SlideShare a Scribd company logo
1 of 18
FESTA JUNINA ELABORADO POR:  ROSIMEIRE TORRES ARBA
Origem da Festa Junina  Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrerem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.  De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança, marca característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
• Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  
Festas Juninas no Nordeste  Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
• Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 
Comidas típicas  Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Tradições   As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA Pescaria A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.
Corrida do saco Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas. Corrida do Saci-Pererê Parecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.
Jogo do rabo do burro Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência. Derrubando latas Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas. 
Correio Elegante Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira.  Pau de sebo Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.
Quebra-pote Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas.   Corrida do Ovo na colher Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.
Música de festa juninaCAPELINHA DE MELÃOautor: João de Barros e Adalberto Ribeiro Capelinha de melãoé de São João.É de cravo, é de rosa, é de manjericão.São João está dormindo,  não me ouve não.Acordai, acordai, acordai, João.Atirei rosas pelo caminho.A ventania veio e levou.Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
UAI SÔ, JÁ CABÔ!

More Related Content

What's hot (20)

Origem e história do carnaval
Origem e história do carnavalOrigem e história do carnaval
Origem e história do carnaval
 
Festa de Sao joao
Festa de Sao joaoFesta de Sao joao
Festa de Sao joao
 
A cultura do nordeste
A cultura do nordesteA cultura do nordeste
A cultura do nordeste
 
Forró
ForróForró
Forró
 
Projeto carnaval
Projeto carnavalProjeto carnaval
Projeto carnaval
 
Folclore brasileiro
Folclore brasileiroFolclore brasileiro
Folclore brasileiro
 
Festa junina
Festa juninaFesta junina
Festa junina
 
Música
MúsicaMúsica
Música
 
Slide sobre as festas juninas para EDUCAÇÃO INFANTIL
Slide sobre as festas juninas para EDUCAÇÃO INFANTILSlide sobre as festas juninas para EDUCAÇÃO INFANTIL
Slide sobre as festas juninas para EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Projeto festas juninas - webquest
Projeto festas juninas - webquestProjeto festas juninas - webquest
Projeto festas juninas - webquest
 
A História do Forró
A História do ForróA História do Forró
A História do Forró
 
Carnaval no brasil
Carnaval no brasilCarnaval no brasil
Carnaval no brasil
 
Projeto festa junina 2013
Projeto festa junina 2013Projeto festa junina 2013
Projeto festa junina 2013
 
Artes Dança/ Danças Regionais e Atividades
Artes Dança/ Danças Regionais e AtividadesArtes Dança/ Danças Regionais e Atividades
Artes Dança/ Danças Regionais e Atividades
 
Dancas Folclóricas
Dancas FolclóricasDancas Folclóricas
Dancas Folclóricas
 
O FREVO
O FREVOO FREVO
O FREVO
 
Aula patrimônio cultural
Aula patrimônio culturalAula patrimônio cultural
Aula patrimônio cultural
 
Carnaval slides
Carnaval slidesCarnaval slides
Carnaval slides
 
Forró
ForróForró
Forró
 
Danças brasileiras
Danças brasileirasDanças brasileiras
Danças brasileiras
 

Viewers also liked

HISTÓRIAS DAS QUADRILHAS JUNINAS
HISTÓRIAS DAS QUADRILHAS JUNINASHISTÓRIAS DAS QUADRILHAS JUNINAS
HISTÓRIAS DAS QUADRILHAS JUNINASThiago Vergete
 
Projeto festa junina educação infantil
Projeto festa junina   educação infantilProjeto festa junina   educação infantil
Projeto festa junina educação infantilMaria Terra
 
PROJETO FESTA JUNINA 2012
PROJETO FESTA JUNINA 2012PROJETO FESTA JUNINA 2012
PROJETO FESTA JUNINA 2012Ðouglas Rocha
 
Apresentação são joão
Apresentação são joãoApresentação são joão
Apresentação são joãoSonia_Mayer
 
Slides festa junina
Slides festa juninaSlides festa junina
Slides festa juninafmbessa
 
Almanaque de brincadeiras
Almanaque de brincadeirasAlmanaque de brincadeiras
Almanaque de brincadeirasJosé Filho
 
Deline O Sabor do São João - Case de Produto de Consumo
Deline O Sabor do São João - Case de Produto de ConsumoDeline O Sabor do São João - Case de Produto de Consumo
Deline O Sabor do São João - Case de Produto de ConsumoJuliana Nery
 
Projeto Festa Junina
Projeto Festa JuninaProjeto Festa Junina
Projeto Festa Juninajulienemendes
 
Slides Meio Ambiente Ds
Slides Meio Ambiente DsSlides Meio Ambiente Ds
Slides Meio Ambiente Dssilviadriana
 
Slides meio ambiente
Slides meio ambienteSlides meio ambiente
Slides meio ambienteRosallyny
 
Aula os cristãos protestante podem brincar festa junina
Aula os cristãos protestante podem brincar festa juninaAula os cristãos protestante podem brincar festa junina
Aula os cristãos protestante podem brincar festa juninaMetodista_Barreto
 
Festa junina
Festa juninaFesta junina
Festa juninaMarcia Ro
 

Viewers also liked (20)

HISTÓRIAS DAS QUADRILHAS JUNINAS
HISTÓRIAS DAS QUADRILHAS JUNINASHISTÓRIAS DAS QUADRILHAS JUNINAS
HISTÓRIAS DAS QUADRILHAS JUNINAS
 
Slide festa junina
Slide festa juninaSlide festa junina
Slide festa junina
 
Festa Junina
Festa JuninaFesta Junina
Festa Junina
 
Projeto festa junina educação infantil
Projeto festa junina   educação infantilProjeto festa junina   educação infantil
Projeto festa junina educação infantil
 
PROJETO FESTA JUNINA 2012
PROJETO FESTA JUNINA 2012PROJETO FESTA JUNINA 2012
PROJETO FESTA JUNINA 2012
 
Apresentação são joão
Apresentação são joãoApresentação são joão
Apresentação são joão
 
Slides festa junina
Slides festa juninaSlides festa junina
Slides festa junina
 
Almanaque de brincadeiras
Almanaque de brincadeirasAlmanaque de brincadeiras
Almanaque de brincadeiras
 
Festas juninas estudo
Festas juninas estudoFestas juninas estudo
Festas juninas estudo
 
Deline O Sabor do São João - Case de Produto de Consumo
Deline O Sabor do São João - Case de Produto de ConsumoDeline O Sabor do São João - Case de Produto de Consumo
Deline O Sabor do São João - Case de Produto de Consumo
 
Projeto Festa Junina
Projeto Festa JuninaProjeto Festa Junina
Projeto Festa Junina
 
Slides Meio Ambiente Ds
Slides Meio Ambiente DsSlides Meio Ambiente Ds
Slides Meio Ambiente Ds
 
Slides meio ambiente
Slides meio ambienteSlides meio ambiente
Slides meio ambiente
 
PÁSCOA
PÁSCOAPÁSCOA
PÁSCOA
 
Meio ambiente powerpoint
Meio ambiente powerpointMeio ambiente powerpoint
Meio ambiente powerpoint
 
Aula os cristãos protestante podem brincar festa junina
Aula os cristãos protestante podem brincar festa juninaAula os cristãos protestante podem brincar festa junina
Aula os cristãos protestante podem brincar festa junina
 
Webquest Mazzaropi
Webquest Mazzaropi Webquest Mazzaropi
Webquest Mazzaropi
 
Slide meio ambiente
Slide meio ambienteSlide meio ambiente
Slide meio ambiente
 
Festa junina
Festa juninaFesta junina
Festa junina
 
Festa junina
Festa juninaFesta junina
Festa junina
 

Similar to Festa Junina tradições e receitas

História da Festa Junina Yoki Livro 11.pdf
História da Festa Junina Yoki Livro 11.pdfHistória da Festa Junina Yoki Livro 11.pdf
História da Festa Junina Yoki Livro 11.pdfJulianaDeSenaFonseca
 
Símbolos e rituais da festa junina
Símbolos e rituais da festa juninaSímbolos e rituais da festa junina
Símbolos e rituais da festa juninaSimone Dutra
 
HISTÓRIA_DA_FESTA_JUNINA_SÍMBOLOS_E_TRADIÇÕES_GRUPO_MATERIAIS_PEDAGÓGICOS.pdf
HISTÓRIA_DA_FESTA_JUNINA_SÍMBOLOS_E_TRADIÇÕES_GRUPO_MATERIAIS_PEDAGÓGICOS.pdfHISTÓRIA_DA_FESTA_JUNINA_SÍMBOLOS_E_TRADIÇÕES_GRUPO_MATERIAIS_PEDAGÓGICOS.pdf
HISTÓRIA_DA_FESTA_JUNINA_SÍMBOLOS_E_TRADIÇÕES_GRUPO_MATERIAIS_PEDAGÓGICOS.pdfReginaBenayon2
 
Projeto Festa Julina Port. Mat. e Hist.
Projeto Festa Julina Port. Mat. e Hist.Projeto Festa Julina Port. Mat. e Hist.
Projeto Festa Julina Port. Mat. e Hist.Dorinha Matias
 
Thayná leão 7ºb
Thayná leão  7ºbThayná leão  7ºb
Thayná leão 7ºbroseconrado
 
Trabalho De Artes =)
Trabalho De Artes  =)Trabalho De Artes  =)
Trabalho De Artes =)martinsramon
 
Ppt apto para slide share semana de 29 de junho a 03 de julho
Ppt apto para slide share  semana de 29 de junho a 03 de julhoPpt apto para slide share  semana de 29 de junho a 03 de julho
Ppt apto para slide share semana de 29 de junho a 03 de julhoEglePinho
 
A história das Festas Juninas
A história das Festas JuninasA história das Festas Juninas
A história das Festas JuninasAlice Lima
 
Positivo - Festa Junina
Positivo - Festa JuninaPositivo - Festa Junina
Positivo - Festa Juninascalialeticia
 

Similar to Festa Junina tradições e receitas (20)

Matheus6ºb
Matheus6ºbMatheus6ºb
Matheus6ºb
 
História da Festa Junina Yoki Livro 11.pdf
História da Festa Junina Yoki Livro 11.pdfHistória da Festa Junina Yoki Livro 11.pdf
História da Festa Junina Yoki Livro 11.pdf
 
Símbolos e rituais da festa junina
Símbolos e rituais da festa juninaSímbolos e rituais da festa junina
Símbolos e rituais da festa junina
 
Atividade 1
Atividade 1Atividade 1
Atividade 1
 
HISTÓRIA_DA_FESTA_JUNINA_SÍMBOLOS_E_TRADIÇÕES_GRUPO_MATERIAIS_PEDAGÓGICOS.pdf
HISTÓRIA_DA_FESTA_JUNINA_SÍMBOLOS_E_TRADIÇÕES_GRUPO_MATERIAIS_PEDAGÓGICOS.pdfHISTÓRIA_DA_FESTA_JUNINA_SÍMBOLOS_E_TRADIÇÕES_GRUPO_MATERIAIS_PEDAGÓGICOS.pdf
HISTÓRIA_DA_FESTA_JUNINA_SÍMBOLOS_E_TRADIÇÕES_GRUPO_MATERIAIS_PEDAGÓGICOS.pdf
 
Projeto Festa Julina Port. Mat. e Hist.
Projeto Festa Julina Port. Mat. e Hist.Projeto Festa Julina Port. Mat. e Hist.
Projeto Festa Julina Port. Mat. e Hist.
 
Projeto festa junina
Projeto festa juninaProjeto festa junina
Projeto festa junina
 
Projeto festa junina
Projeto festa juninaProjeto festa junina
Projeto festa junina
 
Thayná leão 7ºb
Thayná leão  7ºbThayná leão  7ºb
Thayná leão 7ºb
 
Festas juninas
Festas juninasFestas juninas
Festas juninas
 
Geovanna 6º b
Geovanna 6º bGeovanna 6º b
Geovanna 6º b
 
Trabalho De Artes =)
Trabalho De Artes  =)Trabalho De Artes  =)
Trabalho De Artes =)
 
Daniel caldas
Daniel caldasDaniel caldas
Daniel caldas
 
Daniel caldas
Daniel caldasDaniel caldas
Daniel caldas
 
Ppt apto para slide share semana de 29 de junho a 03 de julho
Ppt apto para slide share  semana de 29 de junho a 03 de julhoPpt apto para slide share  semana de 29 de junho a 03 de julho
Ppt apto para slide share semana de 29 de junho a 03 de julho
 
Festas juninas
Festas juninasFestas juninas
Festas juninas
 
337 an 22_junho_2011.ok
337 an 22_junho_2011.ok337 an 22_junho_2011.ok
337 an 22_junho_2011.ok
 
A história das Festas Juninas
A história das Festas JuninasA história das Festas Juninas
A história das Festas Juninas
 
Positivo - Festa Junina
Positivo - Festa JuninaPositivo - Festa Junina
Positivo - Festa Junina
 
historia da festa junina (1).pptx
historia da festa junina (1).pptxhistoria da festa junina (1).pptx
historia da festa junina (1).pptx
 

Recently uploaded

Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLaseVasconcelos1
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.HildegardeAngel
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbyasminlarissa371
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptxErivaldoLima15
 

Recently uploaded (20)

Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
 

Festa Junina tradições e receitas

  • 1. FESTA JUNINA ELABORADO POR: ROSIMEIRE TORRES ARBA
  • 2. Origem da Festa Junina  Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrerem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
  • 3. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança, marca característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
  • 4. • Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  
  • 5. Festas Juninas no Nordeste  Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
  • 6. • Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 
  • 7. Comidas típicas  Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
  • 8. Tradições  As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
  • 9. No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
  • 10. Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
  • 11. Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
  • 12. BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA Pescaria A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.
  • 13. Corrida do saco Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas. Corrida do Saci-Pererê Parecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.
  • 14. Jogo do rabo do burro Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência. Derrubando latas Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas. 
  • 15. Correio Elegante Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira.  Pau de sebo Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.
  • 16. Quebra-pote Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas.   Corrida do Ovo na colher Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.
  • 17. Música de festa juninaCAPELINHA DE MELÃOautor: João de Barros e Adalberto Ribeiro Capelinha de melãoé de São João.É de cravo, é de rosa, é de manjericão.São João está dormindo, não me ouve não.Acordai, acordai, acordai, João.Atirei rosas pelo caminho.A ventania veio e levou.Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
  • 18. UAI SÔ, JÁ CABÔ!