SlideShare a Scribd company logo
1 of 24
Metodologia do Trabalho Científico Fundamentos da Metodologia Científica
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA  1 – Por que estudar metodologia cientifica?   Todo o trabalho acadêmico, seja ele desenvolvido nas universidades ou em instituições de pesquisa, baseia-se no conhecimento científico. E este, como veremos, resulta da utilização de uma ferramenta muito útil chamada  método científico .
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA   A   metodologia científica é a disciplina que ensina a utilizar essa ferramenta. O conhecimento científico é produto da pesquisa científica.    A metodologia científica visa ensinar:   O que é o conhecimento científico. Como se organiza esse conhecimento. Qual a diferença entre o conhecimento científico e os outros tipos de conhecimento. Como se planeja e se executa uma pesquisa científica.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA   Em cursos superiores de graduação ou pós-graduação, é comum e, por sinal, muito pertinente a realização de uma pesquisa científica para obter o grau acadêmico desejado.  Por isso, os cursos universitários incluem em seu currículo a disciplina  Metodologia científica . E é por isso que vocês estão aqui para estudar essa disciplina.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA   Sem dúvida, como toda atividade humana, ela também tem falhas e limitações. Mas, ainda assim, a Ciência alcança uma verdade, dado o seu método baseado na observação da realidade, no raciocínio lógico e no mecanismo de  autocorreção. É importante dizer que nenhum desses tipos de conhecimento é o retrato fiel da realidade.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA   Antes de detalharmos os tipos de conhecimento existentes, vamos aprender o conceito de processos cognitivos. Segundo o psicólogo suíço Carl Gustav Jung, os processos cognitivos dividem-se em dois tipos:  Processos de percepção e Processos de julgamento. Os Processos de percepção funcionam como a entrada de dados em um computador. Já os Processos de julgamento, como o processamento de dados de um programa de computador.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA   Os  processos de percepção  constituem-se nos canais de entrada das informações na mente.  Comparando com o computador, podemos dizer que os processos de percepção correspondem ao  input , isto é, à entrada de dados na máquina. Há dois tipos de processos de percepção: a  sensação  e a  intuição .
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA   A  sensação  consiste nos cinco sentidos básicos do ser humano: visão, audição, tato, olfato e paladar.  A  intuição  constitui uma espécie de “sexto sentido” e manifesta-se por meio de lampejos,  insights , momentos de inspiração, etc. Todas as idéias que afloram à nossa consciência e que não provêm diretamente de estímulos externos ou do raciocínio são fruto da intuição.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA   ,[object Object],[object Object],[object Object]
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA O conteúdo do inconsciente revela-se à consciência por meio de sonhos, práticas meditativas, e também pode vir aleatoriamente, como quando temos um “estalo” e descobrimos, de modo não-intencional, algo que não tínhamos nos dado conta. Uma vez que a consciência tenha captado informações provenientes do meio externo (através dos sentidos) ou do inconsciente (por meio da intuição), a mente agora precisa processar essas informações. É aí que entram em ação os  processos de julgamento.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Isso significa que, quando uma informação qualquer chega à nossa mente via sensações ou intuição, ela gera em nós pensamentos e/ou sentimentos.  A resposta a esses pensamentos e sentimentos que surgem em nossa mente não é um processo cognitivo, mas uma reação aos estímulos que as informações do meio produzem em nós. É em geral uma conduta motora, isto é, uma ação. Fechando a metáfora do computador equivaleria ao  output, ou seja, a saída de dados.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Por exemplo, ao ouvirmos (sensação auditiva) alguém nos pedir para fechar a porta, compreendemos intelectualmente esse pedido por meio do pensamento e respondemos com a ação motora de caminhar até a porta e fechá-la.  Quando assistimos a um filme triste (sensações visual e auditiva), surgem pensamentos e emoções em nossa mente e, eventualmente, podemos responder com a ação de chorar.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Pierre Weil, se dispusermos os processos cognitivos num quadrado e os articularmos dois a dois – um processo de percepção e um de julgamento –, obteremos os quatro grandes sistemas de interpretação do mundo criados pelo homem: a arte, a religião, a filosofia e a ciência.  Observe:
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Tendo como base a teoria de Yung e Pierre Weil, podemos, a partir de agora, detalhar os quatro tipos de conhecimento que falamos: o senso comum, o conhecimento místico-religioso, o conhecimento filosófico e conhecimento científico. Razão (Pensamento) Sensação (Percepção sensorial)  Intuição (Percepção extra-sensorial ) Emoção (Sentimento) FILOSOFIA ARTE CIÊNCIA RELIGIÃO 
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Conhecimento sensível ou vulgar (ou simplesmente senso comum) O senso comum é a primeira e mais primitiva forma de conhecimento de que o homem dispôs. Já na Pré-História o ser humano aprendia com a sua própria experiência cotidiana. O senso comum é determinado por uma situação casual e, portanto, não-intencional, já que muitas vezes o indivíduo descobre alguma coisa que não estava buscando.  Atualmente, o conhecimento sensível fundamenta-se na popularização dos demais tipos de conhecimento. O senso comum inclui informações que, descobertas empiricamente, podem ser comprovadas cientificamente, ou transformadas em mitos, por não terem nenhum fundamento científico.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Conhecimento místico-religioso  (ou conhecimento teológico) O conhecimento místico também é chamado de conhecimento revelado pois se refere sempre a um ato de “revelação”.  O conhecimento místico-religioso é, em sua própria essência, dogmático, pois cria verdades absolutas, inquestionáveis e não demonstráveis. Os processos cognitivos envolvidos no conhecimento religioso são a  intuição , materializada na inspiração divina, e a  emoção  presente no transe místico.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Conhecimento filosófico Os filósofos antigos, assim como os medievais, não dispunham de tecnologia suficiente para realizar certos experimentos ou observações que pudessem comprovar suas teses.  Mas também muitos desses pensadores achavam dispensáveis tais observações e experimentos, para eles, o simples fato de uma teoria possuir coerência lógica já era por si só prova de sua validade.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA O grande problema do silogismo é que no mundo material não sabemos até que ponto podemos fazer generalizações. “Todo leite é branco”, por exemplo, é uma generalização baseada em nossa experiência cotidiana. Porém, o que nos garante que não podemos, a qualquer momento, descobrir na natureza algum mamífero até então desconhecido cujo leite não seja branco?
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA É exatamente esse impasse que vai dar origem, no século XVII, a uma nova forma de conhecimento, do qual trataremos a seguir:  a ciência. A filosofia renascentista já começava a esboçar o que viria a ser a principal ferramenta da ciência: o chamado  método científico .  Por isso mesmo, a ciência nasce do seio da filosofia. Até meados do século XVIII, o termo  filosofia  designava tanto o pensamento filosófico tradicional quanto essa nova forma de buscar a verdade que então surgia.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Já na Antigüidade, havia sábios que se valiam da observação e mesmo da experimentação. O grego Arquimedes, por sinal, foi um deles. Mas esse procedimento não era, até então, geral nem sistemático.  A ciência moderna, cujo nascimento pode ser situado no século XVII, deriva, pois, do pensamento filosófico pela incorporação do já citado  método científico , experimental e observacional, à lógica e à reflexão.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA FIM

More Related Content

What's hot

Conhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
Conhecimento Empirico X Conhecimento CientificoConhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
Conhecimento Empirico X Conhecimento CientificoJulio Siqueira
 
Metodologia cientifica
Metodologia cientificaMetodologia cientifica
Metodologia cientificaFelipe Mago
 
Mtc métodos e técnicas de pesquisa - 2012
Mtc   métodos e técnicas de pesquisa - 2012Mtc   métodos e técnicas de pesquisa - 2012
Mtc métodos e técnicas de pesquisa - 2012Jailson Borges Soares
 
Slide= Normas da ABNT
 Slide= Normas da ABNT Slide= Normas da ABNT
Slide= Normas da ABNTUecson Santos
 
Metodologia cientifica
Metodologia cientificaMetodologia cientifica
Metodologia cientificajaddy xavier
 
Pesquisa Bibliografica
Pesquisa BibliograficaPesquisa Bibliografica
Pesquisa BibliograficaLeticia Strehl
 
Aula 01 - Conhecimento Científico
Aula 01 - Conhecimento CientíficoAula 01 - Conhecimento Científico
Aula 01 - Conhecimento CientíficoGhiordanno Bruno
 
Conhecimento científico
Conhecimento científicoConhecimento científico
Conhecimento científicoItalo Colares
 
Introdução à pesquisa científica
Introdução à pesquisa científicaIntrodução à pesquisa científica
Introdução à pesquisa científicaPaulo Silva
 
Tipos de Pesquisa e Métodos Científicos
Tipos de Pesquisa e Métodos CientíficosTipos de Pesquisa e Métodos Científicos
Tipos de Pesquisa e Métodos CientíficosFrancislaine Souza
 
Senso comum e conhecimento científico
Senso comum e conhecimento científicoSenso comum e conhecimento científico
Senso comum e conhecimento científicoHelena Serrão
 
Estrutura+do+ensaio
Estrutura+do+ensaioEstrutura+do+ensaio
Estrutura+do+ensaioAdriele Leal
 
Tipos de conhecimentos aula
Tipos de conhecimentos aulaTipos de conhecimentos aula
Tipos de conhecimentos aulamaloa
 

What's hot (20)

Ética nas publicações
Ética nas publicaçõesÉtica nas publicações
Ética nas publicações
 
Conhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
Conhecimento Empirico X Conhecimento CientificoConhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
Conhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
 
Metodologia cientifica
Metodologia cientificaMetodologia cientifica
Metodologia cientifica
 
Mtc métodos e técnicas de pesquisa - 2012
Mtc   métodos e técnicas de pesquisa - 2012Mtc   métodos e técnicas de pesquisa - 2012
Mtc métodos e técnicas de pesquisa - 2012
 
Metodologia científica
Metodologia científica Metodologia científica
Metodologia científica
 
Slide= Normas da ABNT
 Slide= Normas da ABNT Slide= Normas da ABNT
Slide= Normas da ABNT
 
Metodologia cientifica
Metodologia cientificaMetodologia cientifica
Metodologia cientifica
 
Pesquisa Bibliografica
Pesquisa BibliograficaPesquisa Bibliografica
Pesquisa Bibliografica
 
Módulo 4 - Método Científico
Módulo 4 - Método CientíficoMódulo 4 - Método Científico
Módulo 4 - Método Científico
 
Aula 01 - Conhecimento Científico
Aula 01 - Conhecimento CientíficoAula 01 - Conhecimento Científico
Aula 01 - Conhecimento Científico
 
Conhecimento científico
Conhecimento científicoConhecimento científico
Conhecimento científico
 
metodologia científica da pesquisa
 metodologia científica da pesquisa metodologia científica da pesquisa
metodologia científica da pesquisa
 
Introdução à pesquisa científica
Introdução à pesquisa científicaIntrodução à pesquisa científica
Introdução à pesquisa científica
 
Bases da investigação científica
Bases da investigação científicaBases da investigação científica
Bases da investigação científica
 
Tipos de Pesquisa e Métodos Científicos
Tipos de Pesquisa e Métodos CientíficosTipos de Pesquisa e Métodos Científicos
Tipos de Pesquisa e Métodos Científicos
 
Senso comum e conhecimento científico
Senso comum e conhecimento científicoSenso comum e conhecimento científico
Senso comum e conhecimento científico
 
Estrutura+do+ensaio
Estrutura+do+ensaioEstrutura+do+ensaio
Estrutura+do+ensaio
 
Tipos de conhecimentos aula
Tipos de conhecimentos aulaTipos de conhecimentos aula
Tipos de conhecimentos aula
 
Ciência e senso comum: concepções e abordagens
Ciência e senso comum: concepções e abordagensCiência e senso comum: concepções e abordagens
Ciência e senso comum: concepções e abordagens
 
Pesquisa na escola
Pesquisa na escolaPesquisa na escola
Pesquisa na escola
 

Viewers also liked

Viewers also liked (9)

Conhecimento e Ciência
Conhecimento e CiênciaConhecimento e Ciência
Conhecimento e Ciência
 
Metodologia Científica
Metodologia CientíficaMetodologia Científica
Metodologia Científica
 
Metodologia científica
Metodologia científicaMetodologia científica
Metodologia científica
 
Projeto de pesquisa_internet
Projeto de pesquisa_internetProjeto de pesquisa_internet
Projeto de pesquisa_internet
 
Metodologia científica introdução e conceitos gerais
Metodologia científica introdução e conceitos geraisMetodologia científica introdução e conceitos gerais
Metodologia científica introdução e conceitos gerais
 
21 o método científico
21 o método científico21 o método científico
21 o método científico
 
Metodologia Científica 1
Metodologia Científica 1Metodologia Científica 1
Metodologia Científica 1
 
Aulão Revisão Prova Final Metodologia científica
Aulão Revisão Prova Final Metodologia científica Aulão Revisão Prova Final Metodologia científica
Aulão Revisão Prova Final Metodologia científica
 
Os Tipos de Conhecimento
Os Tipos de ConhecimentoOs Tipos de Conhecimento
Os Tipos de Conhecimento
 

Similar to Metodologia do trabalho inicio

Apostila do projeto integrador i
Apostila do projeto integrador iApostila do projeto integrador i
Apostila do projeto integrador iElizabete Dias
 
Alberto antonio nhatirre, turma r9, numero 01
Alberto antonio nhatirre, turma r9, numero 01Alberto antonio nhatirre, turma r9, numero 01
Alberto antonio nhatirre, turma r9, numero 01Alberto Nhatirre
 
Produção do conhecimento
Produção do conhecimentoProdução do conhecimento
Produção do conhecimentoKaires Braga
 
Atividade 4 ética e filosofia na ci pdf.
Atividade 4 ética e filosofia na ci pdf.Atividade 4 ética e filosofia na ci pdf.
Atividade 4 ética e filosofia na ci pdf.Rita Gonçalves
 
AULA 01 - CONHECIMENTOS E PESQUISA CIENTÍFICA.pptx
AULA 01 - CONHECIMENTOS E PESQUISA CIENTÍFICA.pptxAULA 01 - CONHECIMENTOS E PESQUISA CIENTÍFICA.pptx
AULA 01 - CONHECIMENTOS E PESQUISA CIENTÍFICA.pptxAntnioNeto744703
 
a_psicologia_ou_as_psicologias.ppt
a_psicologia_ou_as_psicologias.ppta_psicologia_ou_as_psicologias.ppt
a_psicologia_ou_as_psicologias.pptDanielleCorreia12
 
Racionalismo, empirismo e iluminismo brenda 22 mp
Racionalismo, empirismo e iluminismo brenda 22 mpRacionalismo, empirismo e iluminismo brenda 22 mp
Racionalismo, empirismo e iluminismo brenda 22 mpalemisturini
 
37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçao
37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçao37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçao
37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçaoMariaDeMatos2
 
perspectivas epidemiologicas tradicionais
perspectivas epidemiologicas tradicionaisperspectivas epidemiologicas tradicionais
perspectivas epidemiologicas tradicionaisthemis dovera
 
Metodologia Científica na Publicação de Artigos no Brasil
Metodologia Científica na Publicação de Artigos no BrasilMetodologia Científica na Publicação de Artigos no Brasil
Metodologia Científica na Publicação de Artigos no BrasilGisele Finatti Baraglio
 
Aula 1.introdução a conceitos
Aula 1.introdução a conceitosAula 1.introdução a conceitos
Aula 1.introdução a conceitosBianca Chersoni
 
Metodologia científica FACULDADES ESPIRITA
Metodologia científica   FACULDADES ESPIRITAMetodologia científica   FACULDADES ESPIRITA
Metodologia científica FACULDADES ESPIRITAFACULDADE ESPÍRITA
 
Algumas características do método científico
Algumas características do método científicoAlgumas características do método científico
Algumas características do método científicoWaleskaSampaio
 
Textos psicologia 1 semestre 2010
Textos psicologia 1 semestre 2010Textos psicologia 1 semestre 2010
Textos psicologia 1 semestre 2010vandersoncf
 
Conhecimento cientifico
Conhecimento cientificoConhecimento cientifico
Conhecimento cientificoLucila Pesce
 
01 o conhecimento
01 o conhecimento01 o conhecimento
01 o conhecimentoJoao Balbi
 
01 o conhecimento
01 o conhecimento01 o conhecimento
01 o conhecimentoJoao Balbi
 

Similar to Metodologia do trabalho inicio (20)

Apostila do projeto integrador i
Apostila do projeto integrador iApostila do projeto integrador i
Apostila do projeto integrador i
 
Alberto antonio nhatirre, turma r9, numero 01
Alberto antonio nhatirre, turma r9, numero 01Alberto antonio nhatirre, turma r9, numero 01
Alberto antonio nhatirre, turma r9, numero 01
 
Produção do conhecimento
Produção do conhecimentoProdução do conhecimento
Produção do conhecimento
 
Atividade 4 ética e filosofia na ci pdf.
Atividade 4 ética e filosofia na ci pdf.Atividade 4 ética e filosofia na ci pdf.
Atividade 4 ética e filosofia na ci pdf.
 
AULA 01 - CONHECIMENTOS E PESQUISA CIENTÍFICA.pptx
AULA 01 - CONHECIMENTOS E PESQUISA CIENTÍFICA.pptxAULA 01 - CONHECIMENTOS E PESQUISA CIENTÍFICA.pptx
AULA 01 - CONHECIMENTOS E PESQUISA CIENTÍFICA.pptx
 
a_psicologia_ou_as_psicologias.ppt
a_psicologia_ou_as_psicologias.ppta_psicologia_ou_as_psicologias.ppt
a_psicologia_ou_as_psicologias.ppt
 
Racionalismo, empirismo e iluminismo brenda 22 mp
Racionalismo, empirismo e iluminismo brenda 22 mpRacionalismo, empirismo e iluminismo brenda 22 mp
Racionalismo, empirismo e iluminismo brenda 22 mp
 
Conhecimento cientifico
Conhecimento cientificoConhecimento cientifico
Conhecimento cientifico
 
37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçao
37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçao37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçao
37280slides aula desenvolvimento humano, psicologgia da educaçao
 
perspectivas epidemiologicas tradicionais
perspectivas epidemiologicas tradicionaisperspectivas epidemiologicas tradicionais
perspectivas epidemiologicas tradicionais
 
Metodologia Científica na Publicação de Artigos no Brasil
Metodologia Científica na Publicação de Artigos no BrasilMetodologia Científica na Publicação de Artigos no Brasil
Metodologia Científica na Publicação de Artigos no Brasil
 
Aula 1.introdução a conceitos
Aula 1.introdução a conceitosAula 1.introdução a conceitos
Aula 1.introdução a conceitos
 
Metodologia científica FACULDADES ESPIRITA
Metodologia científica   FACULDADES ESPIRITAMetodologia científica   FACULDADES ESPIRITA
Metodologia científica FACULDADES ESPIRITA
 
TEORIAS DO CONHECIMENTO.pdf
TEORIAS DO CONHECIMENTO.pdfTEORIAS DO CONHECIMENTO.pdf
TEORIAS DO CONHECIMENTO.pdf
 
Algumas características do método científico
Algumas características do método científicoAlgumas características do método científico
Algumas características do método científico
 
Textos psicologia 1 semestre 2010
Textos psicologia 1 semestre 2010Textos psicologia 1 semestre 2010
Textos psicologia 1 semestre 2010
 
Conhecimento cientifico
Conhecimento cientificoConhecimento cientifico
Conhecimento cientifico
 
Consciência e verdade
Consciência e verdadeConsciência e verdade
Consciência e verdade
 
01 o conhecimento
01 o conhecimento01 o conhecimento
01 o conhecimento
 
01 o conhecimento
01 o conhecimento01 o conhecimento
01 o conhecimento
 

More from WaleskaSampaio

More from WaleskaSampaio (7)

Pesquisa 1
Pesquisa 1Pesquisa 1
Pesquisa 1
 
Pronombres pronominales cd y ci
Pronombres pronominales cd y ciPronombres pronominales cd y ci
Pronombres pronominales cd y ci
 
Or ss subj
Or ss subjOr ss subj
Or ss subj
 
Los colores
Los colores Los colores
Los colores
 
Verbos o ue
Verbos o   ueVerbos o   ue
Verbos o ue
 
O projeto de pesquisa e a monografia
O projeto de pesquisa e a monografiaO projeto de pesquisa e a monografia
O projeto de pesquisa e a monografia
 
La familia
La familiaLa familia
La familia
 

Recently uploaded

Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumPatrícia de Sá Freire, PhD. Eng.
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManuais Formação
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxKtiaOliveira68
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxRonys4
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividadeMary Alvarenga
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 

Recently uploaded (20)

Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envioManual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
Manual da CPSA_1_Agir com Autonomia para envio
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
 
Bullying, sai pra lá
Bullying,  sai pra láBullying,  sai pra lá
Bullying, sai pra lá
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 

Metodologia do trabalho inicio

  • 1. Metodologia do Trabalho Científico Fundamentos da Metodologia Científica
  • 2. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 1 – Por que estudar metodologia cientifica?   Todo o trabalho acadêmico, seja ele desenvolvido nas universidades ou em instituições de pesquisa, baseia-se no conhecimento científico. E este, como veremos, resulta da utilização de uma ferramenta muito útil chamada método científico .
  • 3. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA A metodologia científica é a disciplina que ensina a utilizar essa ferramenta. O conhecimento científico é produto da pesquisa científica.   A metodologia científica visa ensinar:   O que é o conhecimento científico. Como se organiza esse conhecimento. Qual a diferença entre o conhecimento científico e os outros tipos de conhecimento. Como se planeja e se executa uma pesquisa científica.
  • 4. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Em cursos superiores de graduação ou pós-graduação, é comum e, por sinal, muito pertinente a realização de uma pesquisa científica para obter o grau acadêmico desejado. Por isso, os cursos universitários incluem em seu currículo a disciplina Metodologia científica . E é por isso que vocês estão aqui para estudar essa disciplina.
  • 5.
  • 6. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Sem dúvida, como toda atividade humana, ela também tem falhas e limitações. Mas, ainda assim, a Ciência alcança uma verdade, dado o seu método baseado na observação da realidade, no raciocínio lógico e no mecanismo de autocorreção. É importante dizer que nenhum desses tipos de conhecimento é o retrato fiel da realidade.
  • 7. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Antes de detalharmos os tipos de conhecimento existentes, vamos aprender o conceito de processos cognitivos. Segundo o psicólogo suíço Carl Gustav Jung, os processos cognitivos dividem-se em dois tipos: Processos de percepção e Processos de julgamento. Os Processos de percepção funcionam como a entrada de dados em um computador. Já os Processos de julgamento, como o processamento de dados de um programa de computador.
  • 8. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Os processos de percepção constituem-se nos canais de entrada das informações na mente. Comparando com o computador, podemos dizer que os processos de percepção correspondem ao input , isto é, à entrada de dados na máquina. Há dois tipos de processos de percepção: a sensação e a intuição .
  • 9. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA A sensação consiste nos cinco sentidos básicos do ser humano: visão, audição, tato, olfato e paladar. A intuição constitui uma espécie de “sexto sentido” e manifesta-se por meio de lampejos, insights , momentos de inspiração, etc. Todas as idéias que afloram à nossa consciência e que não provêm diretamente de estímulos externos ou do raciocínio são fruto da intuição.
  • 10.
  • 11. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA O conteúdo do inconsciente revela-se à consciência por meio de sonhos, práticas meditativas, e também pode vir aleatoriamente, como quando temos um “estalo” e descobrimos, de modo não-intencional, algo que não tínhamos nos dado conta. Uma vez que a consciência tenha captado informações provenientes do meio externo (através dos sentidos) ou do inconsciente (por meio da intuição), a mente agora precisa processar essas informações. É aí que entram em ação os processos de julgamento.
  • 12.
  • 13. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Isso significa que, quando uma informação qualquer chega à nossa mente via sensações ou intuição, ela gera em nós pensamentos e/ou sentimentos. A resposta a esses pensamentos e sentimentos que surgem em nossa mente não é um processo cognitivo, mas uma reação aos estímulos que as informações do meio produzem em nós. É em geral uma conduta motora, isto é, uma ação. Fechando a metáfora do computador equivaleria ao output, ou seja, a saída de dados.
  • 14. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Por exemplo, ao ouvirmos (sensação auditiva) alguém nos pedir para fechar a porta, compreendemos intelectualmente esse pedido por meio do pensamento e respondemos com a ação motora de caminhar até a porta e fechá-la. Quando assistimos a um filme triste (sensações visual e auditiva), surgem pensamentos e emoções em nossa mente e, eventualmente, podemos responder com a ação de chorar.
  • 15. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Pierre Weil, se dispusermos os processos cognitivos num quadrado e os articularmos dois a dois – um processo de percepção e um de julgamento –, obteremos os quatro grandes sistemas de interpretação do mundo criados pelo homem: a arte, a religião, a filosofia e a ciência. Observe:
  • 16. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Tendo como base a teoria de Yung e Pierre Weil, podemos, a partir de agora, detalhar os quatro tipos de conhecimento que falamos: o senso comum, o conhecimento místico-religioso, o conhecimento filosófico e conhecimento científico. Razão (Pensamento) Sensação (Percepção sensorial) Intuição (Percepção extra-sensorial ) Emoção (Sentimento) FILOSOFIA ARTE CIÊNCIA RELIGIÃO 
  • 17. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Conhecimento sensível ou vulgar (ou simplesmente senso comum) O senso comum é a primeira e mais primitiva forma de conhecimento de que o homem dispôs. Já na Pré-História o ser humano aprendia com a sua própria experiência cotidiana. O senso comum é determinado por uma situação casual e, portanto, não-intencional, já que muitas vezes o indivíduo descobre alguma coisa que não estava buscando. Atualmente, o conhecimento sensível fundamenta-se na popularização dos demais tipos de conhecimento. O senso comum inclui informações que, descobertas empiricamente, podem ser comprovadas cientificamente, ou transformadas em mitos, por não terem nenhum fundamento científico.
  • 18. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Conhecimento místico-religioso (ou conhecimento teológico) O conhecimento místico também é chamado de conhecimento revelado pois se refere sempre a um ato de “revelação”. O conhecimento místico-religioso é, em sua própria essência, dogmático, pois cria verdades absolutas, inquestionáveis e não demonstráveis. Os processos cognitivos envolvidos no conhecimento religioso são a intuição , materializada na inspiração divina, e a emoção presente no transe místico.
  • 19. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Conhecimento filosófico Os filósofos antigos, assim como os medievais, não dispunham de tecnologia suficiente para realizar certos experimentos ou observações que pudessem comprovar suas teses. Mas também muitos desses pensadores achavam dispensáveis tais observações e experimentos, para eles, o simples fato de uma teoria possuir coerência lógica já era por si só prova de sua validade.
  • 20.
  • 21. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA O grande problema do silogismo é que no mundo material não sabemos até que ponto podemos fazer generalizações. “Todo leite é branco”, por exemplo, é uma generalização baseada em nossa experiência cotidiana. Porém, o que nos garante que não podemos, a qualquer momento, descobrir na natureza algum mamífero até então desconhecido cujo leite não seja branco?
  • 22. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA É exatamente esse impasse que vai dar origem, no século XVII, a uma nova forma de conhecimento, do qual trataremos a seguir: a ciência. A filosofia renascentista já começava a esboçar o que viria a ser a principal ferramenta da ciência: o chamado método científico . Por isso mesmo, a ciência nasce do seio da filosofia. Até meados do século XVIII, o termo filosofia designava tanto o pensamento filosófico tradicional quanto essa nova forma de buscar a verdade que então surgia.
  • 23. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Já na Antigüidade, havia sábios que se valiam da observação e mesmo da experimentação. O grego Arquimedes, por sinal, foi um deles. Mas esse procedimento não era, até então, geral nem sistemático. A ciência moderna, cujo nascimento pode ser situado no século XVII, deriva, pois, do pensamento filosófico pela incorporação do já citado método científico , experimental e observacional, à lógica e à reflexão.
  • 24. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA FIM