Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relatòrio carnaval

3,041 views

Published on

  • Best dissertation help you can get, thank god a friend suggested me ⇒⇒⇒WRITE-MY-PAPER.net ⇐⇐⇐ otherwise I could have never completed my dissertation on time.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

Relatòrio carnaval

  1. 1. Carnaval 2010 Inserido no Plano Anual de Actividades, o Carnaval de 2010 começou na nossa sala de aula com um pouco de história sobre a tradição e o porquê da sua existência. Associado a uma tradição, inicialmente pagã, depressa se inseriu nos habitos cristãos. Os valores morais associados a esta época foram motivo para desenvolver a «Educação Cívica», dentro da sala de aula. Através de um Power-point, exibiram-se os actuais grandes palcos de festejos carnavalescos, em cidades tais como: Em Veneza onde o Carnaval data de 1268 No Brasil Onde o Carnaval é caracterizado por ter muitos desfiles, no qual há muitos carros alegóricos e escolas de samba. Em Nova Orleães
  2. 2. Onde o Carnaval é conhecido por «mardi gras» e significa «terça-feira gorda». Teve origem em 1857 e desde essa data fazem-se desfiles pela cidade.Os desfiles são organizados por associações. E em Portugal, cujo Carnaval se festeja com mais tradição em Estarreja, Loulé, Alcobaça e ilha da Madeira desde o início dos finais do século XIX. Foram dados a conhecer os vários trajes e tradições mais invulgares da região, tais como: Caretos de Pondence e de Lazarim. Na sala de aula, também os alunos tiveram ocasião de usarem uma máscara de Veneza. Cada aluno tirou uma fotografia, que depois de imprimida foi emoldurada em cartolina e oferecida a cada aluno, para mais tarde recordar.
  3. 3. O tema integrador, para desenvolver, na nossa escola, para este ano lectivo, estava sujeito ao tema “100 anos de República”. O traje escolhido para as alunas foi a figura da imagem de mulher republicana e para os alunos foi a imagem dos vários Presidentes da República. Desta forma, começámos por organizar as veste em conivência com os encarregados de educação. Na sala de aula procedeu-se à pintura do cartaz que anunciaria o tema no desfil caranvalesco. Depois foram montados e ilustrados os crachas com o nome dos presidentes representados pelos alunos.
  4. 4. Assim, no dia 12 de Fevereiro de 2010, realizou-se o tão esperado desfile de Carnaval. Os preparativos começaram dentro da sala de aula: Às vestes que cada aluno trajava, foram colocados os adereços que se tinham elaborado na sala de aula, durante essa semana (crachas, bandeiras, fitas...). As meninas foram valorizadas com a pintura da “Bandeira Portuguesa” na cara. Também o cabelo foram apanhados no cimo da cabeça com duas fitas com as cores da República – verde e vermelho. O cortejo começou pelas 10:30 horas. Saímos da escola para desfilarmos pela cidade de Lamego.
  5. 5. O cortejo teve início na escola EB1 de Lamego nº1. Desceu a Avenida das Acácias, passando pela Rua Marquês de Pombal em direcção à Praça do Comércio. Desceu-se pela rua de Almacave, seguiu-se pela Avenida 5 de Outubro e uma vez chegados à escola encerrou-se o desfile carnavalesco. Estava terminada uma das muitas actividades que fazem parte do nosso Plano Anual de Actividades, para este ano lectivo. Foi válido pelo empenhamento de todo o grupo escolar, pela transmissão de conhecimentos gerais que se levaram até aos alunos e essencialmente pelo gosto de construir algo que pudesse ser demonstrado à comunidade como produto de um trabalho nosso, que envolveu todas as áreas de aprendizagem. Um trabalho realizado pelos alunos do 4º B da Escola de Lamego nº 1 Com a orientação: Prof. Maria do Socorro de Almeida Ferreira
  6. 6. O cortejo teve início na escola EB1 de Lamego nº1. Desceu a Avenida das Acácias, passando pela Rua Marquês de Pombal em direcção à Praça do Comércio. Desceu-se pela rua de Almacave, seguiu-se pela Avenida 5 de Outubro e uma vez chegados à escola encerrou-se o desfile carnavalesco. Estava terminada uma das muitas actividades que fazem parte do nosso Plano Anual de Actividades, para este ano lectivo. Foi válido pelo empenhamento de todo o grupo escolar, pela transmissão de conhecimentos gerais que se levaram até aos alunos e essencialmente pelo gosto de construir algo que pudesse ser demonstrado à comunidade como produto de um trabalho nosso, que envolveu todas as áreas de aprendizagem. Um trabalho realizado pelos alunos do 4º B da Escola de Lamego nº 1 Com a orientação: Prof. Maria do Socorro de Almeida Ferreira

×