SlideShare a Scribd company logo
1 of 23
O Cérebro..* O território menos explorado do mundo  é o espaço entre nossos ouvidos É pouco menor que um repolho É menor que uma alface Poderias colocá-lo na palma da mão E é milhares de vêzes mais potente que o melhor computador do mundo É
Uma mosca de frutas tem 100 mil células  cerebrais ativas . Um rato tem 5 bilhões Um chimpanzé tem 10 bilhões E você tem 100 bilhões de células cerebrais desde que nasceu .
Destes bilhões de células cerebrais , aproximadamente um décimo se constitui de neurônios ativos ou células nervosas. Cada uma é capaz de fazer até 20.000 conexões diferentes  com outras células. É como se fosse uma árvore, na qual se armazena a informação. Cada neurônio é como um  computador potente , e cada um se conecta a outras células ao enviar mensagens químicas e elétricas pelos  axônio s.
Você  sabia que tem quatro cérebros em um ? Isto mesmo. São 4 cérebros en um distribuidos en 3 níveis diferentes iniciando-se no tronco cerebral. Seu cérebro tem dois hemisferios que controlan diferentes funções, e êles estão unidos por um sistema de comunicação composto por 300 milhões de células  nervosas. Seu cérebro também trabalha com pelo menos quatro tipos de onda elétricas diferentes. A parte mais avançada do seu cérebro tem 6 capacidades diferentes. Também tem um cérebro consciente consciente e um cerebro subconsciente Seu cérebro inferior controla muitas das suas atividades instintivas, tais  como a respiração e a freqüência cardíaca. A parte central do seu cérebro controla as emoções. Seu cérebro   superior permite pensar, falar. Raciocinar e criar. E a parte superior do cerebelo, desempenha un papel vital na memória muscular.
Os níveis do cérebro..* Parte baixa: é o tronco cerebral que fica perto da parte superior do pescoço. Também denominado cérebro reptiliano porque é similar ao dos repteis. Parte central: seu cérebro mamífero antigo- que é similar ao cérebro de outros mamíferos de sangue quente. Controla as emoções e a sexualidade. Parte alta: é o córtex (superfície). Utilizado para pensar, falar, ver, escutar y criar.
Howard Gardner da Universidade de Harvard considera que existam pelo menos  8 diferentes tipos de inteligências.   Gardner afirma todos temos diferentes tipos de inteligências. Inteligência lingüística: nossa habilidade de ler, escrever e comunicar-se. Inteligência lógico- matemática : habilidad para raciocinar e calcular Inteligência musical: Muito desenvolvida em compositores, músicos, cantores etc.  Inteligência espacial-visual: classe de habilidade utilizada pelos arquitetos, escultores, pintores entre outros. Inteligência corpóreo-cinestésica: altamente desenvolvida nos atletas, bailarinos, ginastas e talvez nos cirurgiões. Inteligência interpessoal: habilidade de relacionar-se com los outros. Habilidade  característica dos vendedores, motivadores ou comerciantes.  Inteligência intrapessoal: habilidade de ver-se a si mesmo, conhecer-se, classe de habilidade que dá a algumas pessoas uma grande intuição.  Inteligência naturalista: a habilidade de trabalhar e harmonizar-se com a natureza.
Cortex frontal anterior: Pensamento. Córtex motor: Actividade motora. Lóbulo temporal: Centro da linguagem Lóbulo parietal: Habilidade espacial Lóbulo occipital: Centro visual. Cerebelo: Papel chave no controle da postura e  equilíbrio. Filtros e conectores: São 3 os mais importantes a amígdala, o hipocampo e o núcleo caudado; todos eles filtram, modulam e fazem importantes conexões entre diferentes partes do cérebro. Partes do cérebro que se relacionam com diferentes funções.
Os lados do seu cérebro  O lado esquerdo do seu cérebro tem uma grande participação no processamento da  lógica, das palabras, das matemáticas, e das seqüências: as chamadas partes acadêmicas  O lado direito do  cérebro se encarrega do ritmo, da música, dos desenhos e do sonhar acordado: as chamadas atividades criativas.
Mirian Diamond O cérebro é muito mais complexo que qualquer explicação que mencione apenas o lado esquerdo e direito.  Seu lema:  Seu cérebro pode aprender do nascimento até o fim da vida. Separar o cérebro em várias partes permite identificar as muitas e pequenas partes que controlam os movimentos dos braços, pernas e dedos, assim como as que controlam os sentimentos os sentimentos, a dor, temperatura, tato, pressão e audição. Se exposto a ambientes estimulantes pode modificar-se de maneira positiva. Da mesma forma, regride ou modifica-se de forma negativa, na ausência de estimulação.
Seis são portas de entrada principais por meio das quais aprendemos:   O que vemos O que ouvimos O que provamos O que tocamos O que cheiramos   O que fazemos
Há pelo menos três estilos de aprendizagem:   Estudantes hápticos: Palavra grega que significa mover-se com. São pessoas que aprenden melhor quando se envolvem com o conteúdo, quando se movem  e experimentam. Estudantes visuais, que aprendem melhor quando vêem imagens do que estão estudando. Estudantes auditivos, que aprendem melhor por meio do som, da música e da fala. Três aspectos que são muito importantes para a aprendizagem: A forma que você arlmazena e recupera a informação, rápida e eficientemente. Como a utiliza para resolver problemas. Como a utiliza para criar novas ideas. Quanto mais você integra estas formas mais você aprende.
Como se armazena a informação no seu cérebro..* Com um sistema de padrões qu é capaz de armazenar prácticamente qualquer quantidade de  informação   que receba. Seu cérebro classifica la informação en muitos arquivos diferentes. Armazena a informaçõa com uma grande quantidade de associaçõess. Esta forma de armazenagem pode relacionar coisas que se parecem entre si.
Seus quatro tipos de onda  O segundo passo para aprender a utilizar el subconsciente . É aquí onde nos encontramos com as ondas do cérebro.  Muitos pesquisadores agora estão convencidos de que podemos absorver información muito mais rápida e efetivamente quando nosso cérebro está em um estado especial de consciência
Seu cérebro trabalha com oxigênio e nutrientes..* Como qualquer outra maquina complexa, seu cérebro necessita energia. Energia obtida dos nutrientes que consome. Se você é adulto seu cérebro utiliza 20% da energía que produz. Alimente-o com uma dieta pobre em energía e êle não funcionará bem.
Para obter energia, o cérebro precisa muito de glicose. Esta é a razão pela qual frutas e verduras são tão essenciais: porque são ricas em glicose. Cada mensagem flui pelo seu corpo elétrica e químicamente, e todo o tempo muda de um modo a outro.  Mas de onde vem a eletricidade cerebral ? Vem de uma boa alimentação combinada con oxigênio.
Brian y Roberta Morgan dizem:   Qualquer deficiência nutricional pode reduzir os níveis de certos neurotransmissores e afetar de maneira adversa o tipo de comportamento pelo qual são responsáveis. E vice-versa, um problema físico  ou mental pode ser corrigido aumentando-se o nível do transmissor principal. SOMOS O QUE COMEMOS..*
RICHARD M. RESTAK O funcionamento do cérebro depende muito do que se come no café da manhã
Na melhor das hipóteses, o quociente de inteligência contribui em aproximadamente em 20% para o sucesso na vida, o que deixa os 80% restantes a outras forças que se agrupan como inteligência emocional. Daniel Goleman
Alguns conselhos simples sobre alimentos para o seu cérebro: Tome um bom café da manhã, que contenha de preferência grandes quantidades de fruta fresca. Almoce bem, de preferência incluindo uma salada de verduras frescas. Faça com que peixes, nozes e gorduras vegetais sejam uma parcela importante de sua dieta. Exercite-se de maneira regular, para oxigenar o  sangue. Evite tudo o que possa intoxicá-lo.
Corpo e mente unidos..* As moléculas das emoções fazem funcionar todos os sistemas do corpo. Candace. B. Pert. O corpo é a mente inconsciente. E a mente e o corpo trabalham como um só para filtrar, armazenar, aprender e recordar: elementos chaves da aprendizaje.
Os primeiros 20 passos  fáceis para melhorar a aprendizagem: *Comece com esporte. *Atreva-se a sonhar. *Estabeleça una meta específica- e ponha datas limite. *Consiga un mentor entusiasta-rápidamente * Comece con el panorama global. *Pergunte !  *Descubra o principio mais importante. *Encontre los três melhores livros escritos por vencedores práticos. *Volte a aprender como leer de maneira inteligente. *Refuércelo con imágenes y sonidos.  *Aprenda fazendo.  *Haga mapas mentales en vez de mapas lineales. *Aprenda novas formas de recordar o que aprendeu. *Aprenda a arte de la consciência relaxada. *Pratique, pratique, pratique. *Revise y reflexione. *Utilize ferramentas de relacionamento tais como ganchos de memoria. *Divirta-se, Brinque. *Ensine os outros. *Faça um curso de aprendizagem acelerada.
UNIVERSIDAD MÉXICO INTERNACIONAL MATERIA: Desarrollo de habilidades del pensamiento. MAESTRO: Sergio Moreno.  LICENCIATURA EN DIRECCIÓN DE NEGOCIOS ALUMNA: Chávez Urías Cinthia Maricruz. TEMA: Diapositivas del cerebro. Septiembre de 2007 Culiacán Sinaloa México
Traduzido do espanhol por: Mauricio A. P. Peixoto www.officinadamente.com.br Leia o blog da Officina da Mente. Acesse: http://www.officinadamente.com.br/blog/index.php  Diagramação, texto, imagens e efeitos mantidos da apresentação original: diapositivas-cerebr-oo4412.ppt

More Related Content

What's hot

Neurociência e a educação
Neurociência e a educaçãoNeurociência e a educação
Neurociência e a educaçãoangelafreire
 
A importância da neurociência na educação
A importância da neurociência na educaçãoA importância da neurociência na educação
A importância da neurociência na educaçãoUNICEP
 
COMO O CÉREBRO APRENDE - Cómo Aprende el Cerebro
COMO O CÉREBRO APRENDE - Cómo Aprende el CerebroCOMO O CÉREBRO APRENDE - Cómo Aprende el Cerebro
COMO O CÉREBRO APRENDE - Cómo Aprende el CerebroIFRS - Campus Sertão
 
COMO O CÉREBRO APRENDE
COMO O CÉREBRO APRENDECOMO O CÉREBRO APRENDE
COMO O CÉREBRO APRENDEValdiane Melo
 
O funcionamento do cerebro no processo ensino aprendizagem
O funcionamento do cerebro no processo ensino aprendizagemO funcionamento do cerebro no processo ensino aprendizagem
O funcionamento do cerebro no processo ensino aprendizagemMaria Aparecida Capellari
 
Cérebro, Comportamento e Evolução
Cérebro, Comportamento e EvoluçãoCérebro, Comportamento e Evolução
Cérebro, Comportamento e EvoluçãoCaio Maximino
 
Neurociencia e-aprendizagem
Neurociencia e-aprendizagemNeurociencia e-aprendizagem
Neurociencia e-aprendizagemProf Paim
 
Psicomotricidade e Aprendizagem
Psicomotricidade e AprendizagemPsicomotricidade e Aprendizagem
Psicomotricidade e Aprendizagemfulviafosco
 

What's hot (20)

Cognição
CogniçãoCognição
Cognição
 
Psicomotricidade - 1
Psicomotricidade - 1Psicomotricidade - 1
Psicomotricidade - 1
 
Neuropsicologia
NeuropsicologiaNeuropsicologia
Neuropsicologia
 
Psicomotricidade
PsicomotricidadePsicomotricidade
Psicomotricidade
 
Funções executivas e aprendizagem
Funções executivas e aprendizagemFunções executivas e aprendizagem
Funções executivas e aprendizagem
 
Neuroeducação
NeuroeducaçãoNeuroeducação
Neuroeducação
 
Neurociência e a educação
Neurociência e a educaçãoNeurociência e a educação
Neurociência e a educação
 
Fundamentos da Neurociência
Fundamentos da NeurociênciaFundamentos da Neurociência
Fundamentos da Neurociência
 
A importância da neurociência na educação
A importância da neurociência na educaçãoA importância da neurociência na educação
A importância da neurociência na educação
 
COMO O CÉREBRO APRENDE - Cómo Aprende el Cerebro
COMO O CÉREBRO APRENDE - Cómo Aprende el CerebroCOMO O CÉREBRO APRENDE - Cómo Aprende el Cerebro
COMO O CÉREBRO APRENDE - Cómo Aprende el Cerebro
 
COMO O CÉREBRO APRENDE
COMO O CÉREBRO APRENDECOMO O CÉREBRO APRENDE
COMO O CÉREBRO APRENDE
 
O funcionamento do cerebro no processo ensino aprendizagem
O funcionamento do cerebro no processo ensino aprendizagemO funcionamento do cerebro no processo ensino aprendizagem
O funcionamento do cerebro no processo ensino aprendizagem
 
Cérebro, Comportamento e Evolução
Cérebro, Comportamento e EvoluçãoCérebro, Comportamento e Evolução
Cérebro, Comportamento e Evolução
 
Autismo aula power point
Autismo aula power pointAutismo aula power point
Autismo aula power point
 
Sistema nervoso central
Sistema nervoso centralSistema nervoso central
Sistema nervoso central
 
O que são funções cognitivas?
O que são funções cognitivas?O que são funções cognitivas?
O que são funções cognitivas?
 
O cortex cerebral
 O cortex cerebral O cortex cerebral
O cortex cerebral
 
Neurociencia e-aprendizagem
Neurociencia e-aprendizagemNeurociencia e-aprendizagem
Neurociencia e-aprendizagem
 
Psicomotricidade e Aprendizagem
Psicomotricidade e AprendizagemPsicomotricidade e Aprendizagem
Psicomotricidade e Aprendizagem
 
Neuropsicologia para Educadores
Neuropsicologia para EducadoresNeuropsicologia para Educadores
Neuropsicologia para Educadores
 

Viewers also liked

Viewers also liked (17)

Construtivismo
ConstrutivismoConstrutivismo
Construtivismo
 
Construtivismo[1]
Construtivismo[1]Construtivismo[1]
Construtivismo[1]
 
Processo de Aprendizagem
Processo de AprendizagemProcesso de Aprendizagem
Processo de Aprendizagem
 
Construtivismo
ConstrutivismoConstrutivismo
Construtivismo
 
Aprendizagem
AprendizagemAprendizagem
Aprendizagem
 
Teorias Construtivistas
Teorias ConstrutivistasTeorias Construtivistas
Teorias Construtivistas
 
Jean piaget
Jean piagetJean piaget
Jean piaget
 
A Psicologia da Aprendizagem
A Psicologia da AprendizagemA Psicologia da Aprendizagem
A Psicologia da Aprendizagem
 
Teorias da aprendizagem
Teorias da aprendizagemTeorias da aprendizagem
Teorias da aprendizagem
 
A aprendizagem
A aprendizagem A aprendizagem
A aprendizagem
 
Teorias de aprendizagem
Teorias de aprendizagemTeorias de aprendizagem
Teorias de aprendizagem
 
Teorias Pedagógica de Aprendizagem
Teorias Pedagógica de AprendizagemTeorias Pedagógica de Aprendizagem
Teorias Pedagógica de Aprendizagem
 
Teorias da Aprendizagem e Modelos Pedagógicos
Teorias da Aprendizagem e Modelos PedagógicosTeorias da Aprendizagem e Modelos Pedagógicos
Teorias da Aprendizagem e Modelos Pedagógicos
 
Teorias Da Aprendizagem Material Para Alunos
Teorias Da Aprendizagem Material Para AlunosTeorias Da Aprendizagem Material Para Alunos
Teorias Da Aprendizagem Material Para Alunos
 
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: PiagetDesenvolvimento Cognitivo: Piaget
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget
 
Tipos De Aprendizagem
Tipos De AprendizagemTipos De Aprendizagem
Tipos De Aprendizagem
 
Psicologia da aprendizagem
Psicologia da aprendizagemPsicologia da aprendizagem
Psicologia da aprendizagem
 

Similar to Cérebro e Aprendizagem

Como seu cérebro aprende
Como seu cérebro aprendeComo seu cérebro aprende
Como seu cérebro aprendeRegssa Salvador
 
Sistema nerv oso
Sistema nerv osoSistema nerv oso
Sistema nerv ososibelems
 
neurociência-aplicada-a-educação.pptx
neurociência-aplicada-a-educação.pptxneurociência-aplicada-a-educação.pptx
neurociência-aplicada-a-educação.pptxSidney Silva
 
Drogas e sistema_nervoso
Drogas e sistema_nervosoDrogas e sistema_nervoso
Drogas e sistema_nervosoDani Rodrigues
 
Aprendizagem acelerada 1322010150
Aprendizagem acelerada 1322010150Aprendizagem acelerada 1322010150
Aprendizagem acelerada 1322010150joh1204
 
O cérebro
O cérebroO cérebro
O cérebroCNProf
 
Seminário prof. dra. daniela barros
Seminário prof. dra. daniela barrosSeminário prof. dra. daniela barros
Seminário prof. dra. daniela barrostvf
 
Resumo sistema nervoso
Resumo sistema nervosoResumo sistema nervoso
Resumo sistema nervosoladyacp
 
Reflexões sobre temas polêmicos
Reflexões sobre temas polêmicosReflexões sobre temas polêmicos
Reflexões sobre temas polêmicosJAIRO ALVES
 
Neurociências 2prova
Neurociências 2provaNeurociências 2prova
Neurociências 2provaandreaflima
 
Sistema nervoso katya (2)
Sistema nervoso katya (2)Sistema nervoso katya (2)
Sistema nervoso katya (2)Ana Xavier
 
Plano de aula Descobrindo os cinco sentidos
Plano de aula Descobrindo os cinco sentidosPlano de aula Descobrindo os cinco sentidos
Plano de aula Descobrindo os cinco sentidosElaine Cristine
 

Similar to Cérebro e Aprendizagem (20)

Como seu cérebro aprende
Como seu cérebro aprendeComo seu cérebro aprende
Como seu cérebro aprende
 
Como o cérebro funciona
Como o cérebro funcionaComo o cérebro funciona
Como o cérebro funciona
 
Sistema nerv oso
Sistema nerv osoSistema nerv oso
Sistema nerv oso
 
neurociência-aplicada-a-educação.pptx
neurociência-aplicada-a-educação.pptxneurociência-aplicada-a-educação.pptx
neurociência-aplicada-a-educação.pptx
 
O cerebro
O cerebroO cerebro
O cerebro
 
O cerebro
O cerebroO cerebro
O cerebro
 
Fundamentos da Neurociência e Bioética
Fundamentos da Neurociência e BioéticaFundamentos da Neurociência e Bioética
Fundamentos da Neurociência e Bioética
 
Drogas e sistema_nervoso
Drogas e sistema_nervosoDrogas e sistema_nervoso
Drogas e sistema_nervoso
 
Aprendizagem acelerada 1322010150
Aprendizagem acelerada 1322010150Aprendizagem acelerada 1322010150
Aprendizagem acelerada 1322010150
 
Encéfalo
EncéfaloEncéfalo
Encéfalo
 
Como aprendemos?
Como aprendemos?Como aprendemos?
Como aprendemos?
 
O cérebro
O cérebroO cérebro
O cérebro
 
Aprendizagem acelerada
Aprendizagem aceleradaAprendizagem acelerada
Aprendizagem acelerada
 
Seminário prof. dra. daniela barros
Seminário prof. dra. daniela barrosSeminário prof. dra. daniela barros
Seminário prof. dra. daniela barros
 
Resumo sistema nervoso
Resumo sistema nervosoResumo sistema nervoso
Resumo sistema nervoso
 
Reflexões sobre temas polêmicos
Reflexões sobre temas polêmicosReflexões sobre temas polêmicos
Reflexões sobre temas polêmicos
 
Neurociências 2prova
Neurociências 2provaNeurociências 2prova
Neurociências 2prova
 
Sistema nervoso katya (2)
Sistema nervoso katya (2)Sistema nervoso katya (2)
Sistema nervoso katya (2)
 
Plano de aula Descobrindo os cinco sentidos
Plano de aula Descobrindo os cinco sentidosPlano de aula Descobrindo os cinco sentidos
Plano de aula Descobrindo os cinco sentidos
 
Apostila neuropsicanálise atual
Apostila neuropsicanálise atualApostila neuropsicanálise atual
Apostila neuropsicanálise atual
 

More from Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição

More from Grupo de Estudos em Aprendizagem e Cognição (20)

Regressão e correlação
Regressão e correlação Regressão e correlação
Regressão e correlação
 
Metacognição e scaffolding - como entender uma frase
Metacognição e scaffolding - como entender uma fraseMetacognição e scaffolding - como entender uma frase
Metacognição e scaffolding - como entender uma frase
 
Metacognição - breve apresentação
Metacognição - breve apresentaçãoMetacognição - breve apresentação
Metacognição - breve apresentação
 
Teste de hipóteses - Princípios gerais
Teste de hipóteses - Princípios geraisTeste de hipóteses - Princípios gerais
Teste de hipóteses - Princípios gerais
 
Como apresentar seus dados em gráficos e tabelas album slidedoc
Como apresentar seus dados em gráficos e tabelas album slidedocComo apresentar seus dados em gráficos e tabelas album slidedoc
Como apresentar seus dados em gráficos e tabelas album slidedoc
 
12 trabalho acadêmico - modalidades e estilos para a web
12 trabalho acadêmico - modalidades e estilos para a web12 trabalho acadêmico - modalidades e estilos para a web
12 trabalho acadêmico - modalidades e estilos para a web
 
Etapas da redação científica
Etapas da redação científicaEtapas da redação científica
Etapas da redação científica
 
Meta-análise para a web
Meta-análise para a webMeta-análise para a web
Meta-análise para a web
 
Como resolver problemas
Como resolver problemasComo resolver problemas
Como resolver problemas
 
Análise bivariada album
Análise bivariada albumAnálise bivariada album
Análise bivariada album
 
A metacognição como tecnologia educacional simbólica
A metacognição como tecnologia educacional simbólicaA metacognição como tecnologia educacional simbólica
A metacognição como tecnologia educacional simbólica
 
Como apresentar seus dados em gráficos e tabelas em figuras
Como apresentar seus dados em gráficos e tabelas em figurasComo apresentar seus dados em gráficos e tabelas em figuras
Como apresentar seus dados em gráficos e tabelas em figuras
 
Ensaio clínico
Ensaio clínicoEnsaio clínico
Ensaio clínico
 
Relato de caso clínico
Relato de caso clínicoRelato de caso clínico
Relato de caso clínico
 
Estudos observacionais analíticos
Estudos observacionais analíticosEstudos observacionais analíticos
Estudos observacionais analíticos
 
Estudos observacionais descritivos
Estudos observacionais descritivosEstudos observacionais descritivos
Estudos observacionais descritivos
 
O Problema
O ProblemaO Problema
O Problema
 
Leis e Teorias
Leis e TeoriasLeis e Teorias
Leis e Teorias
 
Hipóteses
HipótesesHipóteses
Hipóteses
 
Variáveis
VariáveisVariáveis
Variáveis
 

Cérebro e Aprendizagem

  • 1. O Cérebro..* O território menos explorado do mundo é o espaço entre nossos ouvidos É pouco menor que um repolho É menor que uma alface Poderias colocá-lo na palma da mão E é milhares de vêzes mais potente que o melhor computador do mundo É
  • 2. Uma mosca de frutas tem 100 mil células cerebrais ativas . Um rato tem 5 bilhões Um chimpanzé tem 10 bilhões E você tem 100 bilhões de células cerebrais desde que nasceu .
  • 3. Destes bilhões de células cerebrais , aproximadamente um décimo se constitui de neurônios ativos ou células nervosas. Cada uma é capaz de fazer até 20.000 conexões diferentes com outras células. É como se fosse uma árvore, na qual se armazena a informação. Cada neurônio é como um computador potente , e cada um se conecta a outras células ao enviar mensagens químicas e elétricas pelos axônio s.
  • 4. Você sabia que tem quatro cérebros em um ? Isto mesmo. São 4 cérebros en um distribuidos en 3 níveis diferentes iniciando-se no tronco cerebral. Seu cérebro tem dois hemisferios que controlan diferentes funções, e êles estão unidos por um sistema de comunicação composto por 300 milhões de células nervosas. Seu cérebro também trabalha com pelo menos quatro tipos de onda elétricas diferentes. A parte mais avançada do seu cérebro tem 6 capacidades diferentes. Também tem um cérebro consciente consciente e um cerebro subconsciente Seu cérebro inferior controla muitas das suas atividades instintivas, tais como a respiração e a freqüência cardíaca. A parte central do seu cérebro controla as emoções. Seu cérebro superior permite pensar, falar. Raciocinar e criar. E a parte superior do cerebelo, desempenha un papel vital na memória muscular.
  • 5. Os níveis do cérebro..* Parte baixa: é o tronco cerebral que fica perto da parte superior do pescoço. Também denominado cérebro reptiliano porque é similar ao dos repteis. Parte central: seu cérebro mamífero antigo- que é similar ao cérebro de outros mamíferos de sangue quente. Controla as emoções e a sexualidade. Parte alta: é o córtex (superfície). Utilizado para pensar, falar, ver, escutar y criar.
  • 6. Howard Gardner da Universidade de Harvard considera que existam pelo menos 8 diferentes tipos de inteligências. Gardner afirma todos temos diferentes tipos de inteligências. Inteligência lingüística: nossa habilidade de ler, escrever e comunicar-se. Inteligência lógico- matemática : habilidad para raciocinar e calcular Inteligência musical: Muito desenvolvida em compositores, músicos, cantores etc. Inteligência espacial-visual: classe de habilidade utilizada pelos arquitetos, escultores, pintores entre outros. Inteligência corpóreo-cinestésica: altamente desenvolvida nos atletas, bailarinos, ginastas e talvez nos cirurgiões. Inteligência interpessoal: habilidade de relacionar-se com los outros. Habilidade característica dos vendedores, motivadores ou comerciantes. Inteligência intrapessoal: habilidade de ver-se a si mesmo, conhecer-se, classe de habilidade que dá a algumas pessoas uma grande intuição. Inteligência naturalista: a habilidade de trabalhar e harmonizar-se com a natureza.
  • 7. Cortex frontal anterior: Pensamento. Córtex motor: Actividade motora. Lóbulo temporal: Centro da linguagem Lóbulo parietal: Habilidade espacial Lóbulo occipital: Centro visual. Cerebelo: Papel chave no controle da postura e equilíbrio. Filtros e conectores: São 3 os mais importantes a amígdala, o hipocampo e o núcleo caudado; todos eles filtram, modulam e fazem importantes conexões entre diferentes partes do cérebro. Partes do cérebro que se relacionam com diferentes funções.
  • 8. Os lados do seu cérebro O lado esquerdo do seu cérebro tem uma grande participação no processamento da lógica, das palabras, das matemáticas, e das seqüências: as chamadas partes acadêmicas O lado direito do cérebro se encarrega do ritmo, da música, dos desenhos e do sonhar acordado: as chamadas atividades criativas.
  • 9. Mirian Diamond O cérebro é muito mais complexo que qualquer explicação que mencione apenas o lado esquerdo e direito. Seu lema: Seu cérebro pode aprender do nascimento até o fim da vida. Separar o cérebro em várias partes permite identificar as muitas e pequenas partes que controlam os movimentos dos braços, pernas e dedos, assim como as que controlam os sentimentos os sentimentos, a dor, temperatura, tato, pressão e audição. Se exposto a ambientes estimulantes pode modificar-se de maneira positiva. Da mesma forma, regride ou modifica-se de forma negativa, na ausência de estimulação.
  • 10. Seis são portas de entrada principais por meio das quais aprendemos: O que vemos O que ouvimos O que provamos O que tocamos O que cheiramos O que fazemos
  • 11. Há pelo menos três estilos de aprendizagem: Estudantes hápticos: Palavra grega que significa mover-se com. São pessoas que aprenden melhor quando se envolvem com o conteúdo, quando se movem e experimentam. Estudantes visuais, que aprendem melhor quando vêem imagens do que estão estudando. Estudantes auditivos, que aprendem melhor por meio do som, da música e da fala. Três aspectos que são muito importantes para a aprendizagem: A forma que você arlmazena e recupera a informação, rápida e eficientemente. Como a utiliza para resolver problemas. Como a utiliza para criar novas ideas. Quanto mais você integra estas formas mais você aprende.
  • 12. Como se armazena a informação no seu cérebro..* Com um sistema de padrões qu é capaz de armazenar prácticamente qualquer quantidade de informação que receba. Seu cérebro classifica la informação en muitos arquivos diferentes. Armazena a informaçõa com uma grande quantidade de associaçõess. Esta forma de armazenagem pode relacionar coisas que se parecem entre si.
  • 13. Seus quatro tipos de onda O segundo passo para aprender a utilizar el subconsciente . É aquí onde nos encontramos com as ondas do cérebro. Muitos pesquisadores agora estão convencidos de que podemos absorver información muito mais rápida e efetivamente quando nosso cérebro está em um estado especial de consciência
  • 14. Seu cérebro trabalha com oxigênio e nutrientes..* Como qualquer outra maquina complexa, seu cérebro necessita energia. Energia obtida dos nutrientes que consome. Se você é adulto seu cérebro utiliza 20% da energía que produz. Alimente-o com uma dieta pobre em energía e êle não funcionará bem.
  • 15. Para obter energia, o cérebro precisa muito de glicose. Esta é a razão pela qual frutas e verduras são tão essenciais: porque são ricas em glicose. Cada mensagem flui pelo seu corpo elétrica e químicamente, e todo o tempo muda de um modo a outro. Mas de onde vem a eletricidade cerebral ? Vem de uma boa alimentação combinada con oxigênio.
  • 16. Brian y Roberta Morgan dizem: Qualquer deficiência nutricional pode reduzir os níveis de certos neurotransmissores e afetar de maneira adversa o tipo de comportamento pelo qual são responsáveis. E vice-versa, um problema físico ou mental pode ser corrigido aumentando-se o nível do transmissor principal. SOMOS O QUE COMEMOS..*
  • 17. RICHARD M. RESTAK O funcionamento do cérebro depende muito do que se come no café da manhã
  • 18. Na melhor das hipóteses, o quociente de inteligência contribui em aproximadamente em 20% para o sucesso na vida, o que deixa os 80% restantes a outras forças que se agrupan como inteligência emocional. Daniel Goleman
  • 19. Alguns conselhos simples sobre alimentos para o seu cérebro: Tome um bom café da manhã, que contenha de preferência grandes quantidades de fruta fresca. Almoce bem, de preferência incluindo uma salada de verduras frescas. Faça com que peixes, nozes e gorduras vegetais sejam uma parcela importante de sua dieta. Exercite-se de maneira regular, para oxigenar o sangue. Evite tudo o que possa intoxicá-lo.
  • 20. Corpo e mente unidos..* As moléculas das emoções fazem funcionar todos os sistemas do corpo. Candace. B. Pert. O corpo é a mente inconsciente. E a mente e o corpo trabalham como um só para filtrar, armazenar, aprender e recordar: elementos chaves da aprendizaje.
  • 21. Os primeiros 20 passos fáceis para melhorar a aprendizagem: *Comece com esporte. *Atreva-se a sonhar. *Estabeleça una meta específica- e ponha datas limite. *Consiga un mentor entusiasta-rápidamente * Comece con el panorama global. *Pergunte ! *Descubra o principio mais importante. *Encontre los três melhores livros escritos por vencedores práticos. *Volte a aprender como leer de maneira inteligente. *Refuércelo con imágenes y sonidos. *Aprenda fazendo. *Haga mapas mentales en vez de mapas lineales. *Aprenda novas formas de recordar o que aprendeu. *Aprenda a arte de la consciência relaxada. *Pratique, pratique, pratique. *Revise y reflexione. *Utilize ferramentas de relacionamento tais como ganchos de memoria. *Divirta-se, Brinque. *Ensine os outros. *Faça um curso de aprendizagem acelerada.
  • 22. UNIVERSIDAD MÉXICO INTERNACIONAL MATERIA: Desarrollo de habilidades del pensamiento. MAESTRO: Sergio Moreno. LICENCIATURA EN DIRECCIÓN DE NEGOCIOS ALUMNA: Chávez Urías Cinthia Maricruz. TEMA: Diapositivas del cerebro. Septiembre de 2007 Culiacán Sinaloa México
  • 23. Traduzido do espanhol por: Mauricio A. P. Peixoto www.officinadamente.com.br Leia o blog da Officina da Mente. Acesse: http://www.officinadamente.com.br/blog/index.php Diagramação, texto, imagens e efeitos mantidos da apresentação original: diapositivas-cerebr-oo4412.ppt