Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

of

Aleitamento materno (2) Slide 1 Aleitamento materno (2) Slide 2
Upcoming SlideShare
Aleitamento materno slide
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

5 Likes

Share

Download to read offline

Aleitamento materno (2)

Download to read offline

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Aleitamento materno (2)

  1. 1. Alimentação complementar: Aleitamento A partir dos 06 meses, apenas a oferta de leite materno não é suficiente para suprir as necessi- materno e dades de crescimento da criança, e por este motivo, deve ser oferecido de forma complementar, alimentação ou seja, aproximadamente 4 a 5 vezes ao dia e nunca em substituição ao almoço e jantar. complementar Com a introdução de novos alimentos, deve-se oferecer água para hidratar a criança. De um modo geral, as crianças tendem a preferir o sabor adocicado, por isso, procure iniciar a oferta da alimentação complementar com frutas O leite materno é o melhor amassadas pela manhã. alimento para o bebê além de nutricionalmente completo, previne infecções, alergias alimentares, obesidade e diabetes tipo I. A criança deve receber leite materno exclusivamente até os 06 meses de vida. Papa salgada: “ O leite materno é o melhor alimento para o bebê, além de nutricionalmente Até esta idade não se deve oferecer água ou chá. Para promoção de adequado ganho de peso é Procure cozinhar os legumes junto com a carne moída ou frango com pouca água, aproveitando a própria água da cocção para amassar os alimentos. completo, previne infecções, importante observar a mamada da criança. Amasse-os com garfo, evite bater no liquidificador. o “ alergias alimentares, obesidade Deve-se esvaziar completamente a mama para s Aos poucos, procure acrescentar arroz ou macarrão, e diabetes tipo I. garantir uma boa nutrição. feijão e verduras folhosas na papa da criança.
  2. 2. Evite a oferta de diferentes alimentos Sempre ofereça diferentes tipos na mesma ocasião, para verificar se a de frutas, legumes e verduras. criança apresenta alguma intolerância Caso a criança recuse, ofereça o mesmo alimento ou alergia alimentar. após alguns dias, preparado de forma diferente. Modifique a consistência Exemplo: cenoura cozida num dia e purê da papa salgada conforme o de cenoura em outro. O processo de aprendizado e Programa de Saúde Materno Infantil desenvolvimento da criança. aceitação para novos sabores exige que a criança Programa de Saúde da Criança prove de 10 a 15 vezes o mesmo alimento. Com 10 meses de idade, a consistência da Programa Municipal de Nutrição Portanto, não desista alimentação já deve estar em pedacinhos, pode-se s Departamento de Políticas de Saúde oferecer arroz, feijão amassado, legumes em nas primeiras tentativas! Secretaria Municipal de Saúde pedaços, verduras bem picadinhas, carnes moídas ou desfiadas. Alimentos como clara de ovo e peixes só devem ser oferecidos a partir dos 10 meses, pois podem causar alergias quando oferecidos para crianças menores. Cuidados importantes: Lembre-se: com 1 ano a criança já Evite a oferta de leite de vaca, principalmente deve estar comendo na mesma consistência para menores de 1 ano de idade. que a família, só que com um pouco mais de O leite de vaca pode causar alergia alimentar e caldo de feijão para facilitar a mastigação, não anemia em crianças pequenas. sendo mais necessário o preparo de papinhas especiais para o bebê. Cuidado com alimentos industrializados e ricos em corantes... Só oferecer após 2 anos de idade!! Quando a criança estiver um pouco maior, evite oferecer balas, pirulitos, chicletes, chocolate, doces, sucos em pó, salgadinhos industrializados, macarrão instantâneo, salsicha e refrigerantes. Lembre-se que estes alimentos não são saudáveis. Evite fornecer doces ou salgados à criança antes das refeições.
  • LeticiaMonique1

    Jan. 28, 2020
  • detenete

    Sep. 17, 2019
  • JecivandoBarbosa

    Aug. 13, 2019
  • drluizroberto

    Oct. 26, 2017
  • GabriellyRodrigues

    Mar. 9, 2015

Views

Total views

7,943

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

3

Actions

Downloads

152

Shares

0

Comments

0

Likes

5

×