SlideShare a Scribd company logo
1 of 55
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade Homepage Usabilidade 50 websites desconstruídos Jakob Nielsen e MarieTahir
113 diretrizes de usabilidade Nos primeiros anos de projetos comerciais da Web travou-se uma luta contra o excesso de design.  Especialistas como Nielsen são contra modismos (design hostis) dificultam a experiência do usuário.  Ainda existe um esforço por tornar a Web um ambiente útil: - Atenda aos objetivos dos usuários - Máxime o retorno sobre os investimentos das  empresas
113 diretrizes de usabilidade A homepage é a página mais importante em qualquer website
113 diretrizes de usabilidade A homepage é a página mais importante em qualquer website Porque representa a empresa para o mundo Porque é a porta de entrada para o site Porque existe um alto investimento nesta pequena tela
113 diretrizes de usabilidade É a página mais visualizada do que qualquer outra página do site.  É a primeira e talvez última oportunidade de atrair o cliente. Nem sempre os usuários entram num site pela homepage. Pode-se entrar por um link direto para uma página do site mas este tipo de acesso não oferece ao usuário uma visão geral. A homepage contextualiza o universo do site e oferece a estrutura (visão geral).
113 diretrizes de usabilidade Função da Homepage •  Transmitir o que a empresa significa, a importância do site em relação à concorrência e ao mundo físico, e os produtos ou serviços oferecidos. Apesar de aparentemente simples, várias equipes de design se esforçam e falham na criação de um design de uma homepage. Quem projeta precisa ter clareza do objetivo da homepage. Existem muitas analogias no mundo concreto para o papel das homepages na experiência dos usuários.
113 diretrizes de usabilidade Capa de revista 1º objetivo é ser escolhida entre outras revistas. Com um website é diferente porque o usuário já está olhando para a homepage (não precisa se distinguir entre outros). 2º Definir conteúdo, estilo e outros itens contidos na revista. Área de aprendizado para o web design.
113 diretrizes de usabilidade Sua face para o mundo   A primeira impressão é a que fica e na Web só se tem uma oportunidade de dar uma primeira impressão. O webdesign é também funcional (design de interação). A primeira experiência do usuário ao entrar no site é fundamental. O site deve cumprir suas promessas.
113 diretrizes de usabilidade Trabalho de arte O exame de uma obra de arte incorpora em 2 etapas: superficial e aprofundada. Erro das equipes de design: pensar apenas no nível superficial.  O designer deve se dedicar ao design de interação.
113 diretrizes de usabilidade Saguão de um prédio Não é um destino em si mesmo. Passagem.  Um website é similar no sentido que é um porta de entrada que canaliza o tráfego para direções distintas. Toda homepage precisa de sinalização eficiente. Dar prioridade aos destinos dos usuários.
113 diretrizes de usabilidade Recepcionistas da empresa Similar à idéia do saguão no sentido de uma pessoa que redireciona os visitantes para seus destinos.
113 diretrizes de usabilidade Sumário de livro Uma hierarquia que, através da convenção da numeração de paginação, leva o leitor diretamente à sua opção. O sumário dá a noção da estrutura geral. Analogia do link de hipertexto.
113 diretrizes de usabilidade Primeira página de um jornal Apresenta uma visão geral resumida e priorizada das notícias mais importantes. Diferentemente de um website o formato do jornal é consagrado e a navegação é simples.  Os websites precisam representar muito mais serviços na homepage porque o estilo é menos fixado do que um jornal, ou seja, não sabemos o que esperar de um website.
113 diretrizes de usabilidade A homepage tem diversos objetivos e os usuários também. Os usuários acessam um site com objetivos diferentes. O site deve ser projetado para usuários inexperientes e experientes. Ambos ficaram desapontados se não conseguirem achar o que buscam e muito provavelmente abandonarão definitivamente o site.
113 diretrizes de usabilidade O desafio está em estruturar uma homepage que permita acesso a todos os recursos importantes, sem abarrotar a página com todos eles. Acomodação e clareza são fundamentais. As 113 diretrizes são uma espécie de  checklist  (lista de verificação). As diretrizes não são suficientes e é necessário conhecer seu usuário (levantamento de campo e testes de usabilidade). www.useit.com www.nngroup.com
113 diretrizes de usabilidade Informando o objetivo do site •  Onde o usuário se encontra •  O que a empresa faz •  O que os usuário podem fazer em seu site
113 diretrizes de usabilidade Informando o objetivo do site   1 – Exibir o nome da empresa e/ou logotipo, em um tamanho razoável e em um local de destaque. 2 – Incluir um slogan resumindo explicitamente o que o site ou a empresa faz. 3 – Enfatizar o que o site faz de importante sob a perspectiva dos usuários, assim como a diferença entre seu site e os dos principais concorrentes. 4 – Enfatizar as tarefas de mais alta prioridade, para que os usuários tenham um ponto de partida definindo na homepage.
113 diretrizes de usabilidade Informando o objetivo do site   5 – Designar explicitamente uma página do site como a homepage oficial. 6 – No website da empresa principal não usar a palavra “website” para se referir a qualquer outro aspecto, exceto à totalidade da presença da empresa na web. 7 – Estruturar a homepage de modo diferente de todas as outras páginas existentes do site.
113 diretrizes de usabilidade Grupo1 http://www. dobrasdaleitura . com/index . html Grupo2 http://www. itaucultural .org. br / Grupo3 http://olhares.aeiou.pt/ Grupo 4 http://www.file.org.br/
113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa Os websites devem fornecer um método objetivo para procurar informações sobre a empresa. Os detalhes sobre a empresa dão credibilidade ao site.  O usuário gosta de saber com quem está negociando. As pessoas (usuários) precisam saber como a empresa está estruturada e quem a administra.
113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 8 –  Agrupar informações da empresa , como Sobre Nós, Relações com Investidores, Sala de Imprensa, Empregos e outras informações sobre a empresa, em uma única área reservada. 9 – Incluir um link da homepage para uma  seção “Sobre Nós ”, que oferece aos usuários uma visão geral sobre a empresa e links para todos os detalhes relevantes sobre seus produtos, serviços, valores da empresa, proposta de negócios, equipe de gerenciamento e outros pormenores.
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 10 – Para obter cobertura da imprensa para sua empresa, incluir um link  “Sala de Imprensa”  em sua homepage. A assessoria de imprensa é responsável pela comunicação corporativa. •  Informação para jornalistas. •  Relação de notícias sobre a empresa (positivas)
113 diretrizes de usabilidade www.vivario.org.br www.oi.com.br www.adobe.com.br
113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 11-  Apresentar uma face unificada ao cliente , em que o website seja um dos pontos de toque em vez de uma entidade em si.  Mostrar que apesar das distinções internas a empresa é consistente e indivisível. Pode mostrar certa distinção entre as empresas internas, mas deve manter a identidade. - Corporações como aglomerados de empresas. Ex: Ed. Record - Empresas com atividades diferentes. Ex: Organizações Globo - Ações sociais ou culturais das empresas. Ex. CCBB, Itaú Cultural, Fundação Bradesco - Multinacionais
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 12- Incluir um link  “Fale Conosco”  na homepage, que acessa uma página com todas as informações de contato da empresa. 13 – Ao fornecer um mecanismo de “feedback” (resposta), especificar o objetivo do link e será lido pelo atendimento ao cliente ou pelo Webmaster, e outras informações pertinentes.
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 14 – Não incluir informações internas da empresa (destinada aos funcionários e que devem permanecer na intranet) no Website público. 15 – Se o site reunir informações sobre qualquer cliente, é recomendável incluir um link “Política Privada” na homepage. 16 – Explicar como o Website  gera dinheiro  se essa informação não estiver muito clara.
113 diretrizes de usabilidade Modelo de negócio.   Venda, publicidade, assinatura.
113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo A varredura do usuário online é muito rápida. Em função disto, o conteúdo deve ser projetado de modo a transmitir o máximo de informação com o mínimo de texto. Esta é um diretriz geral para web e mais importante ainda para a homepage a qual deve manter o interesse do usuário.  Homepage: Relação espaço x quant. de informação
113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo Papel de editor (selecionar e revisar o conteúdo).  Conteúdo específico para uso na Web  (não usar o mesmo material de outras publicações). Manter a consistência de todo o site. Equipe de design deve utilizar usuários reais neste processo tanto ao reunir as exigências iniciais, quanto ao revisar o design à medida que o site evolui.
113 diretrizes de usabilidade       2000 2007 Reprodução Reprodução   Maio de 2004   Janeiro de 2003
113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo 17 – Usar seções e categorias de rótulo, com idioma centrado no cliente, de acordo com a importância dessas seções e categorias para o cliente e não para a empresa. 18 – Evitar conteúdo redundante. 19 – Não utilizar frases eruditas nem dialeto de marketing que fazem com que as pessoas tenham um trabalhão para descobrir o que está sendo dito.
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo   20 – Empregar letras maiúsculas e outros padrões de estilo com consistência. 21 – Não rotular uma área nitidamente definida da página se o conteúdo for suficientemente auto-explicativo. 22 – Evitar as categorias e as listas de marcadores de um único item. 23 –Utilizar espaços não-separáveis entre as palavras nas frases, que precisam permanecer juntas para serem vistas e entendidas.
113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo   24 – Usar somente o discurso imperativo, como em “Insira uma Cidade ou CEP” nas tarefas obrigatórias, ou qualificar a declaração adequadamente. 25 – Explicar o significado de abreviações, iniciais maiúsculas, acrônimos e segui-los imediatamente com as abreviações nas primeiras ocorrências.
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo   26 – Evitar pontos de exclamação. 27 – Empregar raramente todas as letras maiúsculas e nunca como um estilo de formatação. 28  –  Evitar usar inadequadamente espaços e pontuação para dar ênfase.
113 diretrizes de usabilidade Revelando o conteúdo por meio de exemplos •  Apresentar o conteúdo de seu site ajuda ao usuário identificar exatamente o que o site faz. •   Os exemplos podem revelar a abrangência dos produtos ou do conteúdo do site. •   Os detalhes são mais interessantes do que os aspectos gerais. •   Os exemplos ajudam os usuários a navegar com êxito. Mostram o que existe por trás de nome se categorias abstratas.
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade Revelando o conteúdo por meio de exemplos 29 – Usar exemplos para revelar o conteúdo.  30 – Para cada exemplo, disponibilizar um link para acesso diretamente a página detalhada desse exemplo, em vez de saltar para uma página de categoria geral a que o item pertence.
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade Revelando o conteúdo por meio de exemplos 31 – Inserir um link para uma categoria mais abrangente, ao lado do exemplo específico. 32 – Indicar claramente quais links conduzem a informações de acompanhamento sobre cada exemplo e quais links direcionam para informações gerais sobre a categoria como um todo.
113 diretrizes de usabilidade
113 diretrizes de usabilidade Arquivos e acesso ao conteúdo anterior Incluir arquivos para o conteúdo recente. Serve tanto para usuários freqüentes quanto para novos usuários. 33 – Facilitar o acesso aos itens apresentados recentemente na homepage, como nas últimas duas semanas ou no mês anterior, fornecendo uma lista das últimas apresentações e inserindo itens recentes em arquivos permanentes.
113 diretrizes de usabilidade

More Related Content

Viewers also liked

Diretrizes de Usabilidade: Como dispor os meios de relacionamento digitais?
Diretrizes de Usabilidade: Como dispor os meios de relacionamento digitais?Diretrizes de Usabilidade: Como dispor os meios de relacionamento digitais?
Diretrizes de Usabilidade: Como dispor os meios de relacionamento digitais?Deivid Silva
 
Revendo as descobertas iniciais de usabilidade da web
Revendo as descobertas iniciais de usabilidade da webRevendo as descobertas iniciais de usabilidade da web
Revendo as descobertas iniciais de usabilidade da webWellington Oliveira
 
7Masters Usabilidade - Design-driven Innovation, com Érico Fileno
7Masters Usabilidade - Design-driven Innovation, com Érico Fileno7Masters Usabilidade - Design-driven Innovation, com Érico Fileno
7Masters Usabilidade - Design-driven Innovation, com Érico FilenoiMasters
 
Usabilidade de Interfaces - Parte 3
Usabilidade de Interfaces - Parte 3Usabilidade de Interfaces - Parte 3
Usabilidade de Interfaces - Parte 3Oziel Moreira Neto
 
Usabilidade de Interfaces - Parte 1
Usabilidade de Interfaces - Parte 1Usabilidade de Interfaces - Parte 1
Usabilidade de Interfaces - Parte 1Oziel Moreira Neto
 
Resultados pesquisa interna ix da campinas
Resultados pesquisa interna ix da campinasResultados pesquisa interna ix da campinas
Resultados pesquisa interna ix da campinasixdacampinas
 
Marina Proni - Reflexões sobre Hábito e Usabilidade
Marina Proni - Reflexões sobre Hábito e UsabilidadeMarina Proni - Reflexões sobre Hábito e Usabilidade
Marina Proni - Reflexões sobre Hábito e Usabilidadeixdacampinas
 
Mouse+Teclado x Toque+Caneta: as modalidades de interação em contextos educac...
Mouse+Teclado x Toque+Caneta: as modalidades de interação em contextos educac...Mouse+Teclado x Toque+Caneta: as modalidades de interação em contextos educac...
Mouse+Teclado x Toque+Caneta: as modalidades de interação em contextos educac...André Constantino da Silva
 
Sistema de Arrefecimento Motor Scania
Sistema de Arrefecimento Motor ScaniaSistema de Arrefecimento Motor Scania
Sistema de Arrefecimento Motor ScaniaLuiz Antonio da Silva
 
Interação Humano-Computador - História, Conceitos e Heurísticas de Nielsen
Interação Humano-Computador - História, Conceitos e Heurísticas de NielsenInteração Humano-Computador - História, Conceitos e Heurísticas de Nielsen
Interação Humano-Computador - História, Conceitos e Heurísticas de NielsenRos Galabo, PhD
 
Estratégia de Conteúdo para SEO - TchêSEO 2011
Estratégia de Conteúdo para SEO - TchêSEO 2011Estratégia de Conteúdo para SEO - TchêSEO 2011
Estratégia de Conteúdo para SEO - TchêSEO 2011Rafael Rez
 
Palestra Design Thinking por Adriana Melo
Palestra Design Thinking por Adriana MeloPalestra Design Thinking por Adriana Melo
Palestra Design Thinking por Adriana MeloDavid Costa Lima
 
Heurísticas de Jakob Nielsen
Heurísticas de Jakob NielsenHeurísticas de Jakob Nielsen
Heurísticas de Jakob NielsenGraciane Xavier
 
Treinamento Design Thinking - Chico Adelano
Treinamento Design Thinking - Chico AdelanoTreinamento Design Thinking - Chico Adelano
Treinamento Design Thinking - Chico AdelanoChico Adelano
 
Aula 6 - Design e Processo de Design de Interfaces de Usuário
Aula 6 - Design e Processo de Design de Interfaces de UsuárioAula 6 - Design e Processo de Design de Interfaces de Usuário
Aula 6 - Design e Processo de Design de Interfaces de UsuárioAndré Constantino da Silva
 

Viewers also liked (20)

Diretrizes de Usabilidade: Como dispor os meios de relacionamento digitais?
Diretrizes de Usabilidade: Como dispor os meios de relacionamento digitais?Diretrizes de Usabilidade: Como dispor os meios de relacionamento digitais?
Diretrizes de Usabilidade: Como dispor os meios de relacionamento digitais?
 
Usabilidade - Metas, Principios e Heuristicas
Usabilidade -  Metas, Principios e HeuristicasUsabilidade -  Metas, Principios e Heuristicas
Usabilidade - Metas, Principios e Heuristicas
 
Revendo as descobertas iniciais de usabilidade da web
Revendo as descobertas iniciais de usabilidade da webRevendo as descobertas iniciais de usabilidade da web
Revendo as descobertas iniciais de usabilidade da web
 
Hp12c
Hp12cHp12c
Hp12c
 
7Masters Usabilidade - Design-driven Innovation, com Érico Fileno
7Masters Usabilidade - Design-driven Innovation, com Érico Fileno7Masters Usabilidade - Design-driven Innovation, com Érico Fileno
7Masters Usabilidade - Design-driven Innovation, com Érico Fileno
 
Usabilidade de Interfaces - Parte 3
Usabilidade de Interfaces - Parte 3Usabilidade de Interfaces - Parte 3
Usabilidade de Interfaces - Parte 3
 
Usabilidade de Interfaces - Parte 1
Usabilidade de Interfaces - Parte 1Usabilidade de Interfaces - Parte 1
Usabilidade de Interfaces - Parte 1
 
Resultados pesquisa interna ix da campinas
Resultados pesquisa interna ix da campinasResultados pesquisa interna ix da campinas
Resultados pesquisa interna ix da campinas
 
Marina Proni - Reflexões sobre Hábito e Usabilidade
Marina Proni - Reflexões sobre Hábito e UsabilidadeMarina Proni - Reflexões sobre Hábito e Usabilidade
Marina Proni - Reflexões sobre Hábito e Usabilidade
 
Mouse+Teclado x Toque+Caneta: as modalidades de interação em contextos educac...
Mouse+Teclado x Toque+Caneta: as modalidades de interação em contextos educac...Mouse+Teclado x Toque+Caneta: as modalidades de interação em contextos educac...
Mouse+Teclado x Toque+Caneta: as modalidades de interação em contextos educac...
 
Sistema de Arrefecimento Motor Scania
Sistema de Arrefecimento Motor ScaniaSistema de Arrefecimento Motor Scania
Sistema de Arrefecimento Motor Scania
 
Usabilidade na web
Usabilidade na webUsabilidade na web
Usabilidade na web
 
Design thinking
Design thinkingDesign thinking
Design thinking
 
Usabilidade na web
Usabilidade na webUsabilidade na web
Usabilidade na web
 
Interação Humano-Computador - História, Conceitos e Heurísticas de Nielsen
Interação Humano-Computador - História, Conceitos e Heurísticas de NielsenInteração Humano-Computador - História, Conceitos e Heurísticas de Nielsen
Interação Humano-Computador - História, Conceitos e Heurísticas de Nielsen
 
Estratégia de Conteúdo para SEO - TchêSEO 2011
Estratégia de Conteúdo para SEO - TchêSEO 2011Estratégia de Conteúdo para SEO - TchêSEO 2011
Estratégia de Conteúdo para SEO - TchêSEO 2011
 
Palestra Design Thinking por Adriana Melo
Palestra Design Thinking por Adriana MeloPalestra Design Thinking por Adriana Melo
Palestra Design Thinking por Adriana Melo
 
Heurísticas de Jakob Nielsen
Heurísticas de Jakob NielsenHeurísticas de Jakob Nielsen
Heurísticas de Jakob Nielsen
 
Treinamento Design Thinking - Chico Adelano
Treinamento Design Thinking - Chico AdelanoTreinamento Design Thinking - Chico Adelano
Treinamento Design Thinking - Chico Adelano
 
Aula 6 - Design e Processo de Design de Interfaces de Usuário
Aula 6 - Design e Processo de Design de Interfaces de UsuárioAula 6 - Design e Processo de Design de Interfaces de Usuário
Aula 6 - Design e Processo de Design de Interfaces de Usuário
 

Similar to 113 Diretrizes Homepage

Artigos 10 Dicas Para Marketing Digital
Artigos  10 Dicas Para Marketing DigitalArtigos  10 Dicas Para Marketing Digital
Artigos 10 Dicas Para Marketing Digitalana
 
Intensivo de UX para Agências e Startups
Intensivo de UX para Agências e Startups Intensivo de UX para Agências e Startups
Intensivo de UX para Agências e Startups Tuia
 
Evento Comportamento do Consumidor e Estratégias Digitais para E-commerce
Evento Comportamento do Consumidor e Estratégias Digitais para E-commerceEvento Comportamento do Consumidor e Estratégias Digitais para E-commerce
Evento Comportamento do Consumidor e Estratégias Digitais para E-commerceImpacta Eventos
 
E book Página inicial poderosa e vendedora
E book Página inicial poderosa e vendedoraE book Página inicial poderosa e vendedora
E book Página inicial poderosa e vendedoraRodrigo Maciel
 
Brazil - guia internet_marketing
Brazil - guia internet_marketingBrazil - guia internet_marketing
Brazil - guia internet_marketingStanley Domeniquini
 
[Brazil] guia internet_marketing (1)
[Brazil] guia internet_marketing (1)[Brazil] guia internet_marketing (1)
[Brazil] guia internet_marketing (1)Ricardo Belchior
 
Construa o seu negócio online: como, onde e porquê
Construa o seu negócio online: como, onde e porquêConstrua o seu negócio online: como, onde e porquê
Construa o seu negócio online: como, onde e porquêCady Bocum
 
E book Design - Presença Digital
E book  Design - Presença DigitalE book  Design - Presença Digital
E book Design - Presença DigitalMarcel Bozza
 
Empresas Virtuais - Sites Profissionais Corporativos
Empresas Virtuais - Sites Profissionais CorporativosEmpresas Virtuais - Sites Profissionais Corporativos
Empresas Virtuais - Sites Profissionais CorporativosSix Interfaces
 
Usabilidade Conceitos Centrais
Usabilidade Conceitos CentraisUsabilidade Conceitos Centrais
Usabilidade Conceitos CentraisJose Claudio Terra
 
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatívelIndústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatívelArank
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago BacchinFórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago BacchiniMasters
 
Seo: como se diferenciar entre tantas lojas virtuais
Seo: como se diferenciar entre tantas lojas virtuaisSeo: como se diferenciar entre tantas lojas virtuais
Seo: como se diferenciar entre tantas lojas virtuaisDeomari Fragoso
 
SEO para lojas virtuais - Curso de E-commerce
SEO para lojas virtuais - Curso de E-commerceSEO para lojas virtuais - Curso de E-commerce
SEO para lojas virtuais - Curso de E-commerceCurso de E-Commerce
 
25 regras para um website de sucesso
25 regras para um website de sucesso25 regras para um website de sucesso
25 regras para um website de sucessoMelhor-Empresa
 
Mídias Sociais e Estratégias
Mídias Sociais e EstratégiasMídias Sociais e Estratégias
Mídias Sociais e EstratégiasCínthia Demaria
 
2010.1 - PUB5AN - Marketing Digital AULA 03
2010.1 - PUB5AN - Marketing Digital AULA 032010.1 - PUB5AN - Marketing Digital AULA 03
2010.1 - PUB5AN - Marketing Digital AULA 03Neca Boullosa
 
Aula 1 - Desenvolvimento do leiaute (1).pdf
Aula 1 - Desenvolvimento do leiaute (1).pdfAula 1 - Desenvolvimento do leiaute (1).pdf
Aula 1 - Desenvolvimento do leiaute (1).pdfssuser595b1e1
 

Similar to 113 Diretrizes Homepage (20)

Artigos 10 Dicas Para Marketing Digital
Artigos  10 Dicas Para Marketing DigitalArtigos  10 Dicas Para Marketing Digital
Artigos 10 Dicas Para Marketing Digital
 
Intensivo de UX para Agências e Startups
Intensivo de UX para Agências e Startups Intensivo de UX para Agências e Startups
Intensivo de UX para Agências e Startups
 
Evento Comportamento do Consumidor e Estratégias Digitais para E-commerce
Evento Comportamento do Consumidor e Estratégias Digitais para E-commerceEvento Comportamento do Consumidor e Estratégias Digitais para E-commerce
Evento Comportamento do Consumidor e Estratégias Digitais para E-commerce
 
E book Página inicial poderosa e vendedora
E book Página inicial poderosa e vendedoraE book Página inicial poderosa e vendedora
E book Página inicial poderosa e vendedora
 
Brazil - guia internet_marketing
Brazil - guia internet_marketingBrazil - guia internet_marketing
Brazil - guia internet_marketing
 
[Brazil] guia internet_marketing (1)
[Brazil] guia internet_marketing (1)[Brazil] guia internet_marketing (1)
[Brazil] guia internet_marketing (1)
 
Construa o seu negócio online: como, onde e porquê
Construa o seu negócio online: como, onde e porquêConstrua o seu negócio online: como, onde e porquê
Construa o seu negócio online: como, onde e porquê
 
E book Design - Presença Digital
E book  Design - Presença DigitalE book  Design - Presença Digital
E book Design - Presença Digital
 
Empresas Virtuais - Sites Profissionais Corporativos
Empresas Virtuais - Sites Profissionais CorporativosEmpresas Virtuais - Sites Profissionais Corporativos
Empresas Virtuais - Sites Profissionais Corporativos
 
Usabilidade Conceitos Centrais
Usabilidade Conceitos CentraisUsabilidade Conceitos Centrais
Usabilidade Conceitos Centrais
 
marketing digital aula 3
marketing digital  aula 3marketing digital  aula 3
marketing digital aula 3
 
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatívelIndústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
Indústrias e marcas: Como tornar seu site imbatível
 
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago BacchinFórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
Fórum E-commerce Brasil 2010: Thiago Bacchin
 
Seo: como se diferenciar entre tantas lojas virtuais
Seo: como se diferenciar entre tantas lojas virtuaisSeo: como se diferenciar entre tantas lojas virtuais
Seo: como se diferenciar entre tantas lojas virtuais
 
SEO para lojas virtuais - Curso de E-commerce
SEO para lojas virtuais - Curso de E-commerceSEO para lojas virtuais - Curso de E-commerce
SEO para lojas virtuais - Curso de E-commerce
 
Web Design > Usabilidade
Web Design > UsabilidadeWeb Design > Usabilidade
Web Design > Usabilidade
 
25 regras para um website de sucesso
25 regras para um website de sucesso25 regras para um website de sucesso
25 regras para um website de sucesso
 
Mídias Sociais e Estratégias
Mídias Sociais e EstratégiasMídias Sociais e Estratégias
Mídias Sociais e Estratégias
 
2010.1 - PUB5AN - Marketing Digital AULA 03
2010.1 - PUB5AN - Marketing Digital AULA 032010.1 - PUB5AN - Marketing Digital AULA 03
2010.1 - PUB5AN - Marketing Digital AULA 03
 
Aula 1 - Desenvolvimento do leiaute (1).pdf
Aula 1 - Desenvolvimento do leiaute (1).pdfAula 1 - Desenvolvimento do leiaute (1).pdf
Aula 1 - Desenvolvimento do leiaute (1).pdf
 

More from Luiz Agner

Recommendation Systems and Machine Learning: Mapping the User Experience
Recommendation Systems and Machine Learning: Mapping the User ExperienceRecommendation Systems and Machine Learning: Mapping the User Experience
Recommendation Systems and Machine Learning: Mapping the User ExperienceLuiz Agner
 
Pós Branded Content (1c)
Pós Branded Content (1c)Pós Branded Content (1c)
Pós Branded Content (1c)Luiz Agner
 
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - MeetUp PUC-Rio
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - MeetUp PUC-RioWIAD - World Information Architecture Day 2019 - MeetUp PUC-Rio
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - MeetUp PUC-RioLuiz Agner
 
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - Belo Horizonte, MG
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - Belo Horizonte, MGWIAD - World Information Architecture Day 2019 - Belo Horizonte, MG
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - Belo Horizonte, MGLuiz Agner
 
Marketing digital como instrumento de controle
Marketing digital como instrumento de controleMarketing digital como instrumento de controle
Marketing digital como instrumento de controleLuiz Agner
 
Arquitetura de Informação na era dos espaços mistos e ecossistemas
Arquitetura de Informação na era dos espaços mistos e ecossistemasArquitetura de Informação na era dos espaços mistos e ecossistemas
Arquitetura de Informação na era dos espaços mistos e ecossistemasLuiz Agner
 
Lei de Proteção aos Dados (LGPD)
Lei de Proteção aos Dados (LGPD)Lei de Proteção aos Dados (LGPD)
Lei de Proteção aos Dados (LGPD)Luiz Agner
 
Marco Civil da Internet no Brasil
Marco Civil da Internet no BrasilMarco Civil da Internet no Brasil
Marco Civil da Internet no BrasilLuiz Agner
 
Vigilância Ampliada: Poder e Controle na Cultura Digital
Vigilância Ampliada: Poder e Controle na Cultura DigitalVigilância Ampliada: Poder e Controle na Cultura Digital
Vigilância Ampliada: Poder e Controle na Cultura DigitalLuiz Agner
 
Diagrama de Navegação e Vocabulário Visual de Garrett
Diagrama de Navegação e Vocabulário Visual de GarrettDiagrama de Navegação e Vocabulário Visual de Garrett
Diagrama de Navegação e Vocabulário Visual de GarrettLuiz Agner
 
Bridge e Análise da Tarefa em equipe
Bridge e Análise da Tarefa em equipeBridge e Análise da Tarefa em equipe
Bridge e Análise da Tarefa em equipeLuiz Agner
 
Marketing - Revisão de Conceitos
Marketing - Revisão de ConceitosMarketing - Revisão de Conceitos
Marketing - Revisão de ConceitosLuiz Agner
 
Cultura da Internet - segundo M. Castells
Cultura da Internet - segundo M. CastellsCultura da Internet - segundo M. Castells
Cultura da Internet - segundo M. CastellsLuiz Agner
 
Bridge e Group Task Analysis - Arquitetura de Informação
Bridge e Group Task Analysis - Arquitetura de InformaçãoBridge e Group Task Analysis - Arquitetura de Informação
Bridge e Group Task Analysis - Arquitetura de InformaçãoLuiz Agner
 
Avaliação dos apps Coral Visualizer e Polenghi Selection
Avaliação dos apps Coral Visualizer e Polenghi SelectionAvaliação dos apps Coral Visualizer e Polenghi Selection
Avaliação dos apps Coral Visualizer e Polenghi SelectionLuiz Agner
 
Arquitetura de Informação: Projeto TIM
Arquitetura de Informação: Projeto TIMArquitetura de Informação: Projeto TIM
Arquitetura de Informação: Projeto TIMLuiz Agner
 
Arquitetura de Informação: Projeto Imaginarium
Arquitetura de Informação: Projeto ImaginariumArquitetura de Informação: Projeto Imaginarium
Arquitetura de Informação: Projeto ImaginariumLuiz Agner
 
Arquitetura da Informação Pervasiva - Semana Acadêmica FACHA
Arquitetura da Informação Pervasiva  - Semana Acadêmica FACHAArquitetura da Informação Pervasiva  - Semana Acadêmica FACHA
Arquitetura da Informação Pervasiva - Semana Acadêmica FACHALuiz Agner
 
Arquitetura de Informação - DETRAN RJ
Arquitetura de Informação - DETRAN RJArquitetura de Informação - DETRAN RJ
Arquitetura de Informação - DETRAN RJLuiz Agner
 
Arquitetura de Informação - DETRAN RJ
Arquitetura de Informação - DETRAN RJArquitetura de Informação - DETRAN RJ
Arquitetura de Informação - DETRAN RJLuiz Agner
 

More from Luiz Agner (20)

Recommendation Systems and Machine Learning: Mapping the User Experience
Recommendation Systems and Machine Learning: Mapping the User ExperienceRecommendation Systems and Machine Learning: Mapping the User Experience
Recommendation Systems and Machine Learning: Mapping the User Experience
 
Pós Branded Content (1c)
Pós Branded Content (1c)Pós Branded Content (1c)
Pós Branded Content (1c)
 
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - MeetUp PUC-Rio
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - MeetUp PUC-RioWIAD - World Information Architecture Day 2019 - MeetUp PUC-Rio
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - MeetUp PUC-Rio
 
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - Belo Horizonte, MG
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - Belo Horizonte, MGWIAD - World Information Architecture Day 2019 - Belo Horizonte, MG
WIAD - World Information Architecture Day 2019 - Belo Horizonte, MG
 
Marketing digital como instrumento de controle
Marketing digital como instrumento de controleMarketing digital como instrumento de controle
Marketing digital como instrumento de controle
 
Arquitetura de Informação na era dos espaços mistos e ecossistemas
Arquitetura de Informação na era dos espaços mistos e ecossistemasArquitetura de Informação na era dos espaços mistos e ecossistemas
Arquitetura de Informação na era dos espaços mistos e ecossistemas
 
Lei de Proteção aos Dados (LGPD)
Lei de Proteção aos Dados (LGPD)Lei de Proteção aos Dados (LGPD)
Lei de Proteção aos Dados (LGPD)
 
Marco Civil da Internet no Brasil
Marco Civil da Internet no BrasilMarco Civil da Internet no Brasil
Marco Civil da Internet no Brasil
 
Vigilância Ampliada: Poder e Controle na Cultura Digital
Vigilância Ampliada: Poder e Controle na Cultura DigitalVigilância Ampliada: Poder e Controle na Cultura Digital
Vigilância Ampliada: Poder e Controle na Cultura Digital
 
Diagrama de Navegação e Vocabulário Visual de Garrett
Diagrama de Navegação e Vocabulário Visual de GarrettDiagrama de Navegação e Vocabulário Visual de Garrett
Diagrama de Navegação e Vocabulário Visual de Garrett
 
Bridge e Análise da Tarefa em equipe
Bridge e Análise da Tarefa em equipeBridge e Análise da Tarefa em equipe
Bridge e Análise da Tarefa em equipe
 
Marketing - Revisão de Conceitos
Marketing - Revisão de ConceitosMarketing - Revisão de Conceitos
Marketing - Revisão de Conceitos
 
Cultura da Internet - segundo M. Castells
Cultura da Internet - segundo M. CastellsCultura da Internet - segundo M. Castells
Cultura da Internet - segundo M. Castells
 
Bridge e Group Task Analysis - Arquitetura de Informação
Bridge e Group Task Analysis - Arquitetura de InformaçãoBridge e Group Task Analysis - Arquitetura de Informação
Bridge e Group Task Analysis - Arquitetura de Informação
 
Avaliação dos apps Coral Visualizer e Polenghi Selection
Avaliação dos apps Coral Visualizer e Polenghi SelectionAvaliação dos apps Coral Visualizer e Polenghi Selection
Avaliação dos apps Coral Visualizer e Polenghi Selection
 
Arquitetura de Informação: Projeto TIM
Arquitetura de Informação: Projeto TIMArquitetura de Informação: Projeto TIM
Arquitetura de Informação: Projeto TIM
 
Arquitetura de Informação: Projeto Imaginarium
Arquitetura de Informação: Projeto ImaginariumArquitetura de Informação: Projeto Imaginarium
Arquitetura de Informação: Projeto Imaginarium
 
Arquitetura da Informação Pervasiva - Semana Acadêmica FACHA
Arquitetura da Informação Pervasiva  - Semana Acadêmica FACHAArquitetura da Informação Pervasiva  - Semana Acadêmica FACHA
Arquitetura da Informação Pervasiva - Semana Acadêmica FACHA
 
Arquitetura de Informação - DETRAN RJ
Arquitetura de Informação - DETRAN RJArquitetura de Informação - DETRAN RJ
Arquitetura de Informação - DETRAN RJ
 
Arquitetura de Informação - DETRAN RJ
Arquitetura de Informação - DETRAN RJArquitetura de Informação - DETRAN RJ
Arquitetura de Informação - DETRAN RJ
 

113 Diretrizes Homepage

  • 1. 113 diretrizes de usabilidade
  • 2. 113 diretrizes de usabilidade Homepage Usabilidade 50 websites desconstruídos Jakob Nielsen e MarieTahir
  • 3. 113 diretrizes de usabilidade Nos primeiros anos de projetos comerciais da Web travou-se uma luta contra o excesso de design. Especialistas como Nielsen são contra modismos (design hostis) dificultam a experiência do usuário. Ainda existe um esforço por tornar a Web um ambiente útil: - Atenda aos objetivos dos usuários - Máxime o retorno sobre os investimentos das empresas
  • 4. 113 diretrizes de usabilidade A homepage é a página mais importante em qualquer website
  • 5. 113 diretrizes de usabilidade A homepage é a página mais importante em qualquer website Porque representa a empresa para o mundo Porque é a porta de entrada para o site Porque existe um alto investimento nesta pequena tela
  • 6. 113 diretrizes de usabilidade É a página mais visualizada do que qualquer outra página do site. É a primeira e talvez última oportunidade de atrair o cliente. Nem sempre os usuários entram num site pela homepage. Pode-se entrar por um link direto para uma página do site mas este tipo de acesso não oferece ao usuário uma visão geral. A homepage contextualiza o universo do site e oferece a estrutura (visão geral).
  • 7. 113 diretrizes de usabilidade Função da Homepage • Transmitir o que a empresa significa, a importância do site em relação à concorrência e ao mundo físico, e os produtos ou serviços oferecidos. Apesar de aparentemente simples, várias equipes de design se esforçam e falham na criação de um design de uma homepage. Quem projeta precisa ter clareza do objetivo da homepage. Existem muitas analogias no mundo concreto para o papel das homepages na experiência dos usuários.
  • 8. 113 diretrizes de usabilidade Capa de revista 1º objetivo é ser escolhida entre outras revistas. Com um website é diferente porque o usuário já está olhando para a homepage (não precisa se distinguir entre outros). 2º Definir conteúdo, estilo e outros itens contidos na revista. Área de aprendizado para o web design.
  • 9. 113 diretrizes de usabilidade Sua face para o mundo A primeira impressão é a que fica e na Web só se tem uma oportunidade de dar uma primeira impressão. O webdesign é também funcional (design de interação). A primeira experiência do usuário ao entrar no site é fundamental. O site deve cumprir suas promessas.
  • 10. 113 diretrizes de usabilidade Trabalho de arte O exame de uma obra de arte incorpora em 2 etapas: superficial e aprofundada. Erro das equipes de design: pensar apenas no nível superficial. O designer deve se dedicar ao design de interação.
  • 11. 113 diretrizes de usabilidade Saguão de um prédio Não é um destino em si mesmo. Passagem. Um website é similar no sentido que é um porta de entrada que canaliza o tráfego para direções distintas. Toda homepage precisa de sinalização eficiente. Dar prioridade aos destinos dos usuários.
  • 12. 113 diretrizes de usabilidade Recepcionistas da empresa Similar à idéia do saguão no sentido de uma pessoa que redireciona os visitantes para seus destinos.
  • 13. 113 diretrizes de usabilidade Sumário de livro Uma hierarquia que, através da convenção da numeração de paginação, leva o leitor diretamente à sua opção. O sumário dá a noção da estrutura geral. Analogia do link de hipertexto.
  • 14. 113 diretrizes de usabilidade Primeira página de um jornal Apresenta uma visão geral resumida e priorizada das notícias mais importantes. Diferentemente de um website o formato do jornal é consagrado e a navegação é simples. Os websites precisam representar muito mais serviços na homepage porque o estilo é menos fixado do que um jornal, ou seja, não sabemos o que esperar de um website.
  • 15. 113 diretrizes de usabilidade A homepage tem diversos objetivos e os usuários também. Os usuários acessam um site com objetivos diferentes. O site deve ser projetado para usuários inexperientes e experientes. Ambos ficaram desapontados se não conseguirem achar o que buscam e muito provavelmente abandonarão definitivamente o site.
  • 16. 113 diretrizes de usabilidade O desafio está em estruturar uma homepage que permita acesso a todos os recursos importantes, sem abarrotar a página com todos eles. Acomodação e clareza são fundamentais. As 113 diretrizes são uma espécie de checklist (lista de verificação). As diretrizes não são suficientes e é necessário conhecer seu usuário (levantamento de campo e testes de usabilidade). www.useit.com www.nngroup.com
  • 17. 113 diretrizes de usabilidade Informando o objetivo do site • Onde o usuário se encontra • O que a empresa faz • O que os usuário podem fazer em seu site
  • 18. 113 diretrizes de usabilidade Informando o objetivo do site 1 – Exibir o nome da empresa e/ou logotipo, em um tamanho razoável e em um local de destaque. 2 – Incluir um slogan resumindo explicitamente o que o site ou a empresa faz. 3 – Enfatizar o que o site faz de importante sob a perspectiva dos usuários, assim como a diferença entre seu site e os dos principais concorrentes. 4 – Enfatizar as tarefas de mais alta prioridade, para que os usuários tenham um ponto de partida definindo na homepage.
  • 19. 113 diretrizes de usabilidade Informando o objetivo do site 5 – Designar explicitamente uma página do site como a homepage oficial. 6 – No website da empresa principal não usar a palavra “website” para se referir a qualquer outro aspecto, exceto à totalidade da presença da empresa na web. 7 – Estruturar a homepage de modo diferente de todas as outras páginas existentes do site.
  • 20. 113 diretrizes de usabilidade Grupo1 http://www. dobrasdaleitura . com/index . html Grupo2 http://www. itaucultural .org. br / Grupo3 http://olhares.aeiou.pt/ Grupo 4 http://www.file.org.br/
  • 21. 113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa Os websites devem fornecer um método objetivo para procurar informações sobre a empresa. Os detalhes sobre a empresa dão credibilidade ao site. O usuário gosta de saber com quem está negociando. As pessoas (usuários) precisam saber como a empresa está estruturada e quem a administra.
  • 22. 113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 8 – Agrupar informações da empresa , como Sobre Nós, Relações com Investidores, Sala de Imprensa, Empregos e outras informações sobre a empresa, em uma única área reservada. 9 – Incluir um link da homepage para uma seção “Sobre Nós ”, que oferece aos usuários uma visão geral sobre a empresa e links para todos os detalhes relevantes sobre seus produtos, serviços, valores da empresa, proposta de negócios, equipe de gerenciamento e outros pormenores.
  • 23. 113 diretrizes de usabilidade
  • 24. 113 diretrizes de usabilidade
  • 25. 113 diretrizes de usabilidade
  • 26. 113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 10 – Para obter cobertura da imprensa para sua empresa, incluir um link “Sala de Imprensa” em sua homepage. A assessoria de imprensa é responsável pela comunicação corporativa. • Informação para jornalistas. • Relação de notícias sobre a empresa (positivas)
  • 27. 113 diretrizes de usabilidade www.vivario.org.br www.oi.com.br www.adobe.com.br
  • 28. 113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 11- Apresentar uma face unificada ao cliente , em que o website seja um dos pontos de toque em vez de uma entidade em si. Mostrar que apesar das distinções internas a empresa é consistente e indivisível. Pode mostrar certa distinção entre as empresas internas, mas deve manter a identidade. - Corporações como aglomerados de empresas. Ex: Ed. Record - Empresas com atividades diferentes. Ex: Organizações Globo - Ações sociais ou culturais das empresas. Ex. CCBB, Itaú Cultural, Fundação Bradesco - Multinacionais
  • 29. 113 diretrizes de usabilidade
  • 30. 113 diretrizes de usabilidade
  • 31. 113 diretrizes de usabilidade
  • 32. 113 diretrizes de usabilidade
  • 33. 113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 12- Incluir um link “Fale Conosco” na homepage, que acessa uma página com todas as informações de contato da empresa. 13 – Ao fornecer um mecanismo de “feedback” (resposta), especificar o objetivo do link e será lido pelo atendimento ao cliente ou pelo Webmaster, e outras informações pertinentes.
  • 34. 113 diretrizes de usabilidade
  • 35. 113 diretrizes de usabilidade Transmitindo informações sobre sua empresa 14 – Não incluir informações internas da empresa (destinada aos funcionários e que devem permanecer na intranet) no Website público. 15 – Se o site reunir informações sobre qualquer cliente, é recomendável incluir um link “Política Privada” na homepage. 16 – Explicar como o Website gera dinheiro se essa informação não estiver muito clara.
  • 36. 113 diretrizes de usabilidade Modelo de negócio. Venda, publicidade, assinatura.
  • 37. 113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo A varredura do usuário online é muito rápida. Em função disto, o conteúdo deve ser projetado de modo a transmitir o máximo de informação com o mínimo de texto. Esta é um diretriz geral para web e mais importante ainda para a homepage a qual deve manter o interesse do usuário. Homepage: Relação espaço x quant. de informação
  • 38. 113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo Papel de editor (selecionar e revisar o conteúdo). Conteúdo específico para uso na Web (não usar o mesmo material de outras publicações). Manter a consistência de todo o site. Equipe de design deve utilizar usuários reais neste processo tanto ao reunir as exigências iniciais, quanto ao revisar o design à medida que o site evolui.
  • 39. 113 diretrizes de usabilidade       2000 2007 Reprodução Reprodução   Maio de 2004   Janeiro de 2003
  • 40. 113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo 17 – Usar seções e categorias de rótulo, com idioma centrado no cliente, de acordo com a importância dessas seções e categorias para o cliente e não para a empresa. 18 – Evitar conteúdo redundante. 19 – Não utilizar frases eruditas nem dialeto de marketing que fazem com que as pessoas tenham um trabalhão para descobrir o que está sendo dito.
  • 41. 113 diretrizes de usabilidade
  • 42. 113 diretrizes de usabilidade
  • 43. 113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo 20 – Empregar letras maiúsculas e outros padrões de estilo com consistência. 21 – Não rotular uma área nitidamente definida da página se o conteúdo for suficientemente auto-explicativo. 22 – Evitar as categorias e as listas de marcadores de um único item. 23 –Utilizar espaços não-separáveis entre as palavras nas frases, que precisam permanecer juntas para serem vistas e entendidas.
  • 44. 113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo 24 – Usar somente o discurso imperativo, como em “Insira uma Cidade ou CEP” nas tarefas obrigatórias, ou qualificar a declaração adequadamente. 25 – Explicar o significado de abreviações, iniciais maiúsculas, acrônimos e segui-los imediatamente com as abreviações nas primeiras ocorrências.
  • 45. 113 diretrizes de usabilidade
  • 46. 113 diretrizes de usabilidade
  • 47. 113 diretrizes de usabilidade Criação de conteúdo 26 – Evitar pontos de exclamação. 27 – Empregar raramente todas as letras maiúsculas e nunca como um estilo de formatação. 28 – Evitar usar inadequadamente espaços e pontuação para dar ênfase.
  • 48. 113 diretrizes de usabilidade Revelando o conteúdo por meio de exemplos • Apresentar o conteúdo de seu site ajuda ao usuário identificar exatamente o que o site faz. • Os exemplos podem revelar a abrangência dos produtos ou do conteúdo do site. • Os detalhes são mais interessantes do que os aspectos gerais. • Os exemplos ajudam os usuários a navegar com êxito. Mostram o que existe por trás de nome se categorias abstratas.
  • 49. 113 diretrizes de usabilidade
  • 50. 113 diretrizes de usabilidade Revelando o conteúdo por meio de exemplos 29 – Usar exemplos para revelar o conteúdo. 30 – Para cada exemplo, disponibilizar um link para acesso diretamente a página detalhada desse exemplo, em vez de saltar para uma página de categoria geral a que o item pertence.
  • 51. 113 diretrizes de usabilidade
  • 52. 113 diretrizes de usabilidade Revelando o conteúdo por meio de exemplos 31 – Inserir um link para uma categoria mais abrangente, ao lado do exemplo específico. 32 – Indicar claramente quais links conduzem a informações de acompanhamento sobre cada exemplo e quais links direcionam para informações gerais sobre a categoria como um todo.
  • 53. 113 diretrizes de usabilidade
  • 54. 113 diretrizes de usabilidade Arquivos e acesso ao conteúdo anterior Incluir arquivos para o conteúdo recente. Serve tanto para usuários freqüentes quanto para novos usuários. 33 – Facilitar o acesso aos itens apresentados recentemente na homepage, como nas últimas duas semanas ou no mês anterior, fornecendo uma lista das últimas apresentações e inserindo itens recentes em arquivos permanentes.
  • 55. 113 diretrizes de usabilidade