Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sistema Urinário - O Rim

3,076 views

Published on

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Biologia. Trabalho sucinto sobre o rim, a sua constituição e funcionamento.

Published in: Education
  • Login to see the comments

Sistema Urinário - O Rim

  1. 1. O Rim A osmorregulação é o processo que permite a manutenção do equilíbrio de água e sais minerais no organismo. Para isto o Homem possui o sistema urinário. O nosso sistema urinário é formado por:  um par de rins,  um par de uréteres,  pela bexiga urinaria,  e pela uretra. Mas neste meu trabalho eu vou focar-me na constituição e no funcionamento do rim. Apesar de o sistema urinário ter como principal função a de osmorregulação, tem outras funções, por exemplos:  excreção de resíduos através da urina (ureia, creatina, etc);  produção de algumas hormonas (eritripoetine, etc);  e até mesmo a excreção de substâncias de origem externa (medicamentos, etc). Sabias que quando se pratica um exercício físico intenso, diminui a necessidade de urinar? Para compensar o suor, os rins diminuem ao máximo a excreção de água.
  2. 2. Constituição do Rim Nefrónio Unidade funcional do rim Medula Zona central que apresenta as pirâmides renais Córtex Camada perifeéria que vai da cápsula à medula Bacinete Porção superior expandida do ureter; contém urina Cápsula Membrana lisa, fibrosa e transparente que envolve o rim Artéria Renal Artéria que vasculariza o rim Veia Renal Recebe o sangue após filtração Uréter Canal que transporta a urina ate à bexiga Sabias que há outros animais que sofrem com pedras nos rins? Por exemplo cães e gatos. Cápsula Medula Veia Renal Artéria Renal Uréter Cortéx Bacinete eeeeee Nefrónio
  3. 3. Funcionamento do Rim O processo de excreção, realizado pelos rins, envolve três fenômenos: E esta é a constituição e o funcionamento do Rim. O nosso organismo funciona de maneira única, e o que sabemos sobre ele nunca é o suficiente. É a interação recíproca entre todos os órgãos que possibilita a vida. Trabalho realizado por:  Carolina Carreira, nº9, 10ºD Sabias que foram encontrados cálculos renais e múmias egípcias com mais de 4000 anos?

×