Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Touca infantil em feltro com fantoche combinando

13,553 views

Published on

Gente, que ideias mais fofas para preparar para suas crianças e presentea-las ou ainda aproveitar como lembrancinhas: touca infantil e fantoche de feltro.

Published in: Self Improvement

Touca infantil em feltro com fantoche combinando

  1. 1. Touca infantil em feltro com seu fantoche Preparado por Vanessa Biali para a Vila do Artesão
  2. 2. Protegido por direitos autorais Acesse a Vila do Artesão para ler nossa licença de reprodução
  3. 3. Materiais para este projeto: feltro nas cores: preto, marrom, cor café com leite, laranja e amarelo ouro, canetas em gel branca e esferográficas em cores próximas aos feltros utilizados, tinta para tecido branca, caneta permanente preta (ponta fina), linha de pesponto nas cores: preta e amarela, agulha, alfinetes com cabeça redonda, tesoura
  4. 4. Imprima os moldes: molde 01 aqui, molde 02 aqui, molde 03 aqui e molde 04 aqui. Se não conseguir abrir aqui, acesse diretamente pelo blog da Vila. Vamos começar a fazer o fantoche.
  5. 5. Corte todas as peças no feltro, seguindo as quantidades e cores indicadas nas folhas de moldes. Procure fazer o risco de forma muito discreta e cortar bem rente ao risco. Esse cuidado garante um acabamento caprichado e limpo.
  6. 6. Dica: Utilize a caneta em gel branca para os feltros escuros. Depois de todas as peças recortadas, você terá esse conjunto da foto.
  7. 7. Posicione a juba sobre a parte da frente do fantoche. (Dica: se achar necessário, utilize alfinetes para manter a juba no lugar enquanto costura). Com linha preta e ponto alinhavo (aprenda a fazer o ponto alinhavo aqui), costure a juba. Costure o focinho da mesma forma.
  8. 8. Com linha preta e ponto alinhavo, costure as orelhas e o nariz.
  9. 9. Com linha preta e ponto alinhavo, costure o peito e as patas.
  10. 10. Agora, vamos fechar o fantoche. Com linha amarela e ponto caseado, vamos unir a parte da frente com a parte de trás do fantoche.
  11. 11. Quando você chegar próximo à cabeça, é fácil! Basta levantar um pouquinho a juba e continuar a costura assim:
  12. 12. Aqui a costura lateral do fantoche está pronta.
  13. 13. Para finalizar, vamos desenhar os detalhes do rostinho. Com caneta permanente preta (ponta fina), desenhe: os olhos, as sobrancelhas, o risco do focinho e os bigodes.
  14. 14. Espere secar os detalhes feitos com caneta permanente. O seu fantoche de leão em feltro está pronto! Agora, vamos fazer a touca de leão para completar esse kit fofo?
  15. 15. Agora, faremos a touca. Corte todas as peças no feltro, seguindo as quantidades e cores indicadas nas folhas de moldes. Procure fazer o risco de forma muito discreta e cortar bem rente ao risco. Esse cuidado garante um acabamento caprichado e limpo.
  16. 16. Dica: Utilize a caneta em gel branca para os feltros escuros. Depois de todas as peças recortadas, você terá esse conjunto da foto.
  17. 17. Com linha preta e ponto alinhavo, costure na parte da frente da touca: o focinho, o nariz e os olhos. Aqui, aproveitei para bordar os bigodes em ponto atrás. Dica: Se preferir, em vez de bordar, você pode desenhar os bigodes com caneta permanente na etapa de finalização.
  18. 18. Com linha preta e ponto alinhavo, faça o contorno das orelhas.
  19. 19. Nessa etapa, vamos fazer a juba do leão. Separe: as 9 peças laranja da juba e a parte de trás da touca. Dobre cada tira laranja ao meio como mostra a foto.
  20. 20. Com as tiras laranjas dobradas, alfinete-as na borda superior da touca.
  21. 21. Observe que elas devem ficar bem juntinhas.
  22. 22. Alfinete também as orelhas.
  23. 23. Posicione a parte da frente da touca e alfinete-a.
  24. 24. Com linha preta e ponto alinhavo, costure todo o contorno superior. Nessa costura única, juntaremos: a parte de trás, a juba, as orelhas e a parte da frente.
  25. 25. Dica: se você for fazer muitas toucas – para lembrancinhas de uma festa, por exemplo – faça essa costura com uma máquina de costura que seja capaz de costurar várias camadas de feltro. Neste caso, quando for posicionar todas as peças, use um alinhavo com pontos grandes no lugar dos alfinetes.
  26. 26. Vamos fazer o brilho dos olhos. Com a tinta de tecido branca e um alfinete de cabeça redonda, vamos carimbar uma bolinha em cada olho. Antes, faça testes num pedacinho de feltro.
  27. 27. Carimbe as bolinhas nos olhos assim. Com a outra ponta do alfinete, pinte uma vírgula logo abaixo da bolinha.
  28. 28. Com a caneta permanente preta (ponta fina), desenhe: as sobrancelhas e o risco do focinho. Se você não bordou os bigodes na outra etapa, agora desenhe-os também.
  29. 29. Espere secar os detalhes feitos com caneta permanente e tinta. A touca de leão está pronta para a brincadeira!
  30. 30. Então, o que achou? Essa é uma sugestão fofa para seus bebês e também para as crianças em festinhas de aniversário.
  31. 31. Compartilhe a proposta. Clique nos links das redes sociais e passe a dica adiante!!!
  32. 32. Essa aula foi mais uma colaboração de nossa colunista sobre o tema feltro, Vanessa Biali, especialmente para a Vila do Artesão. Acesse a Vila do Artesão e confira outras de suas aulas, clique aqui, ou diretamente no blog.
  33. 33. Dúvidas, sugestões e dicas escreva para blog@viladoartesao.com.br

×