Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
1
A Instituição Espírita é sobretu-
do, um local de serviços ao próximo,
no plano propriamente humano e no
plano espiritua...
2
isso, é justo que deixemos os pobres
à mingua na sua impotência? Há mi-
sérias tão cruciantes que têm de ser
atendidas a...
3
Livro: Pensamento e Vida
Chico Xavier / Ed. FEB
Tema: Vontade
Comparemos a mente humana — espelho vivo da consciência lú...
4
Conselho Diretor - Presidente: Jorge Hessen / Vice-Presidente: João Batista
Secretário: Josias da Silva/2.º Secretário: ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Boletim o pae novembro 2018

Boletim informativo do pae

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Boletim o pae novembro 2018

  1. 1. 1 A Instituição Espírita é sobretu- do, um local de serviços ao próximo, no plano propriamente humano e no plano espiritual. O ensino evangélico puro, as preces e os passes, o tra- balho de doutrinação representam um esforço permanente de escla- recimento e orientação de espíritos sofredores de suas vítimas humana, que geralmente são comparsas ne- cessitados da mesma assistência. Nas sessões espíritas não se pretende abranger todos os espíritos necessitados – o que seria impossí- vel – mas cuidar daqueles que estão mais ligados a nós. Se o prejudica- mos ontem, hoje o socorremos. Se libertarmos uma vítima da obsessão na Terra, libertamos outra no mun- do espiritual que nos cerca. Alegam alguns que os espíritos perturbados são assistidos no próprio plano espiri- tual. Mas Jesus, por acaso, deixou de assistir aos espíritos necessitados, aqui mesmo, na Terra? Há os que pretendem que as sessões dos Centros sejam dedi- cadas apenas às manifestações de Espíritos Superiores, revelam egoís- mo e falta de compreensão doutri- nária. A parte mais importante e ne- cessária das atividades mediúnicas, mormente em nossos dias, é preci- samente a da prática doutrinária da desobsessão. As comunicações dos Espíritos Superiores são dadas no momento preciso, mesmo em meio do aparente tumulto das sessões de desobsessão. Os serviços assistenciais à pobreza, prestados pelos Centro Espíritas, constituem a contribuição espírita para o desenvolvimento de nova mentalidade social em nosso mundo egoísta. Há os que combatem a esmola, a doação gratuita de ajuda material aos necessitados. Querem a criação de organismos sociais capazes de modificar o panorama da miséria com recursos de ensino e encaminhamen- to dos infelizes a situações melhores. Isso é o ideal, e muitos Centros e ou- tras formas de instituições espíritas conseguiram fazê-lo. Mas quando es- casseiam recursos e meio de se fazer Informativo Mensal do Posto de Assistência Espírita - Ano IV, Número 39 - Novembro/2018. Editorial – Jorge Hessen Com base no capítulo 2 do livro “O Centro Espírita”, Herculano Pires, Ed. Paideia.
  2. 2. 2 isso, é justo que deixemos os pobres à mingua na sua impotência? Há mi- sérias tão cruciantes que têm de ser atendidas agora, neste momento. Negar auxílio, nesse caso, a pretexto de que estamos sonhando com me- didas melhores é falta de caridade, comodismo disfarçado em idealismo superior. Os serviços mais urgentes de cada Centro são os de instrução dou- trinária de velhos e novos adeptos, tanto uns como outros carentes de conhecimento doutrinário. Bem exe- cutado esse serviço, todos os demais serão feitos com mais facilidade. ............ Estudando com Kardec ............ Conceito doutrinário recuperado em “A Gênese” original de 1868 Fonte: “A Gênese”, Ed. FEAL, 2018 , cap. 3, item 9 Os dogmas religiosos das mais diferentes religiões ancestrais afirmam que Deus nos deu o livre-arbítrio com a condição de que devemos obe- decê-lo cegamente. Quem escolher errado, será castigado, sofrerá a queda, enfrentando as dores, ignorância, medo, todo tipo de abandono e sofrimento no mundo. Depois arrependido, Deus dá como recompensa a bem-aventurança eterna! Allan Kardec, em A Gênese 1ª. edição de 1868, desmontou esse ra- ciocínio, demonstrando que o livre-arbítrio não foi uma dádiva divina, mas uma conquista progressiva do espírito, por seu esforço, em suas re- encarnações. “O instinto se debilita, ao contrário, à medida que a inteli- gência se desenvolve, porque assim domina a matéria; com a inteligência racional, nasce o livre arbítrio o qual o homem usa a seu capricho; então, exclusivamente cabe a ele a responsabilidade dos seus atos”. Veja que ensinamento extraordinário! Há uma transição natural da condição animal para o espírito humano. Nada é brusco na natureza! Se por um lado a inteligência enfraquece os instintos, por outro vai conquis- tando a liberdade de escolher, o livre arbítrio! Ou seja, somente na me- dida desse progresso, vai sendo responsável pelos seus atos! É o fim do conceito do pecado, do carma, da queda, do pecado original, do castigo divino e de todos esses dogmas da antiguidade! O ato errado não gera castigo por uma lei implacável. A responsabi- lidade é progressiva, na medida da conquista do livre arbítrio. Por isso, quando o espírito sabe o que está fazendo, é inteiramente responsável pelas suas escolhas. O sofrimento é inerente à Imperfeição. E Deus, in- finitamente bom, sabe que o destino de todos nós é o caminho do bem. Esse é um novo ensinamento para os espíritas! Precisamos restaurar A Gênese original de Allan Kardec, para que essa passagem fundamental, e as outras centenas delas adulteradas na 5ª edição, possam ser lidas, estudadas, divulgadas, nos grupos espíritas brasileiros.
  3. 3. 3 Livro: Pensamento e Vida Chico Xavier / Ed. FEB Tema: Vontade Comparemos a mente humana — espelho vivo da consciência lúcida — a um grande escritório, subdividido em diversas seções de serviço. Aí possuímos o Departamento do Desejo, em que operam os propósitos e as aspirações, acalentando o estimulo ao trabalho; o Departamento da Inteligência, dilatando os patrimônios da evolução e da cultura; o Departa- mento da Imaginação, amealhando as riquezas do ideal e da sensibilidade; o Departamento da Memória, arquivando as súmulas da experiência, e outros, ainda, que definem os investimentos da alma. Acima de todos eles, porém, surge o Gabinete da Vontade. A Von- tade é a gerência esclarecida e vigilante, governando todos os setores da ação mental. A Vontade é o impacto determinante. O cérebro é o dínamo que produz a energia mental, segundo a capacidade de reflexão que lhe é própria; no entanto, na Vontade temos o controle que a dirige nesse ou naquele rumo, estabelecendo causas que comandam os problemas do destino. Sem ela, o Desejo pode comprar ao engano aflitivos séculos de re- paração e sofrimento, a Inteligência pode aprisionar-se na enxovia da cri- minalidade, a Imaginação pode gerar perigosos monstros na sombra, e a memória, não obstante fiel à sua função de registradora, conforme a destinação que a Natureza lhe assinala, pode cair em deplorável relaxa- mento. Só a Vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do espírito. Refletindo com Emmanuel - Almoço Beneficiente do PAE - Amigos e irmãos, o almoço beneficente do PAE foi muito aprazível. O cardápio escolhido foi de elevado bom gosto e justificado pelo primoroso sabor. Foi magnífico ver o brilho nos olhos de cada um de vocês, amigos do PAE (diretores, dirigentes, frequentadores, jovens, adultos e idosos), que trabalharam com amor, leveza e renúncia, para que o almoço beneficente obtivesse êxito. Foi contagiante o trabalho nas diversas etapas, desde a do- ação dos ingredientes, da logística nas arrumações (mesas, bancos, salas,
  4. 4. 4 Conselho Diretor - Presidente: Jorge Hessen / Vice-Presidente: João Batista Secretário: Josias da Silva/2.º Secretário: Walter A. Costa/Tesoureira: Diomarsi Souza Conselho Fiscal - Wilson Barbosa, Jurandir Correia e Ismael de Jesus Editor - Jorge Hessen / Diagramador: Fabiano Augusto Site - Departamento de Formação Doutrinária - http://opaespirita.wixsite.com/opae Blog - http://paespirita.blogspot.com.br/ QNM 40 AE N.° 2, Taguatinga Norte/DF - Fone: (61) 3491-2552 Expediente Reuniões Públicas - Escala do Mês de Novembro SÁBADOS / 18 HORAS Dia Palestrante 03 - Maurício Cury (Atualpa) 10 - Jorge Hessen (PAE) 17 - Nazareno Feitosa (FEDF) 24 - Fabiano Augusto (CEFE) QUARTAS-FEIRAS / 20 HORAS Dia Palestrante 07 - Jorge Hessen (PAE) 14 - Edmar Jorge (C.FRAT) 21 - Sérgio Rossi (CEPT) 28 - José Luiz (A. Luiz) cozinha, quintal), das limpezas do chão e paredes. Sabemos que não estamos sozinhos, pois somos conduzidos pelos bons espíritos em nossas experiências terrenas. Temos convicção de que as nossas intenções espirituais são verdadeiras graças ao esforço dos voluntá- rios que elegeram e abrigaram-se na casa (PAE) em nome da sublime causa (ESPIRITISMO). Nossa instituição tem sido administrada por excelentes equipes de diri- gente, diretores e voluntários sempre sob o influxo do entusiasmo com foco na excelência do amoroso acolhimento fraterno. Todos somos convocados para sustentação dessa situação em que os bons eventos se repetem como em um círculo virtuoso, tendendo a melhorar cada vez mais. Em nome da direção, cabe confessar-lhes que pessoas tão especiais como vocês fortalecem a união fraterna, especialmente entre os que aden- tram os portões do PAE pela primeira vez. Declaramos que já conseguimos auscultar os sons provindos dos corações de cada um e encontramos no seu pulsar o que existe de mais puro e verdadeiro em cada um vocês, o AMOR! Retribuímos, pois, com o nosso MUITO OBRIGADO! A todos os amigos e voluntários do Posto de Assistência Espírita Matricule seu filho na evangelização do PAE. Turmas dos 3 aos 21 anos. Sábados das 18h às 19h.

×