SlideShare a Scribd company logo
1 of 11
     Periodização da História
            Pré-história Invenção da escrita(Origem do homem - 4000 a.C) É o período que vai do surgimento do homem até a invenção da escrita, e é o período em que se observa o surgimento do Homem e sua evolução biológica e cultural.  A PERIODIZAÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA  baseada numa visão evolucionista do processo histórico. · Paleolítico. · Mesolítico. · Neolítico. · Idade dos Metais.  PALEOLÍTICO (Até Aproximadamente 10.000 a.C)  Por viver da caça e da coleta o homem era nômade de vivia coletivamente.  - regime de comunidade primitiva - atividades econômicas: caça, pesca e coleta de frutos, raízes e ovos. - instrumentos rudimentares feitos de ossos, madeiras ou lascas de pedra (sílex): raspadores, furadores. - nomadismo. - domesticação (controle) do fogo. - habitação: cavernas, copa de árvores ou choças feitas de galhos. - propriedade coletiva das terras, águas e bosques. - pintura rupestre. - sepultamento dos corpos.
NEOLÍTICO (Aproximadamente 10.000 - 4.000 a.C)  Com a revolução agrária o homem tornou-se sedentário. Teve início a transição do coletivismo para o individualismo. Agrupados em comunidades, firmaram os rudimentos das trocas das propriedades e da urbanidade.  -Revolução Neolítica ou Agrícola -Agricultura: cultivo de plantas. -Pecuária: criação (domesticação) de animais. - importância da mulher. - aldeias. - sedentarização. - aumento da população.  IDADE DOS METAIS  - dissolução das comunidades neolíticas - cobre, bronze e ferro. - produção de excedente. - aumento da população. - armas. - aparecimento das classes sociais e da produção destinada a troca e não somente ao consumo pessoal. - desigualdade social. - propriedade privada. - Estado. - escrita. - Civilização: sociedades baseadas no regime de servidão coletiva, de Estado absoluto (sociedades asiáticas: Egito e Mesopotâmia); e sociedades escravistas (Grécia e Roma).
         Pintura Rupestre Pintura Rupestre encontrada em sítios arqueológicos do Brasil
Homem já produzindo ferramentas para a caça. Imagem do homem na Pré-História
  Periodização da História Denomina-se de periodização da História à divisão, para fins didáticos, da História em épocas, períodos ou idades. A necessidade desses "cortes" (ou "recortes") é tão antiga quanto a da escrita da História, cada época ou cultura tendo usado uma diferente metodologia. Embora qualquer articulação no processo histórico seja artificial (e passível de críticas), essa prática torna-se indispensável para que o conhecimento histórico se torne inteligível. Desse modo, pode haver tantas divisões quantos pontos-de-vista - culturais, etnográficos e ideológicos. Não há como definir um padrão único ou consensual. Posteriormente,Políbio, um dos primeiros historiadores a encarar a História como uma sequência lógica de causas e efeitos, por outras razões, optou por uma teoria de rígida sucessão das instituições políticas. O cristianismo trouxe uma concepção de devir histórico linear, uniforme, que, estendendo-se da Criação até aoJuízo Final , foi adaptada em uma forma secular pelo moderno pensamento histórico. Cada época passou a ter um caráter único, individual, quer de acordo, por exemplo, com o modelo dos seis dias bíblicos da Criação, quer com o das quatro monarquias universais (o Império Babilônico, o Medo-Persa, Grécia e Roma). Ao final do séculoXIX, quando da afirmação da História enquanto ciência,afirmou-se no mundo ocidental uma divisão baseada em grandes marcos ou eventos, que se denomina de "periodização clássica":
Pré-História A chamada Pré-história inicia-se com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4.000 a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e actividades de caça e de re-colecção. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades. Foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver: - No Período Paleolítico ou Idade Da Pedra Lascada: tivemos a descoberta do fogo; - No Período Neolítico ou Idade Da Pedra Polida, ocorreu a revolução agrícola: domesticaram-se animais, e começou-se a praticar a domesticação de espécies vegetais; - Na Idade dos Metais: fundição dos metais e utilização deste no fabrico de instrumentos.  Idade Antiga A  Antiguidade  compreende-se de cerca de 4.000 a.C. Até 476d.C., quando ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação aoPróximo Ocidente, onde floresceram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes doEgito, Palestina,mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.Idade Média A Idade Média é limitada entre o ano de 476 d.C. até1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda doImpério Romano do Oriente. É estudada com relação às três cultura em confronto em torno da bacia do mar Mediterranêo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.
                            Imagem da Idade Média  Idade Moderna A chamada Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789, quando da eclosão daRevolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento.Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.
Idade Contemporânea A chamada Idade Conteporânea compreende-se de 1789 até aos dias atuais. Envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.                    Imagem representa o homem no espaço e seu avanço  tecnológico na  idade contemporânea.
Ou seja,podemos classificar a periodização da história geral em :  Idade antiga__________________4.000 a .C até 476d.C Idade Média__________________476d.C até 1453 Idade Moderna_______________1453 até 1789 Idade Contemporânea__________________1789 até os dias atuais.
Periodização da história                                                            do Brasil Brasil A periodização tradicional divide a História do Brasil normalmente em quatro períodos gerais: Pré-Descobrimento (até 1500), Colônia (1500 a 1822), Império (1822 a 1889) e República (de 1889 aos dias atuais).    1) Brasil Pré-Colombiano: da destruição de Atlântida, passando pela colonização fenícia, pelas expedições de outros povos até a “descoberta” do Brasil por Pedro Álvares Cabral.2) Brasil Colonial: da “descoberta” do Brasil e proclamação da Independência em 1822 por motivos políticos mundanos.3) Brasil Império: da Independência à proclamação da República em 1889, arquiteta por Iluminados de tendência republicana.4) Brasil República: desde proclamação da República, passando pela ditadura de Vargas, a redemocratização, a implantação da ditadura militar por Iluminados e Templários de extrema direita até os tempos atuais.

More Related Content

What's hot

As Grandes Navegações - 7º Ano (2016)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2016)As Grandes Navegações - 7º Ano (2016)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2016)Nefer19
 
Idade média: Alta Idade Média (séc. v- x)
Idade média:   Alta Idade Média (séc. v- x)Idade média:   Alta Idade Média (séc. v- x)
Idade média: Alta Idade Média (séc. v- x)Edenilson Morais
 
Periodização da história
Periodização da históriaPeriodização da história
Periodização da históriaMelissa Porto
 
O TEMPO NA HISTÓRIA - HISTÓRIA TEMPO E ESPAÇO
O TEMPO NA HISTÓRIA - HISTÓRIA TEMPO E ESPAÇOO TEMPO NA HISTÓRIA - HISTÓRIA TEMPO E ESPAÇO
O TEMPO NA HISTÓRIA - HISTÓRIA TEMPO E ESPAÇOAna Selma Sena Santos
 
1° ano - E.M. - Introdução à história
1° ano - E.M. - Introdução à história1° ano - E.M. - Introdução à história
1° ano - E.M. - Introdução à históriaDaniel Alves Bronstrup
 
Introdução aos estudos históricos
Introdução aos estudos históricosIntrodução aos estudos históricos
Introdução aos estudos históricosPaulo Alexandre
 
Conquista e colonização da América
Conquista e colonização da AméricaConquista e colonização da América
Conquista e colonização da AméricaElton Zanoni
 
História, fontes e historiadores
História, fontes e historiadoresHistória, fontes e historiadores
História, fontes e historiadoresIvanilton Junior
 
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)Nefer19
 
Pré historia 6° ano
Pré historia 6° anoPré historia 6° ano
Pré historia 6° anozahirmax
 
Introdução à história
Introdução à históriaIntrodução à história
Introdução à históriaPaulo Alexandre
 
Capitanias hereditárias
Capitanias hereditáriasCapitanias hereditárias
Capitanias hereditáriasCreusa Lima
 

What's hot (20)

Tempo e história
Tempo e históriaTempo e história
Tempo e história
 
As Grandes Navegações - 7º Ano (2016)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2016)As Grandes Navegações - 7º Ano (2016)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2016)
 
Idade média: Alta Idade Média (séc. v- x)
Idade média:   Alta Idade Média (séc. v- x)Idade média:   Alta Idade Média (séc. v- x)
Idade média: Alta Idade Média (séc. v- x)
 
Periodização da história
Periodização da históriaPeriodização da história
Periodização da história
 
O TEMPO NA HISTÓRIA - HISTÓRIA TEMPO E ESPAÇO
O TEMPO NA HISTÓRIA - HISTÓRIA TEMPO E ESPAÇOO TEMPO NA HISTÓRIA - HISTÓRIA TEMPO E ESPAÇO
O TEMPO NA HISTÓRIA - HISTÓRIA TEMPO E ESPAÇO
 
1° ano - E.M. - Introdução à história
1° ano - E.M. - Introdução à história1° ano - E.M. - Introdução à história
1° ano - E.M. - Introdução à história
 
O Tempo e a História - 6 ANO
O Tempo e a História - 6 ANOO Tempo e a História - 6 ANO
O Tempo e a História - 6 ANO
 
Introdução aos estudos históricos
Introdução aos estudos históricosIntrodução aos estudos históricos
Introdução aos estudos históricos
 
Conquista e colonização da América
Conquista e colonização da AméricaConquista e colonização da América
Conquista e colonização da América
 
História, fontes e historiadores
História, fontes e historiadoresHistória, fontes e historiadores
História, fontes e historiadores
 
O QUE É HISTÓRIA
O QUE É HISTÓRIAO QUE É HISTÓRIA
O QUE É HISTÓRIA
 
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
As Grandes Navegações - 7º Ano (2018)
 
Pré historia 6° ano
Pré historia 6° anoPré historia 6° ano
Pré historia 6° ano
 
Cultura grega
Cultura gregaCultura grega
Cultura grega
 
Império bizantino
Império bizantinoImpério bizantino
Império bizantino
 
Povoamento do América
Povoamento do AméricaPovoamento do América
Povoamento do América
 
Introdução à história
Introdução à históriaIntrodução à história
Introdução à história
 
Cruzadas
CruzadasCruzadas
Cruzadas
 
Capitanias hereditárias
Capitanias hereditáriasCapitanias hereditárias
Capitanias hereditárias
 
O tempo em historia
O tempo em historiaO tempo em historia
O tempo em historia
 

Viewers also liked

2°periodização da história
2°periodização da história2°periodização da história
2°periodização da históriaAjudar Pessoas
 
Periodização da história
Periodização da históriaPeriodização da história
Periodização da históriaDuda Barker
 
Periodização da história
Periodização da históriaPeriodização da história
Periodização da históriaPatrícia Morais
 
A revolução russa slides
A revolução russa slidesA revolução russa slides
A revolução russa slidesEduardo Gomes
 
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOSPRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOScarlosbidu
 
Lancering Zorg Proeftuinen - Begeleidende organen
Lancering Zorg Proeftuinen - Begeleidende organenLancering Zorg Proeftuinen - Begeleidende organen
Lancering Zorg Proeftuinen - Begeleidende organenimec
 
História da Igreja - Cluny e a reforma da Igreja
História da Igreja - Cluny e a reforma da IgrejaHistória da Igreja - Cluny e a reforma da Igreja
História da Igreja - Cluny e a reforma da IgrejaGlauco Gonçalves
 
Historia Universal
Historia UniversalHistoria Universal
Historia Universalquijote70
 
Introdução à História da Música Ocidental
Introdução à História da Música OcidentalIntrodução à História da Música Ocidental
Introdução à História da Música Ocidentalnayferreiracosta
 
História da Igreja - O Cisma do Oriente
História da Igreja - O Cisma do OrienteHistória da Igreja - O Cisma do Oriente
História da Igreja - O Cisma do OrienteGlauco Gonçalves
 
História da Igreja - A queda do Império Romano
História da Igreja - A queda do Império RomanoHistória da Igreja - A queda do Império Romano
História da Igreja - A queda do Império RomanoGlauco Gonçalves
 
A revolucao russa-1
A revolucao russa-1A revolucao russa-1
A revolucao russa-1rosilane32
 
Imagens Idade MéDia
Imagens Idade MéDiaImagens Idade MéDia
Imagens Idade MéDiaAna Pereira
 
Agrupamentos humanos
Agrupamentos humanosAgrupamentos humanos
Agrupamentos humanosIsaquel Silva
 
Pnl neurolinguística prática para o dia a dia
Pnl   neurolinguística prática para o dia a diaPnl   neurolinguística prática para o dia a dia
Pnl neurolinguística prática para o dia a diaDjalma Argollo
 

Viewers also liked (20)

2°periodização da história
2°periodização da história2°periodização da história
2°periodização da história
 
Periodização da história
Periodização da históriaPeriodização da história
Periodização da história
 
Periodização da história
Periodização da históriaPeriodização da história
Periodização da história
 
Mercantilismo (aula 21)
Mercantilismo (aula 21)Mercantilismo (aula 21)
Mercantilismo (aula 21)
 
Pré história
Pré história Pré história
Pré história
 
A revolução russa slides
A revolução russa slidesA revolução russa slides
A revolução russa slides
 
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOSPRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
PRÉ-HISTÓRIA SLIDES COMPLETOS
 
Periodização da história
Periodização da históriaPeriodização da história
Periodização da história
 
Lancering Zorg Proeftuinen - Begeleidende organen
Lancering Zorg Proeftuinen - Begeleidende organenLancering Zorg Proeftuinen - Begeleidende organen
Lancering Zorg Proeftuinen - Begeleidende organen
 
História da Igreja - Cluny e a reforma da Igreja
História da Igreja - Cluny e a reforma da IgrejaHistória da Igreja - Cluny e a reforma da Igreja
História da Igreja - Cluny e a reforma da Igreja
 
Historia Universal
Historia UniversalHistoria Universal
Historia Universal
 
Introdução à História da Música Ocidental
Introdução à História da Música OcidentalIntrodução à História da Música Ocidental
Introdução à História da Música Ocidental
 
Revolução russa
Revolução russaRevolução russa
Revolução russa
 
História da Igreja - O Cisma do Oriente
História da Igreja - O Cisma do OrienteHistória da Igreja - O Cisma do Oriente
História da Igreja - O Cisma do Oriente
 
História da Igreja - A queda do Império Romano
História da Igreja - A queda do Império RomanoHistória da Igreja - A queda do Império Romano
História da Igreja - A queda do Império Romano
 
A revolucao russa-1
A revolucao russa-1A revolucao russa-1
A revolucao russa-1
 
Imagens Idade MéDia
Imagens Idade MéDiaImagens Idade MéDia
Imagens Idade MéDia
 
Agrupamentos humanos
Agrupamentos humanosAgrupamentos humanos
Agrupamentos humanos
 
Pnl neurolinguística prática para o dia a dia
Pnl   neurolinguística prática para o dia a diaPnl   neurolinguística prática para o dia a dia
Pnl neurolinguística prática para o dia a dia
 
Antigo Regime
Antigo RegimeAntigo Regime
Antigo Regime
 

Similar to Periodização da história

Sit 1 vol 1 problematizando a pré-história
Sit 1 vol 1  problematizando a pré-históriaSit 1 vol 1  problematizando a pré-história
Sit 1 vol 1 problematizando a pré-históriaSS Sites
 
Apostila 1ª fase - Sagrado
Apostila 1ª fase - SagradoApostila 1ª fase - Sagrado
Apostila 1ª fase - Sagradojorgeccpeixoto
 
Periodização da história
Periodização da históriaPeriodização da história
Periodização da históriaDuda Barker
 
Historia da educação 3 40 cópias fv
Historia da educação 3   40 cópias fvHistoria da educação 3   40 cópias fv
Historia da educação 3 40 cópias fvOtávio Sales
 
2 historia --contexto_geral
2 historia --contexto_geral2 historia --contexto_geral
2 historia --contexto_geralLucas Cechinel
 
As Primeiras Conquistas Da Humanidade
As Primeiras Conquistas Da HumanidadeAs Primeiras Conquistas Da Humanidade
As Primeiras Conquistas Da HumanidadeMarcos Carvalho
 
Aula introdutória de História
Aula introdutória de HistóriaAula introdutória de História
Aula introdutória de Históriavivas85
 
42140_f0759e8f6ccad5f036782b23307cab94.pdf
42140_f0759e8f6ccad5f036782b23307cab94.pdf42140_f0759e8f6ccad5f036782b23307cab94.pdf
42140_f0759e8f6ccad5f036782b23307cab94.pdfgabi1307
 
Introdução à história e pré história
Introdução à história e pré históriaIntrodução à história e pré história
Introdução à história e pré históriaValeria Kosicki
 
Trabalho sobre HISTORIA ANTIGA - 6º-ANO.pdf
Trabalho sobre HISTORIA ANTIGA - 6º-ANO.pdfTrabalho sobre HISTORIA ANTIGA - 6º-ANO.pdf
Trabalho sobre HISTORIA ANTIGA - 6º-ANO.pdfVinciusKusma
 
Desenvolvimento
DesenvolvimentoDesenvolvimento
DesenvolvimentoJorge Jose
 

Similar to Periodização da história (20)

Sit 1 vol 1 problematizando a pré-história
Sit 1 vol 1  problematizando a pré-históriaSit 1 vol 1  problematizando a pré-história
Sit 1 vol 1 problematizando a pré-história
 
Sit 1 vol 1 problematizando a pré-história
Sit 1 vol 1  problematizando a pré-históriaSit 1 vol 1  problematizando a pré-história
Sit 1 vol 1 problematizando a pré-história
 
2013 1o
2013   1o2013   1o
2013 1o
 
Apostila 1ª fase - Sagrado
Apostila 1ª fase - SagradoApostila 1ª fase - Sagrado
Apostila 1ª fase - Sagrado
 
Periodização da história
Periodização da históriaPeriodização da história
Periodização da história
 
Tempo e história
Tempo e históriaTempo e história
Tempo e história
 
Historia da educação 3 40 cópias fv
Historia da educação 3   40 cópias fvHistoria da educação 3   40 cópias fv
Historia da educação 3 40 cópias fv
 
2 historia --contexto_geral
2 historia --contexto_geral2 historia --contexto_geral
2 historia --contexto_geral
 
As Primeiras Conquistas Da Humanidade
As Primeiras Conquistas Da HumanidadeAs Primeiras Conquistas Da Humanidade
As Primeiras Conquistas Da Humanidade
 
Aula introdutória de História
Aula introdutória de HistóriaAula introdutória de História
Aula introdutória de História
 
42140_f0759e8f6ccad5f036782b23307cab94.pdf
42140_f0759e8f6ccad5f036782b23307cab94.pdf42140_f0759e8f6ccad5f036782b23307cab94.pdf
42140_f0759e8f6ccad5f036782b23307cab94.pdf
 
Contagem do tempo na História
Contagem do tempo na HistóriaContagem do tempo na História
Contagem do tempo na História
 
Historia vol1
Historia vol1Historia vol1
Historia vol1
 
Introdução à história em
Introdução à história emIntrodução à história em
Introdução à história em
 
Introdução à história e pré história
Introdução à história e pré históriaIntrodução à história e pré história
Introdução à história e pré história
 
Trabalho sobre HISTORIA ANTIGA - 6º-ANO.pdf
Trabalho sobre HISTORIA ANTIGA - 6º-ANO.pdfTrabalho sobre HISTORIA ANTIGA - 6º-ANO.pdf
Trabalho sobre HISTORIA ANTIGA - 6º-ANO.pdf
 
Histor 01
Histor 01Histor 01
Histor 01
 
Divisão dos períodos da História
Divisão dos períodos da HistóriaDivisão dos períodos da História
Divisão dos períodos da História
 
Dividindo a história
Dividindo a históriaDividindo a história
Dividindo a história
 
Desenvolvimento
DesenvolvimentoDesenvolvimento
Desenvolvimento
 

Periodização da história

  • 1. Periodização da História
  • 2. Pré-história Invenção da escrita(Origem do homem - 4000 a.C) É o período que vai do surgimento do homem até a invenção da escrita, e é o período em que se observa o surgimento do Homem e sua evolução biológica e cultural. A PERIODIZAÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA baseada numa visão evolucionista do processo histórico. · Paleolítico. · Mesolítico. · Neolítico. · Idade dos Metais. PALEOLÍTICO (Até Aproximadamente 10.000 a.C) Por viver da caça e da coleta o homem era nômade de vivia coletivamente. - regime de comunidade primitiva - atividades econômicas: caça, pesca e coleta de frutos, raízes e ovos. - instrumentos rudimentares feitos de ossos, madeiras ou lascas de pedra (sílex): raspadores, furadores. - nomadismo. - domesticação (controle) do fogo. - habitação: cavernas, copa de árvores ou choças feitas de galhos. - propriedade coletiva das terras, águas e bosques. - pintura rupestre. - sepultamento dos corpos.
  • 3. NEOLÍTICO (Aproximadamente 10.000 - 4.000 a.C) Com a revolução agrária o homem tornou-se sedentário. Teve início a transição do coletivismo para o individualismo. Agrupados em comunidades, firmaram os rudimentos das trocas das propriedades e da urbanidade. -Revolução Neolítica ou Agrícola -Agricultura: cultivo de plantas. -Pecuária: criação (domesticação) de animais. - importância da mulher. - aldeias. - sedentarização. - aumento da população. IDADE DOS METAIS - dissolução das comunidades neolíticas - cobre, bronze e ferro. - produção de excedente. - aumento da população. - armas. - aparecimento das classes sociais e da produção destinada a troca e não somente ao consumo pessoal. - desigualdade social. - propriedade privada. - Estado. - escrita. - Civilização: sociedades baseadas no regime de servidão coletiva, de Estado absoluto (sociedades asiáticas: Egito e Mesopotâmia); e sociedades escravistas (Grécia e Roma).
  • 4. Pintura Rupestre Pintura Rupestre encontrada em sítios arqueológicos do Brasil
  • 5. Homem já produzindo ferramentas para a caça. Imagem do homem na Pré-História
  • 6. Periodização da História Denomina-se de periodização da História à divisão, para fins didáticos, da História em épocas, períodos ou idades. A necessidade desses "cortes" (ou "recortes") é tão antiga quanto a da escrita da História, cada época ou cultura tendo usado uma diferente metodologia. Embora qualquer articulação no processo histórico seja artificial (e passível de críticas), essa prática torna-se indispensável para que o conhecimento histórico se torne inteligível. Desse modo, pode haver tantas divisões quantos pontos-de-vista - culturais, etnográficos e ideológicos. Não há como definir um padrão único ou consensual. Posteriormente,Políbio, um dos primeiros historiadores a encarar a História como uma sequência lógica de causas e efeitos, por outras razões, optou por uma teoria de rígida sucessão das instituições políticas. O cristianismo trouxe uma concepção de devir histórico linear, uniforme, que, estendendo-se da Criação até aoJuízo Final , foi adaptada em uma forma secular pelo moderno pensamento histórico. Cada época passou a ter um caráter único, individual, quer de acordo, por exemplo, com o modelo dos seis dias bíblicos da Criação, quer com o das quatro monarquias universais (o Império Babilônico, o Medo-Persa, Grécia e Roma). Ao final do séculoXIX, quando da afirmação da História enquanto ciência,afirmou-se no mundo ocidental uma divisão baseada em grandes marcos ou eventos, que se denomina de "periodização clássica":
  • 7. Pré-História A chamada Pré-história inicia-se com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4.000 a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e actividades de caça e de re-colecção. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades. Foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver: - No Período Paleolítico ou Idade Da Pedra Lascada: tivemos a descoberta do fogo; - No Período Neolítico ou Idade Da Pedra Polida, ocorreu a revolução agrícola: domesticaram-se animais, e começou-se a praticar a domesticação de espécies vegetais; - Na Idade dos Metais: fundição dos metais e utilização deste no fabrico de instrumentos. Idade Antiga A Antiguidade compreende-se de cerca de 4.000 a.C. Até 476d.C., quando ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação aoPróximo Ocidente, onde floresceram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes doEgito, Palestina,mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.Idade Média A Idade Média é limitada entre o ano de 476 d.C. até1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda doImpério Romano do Oriente. É estudada com relação às três cultura em confronto em torno da bacia do mar Mediterranêo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.
  • 8. Imagem da Idade Média Idade Moderna A chamada Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789, quando da eclosão daRevolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento.Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.
  • 9. Idade Contemporânea A chamada Idade Conteporânea compreende-se de 1789 até aos dias atuais. Envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial. Imagem representa o homem no espaço e seu avanço tecnológico na idade contemporânea.
  • 10. Ou seja,podemos classificar a periodização da história geral em :  Idade antiga__________________4.000 a .C até 476d.C Idade Média__________________476d.C até 1453 Idade Moderna_______________1453 até 1789 Idade Contemporânea__________________1789 até os dias atuais.
  • 11. Periodização da história do Brasil Brasil A periodização tradicional divide a História do Brasil normalmente em quatro períodos gerais: Pré-Descobrimento (até 1500), Colônia (1500 a 1822), Império (1822 a 1889) e República (de 1889 aos dias atuais). 1) Brasil Pré-Colombiano: da destruição de Atlântida, passando pela colonização fenícia, pelas expedições de outros povos até a “descoberta” do Brasil por Pedro Álvares Cabral.2) Brasil Colonial: da “descoberta” do Brasil e proclamação da Independência em 1822 por motivos políticos mundanos.3) Brasil Império: da Independência à proclamação da República em 1889, arquiteta por Iluminados de tendência republicana.4) Brasil República: desde proclamação da República, passando pela ditadura de Vargas, a redemocratização, a implantação da ditadura militar por Iluminados e Templários de extrema direita até os tempos atuais.