Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto Cultural e Solidário, Ressaltando as Tradições do Povo Farroupilha

8,101 views

Published on

Divulgar as tradições do povo gaúcho;
Inserir a escola em atividades que resgatam a cultura e a história do Rio Grande do Sul;
Apresentar manifestações artísticas na escola;
Proporciinar a Arrecadação Solidária.

Published in: Education
  • Was a little hesitant about using ⇒⇒⇒WRITE-MY-PAPER.net ⇐⇐⇐ at first, but am very happy that I did. The writer was able to write my paper by the deadline and it was very well written. So guys don’t hesitate to use it.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Projeto Cultural e Solidário, Ressaltando as Tradições do Povo Farroupilha

  1. 1. PROJETO CULTURAL E SOLIDÁRIO, RESSALTANDO AS TRADIÇÕES DO POVO FARROUPILHA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSORA SYLVIA MELLO Rua Evaristo Veiga, 75 – Bairro Fragata – Pelotas/RS Professores Responsáveis pelo PROJETO: Cristiane, Diná Eslabão, Núbia.
  2. 2. TRABALHO INTERDISCIPLINAR Disciplina: Educação Artística, História e Geografia. Turno: Diurno e Noturno Período: p reparação das apresentações e confecção dos objetivos propostos desde agosto até a realização das Festividades Alusivas da Semana Farroupilha no dia 23/09/2006, no turno da tarde.
  3. 3. A Semana Farroupilha, uma das maiores manifestações históricas do Brasil, é um evento que visa resgatar a luta dos farroupilhas no Rio Grande do Sul, homenageando seus heróis e feitos. Heróis que ousaram dizer não à tirania, ao espólio e ao desprezo de um governo deslocado da realidade regional. A Semana Farroupilha tem seu ápice no dia 20 de setembro, quando então desfiles são organizados na maioria dos municípios gaúchos.
  4. 4. Objetivo Divulgar as tradições do povo gaúcho, oportunizando a todos que participam da Escola, direta ou indiretamente, atividades ligadas à criação e a execução dos festejos da Semana Farroupilha, empenhando–se no desenvolvimento e apresentação da cultura tradicionalista, como exposições de pratos típicos (culinária gaúcha), o culto ao chimarrão, a vestimenta do gaúcho e toda infinidade de atrações relativas ao tradicionalismo gaúcho. Além de tudo, proporcionar aos alunos e a comunidade atividades integradoras e motivadoras que permitiram pensar, criar, analisar, refletir e participar da Semana Farroupilha, construindo uma forma de aprendizagem. Transmitir o que sabem, o que aprenderam dos pais e dos avós para que um dia sejam os novos transmissores desses conhecimentos. Juntando a tudo isso, a festividade não poderia deixar de ser solidária, resgatando a união do povo gaúcho e implantando a Arrecadação Solidária, com o intuito de distribuir alimentos aos que mais precisam.
  5. 5. <ul><li>OBJETIVOS ESPECÍFICOS </li></ul><ul><li>Resgatar a historicidade Farroupilha, entendendo a importância desse fato ao Rio Grande do Sul; </li></ul><ul><li>Divulgar os símbolos Rio-Grandenses, esclarecendo o uso e conhecimento dos mesmos; </li></ul><ul><li>Despertar o espírito cívico de todos que dela participam; </li></ul><ul><li>Promover atividades culturais que aumentem o conhecimento de nossas Tradições (Hospitalidade, Coragem, Nativismo, Respeito à Palavra Empenhada, Apego aos Usos e Costumes e o Cavalheirismo); </li></ul><ul><li>Apresentar Estandes com a culinária gaúcha; </li></ul><ul><li>Proporcionar desfiles tradicionalistas; </li></ul><ul><li>Cultuar o gosto pelo chimarrão; </li></ul><ul><li>Mostrar o artesanato gaúcho; </li></ul><ul><li>Resgatar as Brincadeiras Infantis; </li></ul><ul><li>Expor Trabalhos da cultura gaúcha; </li></ul><ul><li>Apresentar Invernadas e Declamadores e </li></ul><ul><li>Proporcionar a Arrecadação Solidária de alimentos. </li></ul>
  6. 6. Mostra da culinária gaúcha
  7. 7. Exposição dos trabalhos
  8. 8. Mostra de Artesanato
  9. 9. Brincadeiras
  10. 10. Quitutes gauchescos
  11. 11. Através da realização do projeto foi possível a construção de aprendizagens, que a cada novo desafio, proposto nas atividades do projeto, mais interação e conhecimentos aconteciam. A oportunidade de entender e traduzir para outros a historicidade da Revolução Farroupilha, viver a tradição gaúcha, proporcionar a troca de experiências entre tantos e, envolver-se na campanha solidária, fez de nossas aprendizagens, momentos únicos.

×