Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Nova engenharia jurídica: soluções estratégicas

aApresentado aos participantes um panorama de como novas ferramentas como a jurimetria, as plataformas colaborativas e arranjos interinstitucionais inovadores podem auxiliar na gestão pública com foco na concretização de direitos sociais. A aplicação da solução dialógica, quebrando paradigmas, propõe a construção de "pontes permanentes" para a solução de conflitos repetitivos de cunho social.

Palestrantes:

Dra. Alessandra Gotti - Advogada e sócia de Hesketh Advogados. Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP. Professora da Graduação em Direito das Faculdades Integradas Rio Branco. Membro Titular do Comitê de Assessoramento à Coordenadoria da Infância e Juventude para o Monitoramento da execução da decisão do TJSP para Criação de 150.000 Vagas em Educação Infantil no Município de SP. Consultora da UNESCO e Câmara de Educação Básica do CNE - Conselho Nacional de Educação no Projeto "A Qualidade Social da Educação Brasileira nos Referenciais de Compromisso do Plano e do Sistema Nacional de Educação". Sócia-efetiva do TODOS PELA EDUCAÇÃO, Membro do GEAL - Grupo de Administração Legal do CRA-SP - Articuladora da Célula de Soluções Estratégicas.

Júlio Trecenti - Bacharel, mestre e doutorando em Estatística pelo IME-USP. Diretor-técnico da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Vice-presidente - CONRE-3a Região. Sócio da Erri consultoria, Membro do GEAL - Grupo de Administração Legal do CRASP.

Dr. Sylvio Ribeiro de Souza Neto - Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1991; Ingressou na magistratura paulista em julho de 1993, sendo nomeado juiz substituto de Jaboticabal, passando pelas Comarcas de Ribeirao Preto em fevereiro de 1994; Promovido a juiz titular do foro distrital de Ipuã em novembro de 1995 passando pelas Comarcas de Altinópolis, pela 3ª Vara de Sertãozinho, pela2ª Vara de Jaboticabal, já em 2004; Promovido para a 2ª Vara Criminal de Ribeirão Preto em setembro de 2005; Nomeado Diretor do Fórum de Ribeirão Preto em 23 de maio de 2011; Designado, em acúmulo à Diretoria do Fórum, Juiz Diretor da 6ª Região Administrativa Judiciária, com sede em Ribeirão Preto, em maio de 2012; Convocado para ingressar a assessoria da presidência do TJSP em 02.01.2016; Juiz coordenador do Comitê Estadual de Saúde desde 06 de setembro de 2016.

  • Login to see the comments

Nova engenharia jurídica: soluções estratégicas

  1. 1. Julio Trecenti (11) 98091-0048 jtrecenti@abj.org.br Jurimetria Como a estatística pode reinventar o direito
  2. 2. Definição estatística aplicada ao direito Concreta Prospectiva Populacional Estocástica Abordagem Jurimétrica Abstrata Retrospectiva Individual Determinística Abordagem Clássica
  3. 3. Associação Brasileira de Jurimetria disciplinando a jurimetria Reunir e incentivar pesquisadores Desenvolver a Jurimetria como disciplina do direito Colaborar na elaboração de políticas públicas e na administração de tribunais
  4. 4. Processo como objeto Sociedade como objeto Entidade como objeto Esferas
  5. 5. Jurimetria em Empresas invertendo a imagem do setor jurídico
  6. 6. Jurimetria em Empresas invertendo a imagem do setor jurídico
  7. 7. Vantagens Redução da contingência Setor jurídico como centro de diagnóstico Gestão preventiva
  8. 8. Exemplo – adoção
  9. 9. Exemplo – desaparecidos
  10. 10. Waze do judiciário
  11. 11. Exemplo – câmaras criminais
  12. 12. Exemplo – recuperações judiciais
  13. 13. Exemplo – taxonomia / saúde
  14. 14. Aplicações extraindo valor do Big Data – posição da empresa contra demais Tribunais Extração (web scraping) Base estruturada Consolidação (data tidying*) Nota (*): https://r4ds.had.co.nz/tidy-data.html
  15. 15. Aplicações descobrindo causa raiz
  16. 16. Aplicações visualizando a carteira no tempo e no espaço
  17. 17. Aplicações implementando estratégias de acordo
  18. 18. Exemplo: provisionamento otimizando o provisionamento
  19. 19. Obrigado! Julio Trecenti jtrecenti@abj.org.br

×