SlideShare a Scribd company logo
1 of 43
Geografia  Atmosfera, tempo e clima Breno Amarante
A atmosfera Camada gasosa que envolve e acompanha a Terra em seus movimentos no espaço sideral. Capa que protege nosso planeta: ,[object Object]
 filtra os raios solares;
 retém parte do calor absorvido pelo planeta.Fazendo com que as temperaturas na superfície terrestre sejam favoráveis ao desenvolvimento da vida.
As camadas da atmosfera Para melhor estudar a atmosfera, os cientistas costumam dividi-la simplificadamente em quatro camadas. Observe a figura a seguir.
A troposfera vai do solo até aproximadamente 15 ou 16 quilômetros de altitude. É nessa camada, com a qual o ser humano mantém contato direto, que ocorre a maior parte dos fenômenos atmosféricos, como o calor, os ventos e as chuvas. Depois dela vem a estratosfera, que tem uma espessura de aproximadamente 30 quilômetros. Em seguida, com mais ou menos 40 quilômetros de espessura, vem a mesosfera. Acima de cerca de 80 quilômetros de altitude, a ionosfera.
O ar atmosférico A atmosfera é constituída pelo ar atmosférico. É formado por uma mistura de gases. Existem também outros gases, em menores quantidades. Na qual predominam a nível do mar, o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%). Há alguns anos, vem aumentando a quantidade de dióxido de carbono e de gás metano no ar, em razão da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, e de florestas. O ar atmosférico também apresenta, em quantidades variáveis, vapor-d’água, cinzas, poeira etc.
O tempo e o clima Tempo estado instantâneo da atmosfera em determinado lugar. Para caracterizar esse estado, consideram-se:  ,[object Object]
 o aspecto geral do céu ,
 a ocorrência de chuvas,
 a umidade,
 a pressão atmosférica,
 o vento.Todos esses elementos são fenômenos meteorológicos.               A previsão do tempo atmosférico é feita pela meteorologia.               A meteorologia faz uso intenso dos satélites artificiais meteorológicos.
Observando as variações do tempo no decorrer de um ano e verificando o comportamento desses fenômenos por um longo período. Define-se o clima predominante de um lugar. Que pode variar entre 20 e 35 anos. O clima de um lugar é definido após um longo período de observações dos fenômenos meteorológicos.
A temperatura do ar atmosférico A superfície terrestre não recebe toda a energia enviada pelo Sol. Apenas parte dela (43%) chega até a superfície, que a retém por certo tempo sob a forma de calor, liberando-a depois para a atmosfera. Esse aquecimento provoca um aumento na agitação das partículas dos gases que compõem a atmosfera.  Por isso, afirmamos que o aquecimento da atmosfera ocorre de forma direta e indireta. O estado de agitação das partículas é medido pela temperatura.
Observe o esquema da absorção/reflexão dos raios solares que atingem a Terra.
O tipo de tempo é definido pela interação de alguns elementos climáticos básicos da atmosfera, a temperatura, a pressão atmosférica, a umidade e a precipitação, que variam sob a ação de inúmeros fatores Climáticos: Latitudes                                Altitude (Relevo) Vegetação Continentalidade Maritimidade Massas de ar  Atuação dos ventos
Variações de temperatura conforme a latitude Tendo por base o Equador, à medida que nos aproximamos dos  polos: Cada Paulistana a latitude vai aumentando e as temperaturas vão diminuindo. Isso acontece porque, em razão da forma geoide da Terra, os raios solares atingem a superfície terrestre de forma diferenciada.
O quadro abaixo indica a latitude e a temperatura de algumas cidades brasileiras. Observe-o.  Explique a relação entre latitude e temperatura.
A influência da Altitude(Relevo) sobre as temperaturas A temperatura diminui com o aumento da altitude. É por isso que lugares situados na zona intertropical da Terra, mas com altitudes superiores a 5 000 m, permanecem cobertos de neve. Marcos Aurélio Em média, para cada 200 metros de altitude que se sobe, a temperatura diminui  aproximadamente 1º C.
Exercício: O Clima subtropical úmido, no sul do país, é caracterizado por invernos relativamente rigorosos, com a ocorrência esporádica de precipitação de neve em determinadas áreas.     Assinale a alternativa que apresenta os fatores climáticos que influenciam a precipitação de neve em determinadas áreas do sul do país.   a) Latitude, altitude e massa de ar. b) Altitude, maritimidade e continentalidade. c) Latitude, altitude e maritimidade. d) Maritimidade, relevo e massas de ar. e) Depressões, altitude e massas de ar.  
Vegetação – é um regulador térmico  A vegetação impede a incidência total dos raios solares na superfície. Por isso, com o desmatamento, há diminuição de chuvas, visto que a umidade diminui(Evapotranspiração) e a temperatura aumenta na região.
Pressão atmosférica e a altitude  É a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto.(é o peso do ar sobre a superfície). A variação da pressão atmosférica é causada pela altitude e pela temperatura. A medida que nos elevamos acima do nível do mar o peso da atmosfera vai diminuindo. (quanto maior a altitude menor será a pressão atmosférica).
Pressão atmosférica e a altitude
E como altera a Temperatura!!
Pressão atmosférica e temperatura Quando faz calor, o ar se expande e, em conseqüência, pesa menos. Altas temperaturas provoca diminuição da pressão atmosférica Quando faz frio, o ar comprime, tornando-se mais denso. Baixas temperaturas, o ar pesa mais, causando aumento da pressão atmosférica.  Altas temperaturas = baixa pressão atmosférica Baixas temperaturas = alta pressão atmosférica
Ar quente se expande(leve) e ar frio se contrai(pesado)
Devido às diferenças de pressão, o ar está quase sempre em movimento, deslocando-se das zonasde alta pressão(fria)para zonas de baixa pressão(quente). Ar frio desce e o ar quente sobe.
V E N T O S O vento é o ar em movimento e resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas. Ao deslocarem-se (das altas para as baixas pressões), os ventos são desviados da sua trajetória. Chama-se a este desvio o Efeito de Coriólis. Se os ventos se deslocarem no hemisfério Norte, sofrem um desvio para a direita. Se os ventos se deslocarem no hemisfério Sul, sofrem um desvio para a esquerda.
Atuação dos ventos Alta PressãoBaixa Pressão Baixa temperaturaAlta temperatura ,[object Object]
Os ventos trazem consigo as características dos lugares onde vêm. Assim podem ser quentes ou frio, úmidos ou secos. (Massas de ar)Direção dos Ventos
Os ventos podem ser diferenciados em constantes, como os alíseos e os contra-alíseos, e os periódicos, como as monções e as brisas, também chamadas de ventos diários: Constantes:  Alíseos e contra-alíseos Os ventos alíseos ocorrem durante todo o ano nas regiões tropicais e são o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão anticiclonais, para zonas de baixa pressão ciclonais no Equador, formando um ciclo. São ventos úmidos, provocando chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região mais úmida da Terra Os contra-alíseossão ventos secos e os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos. Os maiores desertos da Terra encontram-se junto a essas zonas atravessadas pelos trópicos.
Zonas chuvosas e zonas secas
Exercício: O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.   A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas. b) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas. c) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra. d) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.
Os Ventos de monções Ocorrem no sul e no sudeste da Ásia, que é influenciado pelo vento monçônico. Sua principal característica é: as precipitações pluviométricas, marcando duas estações, uma seca e outra chuvosa. Monção de verão (chuvosa) Monção de inverno (seca)
Enchentes no Verão Asiático
Maritimidade: O litoral sofre influência das massas de ar vindas do oceanos extremamente úmidas, deixando o litoral com temperaturas mais amenas. Continentalidade: ar mais seco e quente oriundos do continente, apresentando uma grande amplitude térmica.
Brisas continentais e marítimas Existem ventos que circulam periodicamente, como é o caso das brisas marítima (sopram do mar para a terra) e brisas continental (sopram da terra para o mar). Brisa marítima: acontece durante o dia quando a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a água. Brisa continental: acontece durante a noite quando a água mantém o calor recebido durante o dia quando a terra perdeu calor

More Related Content

What's hot (20)

Atmosfera
AtmosferaAtmosfera
Atmosfera
 
Estrutura interna da terra
Estrutura interna da terraEstrutura interna da terra
Estrutura interna da terra
 
Clima E Climas Do Brasil Aula
Clima E Climas Do Brasil   AulaClima E Climas Do Brasil   Aula
Clima E Climas Do Brasil Aula
 
Dinâmica climática
Dinâmica climáticaDinâmica climática
Dinâmica climática
 
Clima - Elementos e Fatores Climáticos
Clima - Elementos e Fatores ClimáticosClima - Elementos e Fatores Climáticos
Clima - Elementos e Fatores Climáticos
 
Orientacao e localizacao no espaco
Orientacao e localizacao no espacoOrientacao e localizacao no espaco
Orientacao e localizacao no espaco
 
Fuso Horário
Fuso HorárioFuso Horário
Fuso Horário
 
O continente americano completo
O continente americano  completoO continente americano  completo
O continente americano completo
 
A estrutura da terra
A estrutura da terraA estrutura da terra
A estrutura da terra
 
A formação da terra
A formação da terraA formação da terra
A formação da terra
 
Aula de clima
Aula de climaAula de clima
Aula de clima
 
Projeçoes cartograficas
Projeçoes cartograficasProjeçoes cartograficas
Projeçoes cartograficas
 
Os ventos e a circulação geral da atmosfera
Os ventos e a circulação geral da atmosferaOs ventos e a circulação geral da atmosfera
Os ventos e a circulação geral da atmosfera
 
Relevo
RelevoRelevo
Relevo
 
Aula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solos
Aula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solosAula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solos
Aula 6º ano - Estrutura do planeta Terra, rochas e solos
 
Brasil – domínios morfoclimáticos
Brasil – domínios morfoclimáticosBrasil – domínios morfoclimáticos
Brasil – domínios morfoclimáticos
 
Movimentos das placas tectônicas
Movimentos das placas tectônicasMovimentos das placas tectônicas
Movimentos das placas tectônicas
 
Urbanização
UrbanizaçãoUrbanização
Urbanização
 
A atmosfera e sua dinamica: o tempo e o clima
A atmosfera e sua dinamica: o tempo e o climaA atmosfera e sua dinamica: o tempo e o clima
A atmosfera e sua dinamica: o tempo e o clima
 
O planeta terra
O planeta terraO planeta terra
O planeta terra
 

Viewers also liked

Dinâmica Climática
Dinâmica ClimáticaDinâmica Climática
Dinâmica ClimáticaAdemir Aquino
 
Atmosfera, tempo e clima
Atmosfera, tempo e climaAtmosfera, tempo e clima
Atmosfera, tempo e climaDébora Sales
 
Climatologia Geral E Do Brasil
Climatologia Geral E Do BrasilClimatologia Geral E Do Brasil
Climatologia Geral E Do BrasilCica2010
 
1º ANO -Tempo e Clima
1º ANO -Tempo e Clima1º ANO -Tempo e Clima
1º ANO -Tempo e Climaceama
 
Climatologia: fatores e elementos do clima
Climatologia: fatores e elementos do climaClimatologia: fatores e elementos do clima
Climatologia: fatores e elementos do climaIvanilson Lima
 

Viewers also liked (6)

Dinâmica Climática
Dinâmica ClimáticaDinâmica Climática
Dinâmica Climática
 
Atmosfera, tempo e clima
Atmosfera, tempo e climaAtmosfera, tempo e clima
Atmosfera, tempo e clima
 
Climatologia Geral E Do Brasil
Climatologia Geral E Do BrasilClimatologia Geral E Do Brasil
Climatologia Geral E Do Brasil
 
1º ANO -Tempo e Clima
1º ANO -Tempo e Clima1º ANO -Tempo e Clima
1º ANO -Tempo e Clima
 
Tempo e clima
Tempo e climaTempo e clima
Tempo e clima
 
Climatologia: fatores e elementos do clima
Climatologia: fatores e elementos do climaClimatologia: fatores e elementos do clima
Climatologia: fatores e elementos do clima
 

Similar to Atmosfera, tempo e fatores climáticos

Atmosfera, tempo e clima 2
Atmosfera, tempo e clima 2Atmosfera, tempo e clima 2
Atmosfera, tempo e clima 2Google
 
Atmosfera e Fatores Climaticos
Atmosfera e Fatores ClimaticosAtmosfera e Fatores Climaticos
Atmosfera e Fatores ClimaticosVania Leão
 
EM-1ª-SERIE-Aula-de-GEOGRAFIA-A-Atmosfera-e-sua-Dinamica-07-05-2020.ppt
EM-1ª-SERIE-Aula-de-GEOGRAFIA-A-Atmosfera-e-sua-Dinamica-07-05-2020.pptEM-1ª-SERIE-Aula-de-GEOGRAFIA-A-Atmosfera-e-sua-Dinamica-07-05-2020.ppt
EM-1ª-SERIE-Aula-de-GEOGRAFIA-A-Atmosfera-e-sua-Dinamica-07-05-2020.pptAntonioCarlos151949
 
CLIMA : FATORES E OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS.
CLIMA : FATORES E OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS.CLIMA : FATORES E OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS.
CLIMA : FATORES E OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS.Conceição Fontolan
 
Dinâmica atmosférica
Dinâmica atmosféricaDinâmica atmosférica
Dinâmica atmosféricadianalove15
 
Aula 1 climatologia_parte_1_enviar
Aula 1 climatologia_parte_1_enviarAula 1 climatologia_parte_1_enviar
Aula 1 climatologia_parte_1_enviarcaduisolada
 
Fatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosFatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticoskarolpoa
 
Fatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosFatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticoskarolpoa
 
Fatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosFatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosETEC de Barueri
 
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do BrasilGeografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do BrasilCarson Souza
 
A dinâmica da atmosfera
A dinâmica da atmosferaA dinâmica da atmosfera
A dinâmica da atmosferaEstude Mais
 
ATMOSFERA - TEMPO E CLIMA
ATMOSFERA - TEMPO E CLIMAATMOSFERA - TEMPO E CLIMA
ATMOSFERA - TEMPO E CLIMAVanessa Silva
 

Similar to Atmosfera, tempo e fatores climáticos (20)

Atmosfera, tempo e clima 2
Atmosfera, tempo e clima 2Atmosfera, tempo e clima 2
Atmosfera, tempo e clima 2
 
Clima e formaçoes vegetais
Clima e formaçoes vegetaisClima e formaçoes vegetais
Clima e formaçoes vegetais
 
Atmosfera e Fatores Climaticos
Atmosfera e Fatores ClimaticosAtmosfera e Fatores Climaticos
Atmosfera e Fatores Climaticos
 
EM-1ª-SERIE-Aula-de-GEOGRAFIA-A-Atmosfera-e-sua-Dinamica-07-05-2020.ppt
EM-1ª-SERIE-Aula-de-GEOGRAFIA-A-Atmosfera-e-sua-Dinamica-07-05-2020.pptEM-1ª-SERIE-Aula-de-GEOGRAFIA-A-Atmosfera-e-sua-Dinamica-07-05-2020.ppt
EM-1ª-SERIE-Aula-de-GEOGRAFIA-A-Atmosfera-e-sua-Dinamica-07-05-2020.ppt
 
Cliima
CliimaCliima
Cliima
 
CLIMA : FATORES E OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS.
CLIMA : FATORES E OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS.CLIMA : FATORES E OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS.
CLIMA : FATORES E OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS.
 
CLIMA : FATORES E ELEMENTOS
CLIMA : FATORES E ELEMENTOSCLIMA : FATORES E ELEMENTOS
CLIMA : FATORES E ELEMENTOS
 
Dinâmica atmosférica
Dinâmica atmosféricaDinâmica atmosférica
Dinâmica atmosférica
 
Estado de tempo
Estado de tempoEstado de tempo
Estado de tempo
 
Aula 1 climatologia_parte_1_enviar
Aula 1 climatologia_parte_1_enviarAula 1 climatologia_parte_1_enviar
Aula 1 climatologia_parte_1_enviar
 
Climatologia 2008
Climatologia 2008Climatologia 2008
Climatologia 2008
 
Clima e vegetação
Clima e vegetaçãoClima e vegetação
Clima e vegetação
 
Fatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosFatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticos
 
Fatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosFatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticos
 
Fatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticosFatores e elementos climáticos
Fatores e elementos climáticos
 
Climatologia
Climatologia Climatologia
Climatologia
 
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do BrasilGeografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
Geografia - Clima e domínios Morfoclimáticos do Brasil
 
A dinâmica da atmosfera
A dinâmica da atmosferaA dinâmica da atmosfera
A dinâmica da atmosfera
 
ATMOSFERA - TEMPO E CLIMA
ATMOSFERA - TEMPO E CLIMAATMOSFERA - TEMPO E CLIMA
ATMOSFERA - TEMPO E CLIMA
 
Aula 2_Clima_1ano
Aula 2_Clima_1anoAula 2_Clima_1ano
Aula 2_Clima_1ano
 

More from Professor

Conceitos demográficos
Conceitos demográficosConceitos demográficos
Conceitos demográficosProfessor
 
A amazônia azul cópia
A amazônia azul   cópiaA amazônia azul   cópia
A amazônia azul cópiaProfessor
 
Energia Elétrica Aula
Energia Elétrica AulaEnergia Elétrica Aula
Energia Elétrica AulaProfessor
 
Cartografia2.
Cartografia2.Cartografia2.
Cartografia2.Professor
 
As formaçoes vegetais pelo mundo
As formaçoes vegetais pelo mundoAs formaçoes vegetais pelo mundo
As formaçoes vegetais pelo mundoProfessor
 
A regionalização e as divisões regionais no brasil
A regionalização e as divisões regionais no brasilA regionalização e as divisões regionais no brasil
A regionalização e as divisões regionais no brasilProfessor
 
Brasil – massas de ar e clima
Brasil – massas de ar e climaBrasil – massas de ar e clima
Brasil – massas de ar e climaProfessor
 
Alterações climáticas
Alterações climáticasAlterações climáticas
Alterações climáticasProfessor
 
A indústria no brasil
A indústria no brasilA indústria no brasil
A indústria no brasilProfessor
 
Atividade industrial
Atividade industrialAtividade industrial
Atividade industrialProfessor
 
Orientação e coordenadas geográficas
Orientação e coordenadas geográficasOrientação e coordenadas geográficas
Orientação e coordenadas geográficasProfessor
 
O uso dos solos 7 ano
O uso dos solos 7 anoO uso dos solos 7 ano
O uso dos solos 7 anoProfessor
 
Aorganizao poltica no planeta
Aorganizao poltica no planetaAorganizao poltica no planeta
Aorganizao poltica no planetaProfessor
 
O espaço geográfico rural
O espaço geográfico ruralO espaço geográfico rural
O espaço geográfico ruralProfessor
 
O mundo atual formas cartográficas de representação
O mundo atual   formas cartográficas de representaçãoO mundo atual   formas cartográficas de representação
O mundo atual formas cartográficas de representaçãoProfessor
 
As origens domundo atual 8º ano.
As origens domundo atual 8º ano.As origens domundo atual 8º ano.
As origens domundo atual 8º ano.Professor
 
Africa aspectos fisicos
Africa aspectos fisicosAfrica aspectos fisicos
Africa aspectos fisicosProfessor
 
Europa sociedade
Europa   sociedadeEuropa   sociedade
Europa sociedadeProfessor
 
Energia elétrica
Energia elétricaEnergia elétrica
Energia elétricaProfessor
 

More from Professor (20)

Conceitos demográficos
Conceitos demográficosConceitos demográficos
Conceitos demográficos
 
A amazônia azul cópia
A amazônia azul   cópiaA amazônia azul   cópia
A amazônia azul cópia
 
Energia Elétrica Aula
Energia Elétrica AulaEnergia Elétrica Aula
Energia Elétrica Aula
 
Cartografia2.
Cartografia2.Cartografia2.
Cartografia2.
 
As formaçoes vegetais pelo mundo
As formaçoes vegetais pelo mundoAs formaçoes vegetais pelo mundo
As formaçoes vegetais pelo mundo
 
A regionalização e as divisões regionais no brasil
A regionalização e as divisões regionais no brasilA regionalização e as divisões regionais no brasil
A regionalização e as divisões regionais no brasil
 
Brasil – massas de ar e clima
Brasil – massas de ar e climaBrasil – massas de ar e clima
Brasil – massas de ar e clima
 
Alterações climáticas
Alterações climáticasAlterações climáticas
Alterações climáticas
 
A indústria no brasil
A indústria no brasilA indústria no brasil
A indústria no brasil
 
Atividade industrial
Atividade industrialAtividade industrial
Atividade industrial
 
Orientação e coordenadas geográficas
Orientação e coordenadas geográficasOrientação e coordenadas geográficas
Orientação e coordenadas geográficas
 
O uso dos solos 7 ano
O uso dos solos 7 anoO uso dos solos 7 ano
O uso dos solos 7 ano
 
Aorganizao poltica no planeta
Aorganizao poltica no planetaAorganizao poltica no planeta
Aorganizao poltica no planeta
 
O espaço geográfico rural
O espaço geográfico ruralO espaço geográfico rural
O espaço geográfico rural
 
O mundo atual formas cartográficas de representação
O mundo atual   formas cartográficas de representaçãoO mundo atual   formas cartográficas de representação
O mundo atual formas cartográficas de representação
 
As origens domundo atual 8º ano.
As origens domundo atual 8º ano.As origens domundo atual 8º ano.
As origens domundo atual 8º ano.
 
Africa aspectos fisicos
Africa aspectos fisicosAfrica aspectos fisicos
Africa aspectos fisicos
 
Europa sociedade
Europa   sociedadeEuropa   sociedade
Europa sociedade
 
Energia elétrica
Energia elétricaEnergia elétrica
Energia elétrica
 
Aula japão
Aula japãoAula japão
Aula japão
 

Atmosfera, tempo e fatores climáticos

  • 1. Geografia Atmosfera, tempo e clima Breno Amarante
  • 2.
  • 3.
  • 4. filtra os raios solares;
  • 5. retém parte do calor absorvido pelo planeta.Fazendo com que as temperaturas na superfície terrestre sejam favoráveis ao desenvolvimento da vida.
  • 6. As camadas da atmosfera Para melhor estudar a atmosfera, os cientistas costumam dividi-la simplificadamente em quatro camadas. Observe a figura a seguir.
  • 7. A troposfera vai do solo até aproximadamente 15 ou 16 quilômetros de altitude. É nessa camada, com a qual o ser humano mantém contato direto, que ocorre a maior parte dos fenômenos atmosféricos, como o calor, os ventos e as chuvas. Depois dela vem a estratosfera, que tem uma espessura de aproximadamente 30 quilômetros. Em seguida, com mais ou menos 40 quilômetros de espessura, vem a mesosfera. Acima de cerca de 80 quilômetros de altitude, a ionosfera.
  • 8. O ar atmosférico A atmosfera é constituída pelo ar atmosférico. É formado por uma mistura de gases. Existem também outros gases, em menores quantidades. Na qual predominam a nível do mar, o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%). Há alguns anos, vem aumentando a quantidade de dióxido de carbono e de gás metano no ar, em razão da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, e de florestas. O ar atmosférico também apresenta, em quantidades variáveis, vapor-d’água, cinzas, poeira etc.
  • 9.
  • 10. o aspecto geral do céu ,
  • 11. a ocorrência de chuvas,
  • 13. a pressão atmosférica,
  • 14. o vento.Todos esses elementos são fenômenos meteorológicos. A previsão do tempo atmosférico é feita pela meteorologia. A meteorologia faz uso intenso dos satélites artificiais meteorológicos.
  • 15. Observando as variações do tempo no decorrer de um ano e verificando o comportamento desses fenômenos por um longo período. Define-se o clima predominante de um lugar. Que pode variar entre 20 e 35 anos. O clima de um lugar é definido após um longo período de observações dos fenômenos meteorológicos.
  • 16. A temperatura do ar atmosférico A superfície terrestre não recebe toda a energia enviada pelo Sol. Apenas parte dela (43%) chega até a superfície, que a retém por certo tempo sob a forma de calor, liberando-a depois para a atmosfera. Esse aquecimento provoca um aumento na agitação das partículas dos gases que compõem a atmosfera. Por isso, afirmamos que o aquecimento da atmosfera ocorre de forma direta e indireta. O estado de agitação das partículas é medido pela temperatura.
  • 17.
  • 18. Observe o esquema da absorção/reflexão dos raios solares que atingem a Terra.
  • 19. O tipo de tempo é definido pela interação de alguns elementos climáticos básicos da atmosfera, a temperatura, a pressão atmosférica, a umidade e a precipitação, que variam sob a ação de inúmeros fatores Climáticos: Latitudes Altitude (Relevo) Vegetação Continentalidade Maritimidade Massas de ar Atuação dos ventos
  • 20. Variações de temperatura conforme a latitude Tendo por base o Equador, à medida que nos aproximamos dos polos: Cada Paulistana a latitude vai aumentando e as temperaturas vão diminuindo. Isso acontece porque, em razão da forma geoide da Terra, os raios solares atingem a superfície terrestre de forma diferenciada.
  • 21. O quadro abaixo indica a latitude e a temperatura de algumas cidades brasileiras. Observe-o. Explique a relação entre latitude e temperatura.
  • 22. A influência da Altitude(Relevo) sobre as temperaturas A temperatura diminui com o aumento da altitude. É por isso que lugares situados na zona intertropical da Terra, mas com altitudes superiores a 5 000 m, permanecem cobertos de neve. Marcos Aurélio Em média, para cada 200 metros de altitude que se sobe, a temperatura diminui aproximadamente 1º C.
  • 23. Exercício: O Clima subtropical úmido, no sul do país, é caracterizado por invernos relativamente rigorosos, com a ocorrência esporádica de precipitação de neve em determinadas áreas. Assinale a alternativa que apresenta os fatores climáticos que influenciam a precipitação de neve em determinadas áreas do sul do país.   a) Latitude, altitude e massa de ar. b) Altitude, maritimidade e continentalidade. c) Latitude, altitude e maritimidade. d) Maritimidade, relevo e massas de ar. e) Depressões, altitude e massas de ar.  
  • 24. Vegetação – é um regulador térmico A vegetação impede a incidência total dos raios solares na superfície. Por isso, com o desmatamento, há diminuição de chuvas, visto que a umidade diminui(Evapotranspiração) e a temperatura aumenta na região.
  • 25. Pressão atmosférica e a altitude É a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto.(é o peso do ar sobre a superfície). A variação da pressão atmosférica é causada pela altitude e pela temperatura. A medida que nos elevamos acima do nível do mar o peso da atmosfera vai diminuindo. (quanto maior a altitude menor será a pressão atmosférica).
  • 27. E como altera a Temperatura!!
  • 28. Pressão atmosférica e temperatura Quando faz calor, o ar se expande e, em conseqüência, pesa menos. Altas temperaturas provoca diminuição da pressão atmosférica Quando faz frio, o ar comprime, tornando-se mais denso. Baixas temperaturas, o ar pesa mais, causando aumento da pressão atmosférica. Altas temperaturas = baixa pressão atmosférica Baixas temperaturas = alta pressão atmosférica
  • 29. Ar quente se expande(leve) e ar frio se contrai(pesado)
  • 30. Devido às diferenças de pressão, o ar está quase sempre em movimento, deslocando-se das zonasde alta pressão(fria)para zonas de baixa pressão(quente). Ar frio desce e o ar quente sobe.
  • 31. V E N T O S O vento é o ar em movimento e resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas. Ao deslocarem-se (das altas para as baixas pressões), os ventos são desviados da sua trajetória. Chama-se a este desvio o Efeito de Coriólis. Se os ventos se deslocarem no hemisfério Norte, sofrem um desvio para a direita. Se os ventos se deslocarem no hemisfério Sul, sofrem um desvio para a esquerda.
  • 32.
  • 33. Os ventos trazem consigo as características dos lugares onde vêm. Assim podem ser quentes ou frio, úmidos ou secos. (Massas de ar)Direção dos Ventos
  • 34. Os ventos podem ser diferenciados em constantes, como os alíseos e os contra-alíseos, e os periódicos, como as monções e as brisas, também chamadas de ventos diários: Constantes: Alíseos e contra-alíseos Os ventos alíseos ocorrem durante todo o ano nas regiões tropicais e são o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão anticiclonais, para zonas de baixa pressão ciclonais no Equador, formando um ciclo. São ventos úmidos, provocando chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região mais úmida da Terra Os contra-alíseossão ventos secos e os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos. Os maiores desertos da Terra encontram-se junto a essas zonas atravessadas pelos trópicos.
  • 35.
  • 36.
  • 37. Zonas chuvosas e zonas secas
  • 38. Exercício: O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.   A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas. b) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas. c) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra. d) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.
  • 39. Os Ventos de monções Ocorrem no sul e no sudeste da Ásia, que é influenciado pelo vento monçônico. Sua principal característica é: as precipitações pluviométricas, marcando duas estações, uma seca e outra chuvosa. Monção de verão (chuvosa) Monção de inverno (seca)
  • 40. Enchentes no Verão Asiático
  • 41. Maritimidade: O litoral sofre influência das massas de ar vindas do oceanos extremamente úmidas, deixando o litoral com temperaturas mais amenas. Continentalidade: ar mais seco e quente oriundos do continente, apresentando uma grande amplitude térmica.
  • 42. Brisas continentais e marítimas Existem ventos que circulam periodicamente, como é o caso das brisas marítima (sopram do mar para a terra) e brisas continental (sopram da terra para o mar). Brisa marítima: acontece durante o dia quando a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a água. Brisa continental: acontece durante a noite quando a água mantém o calor recebido durante o dia quando a terra perdeu calor
  • 43.
  • 44.
  • 45.
  • 46. Ventos perigosos... Ciclone:é o nome genérico para ventos circulares como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar de baixa pressão com alta velocidade de rotação. Os ventos os superam 50 km/h. Furacão:vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão. Tufão: é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o Leste Asiático.
  • 47. Tornado : é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone. Com alto poder de destruição, atinge até 490 km/h de velocidade no centro do cone. Produz fortes redemoinhos e eleva poeira. Forma-se entre 10 e 30 minutos e tem, no máximo, 10 km de diâmetro. O tornado é menor e em geral mais breve que o furacão, e ocorre em zonas temperadas do hemisfério Norte. Willy-willy : nome que os ciclones recebem na Austrália e demais países do sul da Oceania.
  • 48.
  • 49.
  • 50. As correntes Marítimas ou Oceânicas São grandes massas de água salgada que se deslocam no interior dos oceanos, como se fossem rios. A origem das correntes marítimas estão ligada à circulação atmosférica (os ventos).