espírita tupiniquim. O tema é recorrente. Empregamos aqui algumas ex- pressões perspicazes, sabemos disso, porém a postura crítica é fundamental para o desenvolvi- mento da racionalidade espírita em sua difusão. Sabemos que ja- mais se aprenderá Espiritismo por catequese como ocorre nas religi- ões tradicionais, nem mesmo por meio de espaçosos cursos (com o uso de apostilas elaboradas por órgãos “oficiais” do Espiritismo) e palestras repetitivas onde o pú- blico “ouve” ou “escuta” passiva- mente quais androides. Espiritismo se aprende pelo método ativo, através do amplo di- álogo em que os diversos debates doutrinários, psicológicos, morais, científicos, sociais são debatidos e confrontados com as hipóte- Informativo Mensal do Posto de Assistência Espírita - Ano IV, Número 31 - Fevereiro/2018. Basta de idolatrias! Editorial / Jorge Hessen
  2. 2. 2 Livro: O Consolador / Chico Xavier / FEB Questão 67 Como interpretar o movimento feminista na atuali- dade da civilização? O homem e a mulher, no instituto conjugal, são como o cére- bro e o coração do organismo doméstico. Ambos são portadores de uma responsabilidade igual no sagrado colégio da família; e, se a alma feminina sempre apresentou um coeficiente mais avan- çado de espiritualidade na vida, é que, desde cedo, o espírito masculino intoxicou as fontes da sua liberdade, através de todos os abusos, prejudicando a sua posição moral no decurso das exis- tências numerosas, em múltiplas experiências seculares. A ideologia feminista dos tempos modernos, porém, com as diversas bandeiras políticas e sociais, pode ser um veneno para a mulher desavisada dos seus grandes deveres espirituais na face da Terra. Se existe um feminismo legítimo, esse deve ser o da reeducação da mulher para o lar, nunca para uma ação contra- producente fora dele. É que os problemas femininos não poderão ser solucionados pelos códigos do homem, mas somente à luz generosa e divina do Evangelho. Refletindo com Emmanuel ses propostas pelos espíritos nas obras de Allan Kardec. Aliás, um congresso espírita, para ser pro- dutivo deveria ter este desígnio. Basta de idolatrias! O espí- rita não deve agir qual “vaca de presépio”, aceitando “verdades” individuais elencadas por endeu- sados oradores, pois cada espíri- ta precisa descobrir-se, conhecer a si mesmo e buscar estudar os conceitos que lhe chegam para depois compará-los com os prin- cípios dos Espíritos. Essa deve ser a postura ze- losa do espírita prudente, livre e racional, que busca compreender, para só depois aceitar, se assim o almejar (ou não) as “verdades” empacotadas pelos livros e com- pactadas pelos bramidos dos ilus- tres e soberbos palestrantes.
  3. 3. 3 ............ Espaço da Codificação ............ - O Livro dos Espíritos - Questão 258-a Não é Deus, então, quem lhe impõe as tribulações da vida, como castigo? “Nada ocorre sem a permissão de Deus, porquanto foi Deus quem es- tabeleceu todas as leis que regem o Universo. Ide agora perguntar por que decretou Ele esta lei e não aquela. Dando ao Espírito a liberdade de escolher, Deus lhe deixa a inteira responsabilidade de seus atos e das consequências que estes tiverem. Nada lhe estorva o futuro; abertos se lhe acham, assim, o caminho do bem, como o do mal. Se vier a sucumbir, restar-lhe-á a con- solação de que nem tudo se lhe acabou e que a bondade divina lhe concede a liberdade de recomeçar o que foi mal feito. Demais, cumpre se distinga o que é obra da vontade de Deus do que o é da do homem. Se um perigo vos ameaça, não fostes vós quem o criou e sim Deus. Vosso, porém, foi o desejo de a ele vos expordes, por haverdes visto nisso um meio de progredirdes, e Deus o permitiu.” - Palestrar com naturalidade, go- vernando as próprias emoções, sem azedume, sem nervosismo e sem mo- mices, fugindo de prelecionar mais que o tempo indicado no horário previsto. - Calar qualquer propósito de des- taque, silenciando exibições de conhe- cimentos, e ajustar-se à Inspiração Su- perior, comentando as lições sem fugir ao assunto em pauta, usando simplici- dade e precatando-se contra a forma- ção da dúvida nos ouvintes. - Respeitando pessoas e institui- ções nos comentários e nas referên- cias, nunca estabelecer paralelos ou confrontos suscetíveis de humilhar ou ferir. - Sustentar a dignidade espírita diante das assembleias, abstendo-se de historietas impróprias ou anedotas reprováveis. - O orador é responsável pelas imagens mentais que plasme nas men- tes que o ouvem. - Nas conversações, não se repor- tar abusiva e intempestivamente a fatos e estudos doutrinários de entendimen- to difícil, devendo selecionar oportuni- dades, quanto a pessoas e ambientes, para tratar de temas delicados. - Manter-se inalterável durante a alocução, à face de qualquer situação imprevista. - Sempre que possível, preferir o uso de verbos e pronomes na primeira pessoa do plural, ao invés da primeira pessoa do singular, a fim de que não se isole da condição dos companheiros naturais do aprendizado, com quem distribui avisos e exortações. ............ Na tribuna ............ Frases do Livro “Conduta Espírita”, cap. 14, autor André Luiz.
  4. 4. 4 .... Mural do DIJ/PAE .... O isolamento absoluto é contrário à lei da natureza: por isso o homem busca viver em sociedade. Isolado, não lhe é possível progredir por não dispor de todas as faculdades. A convivência com os outros é que lhe faculta a elaboração do conhecimento. Vivenciando os princípios espíritas, evangelizando, evangelizador e família se integrarão com o meio social mais amplo, contribuindo para a construção de um mundo mais evangelizado. Matricule seu filho na Evangelização! Turmas dos 3 aos 21 anos. Aos sábados das 18h às 19h. Não perca a oportunidade dessa integração. Conselho Diretor - Presidente: Wilson Barbosa / Vice-Presidente: Jorge Hessen Secretária: Diomarsi Souza/2.º Secretário: Josias da Silva/Tesoureiro: João Batista Conselho Fiscal - José Amin, Francisco Soares e Marcos Marques Editores - Jorge Hessen e Fabiano Augusto Site - Departamento de formação doutrinária - http://opaespirita.wixsite.com/opae Blog - http://paespirita.blogspot.com.br/ QNM 40 AE N.° 2, Taguatinga Norte/DF - Fone: (61) 3491-2552 Expediente Sábados - 18 horas Dia 3 - Jorge Hessen (PAE) Dia 10 - Jackson Almeida (Comunhão) Dia 17 - Sidney de Paula (FEB) Dia 24 - Carlos Sá (FEB) Quartas-feiras - 20 horas Dia 7 - Arildo Marques (B. Menezes) Dia 14 - Cirne Ferreira (FEB) Dia 21 - Maria Omilta (PAE) Dia 28 - Jorge Hessen (PAE) Quadro de Reuniões Públicas e Expositores do Mês de Fevereiro Edital de convocação de Assembleia Geral Ordinária O presidente das obras sociais do PAE - Posto de Assistência Espírita, no uso das atribuições conferidas pelo Estatuto Social, convoca os associados efetivos para se reunirem em Assembleia Geral Ordinária que será realizada na sede da Instituição na QNM 40 AE N. 02. Taguatinga Norte. Brasília/DF, no dia 3 de fevereirode2018.Emprimeiraconvocaçãoàs19he30minutos,comapresen- ça de metade mais um dos associados efetivos. E em segunda convocação às 20 horas, no mesmo dia e local com qualquer número de associados efetivos, a fim de deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia: Eleição dos Conselhos DiretoreFiscalparaotriênio2018-2021.WilsondosReisBarbosa-Presidente

Boletim informativo do PAE

Views

Total views

95

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

1

Actions

Downloads

0

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×