Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A organização da Europa após a segunda guerra:

G4

  • Login to see the comments

A organização da Europa após a segunda guerra:

  1. 1. A organização da Europa após a Segunda Guerra Mundial Grupo 4:
  2. 2. Dois fatos importantes que antecedem a Guerra Fria: • Revolução Russa e 2ª Guerra Mundial.
  3. 3. 2ª Guerra Mundial: Aspectos importantes: Antecedentes: - Ao fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918: ruína de três grandes impérios: o Alemão, o Turco-Otomano e o Russo – esse último não apenas como consequência da guerra, mas também por causa da Revolução Russa que ocorreu em 1917; - O peso das exigências do Tratado de Versalhes; - O comunismo bem-sucedido na Rússia; - Surgimento de regimes autoritários (contra o modelo liberal).
  4. 4. As fronteiras Europeias na Guerra Fria: • No início de 1945, antes do término oficial da Segunda Guerra Mundial, alguns acordos/conferências foram feitos:
  5. 5. Um pouco de história – a União Europeia: • 1944: Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) – facilitar as relações; • 1952: Ceca (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) – componentes: Benelux, ex-Alemanha Ocidental, França e Itália – criação de um mercado em comum; • 1957: CEE (Comunidade Econômica Europeia) – Tratado de Roma – livre importação e exportação dos países membros; • 1991: Tratado de Maastricht (encontro de cúpula entre países da CEE; • 1993: Mercado Comum Europeu (União Europeia); • 2001: Euro (moeda); • 28 países membros;
  6. 6. BREXIT!!! Brexit é a abreviação de Britain Exit, uma expressão inglesa que significa “Saída Britânica”, na tradução literal para o português. Este termo se refere ao plano que prevê a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). A decisão sobre a saída do Reino Unido do bloco econômico europeu foi feita a partir de um referendo popular (plebiscito), realizado em 23 de junho de 2016. Com 51,9% dos votos, a maioria dos cidadãos britânicos optaram pelo Brexit, contra 48,1% que apoiavam a permanência do Estado na União Europeia.
  7. 7. NACIONALISMOS E CONFLITOS EUROPEUS: IRLANDA: Os irlandeses vivem uma conflituosa relação junto às leis que determinam a submissão do país ao domínio britânico. Motivos: diferenças religiosas e culturais, um grupo irlandês terrorista chamado IRA (sigla em inglês para “Exército Republicano Irlandês”) vem atuando por meio de sequestros, assassinatos e outros atos de vandalismo que consolidaram uma tensa relação entre as autoridades britânicas.
  8. 8. História: a dominação britânica sob o território irlandês aconteceu durante o governo de Henrique II (XII) - direito da Inglaterra em estabelecer as suas leis em território irlandês. Século XVI: religiões protestantes afloravam, o estabelecimento da Igreja Anglicana na Inglaterra. A maioria católica do território irlandês resistiu ao processo de conversão religiosa ao anglicanismo, imposto como meio de reafirmação da autoridade monárquica em seus territórios.
  9. 9. Ex-Iugoslávia • A Federação Iugoslava originou-se após a Primeira Guerra Mundial, a partir de territórios que faziam parte dos Impérios Austro-Húngaro e Turco-Otomano. • Apesar da balcanização étnica e religiosa, a Iugoslávia manteve-se unida após a Segunda Guerra Mundial(1939-1945). Essa união deveu-se à influência e habilidade política de um líder socialista e carismático, o marechal Josip Broz Tito, que se destacou na luta contra os invasores nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
  10. 10. • Tito implantou na Iugoslávia um regime socialista, mas jamais aceitou a interferência da União Soviética. • A Iugoslávia era formada pelas repúblicas (Sérvia, Montenegro, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovinae Macedônia) e por regiões autônomas (Voivodina e Kosovo). • A ocorrência de minorias sérvias na Bósnia-Hezergovina, Croácia e Eslovênia teve o objetivo de misturar os povos do país, a fim de dificultar futuros movimentos separatistas nessas regiões.
  11. 11. Antigamente:
  12. 12. Atual:

×