Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Wanda de Aguiar Horta

2,296 views

Published on

Slide direcionada à teórica Wanda de Aguiar Horta.

Published in: Healthcare
  • Login to see the comments

Wanda de Aguiar Horta

  1. 1.  Nasceu em 11 de agosto de 1926, natural de Belém do Pará.  Graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em 1948.  Licenciada em história natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná, Curitiba em 1953.  Pós-graduada em pedagogia e didática aplicada à Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, em 1962.  Doutora em Enfermagem, na Escola de Enfermagem Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Faleceu em 1981, vítima de uma doença degenerativa (esclerose múltipla)
  2. 2.  Enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais.
  3. 3.  Lei do equilíbrio – homeostase ou hemodinâmica [...] ‘’todo o universo se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres.’’  Lei da adaptação [...] ‘’todos os seres do universo buscando sempre formas de ajustamento para se manterem em equilíbrio.’’  Lei do holismo [...] ‘’o universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes de cada ser.’’
  4. 4. - O ser humano é parte integrante do universo dinâmico, sujeito às leis que o regem no tempo e no espaço; - O ser humano está em constante interação com o universo, dando e recebendo energia; - A dinâmica do universo provoca mudanças que o levam ao desequilíbrio no tempo e no espaço.
  5. 5.  Manutenção do equilíbrio dinâmico, prevenindo desequilíbrios e revertendo desequilíbrios em equilíbrio do ser humano, no tempo e no espaço;  A enfermagem assiste a estas necessidades do ser humano, com a aplicação do conhecimento e princípios científicos das ciências físico-químicas, biológicas e psicossociais.
  6. 6.  A enfermagem respeita e mantém a unicidade, autenticidade e individualidade do ser humano; - A enfermagem é prestada ao ser humano e não à sua doença ou desequilíbrio; - Todo cuidado de enfermagem é preventivo, curativo e de reabilitação; - A enfermagem reconhece o ser humano como elemento participante ativo no seu autocuidado.
  7. 7.  Teoria da Motivação Humana de Maslow  Classificação de necessidades propostas por João Mohana
  8. 8.  As necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia.  Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-las.
  9. 9.  1º - Necessidade Psicobiológicas:  Oxigenação, hidratação, eliminação, sono e repouso, exercício e atividade física, sexualidade, abrigo, motilidade, cuidado corporal, percepção.  2º - Necessidades Psicossociais  Segurança, amor, liberdade, comunicação, criatividade, aprendizagem, recreação, lazer, espaço, autoestima, atenção.  3º - Necessidades Psicoespirituais  Religiosa ou Teológica, ética e filosofia de vida.
  10. 10.  Segundo Horta, a enfermagem para ser eficiente e eficaz necessita atuar dentro de um método científico de trabalho.  O processo de enfermagem é um processo de ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando assistir o ser humano, constituído por seis fases:
  11. 11.  Histórico de enfermagem: consistindo no roteiro sistematizado para o levantamento de dados que tornam possível a identificação dos problemas;  Diagnóstico de enfermagem: consistindo na identificação das necessidades do ser humano e a determinação do grau de dependência desse atendimento em natureza e extensão;
  12. 12.  Plano assistencial, que consiste na determinação global da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido;  Plano de cuidados/prescrição de enfermagem, que consiste na implementação do plano assistencial pelo roteiro diário (ou período aprazado), que coordena a ação da equipe de enfermagem na execução dos cuidados adequados ao atendimento das necessidades básicas e específicas do ser humano;
  13. 13.  Evolução de enfermagem, que consiste no relato diário (ou aprazado) das mudanças sucessivas que ocorrem no ser humano sob assistência profissional, avaliando-se a resposta do ser humano à assistência implementada; Prognóstico de enfermagem, que consiste na estimativa da capacidade do ser humano em atender suas necessidades básicas alteradas após a implementação do plano assistencial e à luz dos dados fornecidos pela evolução de enfermagem.
  14. 14. - Conhecimentos; - Atitudes; - Observação; - Comunicação; - Destreza manual; - Planejamento; - Avaliação; - Criatividade; - Trabalho em equipe; - Utilização de recursos da comunidade.

×