SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 38
Inteligências Múltiplas Paulo Roberto Bernardo Regina Fazioli Rita Carolino MESTRADO - Centro Paula Souza - 2008
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Inteligência
Inteligência (Gardner, 1997)
Inteligência
Podem ou não ser ativadas, dependendo de diversos fatores, como por exemplo, valores e oportunidades de uma cultura, decisões pessoais e ou de suas famílias, professores e outros.
História: Pequena equipe da Harvard Graduate School of Education foi solicitada pela Bernard Van Leer Fondation of the Hague - instituição holandesa -  em 1979, para realizar uma pesquisa sobre o potencial humano: deu-se início ao Projeto Zero. Howard Gardner, um dos responsáveis pelo projeto,  utilizou seu conhecimento como psicólogo e  estudou  o desenvolvimento e as habilidades  simbólicas dos indivíduos. Foi a primeira divulgação científica sobre a pluralização das inteligências.
 
Independente do conceito de cada tipo de inteligência, há também uma maior,  que está ligada à ação , ao que se faz com todas elas.  Afinal, depois de se criar um grande projeto (seja usando quais inteligências forem), o que se faz com ele, como ele é contextualizado no mundo, também implica outro tipo de inteligência, tão ou mais sofisticada do que a utilizada na execução do projeto  propriamente dito.
A maior contribuição das pesquisas de Gardner foi provar que  a inteligência pode ser desenvolvida.    Para ele é possível "construir/adquirir"  determinada inteligência.   Ele também afirma que podemos  "perder" determinada  inteligência, já que a inteligência se  processa no cérebro e é  comprovado que, sem uso, o  cérebro atrofia.
É a mais conhecida e valorizada por todos.  Seus elementos centrais são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem.  É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita e falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada.  Políticos, jornalistas, vendedores  exibem com mais destaque  essa inteligência.
Habilidade para apreciar, compor ou  reproduzir uma peça musical.  A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. Uma criança que tem essa inteligência aguçada geralmente canta para si mesma, e as pessoas dotadas desse tipo de inteligência geralmente não precisam de  Aprendizado formal, "tocam de  ouvido", como se costuma dizer.
  Gosto por padrões, cálculo, ordem e s sistematização.  É a habilidade para lidar com raciocínios, reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas. Veja a sutileza das diferenças apontadas por Gardner: embora o gosto pelo lógico esteja nessas profissões, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza.
Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos.  É a inteligência dos cirurgiões, bailarinos, atletas, escultores. A criança dotada dessa inteligência  tem muita articulação de movimento,  demonstra grande habilidade para o esporte  ou tem coordenação apurad a.
É a capacidade para perceber o  mundo visual e espacial de forma precisa.  É mais: possibilita às pessoas perceberem as imagens, transformá-las e criá-las a partir da memória.  É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos. Nas crianças, essa inteligência é identificada pela habilidade com brinquedos  de montar e quebra-cabeças e o interesse por detalhes visuais.
Habilidade de interagir com as outras pessoas,  entendê-las e interpretar seu comportamento.  É a inteligência comum em líderes, políticos,religiosos, terapeutas, professores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades. Não está obrigatoriamente associada à habilidade lingüística.  Na criança, é manifestada pela habilidade de reconhecer adultos e liderar brincadeiras.
É a habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e desenvolver modelos mentais precisos sobre si mesmo. É a inteligência que dá acesso ao conhecimento de seus sentimentos, sonhos e idéias. Por ser a mais pessoal de todas, ela só é observável através da manifestação de outras inteligências, como a verbal-lingüística ou a corporal-cinestésica, por exemplo. É a capacidade que faz com que você tenha autoconhecimento e auto-estima.
Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza.  É percebida pela atração pelo mundo natural e pela sensibilidade em relação a ele.  É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas,  espiritualistas, artistas.
A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner.  Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo.  É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.
Embora a teoria tenha sido desenvolvida com o objetivo de ampliar as noções psicológicas da inteligência, sua maior contribuição está na educação. (Gardner et al, 1998)
Ensino Superior: Preparar o profissional para um mercado de atuação em constante mutação. Mais do que uma boa formação técnica é necessário aprimoramento pessoal e profissional de uma forma diferenciada.
Engenharia – ênfase à inteligência lógico- matemática ??? Publicidade e Propaganda – ênfase à inteligência espacial ???
 
   Benefícios:  Tíquete Refeição     Regime de contratação:  CLT (Efetivo) ou Prestador de serviços (PJ)     Horário:  Sem horários definido. Esta vaga anunciada precisa de candidatos com urgência!
Vamos desenvolver nossas inteligências !!!
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Corporal-cinestésica: Experimente seu corpo: pratique esportes, faça aulas de dança, matricule-se em um tipo de luta.  Brinque com o corpo: faça dramatizações, brincadeiras, mímica, tente demonstrar determinadas emoções só com o corpo.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Experimente, sem medo de errar. Você deve estar em constante mutação, em busca do auto-desenvolvimento, através de descobertas e estudo. Vale a pena !!!
Daniel Goleman popularizou o conceito de inteligência emocional . A inteligência emocional nada  mais é do que combinação das inteligências interpessoal e intrapessoal, expostas por  Gardner.
Piaget “ o teórico do desenvolvimento cognitivo” O individuo está constantemente construindo hipóteses e por meio disso tentando gerar conhecimento
 

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (20)

David ausubel - Aprendizagem Significativa
David ausubel - Aprendizagem SignificativaDavid ausubel - Aprendizagem Significativa
David ausubel - Aprendizagem Significativa
 
Leitura e producao textual
Leitura e producao textualLeitura e producao textual
Leitura e producao textual
 
Cognição
CogniçãoCognição
Cognição
 
A Psicologia da Aprendizagem
A Psicologia da AprendizagemA Psicologia da Aprendizagem
A Psicologia da Aprendizagem
 
Jean piaget
Jean piagetJean piaget
Jean piaget
 
Vygotsky
VygotskyVygotsky
Vygotsky
 
O que é a psicologia
O que é a psicologiaO que é a psicologia
O que é a psicologia
 
A Inteligência
A InteligênciaA Inteligência
A Inteligência
 
Slide apresentação carl rogers
Slide apresentação carl rogersSlide apresentação carl rogers
Slide apresentação carl rogers
 
Fases do desenvolvimento - Piaget
Fases do desenvolvimento -  PiagetFases do desenvolvimento -  Piaget
Fases do desenvolvimento - Piaget
 
Desenvolvimento piaget
Desenvolvimento   piagetDesenvolvimento   piaget
Desenvolvimento piaget
 
Howard Gardner
Howard  GardnerHoward  Gardner
Howard Gardner
 
Henri Wallon e sua teoria
Henri Wallon e sua teoriaHenri Wallon e sua teoria
Henri Wallon e sua teoria
 
Piaget e Interacionismo
Piaget e InteracionismoPiaget e Interacionismo
Piaget e Interacionismo
 
Piaget x Vygotsky
Piaget x VygotskyPiaget x Vygotsky
Piaget x Vygotsky
 
Erik erikson - Desenvolvimento Psicossocial
Erik erikson - Desenvolvimento PsicossocialErik erikson - Desenvolvimento Psicossocial
Erik erikson - Desenvolvimento Psicossocial
 
O estádio sensório motor
O estádio sensório   motorO estádio sensório   motor
O estádio sensório motor
 
1 - Jean Piaget - Histórias e suas Teorias
1 - Jean Piaget - Histórias e suas Teorias 1 - Jean Piaget - Histórias e suas Teorias
1 - Jean Piaget - Histórias e suas Teorias
 
Atenção e desempenho
Atenção e desempenhoAtenção e desempenho
Atenção e desempenho
 
1. teorias do desenvolvimento
1. teorias do desenvolvimento1. teorias do desenvolvimento
1. teorias do desenvolvimento
 

Destaque

Inteligencia Emocional | Eagles Vision
Inteligencia Emocional | Eagles VisionInteligencia Emocional | Eagles Vision
Inteligencia Emocional | Eagles VisionEduardo De Souza
 
Inteligencia Emocional & Inteligencia Social
Inteligencia Emocional & Inteligencia SocialInteligencia Emocional & Inteligencia Social
Inteligencia Emocional & Inteligencia SocialGustavo Fantin
 
Cartilha+inteligencia+emocional
Cartilha+inteligencia+emocionalCartilha+inteligencia+emocional
Cartilha+inteligencia+emocionalAlice Lirio
 
Palestra Motivação e Inteligência Profissional
Palestra Motivação e  Inteligência ProfissionalPalestra Motivação e  Inteligência Profissional
Palestra Motivação e Inteligência ProfissionalARI LIMA
 
Desenvolvendo Inteligência emocional
Desenvolvendo Inteligência emocionalDesenvolvendo Inteligência emocional
Desenvolvendo Inteligência emocionalAlexandre Rivero
 
Inteligência emocional as 5 chaves fundamentais
Inteligência emocional   as 5 chaves fundamentaisInteligência emocional   as 5 chaves fundamentais
Inteligência emocional as 5 chaves fundamentaisManuela Selas
 
inteligências múltiplas
inteligências múltiplasinteligências múltiplas
inteligências múltiplasMarcos Dieison
 
Livros sobre inteligências multiplas
Livros sobre inteligências multiplasLivros sobre inteligências multiplas
Livros sobre inteligências multiplasCirilo Ferreira Neto
 
Projeto de oficina pedagógica para professores
Projeto de oficina pedagógica para professoresProjeto de oficina pedagógica para professores
Projeto de oficina pedagógica para professoresvanessaveloso05
 
Neuropsicologia da aprendizagem
Neuropsicologia da aprendizagemNeuropsicologia da aprendizagem
Neuropsicologia da aprendizagemangelalage
 
Diapositiva neurociencia
Diapositiva neurocienciaDiapositiva neurociencia
Diapositiva neurocienciabrendalou1
 
E-book Grátis [ 17 atitudes que impedem você de ficar muito rico ]
E-book Grátis [ 17 atitudes que impedem você de ficar muito rico ] E-book Grátis [ 17 atitudes que impedem você de ficar muito rico ]
E-book Grátis [ 17 atitudes que impedem você de ficar muito rico ] Gera Money
 
Livro para concurseiros_iniciantes
Livro para concurseiros_iniciantesLivro para concurseiros_iniciantes
Livro para concurseiros_iniciantesestadual
 
Introdução ao THS - Treinamento em Habilidades Sociais: Teoria e Prática
Introdução ao THS - Treinamento em Habilidades Sociais: Teoria e PráticaIntrodução ao THS - Treinamento em Habilidades Sociais: Teoria e Prática
Introdução ao THS - Treinamento em Habilidades Sociais: Teoria e Práticapsimais
 
E-book free - Ferramentas Visuais para Estrategistas
E-book free - Ferramentas Visuais para EstrategistasE-book free - Ferramentas Visuais para Estrategistas
E-book free - Ferramentas Visuais para EstrategistasMarcelo Pimenta (menta90)
 

Destaque (20)

Inteligencia Emocional | Eagles Vision
Inteligencia Emocional | Eagles VisionInteligencia Emocional | Eagles Vision
Inteligencia Emocional | Eagles Vision
 
Inteligencia Emocional & Inteligencia Social
Inteligencia Emocional & Inteligencia SocialInteligencia Emocional & Inteligencia Social
Inteligencia Emocional & Inteligencia Social
 
Cartilha+inteligencia+emocional
Cartilha+inteligencia+emocionalCartilha+inteligencia+emocional
Cartilha+inteligencia+emocional
 
Palestra Motivação e Inteligência Profissional
Palestra Motivação e  Inteligência ProfissionalPalestra Motivação e  Inteligência Profissional
Palestra Motivação e Inteligência Profissional
 
Desenvolvendo Inteligência emocional
Desenvolvendo Inteligência emocionalDesenvolvendo Inteligência emocional
Desenvolvendo Inteligência emocional
 
Inteligência emocional as 5 chaves fundamentais
Inteligência emocional   as 5 chaves fundamentaisInteligência emocional   as 5 chaves fundamentais
Inteligência emocional as 5 chaves fundamentais
 
Inteligencia emocional
Inteligencia emocionalInteligencia emocional
Inteligencia emocional
 
inteligências múltiplas
inteligências múltiplasinteligências múltiplas
inteligências múltiplas
 
Livros sobre inteligências multiplas
Livros sobre inteligências multiplasLivros sobre inteligências multiplas
Livros sobre inteligências multiplas
 
Kandel
KandelKandel
Kandel
 
Projeto de oficina pedagógica para professores
Projeto de oficina pedagógica para professoresProjeto de oficina pedagógica para professores
Projeto de oficina pedagógica para professores
 
Albert Bandura
Albert BanduraAlbert Bandura
Albert Bandura
 
Neuropsicologia da aprendizagem
Neuropsicologia da aprendizagemNeuropsicologia da aprendizagem
Neuropsicologia da aprendizagem
 
Neurociencia e educação
Neurociencia e educaçãoNeurociencia e educação
Neurociencia e educação
 
Diapositiva neurociencia
Diapositiva neurocienciaDiapositiva neurociencia
Diapositiva neurociencia
 
Neurociência e aprendizagem
Neurociência e aprendizagemNeurociência e aprendizagem
Neurociência e aprendizagem
 
E-book Grátis [ 17 atitudes que impedem você de ficar muito rico ]
E-book Grátis [ 17 atitudes que impedem você de ficar muito rico ] E-book Grátis [ 17 atitudes que impedem você de ficar muito rico ]
E-book Grátis [ 17 atitudes que impedem você de ficar muito rico ]
 
Livro para concurseiros_iniciantes
Livro para concurseiros_iniciantesLivro para concurseiros_iniciantes
Livro para concurseiros_iniciantes
 
Introdução ao THS - Treinamento em Habilidades Sociais: Teoria e Prática
Introdução ao THS - Treinamento em Habilidades Sociais: Teoria e PráticaIntrodução ao THS - Treinamento em Habilidades Sociais: Teoria e Prática
Introdução ao THS - Treinamento em Habilidades Sociais: Teoria e Prática
 
E-book free - Ferramentas Visuais para Estrategistas
E-book free - Ferramentas Visuais para EstrategistasE-book free - Ferramentas Visuais para Estrategistas
E-book free - Ferramentas Visuais para Estrategistas
 

Semelhante a Inteligências Múltiplas

Aula 01 diferenças individuais
Aula 01   diferenças individuaisAula 01   diferenças individuais
Aula 01 diferenças individuaisNiloar Bissani
 
Inteligências múltiplas howard garden
Inteligências múltiplas   howard gardenInteligências múltiplas   howard garden
Inteligências múltiplas howard gardeneducacaoespecial04cre
 
Inteligencias multiplas
Inteligencias multiplasInteligencias multiplas
Inteligencias multiplasEneida Fonseca
 
As inteligências múltiplas e seus jogos e brincadeiras
As inteligências múltiplas e seus jogos e brincadeirasAs inteligências múltiplas e seus jogos e brincadeiras
As inteligências múltiplas e seus jogos e brincadeirasAngelo Nhar
 
Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem
Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagemInteligências múltiplas e estilos de aprendizagem
Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagemÉlida Catarino
 
Inteligencias multiplas
Inteligencias multiplasInteligencias multiplas
Inteligencias multiplasSaulo Muniz
 
Inteligencias multiplas
Inteligencias multiplasInteligencias multiplas
Inteligencias multiplasNilson Costa
 
Trabalho inteligenciasmultiplas
Trabalho inteligenciasmultiplasTrabalho inteligenciasmultiplas
Trabalho inteligenciasmultiplasEdna Varollo
 
Inteligências múltiplas gardner
Inteligências múltiplas gardnerInteligências múltiplas gardner
Inteligências múltiplas gardnerCarla Pereira
 
Inteligências multiplas
Inteligências multiplasInteligências multiplas
Inteligências multiplasDalila Melo
 
Inteligências Múltiplas
Inteligências MúltiplasInteligências Múltiplas
Inteligências MúltiplasVirginia Moura
 
Definicao de inteligencia
Definicao de inteligenciaDefinicao de inteligencia
Definicao de inteligenciaMarcelo Anjos
 
Inteligencia Linguistica
Inteligencia LinguisticaInteligencia Linguistica
Inteligencia Linguisticagadea
 
Inteligências Múltiplas
Inteligências MúltiplasInteligências Múltiplas
Inteligências MúltiplasNívea Lemos
 

Semelhante a Inteligências Múltiplas (20)

Aula 01 diferenças individuais
Aula 01   diferenças individuaisAula 01   diferenças individuais
Aula 01 diferenças individuais
 
Inteligências múltiplas
Inteligências múltiplasInteligências múltiplas
Inteligências múltiplas
 
Int. mult
Int. multInt. mult
Int. mult
 
Inteligências múltiplas howard garden
Inteligências múltiplas   howard gardenInteligências múltiplas   howard garden
Inteligências múltiplas howard garden
 
Inteligencias multiplas
Inteligencias multiplasInteligencias multiplas
Inteligencias multiplas
 
As inteligências múltiplas e seus jogos e brincadeiras
As inteligências múltiplas e seus jogos e brincadeirasAs inteligências múltiplas e seus jogos e brincadeiras
As inteligências múltiplas e seus jogos e brincadeiras
 
Inteligencias multiplas
Inteligencias multiplasInteligencias multiplas
Inteligencias multiplas
 
Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem
Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagemInteligências múltiplas e estilos de aprendizagem
Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem
 
Inteligencias multiplas howard gardner
Inteligencias multiplas howard gardnerInteligencias multiplas howard gardner
Inteligencias multiplas howard gardner
 
Estudar inteligencias multiplas
Estudar inteligencias multiplasEstudar inteligencias multiplas
Estudar inteligencias multiplas
 
Inteligencias multiplas
Inteligencias multiplasInteligencias multiplas
Inteligencias multiplas
 
Inteligencias multiplas
Inteligencias multiplasInteligencias multiplas
Inteligencias multiplas
 
Trabalho inteligenciasmultiplas
Trabalho inteligenciasmultiplasTrabalho inteligenciasmultiplas
Trabalho inteligenciasmultiplas
 
Inteligências múltiplas gardner
Inteligências múltiplas gardnerInteligências múltiplas gardner
Inteligências múltiplas gardner
 
Inteligências multiplas
Inteligências multiplasInteligências multiplas
Inteligências multiplas
 
Inteligências
InteligênciasInteligências
Inteligências
 
Inteligências Múltiplas
Inteligências MúltiplasInteligências Múltiplas
Inteligências Múltiplas
 
Definicao de inteligencia
Definicao de inteligenciaDefinicao de inteligencia
Definicao de inteligencia
 
Inteligencia Linguistica
Inteligencia LinguisticaInteligencia Linguistica
Inteligencia Linguistica
 
Inteligências Múltiplas
Inteligências MúltiplasInteligências Múltiplas
Inteligências Múltiplas
 

Mais de Regina Fazioli

Curadoria de Conhecimento no Mundo Digital
Curadoria de Conhecimento no Mundo DigitalCuradoria de Conhecimento no Mundo Digital
Curadoria de Conhecimento no Mundo DigitalRegina Fazioli
 
Comportamentos Mobile e ações em Bibliotecas e Centros de Informação
Comportamentos Mobile e ações em Bibliotecas e Centros de InformaçãoComportamentos Mobile e ações em Bibliotecas e Centros de Informação
Comportamentos Mobile e ações em Bibliotecas e Centros de InformaçãoRegina Fazioli
 
Webnar tecnologia mobile
Webnar tecnologia mobileWebnar tecnologia mobile
Webnar tecnologia mobileRegina Fazioli
 
"O Futuro da Biblioteconomia no Brasil"
"O Futuro da Biblioteconomia no Brasil""O Futuro da Biblioteconomia no Brasil"
"O Futuro da Biblioteconomia no Brasil"Regina Fazioli
 
Ação Cultural em bibliotecas públicas e escolares - Prof. Maria Helena T.C. ...
Ação Cultural em bibliotecas públicas e escolares - Prof. Maria Helena T.C. ...Ação Cultural em bibliotecas públicas e escolares - Prof. Maria Helena T.C. ...
Ação Cultural em bibliotecas públicas e escolares - Prof. Maria Helena T.C. ...Regina Fazioli
 
Apresentação - Evento em Menção ao dia do Bibliotecário!
Apresentação - Evento em Menção ao dia do Bibliotecário!Apresentação - Evento em Menção ao dia do Bibliotecário!
Apresentação - Evento em Menção ao dia do Bibliotecário!Regina Fazioli
 
Capacitação em informação: um diferencial à atuação em salas de leitura.
Capacitação em informação: um diferencial à atuação em salas de leitura.Capacitação em informação: um diferencial à atuação em salas de leitura.
Capacitação em informação: um diferencial à atuação em salas de leitura.Regina Fazioli
 
Apresentação Dissertação
Apresentação DissertaçãoApresentação Dissertação
Apresentação DissertaçãoRegina Fazioli
 

Mais de Regina Fazioli (9)

Curadoria de Conhecimento no Mundo Digital
Curadoria de Conhecimento no Mundo DigitalCuradoria de Conhecimento no Mundo Digital
Curadoria de Conhecimento no Mundo Digital
 
Comportamentos Mobile e ações em Bibliotecas e Centros de Informação
Comportamentos Mobile e ações em Bibliotecas e Centros de InformaçãoComportamentos Mobile e ações em Bibliotecas e Centros de Informação
Comportamentos Mobile e ações em Bibliotecas e Centros de Informação
 
Webnar tecnologia mobile
Webnar tecnologia mobileWebnar tecnologia mobile
Webnar tecnologia mobile
 
"O Futuro da Biblioteconomia no Brasil"
"O Futuro da Biblioteconomia no Brasil""O Futuro da Biblioteconomia no Brasil"
"O Futuro da Biblioteconomia no Brasil"
 
Aula Projeto TCC
Aula Projeto TCCAula Projeto TCC
Aula Projeto TCC
 
Ação Cultural em bibliotecas públicas e escolares - Prof. Maria Helena T.C. ...
Ação Cultural em bibliotecas públicas e escolares - Prof. Maria Helena T.C. ...Ação Cultural em bibliotecas públicas e escolares - Prof. Maria Helena T.C. ...
Ação Cultural em bibliotecas públicas e escolares - Prof. Maria Helena T.C. ...
 
Apresentação - Evento em Menção ao dia do Bibliotecário!
Apresentação - Evento em Menção ao dia do Bibliotecário!Apresentação - Evento em Menção ao dia do Bibliotecário!
Apresentação - Evento em Menção ao dia do Bibliotecário!
 
Capacitação em informação: um diferencial à atuação em salas de leitura.
Capacitação em informação: um diferencial à atuação em salas de leitura.Capacitação em informação: um diferencial à atuação em salas de leitura.
Capacitação em informação: um diferencial à atuação em salas de leitura.
 
Apresentação Dissertação
Apresentação DissertaçãoApresentação Dissertação
Apresentação Dissertação
 

Último

02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 

Último (20)

02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 

Inteligências Múltiplas

  • 1. Inteligências Múltiplas Paulo Roberto Bernardo Regina Fazioli Rita Carolino MESTRADO - Centro Paula Souza - 2008
  • 2.
  • 6. Podem ou não ser ativadas, dependendo de diversos fatores, como por exemplo, valores e oportunidades de uma cultura, decisões pessoais e ou de suas famílias, professores e outros.
  • 7. História: Pequena equipe da Harvard Graduate School of Education foi solicitada pela Bernard Van Leer Fondation of the Hague - instituição holandesa - em 1979, para realizar uma pesquisa sobre o potencial humano: deu-se início ao Projeto Zero. Howard Gardner, um dos responsáveis pelo projeto, utilizou seu conhecimento como psicólogo e estudou o desenvolvimento e as habilidades simbólicas dos indivíduos. Foi a primeira divulgação científica sobre a pluralização das inteligências.
  • 8.  
  • 9. Independente do conceito de cada tipo de inteligência, há também uma maior, que está ligada à ação , ao que se faz com todas elas. Afinal, depois de se criar um grande projeto (seja usando quais inteligências forem), o que se faz com ele, como ele é contextualizado no mundo, também implica outro tipo de inteligência, tão ou mais sofisticada do que a utilizada na execução do projeto propriamente dito.
  • 10. A maior contribuição das pesquisas de Gardner foi provar que a inteligência pode ser desenvolvida. Para ele é possível "construir/adquirir" determinada inteligência. Ele também afirma que podemos "perder" determinada inteligência, já que a inteligência se processa no cérebro e é comprovado que, sem uso, o cérebro atrofia.
  • 11. É a mais conhecida e valorizada por todos. Seus elementos centrais são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita e falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, vendedores exibem com mais destaque essa inteligência.
  • 12. Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. Uma criança que tem essa inteligência aguçada geralmente canta para si mesma, e as pessoas dotadas desse tipo de inteligência geralmente não precisam de Aprendizado formal, "tocam de ouvido", como se costuma dizer.
  • 13. Gosto por padrões, cálculo, ordem e s sistematização. É a habilidade para lidar com raciocínios, reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas. Veja a sutileza das diferenças apontadas por Gardner: embora o gosto pelo lógico esteja nessas profissões, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza.
  • 14. Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos. É a inteligência dos cirurgiões, bailarinos, atletas, escultores. A criança dotada dessa inteligência tem muita articulação de movimento, demonstra grande habilidade para o esporte ou tem coordenação apurad a.
  • 15. É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É mais: possibilita às pessoas perceberem as imagens, transformá-las e criá-las a partir da memória. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos. Nas crianças, essa inteligência é identificada pela habilidade com brinquedos de montar e quebra-cabeças e o interesse por detalhes visuais.
  • 16. Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. É a inteligência comum em líderes, políticos,religiosos, terapeutas, professores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades. Não está obrigatoriamente associada à habilidade lingüística. Na criança, é manifestada pela habilidade de reconhecer adultos e liderar brincadeiras.
  • 17. É a habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e desenvolver modelos mentais precisos sobre si mesmo. É a inteligência que dá acesso ao conhecimento de seus sentimentos, sonhos e idéias. Por ser a mais pessoal de todas, ela só é observável através da manifestação de outras inteligências, como a verbal-lingüística ou a corporal-cinestésica, por exemplo. É a capacidade que faz com que você tenha autoconhecimento e auto-estima.
  • 18. Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É percebida pela atração pelo mundo natural e pela sensibilidade em relação a ele. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.
  • 19. A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.
  • 20. Embora a teoria tenha sido desenvolvida com o objetivo de ampliar as noções psicológicas da inteligência, sua maior contribuição está na educação. (Gardner et al, 1998)
  • 21. Ensino Superior: Preparar o profissional para um mercado de atuação em constante mutação. Mais do que uma boa formação técnica é necessário aprimoramento pessoal e profissional de uma forma diferenciada.
  • 22. Engenharia – ênfase à inteligência lógico- matemática ??? Publicidade e Propaganda – ênfase à inteligência espacial ???
  • 23.  
  • 24. Benefícios: Tíquete Refeição  Regime de contratação: CLT (Efetivo) ou Prestador de serviços (PJ)  Horário: Sem horários definido. Esta vaga anunciada precisa de candidatos com urgência!
  • 25. Vamos desenvolver nossas inteligências !!!
  • 26.
  • 27.
  • 28. Corporal-cinestésica: Experimente seu corpo: pratique esportes, faça aulas de dança, matricule-se em um tipo de luta. Brinque com o corpo: faça dramatizações, brincadeiras, mímica, tente demonstrar determinadas emoções só com o corpo.
  • 29.
  • 30.
  • 31.
  • 32.
  • 33.
  • 34.
  • 35. Experimente, sem medo de errar. Você deve estar em constante mutação, em busca do auto-desenvolvimento, através de descobertas e estudo. Vale a pena !!!
  • 36. Daniel Goleman popularizou o conceito de inteligência emocional . A inteligência emocional nada mais é do que combinação das inteligências interpessoal e intrapessoal, expostas por Gardner.
  • 37. Piaget “ o teórico do desenvolvimento cognitivo” O individuo está constantemente construindo hipóteses e por meio disso tentando gerar conhecimento
  • 38.