Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
A Pré-História é constituída, entre outros, por dois períodos

    cronológicos principais: o Paleolítico e o Neolítico.

...
Cerca de 10.000 a.C. verifica-se um aquecimento da terra. Os gelos recuam, formando-se os

pólos e os solos tornaram-se fé...
As novas comunidades agrícolas, em apoio das

actividades agrícolas e da criação do gado,

criaram novas técnicas (a olari...
Para se protegerem e defenderem os seus

                                              O    aumento     populacional    pr...
No Neolítico, o Homem construiu monumentos de grandes blocos de pedra (os megálitos) para

prestar culto aos mortos e às f...
Nos inícios do 4.º milénio, o Neolítico chega ao fim. Então, nos vales férteis dos grandes rios

do Próximo Oriente, uma s...
O Neolítico
O Neolítico
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O Neolítico

86,426 views

Published on

Published in: Technology, Business
  • Was a little hesitant about using ⇒⇒⇒WRITE-MY-PAPER.net ⇐⇐⇐ at first, but am very happy that I did. The writer was able to write my paper by the deadline and it was very well written. So guys don’t hesitate to use it.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

O Neolítico

  1. 1. A Pré-História é constituída, entre outros, por dois períodos cronológicos principais: o Paleolítico e o Neolítico. Vamos lá conhecer o Neolítico.
  2. 2. Cerca de 10.000 a.C. verifica-se um aquecimento da terra. Os gelos recuam, formando-se os pólos e os solos tornaram-se férteis e produtivos. Por volta de 8500 a.C. inicia-se, no Próximo Oriente, um novo período de evolução da Humanidade: o Neolítico. Na região à qual damos o nome de Crescente Fértil, desenvolveu-se primeiro a agricultura. Então, tudo se alterou na vida do homem: com o aparecimento da agricultura e da pecuária, o Homem tornou-se sedentário, isto é, passou a permanecer durante longos períodos num mesmo local.
  3. 3. As novas comunidades agrícolas, em apoio das actividades agrícolas e da criação do gado, criaram novas técnicas (a olaria, a cestaria e a tecelagem) e novos instrumentos em pedra polida (enxada, foicinha, tear). Todos contribuíram, por sua vez, para o aumento da população e da riqueza dessas comunidades agrícolas. O aumento de população e a necessidade de se dividirem as tarefas, levou a uma diferenciação social. Rapidamente estas aldeias evoluíram para a criação de estratos sociais, baseados na riqueza, no poder e nas actividades que desempenhavam. Era a estratificação social.
  4. 4. Para se protegerem e defenderem os seus O aumento populacional provocou a bens, essas comunidades criaram concentração de edifícios. Surgiram, então, as aldeamentos. As antigas cabanas dão lugar a grandes aldeias que, com o decorrer do tempo, se casas de barro, colmo e pedra. transformaram em cidades.
  5. 5. No Neolítico, o Homem construiu monumentos de grandes blocos de pedra (os megálitos) para prestar culto aos mortos e às forças da Natureza. As construções megalíticas, de que há muitos exemplares no nosso país, são chamadas de menires, alinhamentos, dólmenes ou antas e cromeleques.
  6. 6. Nos inícios do 4.º milénio, o Neolítico chega ao fim. Então, nos vales férteis dos grandes rios do Próximo Oriente, uma série de progressos altera a vida das sociedades agrícolas: a invenção da escrita e do cálculo, a descoberta da metalurgia, a fundação das cidades. Era o início de um longo período da história da humanidade, a chamada Idade Antiga ou Antiguidade. Era o tempo das primeiras grandes civilizações.

×