Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O continente europeu -

...

  • Login to see the comments

O continente europeu -

  1. 1. O continente Europeu. Parte II. Aspectos naturais e atividades econômicas da Europa.
  2. 2. Um continente integrado. • Banhado pelo Oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo; • Litoral recortado; • Presença de: penínsulas, ilhas, cabos, estreitos, mares, golfos e canais; • Proximidade com a África e a Ásia: trocas comerciais.
  3. 3. As Ilhas • Independentes: Malta, Islândia, Irlanda e a Grã – Bretanha; • Algumas ilhas fazem parte de outros países: Sicília e Sardenha (Itália),Córsega (França), Creta (Grécia) e Baleares (Espanha); Ilha de Malta. Córsega.
  4. 4. Os mares • Mar interior: a) Negro: ligação com o mar Mediterrâneo pelos estreitos de Bósforo e de Dardanelos).
  5. 5. Mar fechado e também considerado interior: b) Cáspio: nenhuma ligação direta com oceano. Suas águas são doces porém, um pouco salinas. Ele está localizado em uma depressão absoluta (30 metros abaixo do nível do mar).
  6. 6. • Observação: Os mares exteriores se comunicam diretamente com os Oceanos. As penínsulas: Principais: Escandinava, Dinamarquesa ou Jutlândia, Ibérica e a Balcânica.
  7. 7. A Islândia:
  8. 8. Os Estreitos: Skagerrak e Kattegat – entre o Mar Báltico e o Mar do Norte.
  9. 9. Gibraltar – entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.
  10. 10. Dardanelos – entre o Mar Mediterrâneo e o Mar de Mármara. Bósforo – entre o Mar de Mármara e o Mar Negro.
  11. 11. Kerch – entre o Mar Negro e o Mar de Azov.
  12. 12. Canal da Mancha: o canal da Mancha é um braço de mar que é parte do oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o mar do Norte ao Atlântico.
  13. 13. O Etna, na Sicília (Itália), é o vulcão mais ativo da Europa e está em constante erupção. O último evento vulcânico ocorreu em novembro 2013
  14. 14. Estrutura geológica • Três grandes conjuntos: bacias sedimentares, maciços antigos e dobramentos modernos; • Predominância: planícies;
  15. 15. As planícies – hidrografia. • Inferiores a 200 metros; • Intensamente urbanizadas; DANÚBIO Nascente: Floresta Negra (sul da Alemanha); Deságua: Mar Negro (Romênia); Sentido: Oeste-leste; Importância: transporte e navegação.
  16. 16. RENO Nascente: Alpes Suíços; Deságua: Mar do Norte; Em seu curso faz fronteira entre a França e a Alemanha; Principal ligação fluvial entre o centro da Europa e o porto de Roterdã; Importância: turismo.
  17. 17. Porto de Roterdã
  18. 18. Sena Nascente: planalto de Langres; Deságua: Canal da Mancha. Importância: atravessa áreas agrícolas e industrias (transporte de mercadorias e pessoas).
  19. 19. Volga Nascente: planalto de Valdai (norte da Rússia); Deságua: Mar Cáspio; Maior rio da Europa; Importância: transporte da madeira, irrigação , outras mercadorias em gerais, geração de energia, abastecimento de água e pesca.
  20. 20. Ródano Nascente: Alpes Suíços; Deságua: Mar Mediterrâneo; Liga-se através de um canal ao sistema portuário (porto de Marselha).
  21. 21. Porto de Marselha
  22. 22. Dobramentos Modernos – Montanhas: Sul da Europa.
  23. 23. Exemplos: Alpes: Os Alpes são uma cordilheira (conjunto de montanhas) situada na Europa Ocidental. Começa na cidade italiana de Gênova e termina na região do rio Danúbio, próximo à Viena (Áustria).
  24. 24. Os Pirineus: sudoeste da Europa, e conhecida por formar uma fronteira natural entre a França e a Espanha.
  25. 25. Cárpatos: formam a ala oriental do grande sistema de montanhas da Europa, percorrendo 1500 km ao longo das fronteiras da República Checa, Eslováquia, Polônia, Romênia e Ucrânia.
  26. 26. Montes Apeninos (Cordilheira dos Apeninos): são cadeias de montanhas, localizada na região central da Península Itálica.
  27. 27. As montanhas do Cáucaso situam-se na fronteira da Ásia com a Europa. Estendem-se desde as margens do Mar Negro até a costa do Mar Cáspio. As montanhas criam uma barreira natural para o transporte terrestre entre os dois continentes.
  28. 28. Dobramentos antigos: Alpes Escandinavos é uma grande cordilheira de montanhas que atravessa quase toda a Península da Escandinávia de norte a sul, numa extensão de 1 700 km.
  29. 29. Montes Urais é uma cordilheira de montanhas na Rússia que normalmente definem a fronteira entre a Europa e a Ásia.
  30. 30. “Economia” Setores econômicos: a) primário: Agricultura: mecanização (alta produtividade); Regiões temperadas: planícies. Cultivos de cereais: centeio, aveia, cevada... Outros: batata e beterraba.
  31. 31. Pecuária: Intensiva (tecnologia). Extrativismo: indústria madeireira. b) Setor Secundário A bacia do Reno: Alemanha: Stuttgart, Frankfurt, Colônia, Dusseldorf e Mannheim.
  32. 32. Vale do Ruhr é uma conturbação de onze cidades e vários munícipios dos distritos administrativos dos arredores com grande densidade industrial e populacional localizada na Alemanha. Região Carbonífera; Indústria química, automobilística e eletrônica.
  33. 33. Vale o Pó: norte da Itália (região muito industrializada). Cidades: Milão, Turim e Gênova. Região: Nápoles.
  34. 34. C ) Setor terciário: Alta urbanização; Comércio, prestação de serviços... Rede de transporte integrado

×