SlideShare a Scribd company logo
1 of 17
[object Object],[object Object],[object Object]
Biografia do Autor  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Continuação da Biografia do Autor ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 
O livro fala-nos do encontro e da amizade que se desenvolveu entre o narrador e um principezinho que veio de outro planeta. O narrador é um piloto que estava a fazer uma viagem a África e que teve uma avaria no seu avião tendo caído no meio do deserto do Saara . Foi aí que lhe apareceu um rapaz loiro com um sorriso encantador que lhe pediu que lhe desenhasse uma ovelha . O narrador ficou encantado porque o principezinho foi o único que entendeu os seus dois únicos desenhos que sabia fazer - uma jibóia aberta e uma jibóia fechada - ao contrário das outras pessoas que achavam que era um chapéu. O principezinho teve a capacidade de perceber que aquele desenho era uma jibóia a devorar um elefante.
1ª tentativa . 2ª tentativa 3ª tentativa Última tentativa Como para o principezinho nunca estava bem o desenho da ovelha , o piloto desenhou uma caixa e assim ele imaginava que dentro dessa caixa estava a ovelha que ele cria. O principezinho adorou a ideia. Aos poucos, o aviador foi conhecendo a história do principezinho, o que era um bocado difícil uma vez que ele estava sempre a fazer perguntas e raramente respondia às questões que lhe faziam. Então de onde ele vinha? O principezinho tinha vindo de um planeta muito pequenininho chamado asteróide B-612.
Era um planeta que só tinha três vulcões, um deles extinto, e umas árvores chamadas embondeiros que cresciam muito depressa, o que obrigava o principezinho a limpar as suas raízes todos os dias para não destruir o seu planeta. Um dia nasceu uma flor muito bonita que o principezinho achava única pois nunca tinha visto outra igual.  Tratava-a todos os dias com muito cuidado, regava-a e protegia-a do vento , uma vez que ela era muito frágil pois só tinha quatro espinhos.
Mas com o passar do tempo começou a ficar farto dela pois ela era vaidosa, resmungona, exigente e por fim até mentirosa. Por isso decidiu ir-se embora e aproveitar para conhecer outros planetas. No primeiro planeta encontrou um rei que queria mandar mas não tinha ninguém para o fazer, uma vez que estava sozinho no seu mundo. Depois foi para outro planeta onde encontrou um homem muito vaidoso que só queria ser admirado, mas também não tinha ninguém que o fizesse.
No terceiro planeta encontrou um bêbado que se sentia culpado por beber e por isso para se esquecer, continuava a beber. No quarto planeta vivia um homem de negócios que se achava muito sério e que passava o tempo todo a contar as estrelas e a sentir-se dono delas. O principezinho estava cada vez mais chocado porque não percebia o porque das pessoas só pensarem nelas e não se importarem com mais nada. Mas no quinto planeta encontrou alguém que não se preocupava só com ela própria pois tinha uma missão importante a cumprir. Era um acendedor de candeeiros que tinha que acender e apagar o candeeiro conforme fosse noite ou dia. O problema era que o seu planeta rodava muito depressa pois era muito pequenino e um dia só durava um minuto. Por isso estava muito cansado pois não tinha tempo para dormir. No entanto estava determinado a cumprir o seu trabalho e o principezinho admirou-o, achando até que ele teria sido alvo de desprezo de todos os habitantes dos anteriores planetas.
No último planeta vivia um geógrafo que sabia de tudo sobre marés, rios, montanhas, cidades e desertos, apesar de nunca lá ter ido pois eram outras pessoas que lhe vinham contar e ele limitava-se a escrever. No entanto foi este que lhe disse que a sua flor podia um dia desaparecer, o que deixou o principezinho muito triste e preocupado. Aconselhou-o também a visitar a Terra. E foi assim que o principezinho chegou à Terra. Na Terra também teve vários encontros.
Mais tarde encontrou um jardim cheio de flores iguais à sua e aí descobriu que a sua flor era uma rosa, e que ao contrário do que pensava não era única no Universo. Ficou muito triste e desiludido e pôs-se a chorar. Com uma serpente que lhe informou que poderia, se ele quisesse, leva-lo de volta ao seu planeta.
Foi aí que apareceu a raposa e foi esta que fez mudar tudo. Ela disse-lhe que  o que era importante via-se com o coração e não com os olhos  e que depois de se estar preso a uma pessoa, passa-se a ser responsável por ela. O tempo que ele gastou a cuidar da sua flor tornou-a única para ele. Apesar dos defeitos da sua plantinha ela era sua, dependia dele e ele era responsável por ela.  A raposa pediu ao principezinho para ela ficar presa a ele porque assim, quando ele se fosse embora os campos de trigo teriam mais significado pois iriam fazer-lhe lembrar os cabelos loiros dele.  Mas, para cativar alguém era preciso tempo e paciência para essa pessoa tornar-se importante.
Entretanto o principezinho teve que se ir embora , ficando assim os dois muito tristes. O principezinho contou ao narrador que tinha encontrado um homem que vendia comprimidos que tiravam a sede. Entretanto, enquanto contava essa parte da história da sua viagem na Terra o aviador já tinha ficado sem água, por isso como estavam os dois a morrer de sede decidiram ir procurar um poço. Quando o encontraram o principezinho já estava demasiado cansado para conseguir ir buscar a água ao poço, por isso o piloto trouxe-lha à boca.  Nesse dia , o principezinho disse ao seu amigo que estava na altura de voltar para casa pois já estava na Terra à 1 ano e que desde que tinha encontrado a raposa nunca mais tinha deixado de pensar na sua flor desprotegida. No dia seguinte, o aviador conseguiu arranjar o seu avião e o principezinho combinou com a serpente que nessa mesma noite, no local onde ele tinha caído na Terra ,ela o ia levar de novo ao seu planeta.
No dia seguinte , o narrador voltou àquele lugar e percebeu que o principezinho já tinha voltado para o seu asteróide porque o corpo já não estava lá. O principezinho consolou o seu amigo dizendo que se ele olhasse para o céu, à noite, ia ver muitas estrelas, e como sabia que ele estava numa delas a rir para ele, era como se todas as estrelas do céu rissem. E que ele também se ia lembrar do seu amigo pois tinha sido ele que lhe tinha dado de beber quando ele mais precisava. Enquanto o aviador dormia o principezinho decidiu ir-se embora sem esperar por ele, pois assim seria mais fácil para os dois; mas o narrador acordou e fez questão de ir com ele. Quando lá chegaram, o principezinho pediu-lhe que ele se afastasse para ele ir sozinho.  A serpente mordeu o principezinho que caiu devagar sobre a areia, sem fazer barulho.
 
Eu gostei muito deste livro pois acho que se aprende muito com ele e compreendi-o muito bem pois tenho a mesma opinião que o principezinho. Acho que as pessoas adultas só pensam no dinheiro e não vêem a beleza natural das coisas. As pessoas não se devem preocupar só com elas próprias mas também com os outros e o que mais valorizei neste livro foi esta frase “O essencial é invisível para os olhos e só se vê bem com o coração” , que significa que não devemos julgar ou desvalorizar uma coisa nossa só pelo seu aspecto exterior e procurar o que torna cada um especial. Porque mesmo havendo milhares iguais, a nossa é única, pois somos nós que tratamos dela e somos nós que estamos responsáveis por ela.
[object Object]

More Related Content

What's hot

Doc 11 resumo do principezinho
Doc 11  resumo do principezinhoDoc 11  resumo do principezinho
Doc 11 resumo do principezinhohelena frança
 
O principezinho.docx resumo2
O principezinho.docx resumo2O principezinho.docx resumo2
O principezinho.docx resumo2Elisa Dias
 
O cavaleiro da dinamarca categorias da narrativa
O cavaleiro da dinamarca  categorias da narrativaO cavaleiro da dinamarca  categorias da narrativa
O cavaleiro da dinamarca categorias da narrativafercariagomes
 
A Menina do Mar - Joana Gomes
A Menina do Mar - Joana GomesA Menina do Mar - Joana Gomes
A Menina do Mar - Joana GomesBe Alvito
 
Historia do principezinho_isabel_d
Historia do principezinho_isabel_dHistoria do principezinho_isabel_d
Historia do principezinho_isabel_ddidimartins
 
Powerpoint apresentação de livro
Powerpoint apresentação de livroPowerpoint apresentação de livro
Powerpoint apresentação de livroCristina Marcelino
 
Análise Crítica - O Pequeno Príncipe
Análise Crítica -  O Pequeno PríncipeAnálise Crítica -  O Pequeno Príncipe
Análise Crítica - O Pequeno PríncipeLuísa Teixeira
 
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de LeituraConto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leiturae- Arquivo
 
Nomes coletivos.doc
Nomes coletivos.docNomes coletivos.doc
Nomes coletivos.docElza Melo
 

What's hot (20)

Historia do principezinho
Historia do principezinhoHistoria do principezinho
Historia do principezinho
 
O principezinho- 5 ano
O principezinho- 5 anoO principezinho- 5 ano
O principezinho- 5 ano
 
Doc 11 resumo do principezinho
Doc 11  resumo do principezinhoDoc 11  resumo do principezinho
Doc 11 resumo do principezinho
 
O principezinho.docx resumo2
O principezinho.docx resumo2O principezinho.docx resumo2
O principezinho.docx resumo2
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
Portefólio modificado
Portefólio modificadoPortefólio modificado
Portefólio modificado
 
"O Príncipe Nabo"
"O Príncipe Nabo""O Príncipe Nabo"
"O Príncipe Nabo"
 
PortefóLio1
PortefóLio1PortefóLio1
PortefóLio1
 
PLANO NACIONAL DE LEITURA
PLANO NACIONAL DE LEITURAPLANO NACIONAL DE LEITURA
PLANO NACIONAL DE LEITURA
 
O cavaleiro da dinamarca categorias da narrativa
O cavaleiro da dinamarca  categorias da narrativaO cavaleiro da dinamarca  categorias da narrativa
O cavaleiro da dinamarca categorias da narrativa
 
A Menina do Mar - Joana Gomes
A Menina do Mar - Joana GomesA Menina do Mar - Joana Gomes
A Menina do Mar - Joana Gomes
 
Historia do principezinho_isabel_d
Historia do principezinho_isabel_dHistoria do principezinho_isabel_d
Historia do principezinho_isabel_d
 
A Aia
A AiaA Aia
A Aia
 
Resumo
Resumo Resumo
Resumo
 
Powerpoint apresentação de livro
Powerpoint apresentação de livroPowerpoint apresentação de livro
Powerpoint apresentação de livro
 
Síntese Cavaleiro da Dinamarca
Síntese Cavaleiro da DinamarcaSíntese Cavaleiro da Dinamarca
Síntese Cavaleiro da Dinamarca
 
Análise Crítica - O Pequeno Príncipe
Análise Crítica -  O Pequeno PríncipeAnálise Crítica -  O Pequeno Príncipe
Análise Crítica - O Pequeno Príncipe
 
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de LeituraConto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
 
Nomes coletivos.doc
Nomes coletivos.docNomes coletivos.doc
Nomes coletivos.doc
 
Resumo fada oriana
Resumo fada orianaResumo fada oriana
Resumo fada oriana
 

Viewers also liked

Guião de leitura "O principezinho"
Guião de leitura "O principezinho"Guião de leitura "O principezinho"
Guião de leitura "O principezinho"Grupo300estreito
 
Portfolio de atividades o principezinho fichas de trabalho
Portfolio de atividades o principezinho   fichas de trabalhoPortfolio de atividades o principezinho   fichas de trabalho
Portfolio de atividades o principezinho fichas de trabalhohelena frança
 
O "Ulisses" de Maria Alberta Menéres: correção da ficha de avaliação sumativa
O "Ulisses" de Maria Alberta Menéres: correção da ficha de avaliação sumativaO "Ulisses" de Maria Alberta Menéres: correção da ficha de avaliação sumativa
O "Ulisses" de Maria Alberta Menéres: correção da ficha de avaliação sumativaGonçalo Silva
 
Ulisses: Ficha de Avaliação
Ulisses: Ficha de AvaliaçãoUlisses: Ficha de Avaliação
Ulisses: Ficha de AvaliaçãoA. Simoes
 
Introdução ao texto: \"Ulisses\", de Maria Alberta Menéres
Introdução ao texto: \"Ulisses\", de Maria Alberta MenéresIntrodução ao texto: \"Ulisses\", de Maria Alberta Menéres
Introdução ao texto: \"Ulisses\", de Maria Alberta MenéresJosé Ferreira
 
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.Gabriela Gomes
 

Viewers also liked (8)

Guião de leitura "O principezinho"
Guião de leitura "O principezinho"Guião de leitura "O principezinho"
Guião de leitura "O principezinho"
 
PortefóLio
PortefóLioPortefóLio
PortefóLio
 
Portfolio de atividades o principezinho fichas de trabalho
Portfolio de atividades o principezinho   fichas de trabalhoPortfolio de atividades o principezinho   fichas de trabalho
Portfolio de atividades o principezinho fichas de trabalho
 
Marco gustavo
Marco gustavoMarco gustavo
Marco gustavo
 
O "Ulisses" de Maria Alberta Menéres: correção da ficha de avaliação sumativa
O "Ulisses" de Maria Alberta Menéres: correção da ficha de avaliação sumativaO "Ulisses" de Maria Alberta Menéres: correção da ficha de avaliação sumativa
O "Ulisses" de Maria Alberta Menéres: correção da ficha de avaliação sumativa
 
Ulisses: Ficha de Avaliação
Ulisses: Ficha de AvaliaçãoUlisses: Ficha de Avaliação
Ulisses: Ficha de Avaliação
 
Introdução ao texto: \"Ulisses\", de Maria Alberta Menéres
Introdução ao texto: \"Ulisses\", de Maria Alberta MenéresIntrodução ao texto: \"Ulisses\", de Maria Alberta Menéres
Introdução ao texto: \"Ulisses\", de Maria Alberta Menéres
 
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
Ficha de leitura do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry.
 

Similar to O Príncipezinho e suas lições de vida

O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinhoserra1979
 
O principezinho jl
O principezinho jlO principezinho jl
O principezinho jlJoão Lima
 
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães GonçalvesPequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães GonçalvesGustavo Guimarães Gonçalves
 
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de LeituraConto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leiturae- Arquivo
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinhoBiblioteia
 
Carlos drummond de andrade história de dois amores
Carlos drummond de andrade   história de dois amoresCarlos drummond de andrade   história de dois amores
Carlos drummond de andrade história de dois amoresAriovaldo Cunha
 
História de dois amores
História de dois amoresHistória de dois amores
História de dois amoresKarine Serrano
 
O pequeno principe antoine de saint-exupery
O pequeno principe   antoine de saint-exuperyO pequeno principe   antoine de saint-exupery
O pequeno principe antoine de saint-exuperyAtelidaFotoAtelidaFo
 
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswideO pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswidesilvinha331
 
Recriação do conto de José Saramago
Recriação do conto de José SaramagoRecriação do conto de José Saramago
Recriação do conto de José SaramagoLurdes Augusto
 
Projeto Individual de Leitura
Projeto Individual de LeituraProjeto Individual de Leitura
Projeto Individual de Leiturabiblioaemoure
 
Em busca da terceira chave do conhecimento enviar
Em busca da terceira chave do conhecimento enviarEm busca da terceira chave do conhecimento enviar
Em busca da terceira chave do conhecimento enviarisabel preto
 

Similar to O Príncipezinho e suas lições de vida (19)

O pequeno príncipe
O pequeno príncipeO pequeno príncipe
O pequeno príncipe
 
PortefóLio
PortefóLioPortefóLio
PortefóLio
 
Andreia
AndreiaAndreia
Andreia
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
O principezinho jl
O principezinho jlO principezinho jl
O principezinho jl
 
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães GonçalvesPequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães Gonçalves
 
livro pequeno príncipe
livro pequeno príncipe livro pequeno príncipe
livro pequeno príncipe
 
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de LeituraConto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
Conto da Ilha Desconhecida - Ficha de Leitura
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
O Pequeno Príncipe
O Pequeno PríncipeO Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe
 
O jardim
O jardimO jardim
O jardim
 
Carlos drummond de andrade história de dois amores
Carlos drummond de andrade   história de dois amoresCarlos drummond de andrade   história de dois amores
Carlos drummond de andrade história de dois amores
 
História de dois amores
História de dois amoresHistória de dois amores
História de dois amores
 
O pequeno principe antoine de saint-exupery
O pequeno principe   antoine de saint-exuperyO pequeno principe   antoine de saint-exupery
O pequeno principe antoine de saint-exupery
 
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswideO pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
 
Recriação do conto de José Saramago
Recriação do conto de José SaramagoRecriação do conto de José Saramago
Recriação do conto de José Saramago
 
Projeto Individual de Leitura
Projeto Individual de LeituraProjeto Individual de Leitura
Projeto Individual de Leitura
 
Em busca da terceira chave do conhecimento enviar
Em busca da terceira chave do conhecimento enviarEm busca da terceira chave do conhecimento enviar
Em busca da terceira chave do conhecimento enviar
 

More from António Luís Catarino

Porto%20 há%20100%20anos%20 2,3,14%20power%20point[1]
Porto%20 há%20100%20anos%20 2,3,14%20power%20point[1]Porto%20 há%20100%20anos%20 2,3,14%20power%20point[1]
Porto%20 há%20100%20anos%20 2,3,14%20power%20point[1]António Luís Catarino
 

More from António Luís Catarino (20)

A ii revolucao-industrial[1]
A ii revolucao-industrial[1]A ii revolucao-industrial[1]
A ii revolucao-industrial[1]
 
A sociedade industrial_e_urbana,_ppt[1]
A sociedade industrial_e_urbana,_ppt[1]A sociedade industrial_e_urbana,_ppt[1]
A sociedade industrial_e_urbana,_ppt[1]
 
Teletrabalho
TeletrabalhoTeletrabalho
Teletrabalho
 
O romantismo
O romantismoO romantismo
O romantismo
 
Apresentação1 romantismo[1]
Apresentação1  romantismo[1]Apresentação1  romantismo[1]
Apresentação1 romantismo[1]
 
Organização da rede urbana
Organização da rede urbanaOrganização da rede urbana
Organização da rede urbana
 
A vegetação
A vegetação A vegetação
A vegetação
 
As trocas intercontinentais[1]
As trocas intercontinentais[1]As trocas intercontinentais[1]
As trocas intercontinentais[1]
 
Ws2[1]correcção[1]
Ws2[1]correcção[1]Ws2[1]correcção[1]
Ws2[1]correcção[1]
 
Shopping final (2)[1]
Shopping final (2)[1]Shopping final (2)[1]
Shopping final (2)[1]
 
Clothes shop[3]
Clothes shop[3]Clothes shop[3]
Clothes shop[3]
 
Indústria[1]..[2]
Indústria[1]..[2]Indústria[1]..[2]
Indústria[1]..[2]
 
Vestuário %201,8[1]
Vestuário %201,8[1]Vestuário %201,8[1]
Vestuário %201,8[1]
 
Transportes porto 100_anos[2]
Transportes porto 100_anos[2]Transportes porto 100_anos[2]
Transportes porto 100_anos[2]
 
Rua 31 de_janeiro-14,18,24[2]
Rua 31 de_janeiro-14,18,24[2]Rua 31 de_janeiro-14,18,24[2]
Rua 31 de_janeiro-14,18,24[2]
 
Rua%20da%20 constituição 1,11[1]
Rua%20da%20 constituição 1,11[1]Rua%20da%20 constituição 1,11[1]
Rua%20da%20 constituição 1,11[1]
 
Rainha%20 d.amélia 6,12,25[1]
Rainha%20 d.amélia 6,12,25[1]Rainha%20 d.amélia 6,12,25[1]
Rainha%20 d.amélia 6,12,25[1]
 
Porto%20no%20século%20 xix 1,23,24[2]
Porto%20no%20século%20 xix 1,23,24[2]Porto%20no%20século%20 xix 1,23,24[2]
Porto%20no%20século%20 xix 1,23,24[2]
 
Porto%20 há%20100%20anos%20 2,3,14%20power%20point[1]
Porto%20 há%20100%20anos%20 2,3,14%20power%20point[1]Porto%20 há%20100%20anos%20 2,3,14%20power%20point[1]
Porto%20 há%20100%20anos%20 2,3,14%20power%20point[1]
 
Porto%20 há%20cem%20anos 10[2]
Porto%20 há%20cem%20anos 10[2]Porto%20 há%20cem%20anos 10[2]
Porto%20 há%20cem%20anos 10[2]
 

Recently uploaded

ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 

Recently uploaded (20)

ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 

O Príncipezinho e suas lições de vida

  • 1.
  • 2.
  • 3.
  • 4.  
  • 5. O livro fala-nos do encontro e da amizade que se desenvolveu entre o narrador e um principezinho que veio de outro planeta. O narrador é um piloto que estava a fazer uma viagem a África e que teve uma avaria no seu avião tendo caído no meio do deserto do Saara . Foi aí que lhe apareceu um rapaz loiro com um sorriso encantador que lhe pediu que lhe desenhasse uma ovelha . O narrador ficou encantado porque o principezinho foi o único que entendeu os seus dois únicos desenhos que sabia fazer - uma jibóia aberta e uma jibóia fechada - ao contrário das outras pessoas que achavam que era um chapéu. O principezinho teve a capacidade de perceber que aquele desenho era uma jibóia a devorar um elefante.
  • 6. 1ª tentativa . 2ª tentativa 3ª tentativa Última tentativa Como para o principezinho nunca estava bem o desenho da ovelha , o piloto desenhou uma caixa e assim ele imaginava que dentro dessa caixa estava a ovelha que ele cria. O principezinho adorou a ideia. Aos poucos, o aviador foi conhecendo a história do principezinho, o que era um bocado difícil uma vez que ele estava sempre a fazer perguntas e raramente respondia às questões que lhe faziam. Então de onde ele vinha? O principezinho tinha vindo de um planeta muito pequenininho chamado asteróide B-612.
  • 7. Era um planeta que só tinha três vulcões, um deles extinto, e umas árvores chamadas embondeiros que cresciam muito depressa, o que obrigava o principezinho a limpar as suas raízes todos os dias para não destruir o seu planeta. Um dia nasceu uma flor muito bonita que o principezinho achava única pois nunca tinha visto outra igual. Tratava-a todos os dias com muito cuidado, regava-a e protegia-a do vento , uma vez que ela era muito frágil pois só tinha quatro espinhos.
  • 8. Mas com o passar do tempo começou a ficar farto dela pois ela era vaidosa, resmungona, exigente e por fim até mentirosa. Por isso decidiu ir-se embora e aproveitar para conhecer outros planetas. No primeiro planeta encontrou um rei que queria mandar mas não tinha ninguém para o fazer, uma vez que estava sozinho no seu mundo. Depois foi para outro planeta onde encontrou um homem muito vaidoso que só queria ser admirado, mas também não tinha ninguém que o fizesse.
  • 9. No terceiro planeta encontrou um bêbado que se sentia culpado por beber e por isso para se esquecer, continuava a beber. No quarto planeta vivia um homem de negócios que se achava muito sério e que passava o tempo todo a contar as estrelas e a sentir-se dono delas. O principezinho estava cada vez mais chocado porque não percebia o porque das pessoas só pensarem nelas e não se importarem com mais nada. Mas no quinto planeta encontrou alguém que não se preocupava só com ela própria pois tinha uma missão importante a cumprir. Era um acendedor de candeeiros que tinha que acender e apagar o candeeiro conforme fosse noite ou dia. O problema era que o seu planeta rodava muito depressa pois era muito pequenino e um dia só durava um minuto. Por isso estava muito cansado pois não tinha tempo para dormir. No entanto estava determinado a cumprir o seu trabalho e o principezinho admirou-o, achando até que ele teria sido alvo de desprezo de todos os habitantes dos anteriores planetas.
  • 10. No último planeta vivia um geógrafo que sabia de tudo sobre marés, rios, montanhas, cidades e desertos, apesar de nunca lá ter ido pois eram outras pessoas que lhe vinham contar e ele limitava-se a escrever. No entanto foi este que lhe disse que a sua flor podia um dia desaparecer, o que deixou o principezinho muito triste e preocupado. Aconselhou-o também a visitar a Terra. E foi assim que o principezinho chegou à Terra. Na Terra também teve vários encontros.
  • 11. Mais tarde encontrou um jardim cheio de flores iguais à sua e aí descobriu que a sua flor era uma rosa, e que ao contrário do que pensava não era única no Universo. Ficou muito triste e desiludido e pôs-se a chorar. Com uma serpente que lhe informou que poderia, se ele quisesse, leva-lo de volta ao seu planeta.
  • 12. Foi aí que apareceu a raposa e foi esta que fez mudar tudo. Ela disse-lhe que o que era importante via-se com o coração e não com os olhos e que depois de se estar preso a uma pessoa, passa-se a ser responsável por ela. O tempo que ele gastou a cuidar da sua flor tornou-a única para ele. Apesar dos defeitos da sua plantinha ela era sua, dependia dele e ele era responsável por ela. A raposa pediu ao principezinho para ela ficar presa a ele porque assim, quando ele se fosse embora os campos de trigo teriam mais significado pois iriam fazer-lhe lembrar os cabelos loiros dele. Mas, para cativar alguém era preciso tempo e paciência para essa pessoa tornar-se importante.
  • 13. Entretanto o principezinho teve que se ir embora , ficando assim os dois muito tristes. O principezinho contou ao narrador que tinha encontrado um homem que vendia comprimidos que tiravam a sede. Entretanto, enquanto contava essa parte da história da sua viagem na Terra o aviador já tinha ficado sem água, por isso como estavam os dois a morrer de sede decidiram ir procurar um poço. Quando o encontraram o principezinho já estava demasiado cansado para conseguir ir buscar a água ao poço, por isso o piloto trouxe-lha à boca. Nesse dia , o principezinho disse ao seu amigo que estava na altura de voltar para casa pois já estava na Terra à 1 ano e que desde que tinha encontrado a raposa nunca mais tinha deixado de pensar na sua flor desprotegida. No dia seguinte, o aviador conseguiu arranjar o seu avião e o principezinho combinou com a serpente que nessa mesma noite, no local onde ele tinha caído na Terra ,ela o ia levar de novo ao seu planeta.
  • 14. No dia seguinte , o narrador voltou àquele lugar e percebeu que o principezinho já tinha voltado para o seu asteróide porque o corpo já não estava lá. O principezinho consolou o seu amigo dizendo que se ele olhasse para o céu, à noite, ia ver muitas estrelas, e como sabia que ele estava numa delas a rir para ele, era como se todas as estrelas do céu rissem. E que ele também se ia lembrar do seu amigo pois tinha sido ele que lhe tinha dado de beber quando ele mais precisava. Enquanto o aviador dormia o principezinho decidiu ir-se embora sem esperar por ele, pois assim seria mais fácil para os dois; mas o narrador acordou e fez questão de ir com ele. Quando lá chegaram, o principezinho pediu-lhe que ele se afastasse para ele ir sozinho. A serpente mordeu o principezinho que caiu devagar sobre a areia, sem fazer barulho.
  • 15.  
  • 16. Eu gostei muito deste livro pois acho que se aprende muito com ele e compreendi-o muito bem pois tenho a mesma opinião que o principezinho. Acho que as pessoas adultas só pensam no dinheiro e não vêem a beleza natural das coisas. As pessoas não se devem preocupar só com elas próprias mas também com os outros e o que mais valorizei neste livro foi esta frase “O essencial é invisível para os olhos e só se vê bem com o coração” , que significa que não devemos julgar ou desvalorizar uma coisa nossa só pelo seu aspecto exterior e procurar o que torna cada um especial. Porque mesmo havendo milhares iguais, a nossa é única, pois somos nós que tratamos dela e somos nós que estamos responsáveis por ela.
  • 17.