Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Resumo palestras ensigeo_2011

442 views

Published on

Resumo do V ENSIGEO, campus da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Tema: "O ensino de Geografia e o processo de construção da cidadania" realizado nos dias de 08 a 11 de Novembro de 2010.

Published in: Education
  • ⇒⇒⇒WRITE-MY-PAPER.net ⇐⇐⇐ I love this site. It always finds me the best tutors in accordance with my needs. I have been using it since last year. The prices are not expensive compared to other sites. I am glad I discored this site:)
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

Resumo palestras ensigeo_2011

  1. 1. 1 RELATÓRIO V ENSIGEO – 11/11/2010 O V ENSIGEO chegou ao final com um balanço muito positivo, especialmente, pela participação ativa dos alunos da Licenciatura e especialmente, pela atuação ativa dos alunos da comissão organizadora, que não pouparam esforços para que tudo desse certo e no prazo. Com relação aos avanços tivermos 150 inscritos, sendo 22 com apresentação de trabalhos; cinco mini-cursos totalizando 169 participantes; participação de 53 professores da rede pública de ensino; e presença de 22 alunos da E.E. Conselheiro Crispiniano, de Guarulhos/SP que apresentaram os resultados das atividades desenvolvidas na disciplina de Geografia. Totalizamos 250 participantes. Dos doze convidados para conferências, mesas temáticas e mini-cursos, todos compareceram. Mesa de abertura do V ENSIGEO – Professora Doutora Fabiana Lopes da Cunha, Professora Luciene Cristina Risso, Professora Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena, Professora Márcia Cristina de Oliveira e representante discente Carolina Michele de Brito. Fonte: Núcleo de Ensino (2010) Como resultado da semana tivemos importantes contribuições que vieram ao encontro de nossas necessidades no curso de formação de professores de Geografia.
  2. 2. 2 Na conferência de abertura o Professor Doutor Rafael Straforini destacou que é necessário um olhar para as práticas cotidianas como fio condutor das pesquisas na Universidade. Ele nos apontou também sobre a função do estágio supervisionado, destacando que o estágio é um momento de olhar para a escola e problematizar, ou seja, pensar e teorizar a partir da escola e não sobre ela, distante dela. No debate da primeira noite ele concluiu que infelizmente o professor não vai mudar a sociedade, nem a escola, no entanto, ele pode sim lutar para melhorar as aulas, fazendo um bom planejamento, levando os alunos a campo, enfim, achando brechas para que ações em pequena escala possam fazer a diferença. Ele nos ofereceu uma dose de ânimo sobre a licenciatura. Conferência de abertura com Professor Doutor Rafael Straforini (UFRJ). Fonte: Núcleo de Ensino (2010)
  3. 3. 3 No segundo dia, na mesa Metodologias de ensino, a Professora Doutora Martha dos Reis nos abriu o seu diário de professora recém formada de Geografia, e nos surpreendeu quando explicou que na prática fez tudo o que a Universidade não ensinou. Desta forma, nos lançou um desafio: como superar os problemas que um professor iniciante enfrenta e que a Universidade não dá conta, como por exemplo, a indisciplina. Naquele momento, ela nos obrigou a repensar aquelas longas discussões das aulas de Didática e estágio: cuidado com o livro didático, conheçam seus alunos, usem material diversificado. Professora Doutora Martha dos Reis (UNESP/Marília) na mesa temática Metodologias de ensino. Fonte: Núcleo de Ensino (2010)
  4. 4. 4 O Professor Doutor José Camilo destacou, na sequência, a importância de se trabalhar com a educação participativa, quando nos mostrou a experiência de trabalhar com as famílias dos alunos a questão do fortalecimento da agricultura familiar e a formação do conselho gestor no Amazonas. Ao final da mesa temática no debate discutimos: vale a pena ser professor de Geografia? Os convidados concluíram que sim. De que forma? Trabalhando a favor da humanização. Mesa temática 1 - Metodologias de ensino composta pela Professora Doutora Martha dos Reis (UNESP/Marília) e Professor Doutor José Camilo Ramos de Souza (Universidade do Estado do Amazonas), mediado pelo Professor Doutor Nelson Rodrigo Pedon. Fonte: Núcleo de Ensino (2010) No terceiro dia começamos com o trabalho de campo oferecido aos alunos de Guarulhos pelo grupo COLÓIDE, momento em que tiveram a oportunidade de ter uma aula de Geografia diferente da forma convencional. Foi também um importante momento dos alunos da Licenciatura terem o contato com alunos do Ensino Médio.
  5. 5. 5 No período da tarde o espaço de vivência juntou três professores de Geografia e os alunos de Guarulhos. Os professores em seus relatos de experiência indicaram que a formação na Universidade não dá conta da complexidade do ensino. O sistema é conservador e a escola castra o desejo de aprender dos alunos. Diante desses problemas o que fazem? O professor Marcos Antonio Corrêa lança uma idéia chave para seus alunos: duvidem de tudo, até de mim. O professor Douglas Cristino Leal, explicou que faz a conexão entre a pesquisa que desenvolve e o ensino, levando equipamentos de climatologia para as escolas para que os alunos possam vivenciar e entender o que estudam. A professora Mônica Freitas, com sua experiência de 25 anos de rede pública nos emocionou com o resultado do trabalho que faz com os alunos que sabem definir o que é geografia em 20 segundos, mas, o mais importante não é a definição do que seja Geografia, mas o sentido que isto tem para eles, o sentido de crescimento, de humanização e a vontade de vencer, vencer para eles é ingressar na Universidade pública. Espaço de vivência coordenado pela Professora Doutora Noemia Ramos Vieira (UNESP/Marília), com participação dos professores da rede estadual de ensino Douglas Cristino Leal, Marcos Antonio Corrêa e Mônica Freitas. Fonte: Núcleo de Ensino (2010)
  6. 6. 6 Na mesa temática “Sociedade, escola e currículo de Geografia”, fomos convidados a revitalizar o nosso próprio currículo e instigados a promover debates sobre o currículo escolar, que foi tema que perpassou por todas as mesas. Sobre o currículo o Professor Doutor Antonio Carlos Pinheiro destacou que devemos fazer algo mais do que trabalhar conteúdos com os alunos, e diferente do que pensamos, existem muitos estudos sobre o ensino de Geografia, no viés da escola, da formação do professor, da inclusão, na perspectiva do EJA e Educação Infantil, no entanto, ainda existem lacunas como a da diversidade. Mesa temática 2 - “Sociedade, escola e currículo de Geografia”, coordenada pela Professora Doutora Noemia Ramos Vieira (UNESP/Marília), com participação dos expositores Professora Doutora Delacir Aparecidsa Ramos Poloni (IFECTSP) e Professor Doutor Antonio Carlos Pinheiro (UNIFESP). Fonte: Núcleo de Ensino (2010) Sobre os mini-cursos eles indicaram uma necessidade de aprofundamento sobre o tema “Ensino da África”, tivemos 49 participantes, e foi sugerida a continuidade da discussão em outros momentos com o Professor Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini.
  7. 7. 7 Tivemos 38 alunos presentes no mini-curso “Cinema e ensino de Geografia”, ministrado pela Professora Doutora Renata Barrocas, que trouxe contribuições sobre o processo sistematizado de usar o cinema na sala de aula. Alguns dos 39 alunos que fizeram o mini-curso “Formação de professores”, ministrado pela Professora Doutora Maria Eliza Miranda, concluíram que a temática pode ser ampliada para uma mesa temática para o próximo evento. Tivemos ainda 29 presentes no mini-curso “Turismo e ensino de Geografia”, ministrado pela Professor Ari da Fonseca Filho, e 16 alunos no mini-curso de “Cartografia Tátil”, ministrado pela Professora Waldirene Ribeiro do Carmo. O mini-curso cartografia tátil cobriu uma lacuna, nós não conseguimos formar uma mesa de cartografia escolar, tão desejada neste evento, então, o mini-curso reforçou a importância da utilização de materiais didáticos em sala de aula. Professora Waldirene Ribeiro do Carmo ministrando o mini-curso “Cartografia Tátil”. Fonte: Núcleo de Ensino (2010)
  8. 8. 8 Professor Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini ministrando o mini-curso “Ensino da áfrica nos livros didáticos”. Fonte: Núcleo de Ensino (2010) Na conferência de encerramento a Professora Doutora JerusaVilhena de Moraes tratou dos desafios da formação e da escola que se quer ancorado em autores como Libâneo, Candao, Straforini e Doin de Almeida, fazendo a abordagem do ponto de vista da Pedagogia e da Geografia.
  9. 9. 9 Conferência de encerramento com Professora Doutora JerusaVilhena de Moraes. Fonte: Núcleo de Ensino (2010) Por fim, na plenária de encerramento, tivemos os seguintes encaminhamentos: - a indicação de data para o próximo evento : de 18 a 20 de outubro; - para a escolha da temática central tem-se as seguintes possibilidades: currículo; formação de professores versus atuação inicial; relação teoria e prática; ensino da África; cartografia escolar; EJA; e inclusão;
  10. 10. 10 - sobre a comissão organizadora a indicação da entrada do professor Nelson para a organização geral; - encaminhar proposta para outras agências de fomento; - ampliar a participação de pesquisadores externos; - trazer experiências de escolas locais e experiência do Cursinho Alternativo da UNESP/Ourinhos; e - articular a participação de outros Núcleos de Ensino. Professora Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena coordenando sessão de apresentação de trabalhos. Fonte: Núcleo de Ensino (2010)
  11. 11. 11 Aluno Wesley de Souza Arcassa apresentando trabalho durante o V ENSIGEO. Fonte: Núcleo de Ensino (2010)
  12. 12. 12 Apresentação cultural com grupo de alunos da Bateria Resistência. Fonte: Núcleo de Ensino (2010)
  13. 13. 13 José de Jesus João Ferreira e Marianae Ravagio Catelli - discentes que participaram da equipe de apoio junto à Comissão organizadora. Fonte: Núcleo de Ensino (2010)
  14. 14. 14 Público alvo do V ENSIGEO – alunos do Curso Licenciatura em Geografia da UNESP/Ourinhos e professores da rede pública de ensino, na conferência de abertura. Fonte: Núcleo de Ensino (2010)

×