Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Boletim O PAE fevereiro 2019

Boletim espirita

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Boletim O PAE fevereiro 2019

  1. 1. 1 Há bem mais de um século que os sacerdotes, os pastores, os catequis- tas e as mais altas autoridades das reli- giões cristãs no mundo de Deus acusam o Espiritismo de Invenção Diabólica e o Centro Espírita de Casa do Diabo. Mas, no decorrer do tempo, essa situação in- grata foi se modificando. Deus está no Centro. Custou muito para as Igrejas aceitarem essa possibilidade, através de apenas alguns de seus profitentes. Essência e tudo provêm dele, tudo pertence a Ele, tudo é Ele e Ele dirige e governa tudo, é evidente que o Centro Espírita, onde tudo se faz em nome de Deus, não pode estar sem Deus. Numa atitude puramente humana, os teólogos quiseram colocar Jesus, provisoriamente, segundo dizem, no Trono de Deus, como legítimo herdeiro do Trono Supremo. E então surgiu esta situação embaraçosa: se Deus morreu e o filho só pode subs- tituí-lo eventualmente – pois não é Deus – então a morte de Deus deixou o trono sob simples regência e com isso surgiu na Terra o Cristianismo Ateu. O ateísmo cristão nos deixa em difi- culdades e só temos um jeito de buscar Deus: no Centro Espírita. A onipotência e a onipresença de Deus são dois mistérios teológicos admitidos por quase todas as religiões. Porque só pode existir um Deus, únicoesoberano,quandoseriamuitomais fácil compreender-se a multiplicidade dos deuses e a sua disciplinação hierárquica, como nas Mitologias? O Judaísmo, nas- cido das entranhas da concepção mitoló- gica dos povos da Antiguidade, avançava além dessa concepção, apresentando Deus como um Ser Humano de dimen- sões inimagináveis, mas dotado do poder (pois possuía todos os poderes de revelar- se aos homens em dimensões humanas). A unicidade de Deus é tão necessária como a unicidade do homem. A esquizo- frenia nos mostra o que é um homem alie- nado, um espírito dividido em si mesmo, incapaz de coordenar as suas faculdades e controlar os seus poderes. Um Deus partido em três, segundo o dogma da Trindade, seria um Deus esquizofrênico e sua desordem divina, sua insegurança in- terna se refletiria no caso de um Universo absurdo. No Centro Espírita, a presença de Deus se faz sentir nas manifestações mediúnicas que derrubam as barreiras da morte, pelas declarações unânimes dos Espíritos Superiores, comprovadamen- te possuidores de conhecimentos muito superiores aos nossos, pela revelação, comprovada através de pesquisas e ex- periências científicas de sábios eminentes do século passado e deste século, de que existem no homem potencialidades muito Informativo Mensal do Posto de Assistência Espírita - Ano V, Número 42 - Fevereiro/2019. Editorial – Jorge Hessen Livro “O Centro Espírita”, Herculano Pires, capítulo 5 - “Deus no Centro”
  2. 2. 2 superiores às que ele revela quando en- carnado, sujeito aos condicionamentos da vida carnal. Deus não é uma hipótese, mas uma realidade comprovada pelo princípio cien- tífico segundo o qual, dos efeitos remonta- mos às causas. Deus é a fonte causal de toda a realidade. Além disso a presença de Deus no Centro Espírita se comprova pelas manifestações dos seus mensagei- ros, os Espíritos Superiores a seu serviço por todo o infinito. O Centro Espírita se ca- racteriza, assim, como o centro de comu- nicações com os que já deixaram a vida terrena, mas continuam vivos e ativos na outra face da vida. Nada se paga para fa- lar com os mortos, os supostos mortos da nossa ignorância, porque os serviços de Deus são gratuitos desde o nascimento, que é um prodígio de Deus, até a morte, que é a graça de Deus libertando-nos da asfixia da carne, e além da morte, nas maravilhosas possibilidades das manifes- tações mediúnicas. Deus está no Centro Espírita em que as criaturas se reúnem de coração puro, confiantes no seu poder infinito. Deus no Centro não é a presença exclusiva para ninguém, mas presença inclusiva para todos, a todos incluídos em Seu chamado para a vida do espírito. Os que procurarem compreender e sentir a sua presença no Centro a levarão consigo para casa. As pretensões de superiorida- de, o desejo egoísta de se impor aos de- mais, o ciúme corrosivo e o julgamento do próximo em nosso íntimo ou em nossa lín- gua não nos deixam perceber a bondade de Deus. Os que se sacrificam para me- lhorar a Terra, dando de si o que podem e muitas vezes o que não podem — esses fazem a Vontade de Deus. Os que batem a língua nos dentes para destilar venenos de serpente não podem perceber a pre- sença de Deus no Centro e só percebem os espíritos malévolos e sofredores. Livro: O Consolador Médium: Chico Xavier Editora: FEB Questão 18 - Onde o ponto imediato de observação para que a Física reconheça a existência de Deus? Desde o ponto inicial de suas observações, a Física é obrigada a reconhecer a existência de Deus em seus divinos atributos. Para demonstrar o sistema do mundo, o cientista não recorreu ao chamado “eixo imaginário”? Ilações mais altas, no domínio do transcendente. A mecânica celeste prova a irrefutabilidade da teoria do movimento. O planeta move-se na imensidade. A matéria vibra nas suas mais diversificadas expressões. Quem gerou o movimento? Quem forneceu o primeiro impulso vibratório no organismo universal? A Ciência esclarece que a energia faz o movimento, mas a força é cega e a matéria não tem características de esponta- neidade. Só na inteligência divina encontramos a origem de toda coordenação e de toda coordenação e de todo equilíbrio, razão pela qual, nas suas questões mais íntimas, a Física da Terra não poderá prescindir da lógica com Deus. Refletindo com Emmanuel
  3. 3. 3 ............ Espaço da Codificação ............ O Livro dos Espíritos - Capítulo 1 “Provas da existência de Deus” Questão 4 - Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá. Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa. Questão 5 - Que dedução se pode ti- rar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus? A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma consequência do princípio - não há efeito sem causa. Questão 6 - O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação, resultado de ideias adquiridas? Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens esse senti- mento? Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão- somente produto de um ensino, não seria universal e não existiria se- não nos que houvessem podido receber esse ensino, conforme se dá com as noções científicas. Obras Póstumas - Segunda parte Trecho - Regeneração da Humanidade (...) E, como se a destruição não caminhasse suficientemente rá- pida, se verá os suicídios se multiplicarem em uma proporção inédita, até entre as crianças. A loucura atingirá como nunca um número muito
  4. 4. 4 Conselho Diretor - Presidente: Jorge Hessen / Vice-Presidente: João Batista Secretário: Josias da Silva/2.º Secretário: Walter A. Costa/Tesoureira: Diomarsi Souza Conselho Fiscal - Wilson Barbosa, Jurandir Correia e Ismael de Jesus Editor - Jorge Hessen / Diagramador: Fabiano Augusto Site - Departamento de Formação Doutrinária - http://opaespirita.wixsite.com/opae Blog - http://paespirita.blogspot.com.br/ QNM 40 AE N.° 2, Taguatinga Norte/DF. Expediente Reuniões Públicas - Escala do Mês de Fevereiro SÁBADOS / 18 HORAS Dia Palestrante 02 - Jorge Hessen (PAE) 09 - Fátima Guimarães (FEB) 16 - Warwich (FEB) 23 - Verônica (CEPT) QUARTAS-FEIRAS / 20 HORAS Dia Palestrante 06 - Fabiano (CEFE) 13 - Jorge Hessen (PAE) 20 - Sérgio Rossi (CEPT) 27 - José Luiz (CEAL) Matricule seu filho na evangelização do PAE. Turmas dos 3 aos 21 anos. Sábados das 18h às 19h. Equipe DIJ grande de homens que, mesmo antes da morte, estarão eliminados do mundo dos vivos. Esses são os verdadeiros sinais dos tempos. E tudo se cumprirá pelo encadeamento das circunstâncias, como dissemos, sem que nada transgrida as leis da Natureza. Entretanto, através da nuvem sombria que os cerca, no meio da qual ruge a tempestade, vocês já veem apontarem os primeiros raios da nova era! A fraternidade lança seus fundamentos a todos os pontos do globo e os povos se estendem as mãos. (...)

×