SlideShare a Scribd company logo
1 of 93
A Arte de escrever Luciana
ORIGEM DA LINGUAGEM ESCRITA
Frase de Graciliano Ramos “ A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso, a palavra foi feita para se dizer.” ESCREVER:  vem de aquilo que se escreve  acto a escrever, caligrafia. Representar por caracteres os sinais gráficos, redigir.
A invenção da escrita abre uma nova idade mental para o homem. A primeira forma escrita foi pictórica. ,[object Object]
Resgatando a escuta  Desde os tempos remotos  o ser humano vem se valendo de símbolos para se comunicar com seus pares: imagens,  desenhos, pinturas e,  é claro as letras por meio do alfabeto. A escrita é apenas provavelmente o mais perfeito e o menos obscuro,  entre inúmeros outros  sistemas de linguagem visual,  tais como: desenhos, mímicas,  gestos, códigos de sinais, etc.
Existe uma diferença profunda de mentalidade entre o homem primitivo desenhando  um animal e o homem moderno fazendo a mesma coisa. Para o primitivo o desenho é a reprodução da forma e até das cores do animal, enquanto para o homem civilizado o desenho não passa de uma simples representação.  A linguagem escrita sucede à linguagem oral.
O símbolo é o objeto que simboliza. A abstração vem num estágio posterior  Onde símbolo representa  o objeto que se simboliza na fígura.
Os sacerdotes são  os primeiros letrados  capazes de ler e  Interpretar as palavras. Os Vedas, a Bíblia, o Talmude,  e os livros sagrados de todas as religiões  são remanescentes  desse período “Secreto” da escrita.
No século XVI  a bíblia foi traduzida na Europa,  assim com a invenção da imprensa,  houve a tal necessidade de ser traduzida em varias línguas.
Historia da escrita 1° etapa: escrita autônoma (expressão individual) 2° etapa: escrita de idéias (quando um grupo de sinais  tenta sugerir toda uma frase) 3° etapa: escrita de palavras ( sinais e palavras) 4° etapa: escrita fonética (registro de sons) Wilson Martins
Dauzat opina que a humanidade ensaiou a escrita ideológica e depois a alfabética. Foi a partir daí que o homem  percebeu a possível substituição da imagem para a sonora. Depois da escrita fonética surgiram  também mais dois tipos de escrita:  - escrita silábica: um sinal igual a um grupo de sons. - escrita alfabética: um sinal igual a uma letra. O alfabeto foi o ultimo aperfeiçoamento da escrita. A escrita manual retrata nossa personalidade.
Arte de conhecer o caráter  de uma pessoa pelo exame da escrita. Grafologia é o estudo da escrita manual,  especialmente quando empregado com o método para analise de personalidade. Afirma-se que a grafologia serve para tudo,  desde entender questões de saúde,  moral e experiências passadas a talentos ocultos e problemas mentais. A grafologia é mais uma ilusão daqueles  que querem um método rápido e rasteiro  de tomar decisões para lhe dizer  com quem se casar, quem cometeu o crime,  a quem contratar, que carreira seguir e tudo mais. GRAFOLOGIA
Em uma pesquisa da Onu as estatísticas mostram que  pelo menos 50% da população do mundo não sabem ler e nem escrever. Isso tudo porque uma  dessa metade ainda só sabe  ler soletrando e assinar o nome por fins eleitorais.
Tipos de alfabetos -Egípcio  -Proto Sinaitico  -Fenício  -Grego Arcaico -Romano   -Grego Clássico
A Arte de escrever Carolina
MÊCANICA DA ESCRITA
A imagem escrita identifica-se por associação, com o som da palavra: olhos e ouvidos coordenam-se quando escrevemos. Mobilizam-se na escrita 500 músculos do corpo humano. Ouvimos mentalmente  as palavras que escrevemos.
A Mecânica da escrita decompõe-se em quatro fases distintas: 1º Fase Ideal:  Consiste na formação  de representações significativas. A escrita nada mais é do que  a transcrição, no papel, da palavra falada.   2º Fase Motora : Constituída da enervação dos movimentos, da comprovação da escrita executada pela vista e das sensações  cinestésicas do ato de escrever. 3º Fase Fonético-Motora:  Consiste na fala interior,  simultânea com os movimentos da escrita. 4º Fase Ótica:  Consiste na percepção  das palavras escritas.
ESCREVER E FALAR
“ Se falamos (bem) como escrevemos, certamente seremos considerados pedantes, porque ninguém fala como escreve.” (Vendryés) Escrever e falar são técnicas  diferentes, ninguém  escreve como fala.
VENHA CÁ! Com Raiva: Venha Cá! Com Emoção: Venha Cá! Com Pressa: Venha Cá! Bocejando: Venha Cá! Gritando: Venha Cá! Sussurrando: Venha Cá!
Não escrevemos como falamos, porque nos faltam sinais capazes de impregnar a linguagem escrita, da variedade e da riqueza da linguagem falada.
POR QUE SE ESCREVE MAL?
As dificuldades para escrever bem começam no momento em que nos encontramos de caneta na mão, diante de uma folha de papel em branco.
O meio mais propício para a mal escrita é a internet. NÃO    Naum / Nau / Nops / Nono BELEZA    Blzera / Blza / Blz / Bele TUDO    Tdo / Td / Txudo / Tudu NADA    Nda / Nd / Nads
Para escrever mal, há pelo menos três razões: 1º A tradição; 2º O desejo de impressionar; 3º Não sabemos pensar bem.
A TRADIÇÃO A tradição de escrever mal cristalizou-se na linguagem formal dos documentos públicos, petições e arrazoados. Nos Veículos de comunicação em massa, essa tendência assume proporções de calamidade pública: a linguagem das novelas, nos programas de rádio-teatro e da maior parte das audições radiofônicas. Basta ouvir-se uma partida de futebol, ou apenas um comentário esportivo para perceber alguns “porquês” do embrutecimento intelectual das massas. As frases devem ligar-se, não com barbantes, mas com a lógica das idéias, pela força do pensamento.
O DESEJO DE IMPRESSIONAR As pessoas transformam-se ao escrever, perdem a simplicidade, e complicam-se mais do que os teólogos bizantinos.  Na linguagem falada contamos com uma série de reforços que não temos na escrita: os gestos, as expressões fisionômicas, a maneira de olhar, a entonação, e um sem-número de outros sinais. Enfeitamos, tornamos a enfeitar, e recorremos aos sinônimos, com a desconfiança de que ainda corremos o risco de não ser compreendidos
PENSAR BEM “ Antes de escrever, aprenda a pensar “   (Boileau) Mesmo querendo aprender,  você não encontrará  quem lhe ensine a pensar maneira organizada. Raras pessoas cultivam a ciência do raciocínio; Escrever bem é, ao mesmo tempo, pensar bem, e para pensar bem, é  indispensável dominar o assunto.
A Arte de escrever Danilo
Organização e desenvolvimento das idéias.
“ A verdade é que as idéias e as imagens que enchem o espírito do homem são as potestades invisíveis que constantemente os governam e as quais todos os homens se submetem de bom grado.Por isso,é da máxima importância que tenhamos grande cuidado com a inteligência, a fim de a guiarmos com segurança na investigação do conhecimento e nos juízos que formar.”   (Locke)
O que move os homens ?   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Como não paramos de pensar, a organização das idéias é ato de extrema complexidade, ou seja, é fundamental que organizemos nossas idéias. 2-) Precisamos traçar um plano de trabalho, o qual dependerá do conhecimento que temos da sala  e de como estava anteriormente arrumada. ,[object Object]
Nossa mente está repleta de imagens, opiniões, juízos, raciocínio, inferências, avaliações, conceitos, deduções, pressentimentos, idéias, hipóteses, sugestões, preconceitos,  esperança, temores, reflexões. ,[object Object]
O tema central “  Tomei uma decisão: nunca escrever por escrever.”  (Keats) ,[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Vamos escolher um  tema central  familiar:  o futebol – para organizá-lo e desenvolvê-lo,  de acordo com a seqüência acima.  1º  O exemplo – Além de aumentar a claridade e a força do tema central, o exemplo desperta interesse, comprova, humaniza e movimenta a composição. Deve ser pertinente, de extensão razoável e apropriado à audiência e à ocasião.  “ O Brasil tem o melhor futebol do mundo.A linha de atacantes, por exemplo, Didi, Coutinho, e Pelé, é insuperável nas tramas e na marcação de gols”.
2° Comparação e contraste – comparação é a forma que procura mostrar no quê as coisas são iguais e contraste, no quê diferem: “ Ademir foi um dos grandes centroavantes brasileiros. Como Friedenreich, era dono de estilo igualmente vistoso. Diferia de Fried na objetividade do padrão de jogo: era um chutador por excelência”.  3° Citação – A citação é um trecho de outro autor, o qual é inserido no texto, a propósito do que se escreve, com a finalidade de explicar, ilustrar, reforçar uma tese, etc... Suas principais fontes são a literatura, os discursos, os livros, as poesias, os editoriais. A força da citação está na sua pertinência e na sua origem. “ Sobre o estilo de jogo de Ademir, Thomaz Mazzoni escrevia na “Gazeta Esportiva” logo após o jogo Brasil x Espanha: “Bem municiado por Jair e Zizinho, com passes longos, na meia-cancha, Ademir será sempre um demolidor de defesas”
4° Fatos números, detalhes e razões – A exatidão é a primeira condição  para quem cita fatos e números; os detalhes devem ser importantes e reduzidos em quantidade, e as razões devem ter base: “ O Brasil perdeu o Campeonato do Mundo em 1950. Em oito jogos, entretanto, conquistou 32 gols contra apenas 13 dos adversários. Quem, todavia, assistiu ao jogo Brasil x Suíça deve ter reparado na eficiência do “ferrolho” contra a linha de ataque nacional. Na peleja final, não se justificava o otimismo exagerado dos brasileiros”. 5° Repetição – Trata-se de uma forma de desenvolver o tema através de sua reiteração, utilizando-se, porém, palavras diferentes: “ O Brasil podia ter sido campeão do mundo já em 1950; todavia, deixou de conquistar a taça “Jules Rimet” por um conjunto de fatores”.
“ O incêndio foi terrível! Lembrava o do Park Royal há muitos anos ( exemplo).  O Park Royal, entretanto, ficava em um prédio pequeno  (comparação),  enquanto o de nossa rua foi em um edifício de vinte andares  (contraste ). Houve caso dolorosos, como o daquela senhora que ficou presa no elevador e teve morte horrível ( fato ). Um morto e trinta e sete ferido ( número ) foi o trágico balanço do incêndio. Contam que um indivíduo, em atitude suspeita, foi visto entrar na sala de maquinas do edifício, minutos antes de rebentar o incêndio ( detalhe ). Há entretanto  quem julgue que o excessivo calor naquela tarde de janeiro, em pleno verão, tenha provocado combustão espontâneo no depósito de lixo ( razões ). Foi um espetáculo dantesco! ( repetição )”.
A Arte de escrever Keila
COMO ORGANIZAR IDÉIAS
Sugestões: Nosso objetivo é esboçar um roteiro, com intuito de  pensar consequentemente 1º Escolha um assunto  2º Prepare uma lista de idéias sobre o assunto escolhido 3° Trace um plano de desenvolvimento 4° Escreva um esboço 5° Faça a composição
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O assunto sempre dependerá  de fatores pessoais e circunstanciais. ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
2. Lista de idéias Escolhido o assunto e determinado  o objetivo, é necessário preparar uma lista de pensamentos, exemplos,  argumentos, citações, fatos, comparações, lembretes,  opiniões, números, uma relação de todas as idéias a  serem incluídas. Ao ler, ter um bom dicionário.  Ao escrever, precisará preparar o material indispensável ao trabalho. A organização de uma lista de idéias ajuda a quem se dispõe a escrever. Uma lista de idéias desperta a atenção para uma série  de aspectos a serem abordados que poderiam ser esquecidos, empobrecendo o texto. Com o exercício de preparação, relacionando idéias,  vamos entrando no assunto com segurança e profundidade.  Não podemos confiar na memória  e deixar tudo à conta da improvisação.
3. O plano  Sem estabelecer um plano sobre o que vai escrever,  as dificuldades começam a surgir.  Corremos o risco de nos perder,  sem aprofundar nenhum aspecto e acabando por fazer um trabalho superficial! ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
É o momento para consulta  do material de referência. Planejamos as coisas  de um jeito e acabamos fazendo de outro.   O planejamento altera-se, transforma-se,  modifica-se, mas é sempre um roteiro.  Para escrever, sentimos necessidade de planejar.  O simples ato de planejar é um tipo de planejamento.
4. O esboço Muita gente ao escrever coisa séria,  não o faz sem um esquema, é ele que nos mantém dentro do assunto. Devemos distinguir entre esboço e esquema:  o esboço é a primeira redação, e esquema, um resumo. Para escrever, um esquema é  indispensável, enquanto o esboço é um  problema individual.
5. A composição A composição divide-se em quatro partes: 1ª Título 2ª Introdução 3ª Corpo 4ª Conclusão
O título é fundamental.  Deve ser:  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Exemplo: Sugestivo A verdade sobre o futebol profissional no Brasil. Na introdução devemos despertar no leitor uma impressão favorável:  a primeira impressão é tudo, e tudo depende de estilo. Estilo é a maneira individual com que cada um  expressa o pensamento, falando ou escrevendo. A diferença está na expressão, no estilo. O estilo é muito mais psicológico do que gramática.
A Arte de escrever Daniela
Argumentação
Uma competência que enfoca  com ênfase o “outro” (destinatário) com o intuito de sustentar uma opinião frente aos outros na tentativa de convencer (ou tentar)  de que você está correto, com um raciocínio  coerente e consistente. Argumentação
A argumentação deve ser CONSTRUTIVA  na finalidade  COOPERATIVA  em espírito  e socialmente  ÚTIL .
Vantagens da argumentação ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Definições e elementos da argumentação 1º Evidência 2º Lógica 1º Que seja passível de evidência 2º Que seja motivo de controvérsia 3º Que seja suficientemente interessante “ Argumentação é a arte de influenciar os outros através da evidência e da lógica”. ,[object Object],Unanimidade é o fim da argumentação
1º argumentos gerais 2º argumentos específicos Os argumentos pertencem a duas categorias.
[object Object],[object Object],[object Object],Qualidade de uma boa argumentação
[object Object],[object Object],Sustentação dos argumentos
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Podemos considerar quatro tipos de evidências
A Arte de escrever Alex
Raciocínio
Encadeamento, aparentemente  lógico, de juízos ou pensamentos, ( pensar, refletir, considerar). Definição de raciocínio
1 Indução: Extrair uma generalização,  de um ou mais casos particulares. Há quatro tipos de raciocínio 2 Dedução: A aplicação de uma  regra geral a uma situação particular.  É o contrário de uma indução que  de fatos particulares tira  uma conclusão genética. 3 Relações causais: as relações causais permitem que o individuo  se movimente com lógica e estabelecem  possibilidades, e não certezas.
1º De causa e efeito Baseando-se em uma causa conhecida. Exemplo: Comer laranja me dá dor de cabeça. Se eu comer laranja ficarei com dor de cabeça As relações causais apresentam-se  sob três aspectos. 2º De efeito a causa  O efeito é conhecido. O que se procura determinar é a causa. Exemplo: Os grandes atletas morrem cedo. Isto acontece pelo esforço sobre-humano  que lhes é exigido nas competições esportivas. 3º de efeito a efeito Infere (conclui) uma segunda conseqüência  de um efeito conhecido,  tendo os dois uma mesma causa. Exemplo: Ele ficou doente, porque conviveu com o tio.  (causa: tuberculose)
4 Analogia: É um tipo de raciocínio que tem por  objetivo determinar o grau de probabilidade  de uma situação, através do exame de acontecimentos ou circunstâncias semelhantes. Exemplo: O futebol do palmeiras e do Corinthians  encontram-se  no mesmo nível técnico; Portanto, as contratações feitas  pelo palmeiras, que deu tão bom resultado,  dará bons resultados no Corinthians. Existem dois tipos de analogia ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A Arte de escrever Tiago
Como refutar argumentos
Na argumentação, você terá, apenas de reunir elementos capazes de alicerçar e demonstrar a sua opinião, mas também terá de saber responder aos argumentos contrários que lhe sejam opostos.
A maneira de refutar os argumentos contrários dependerá   muito de fatores pessoais ou circunstanciais. E de todo impossível formular-se regras ou princípios gerais. Tudo quanto se pode fazer é reunir algumas sugestões:
1.Procure refutar argumentos que lhe parece mais forte. Comece por ele. 2.Procure atacar os pontos fracos da argumentação contrária. 3. Utilize a técnica da 'Redação ás ultimas conseqüências', levando os argumentos contrários ao máximo de sua extensão. 4.Veja se seu opositor apresentou uma evidência adequada ao argumento empregado. 5.Escolha uma autoridade que tenha dito exatamente o contrário do que afirma o seu opositor.
6.Aceite os fatos, mas demonstre que foram mal interpretados.  7.Ataque a fonte na qual se basearam os argumentos do seu opositor.  8.Cite outros exemplos semelhantes, que provem exatamente o contrário dos argumentos que lhe são apresentados.  9.Demonstre que a citação feita pelo opositor foi deturpada, com a omissão de palavras, ou de toda a sentença que diria o contrário do que quis dizer o opositor.  10.Analise cuidadosamente os argumentos contrários, dissecando-os para revelar as falsidades que contêm.
A Exposição Escrita
A exposição escrita é a arte de encontrar, combinar e exprimir idéias. Compreende em três fases. ,[object Object],[object Object],[object Object]
Invenção é o esforço do espírito, com que se encontra um assunto e os desenvolvimentos que se relacionam com eles. Disposição é a arte de bem dispor o que se vai escrever,  é a organização dos materiais,  reunidos durante a invenção. Elocução é a procura da forma, a execução técnica do estilo,  a transposição do pensamento em palavras.
A Arte de escrever Stéphanie
LEITURA = BASE DA ARTE DE ESCREVER
Livros indicados por Laudelino Freire para habilitar o estudioso a observar as condições fundamentais da boa escrita: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Normas para o estudo de livros 1 – Ler atentamente; 2 – Identificar a idéia principal, as idéias acessórias e o nexo entre elas; 3 – Determinar o processo de desenvolvimento e disposição do texto;  4 – Estudar o vocabulário, as questões gramaticais e as particularidades.
Possibilidades que podem ocorrer na hora da redação 1 – Não conhecemos o assunto; 2 – Conhecemos o assunto de maneira insuficiente; 3 – Conhecemos muito bem o assunto.
Para escrever melhor  “ Aprenda a escrever bem ou nunca escreva nada”   (John Dryden) 1 – Escreva com naturalidade 2 – Conheça a língua 3 – Aprenda a pensar 4 – Escreva para o leitor 5 – Escreva legivelmente 6 – Use a sua capacidade de observação Observação Direta Observação Indireta 7 – Seja com conciso e preciso 8 – Leia em voz alta
Dez mandamentos para uma boa redação 1 – Use palavras e frases simples 2 – Use palavras e frases coloquiais 3 – Use pronomes pessoais 4 – Use ilustrações e gráficos 5 – Use parágrafos e sentenças curtas 6 – Use verbos ativos 7 – Economize adjetivos e floreados 8 – Evite rodeios 9 – Faça com que cada palavra tenha sua função no texto 10 – Atenha-se ao essencial
Para escrever melhor  “ Aprenda a escrever bem ou nunca escreva nada”   (John Dryden) 1 – Escreva com naturalidade 2 – Conheça a língua 3 – Aprenda a pensar 4 – Escreva para o leitor 5 – Escreva legivelmente 6 – Use a sua capacidade de observação Observação Direta Observação Indireta 7 – Seja com conciso e preciso 8 – Leia em voz alta
A Arte de escrever Clayton
A Redação de cartas
Quem escreve uma carta precisa levar  em conta a posição social, cultura,  inteligência, hábitos, meio-ambiente,  e profissão do destinatário. Qualquer carta é uma forma  de projeção da personalidade:  “ fornece um retrato de quem a escreveu,  melhor do que a mais fiel fotografia, porque mostra,  de maneira viva, o seu progresso mental”.
Para escrever boas cartas,  adote estas seguintes regras: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
1. As primeiras cinco palavras.  O começo deve ser rápido e sem preparação. Sempre que possível diga ao destinatário  aquilo que ele está esperando você dizer. Diga-o em um parágrafo que não  tem mais que 10 palavras.   2. As últimas cinco palavras.   O final de uma carta precisa ser simples e sem esforço.  Devem ser usadas para produzir dois resultados, a favor de quem escreve:  1º Levar o leitor a agir. 2º Deixar boa impressão a seu respeito .
3. Pequenas palavras.  O excesso de ênfase torna cansativo o mais importante assunto. Evite-se ao menos  a adjetivação excessiva, as palavras empoladas, as construções pedantes, os arcaísmos e circunlóquios. 4. Sentenças curtas. Tente colocar mais ou menos 20 palavras  em cada sentença, evite ao longo do parágrafo  o abuso dos “se”, “é”, “mas”, “que” etc.
5. Cartas que falam.  Para sentir a redação da sua carta, se ela está falando, adote a prática de lê-la em voz alta.  Dependendo o grau de intimidade,  pode sim escrever como se fala,  pois esta pode ser considerada uma conversa. 6. “A quem – o quê – por quê”  Planeje antes de escrever uma carta, conheça o destinatário.
7. É você quem fala.  Faça o destinatário te conhecer através da carta.  Tenha responsabilidade na hora de escrever. 8. Conte uma história.  Sua carta deve contar uma história.  Não deve ser um relato frio e sem alma.
O Professor Odacir Beltrão recomenda alguns princípios sobre a técnica de escrever cartas: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O Professor Odacir Beltrão recomenda alguns princípios sobre a técnica de escrever cartas: ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

More Related Content

What's hot

A impessoalidade nos textos dissertativos
A impessoalidade nos textos dissertativosA impessoalidade nos textos dissertativos
A impessoalidade nos textos dissertativosHélio Consolaro
 
Texto dissertativo argumentativo
Texto dissertativo argumentativoTexto dissertativo argumentativo
Texto dissertativo argumentativolegrindie
 
Slides da aula de Redação (Lourdinha) sobre Argumentação
Slides da aula de Redação (Lourdinha) sobre ArgumentaçãoSlides da aula de Redação (Lourdinha) sobre Argumentação
Slides da aula de Redação (Lourdinha) sobre ArgumentaçãoTurma Olímpica
 
Curso de redação
Curso de redaçãoCurso de redação
Curso de redaçãoteleestacao
 
Tipologia Argumentativa
Tipologia ArgumentativaTipologia Argumentativa
Tipologia ArgumentativaRicardo Mota
 
Aula01 textodissertativo-argumentativo-estrutura-130529182019-phpapp02
Aula01 textodissertativo-argumentativo-estrutura-130529182019-phpapp02Aula01 textodissertativo-argumentativo-estrutura-130529182019-phpapp02
Aula01 textodissertativo-argumentativo-estrutura-130529182019-phpapp02Edson Alves
 
Texto dissertativo / argumentativo - A estrutura
Texto dissertativo / argumentativo - A estruturaTexto dissertativo / argumentativo - A estrutura
Texto dissertativo / argumentativo - A estruturaRobson Melo
 
Redação: Texto dissertivo-argumentativo
Redação: Texto dissertivo-argumentativoRedação: Texto dissertivo-argumentativo
Redação: Texto dissertivo-argumentativo7 de Setembro
 
DissertaçãO
DissertaçãODissertaçãO
DissertaçãOilk Sala4
 
Contrução do parágrafo
Contrução do parágrafoContrução do parágrafo
Contrução do parágrafoEdson Alves
 
Dissertação argumentativa
Dissertação argumentativaDissertação argumentativa
Dissertação argumentativanixsonmachado
 
Exemplos de textos dissertativo argumentativos
Exemplos de textos dissertativo argumentativosExemplos de textos dissertativo argumentativos
Exemplos de textos dissertativo argumentativosSeduc/AM
 
O parágrafo na composição do texto
O parágrafo na composição do textoO parágrafo na composição do texto
O parágrafo na composição do textoRômulo Giacome
 
01 - Texto dissertativo argumentativo
01 - Texto dissertativo argumentativo01 - Texto dissertativo argumentativo
01 - Texto dissertativo argumentativoNAPNE
 
Módulo I - Introdução à Redação
Módulo I - Introdução à RedaçãoMódulo I - Introdução à Redação
Módulo I - Introdução à RedaçãoDenise Menezes
 
03 - Texto dissertativo argumentativo - estrutura e o discurso citado
03 - Texto dissertativo argumentativo - estrutura e o discurso citado03 - Texto dissertativo argumentativo - estrutura e o discurso citado
03 - Texto dissertativo argumentativo - estrutura e o discurso citadoNAPNE
 

What's hot (20)

A impessoalidade nos textos dissertativos
A impessoalidade nos textos dissertativosA impessoalidade nos textos dissertativos
A impessoalidade nos textos dissertativos
 
Texto dissertativo argumentativo
Texto dissertativo argumentativoTexto dissertativo argumentativo
Texto dissertativo argumentativo
 
A redação do enem
A redação do enemA redação do enem
A redação do enem
 
Slides da aula de Redação (Lourdinha) sobre Argumentação
Slides da aula de Redação (Lourdinha) sobre ArgumentaçãoSlides da aula de Redação (Lourdinha) sobre Argumentação
Slides da aula de Redação (Lourdinha) sobre Argumentação
 
Curso de redação
Curso de redaçãoCurso de redação
Curso de redação
 
Tipologia Argumentativa
Tipologia ArgumentativaTipologia Argumentativa
Tipologia Argumentativa
 
Aula01 textodissertativo-argumentativo-estrutura-130529182019-phpapp02
Aula01 textodissertativo-argumentativo-estrutura-130529182019-phpapp02Aula01 textodissertativo-argumentativo-estrutura-130529182019-phpapp02
Aula01 textodissertativo-argumentativo-estrutura-130529182019-phpapp02
 
Texto dissertativo / argumentativo - A estrutura
Texto dissertativo / argumentativo - A estruturaTexto dissertativo / argumentativo - A estrutura
Texto dissertativo / argumentativo - A estrutura
 
Redação: Texto dissertivo-argumentativo
Redação: Texto dissertivo-argumentativoRedação: Texto dissertivo-argumentativo
Redação: Texto dissertivo-argumentativo
 
DissertaçãO
DissertaçãODissertaçãO
DissertaçãO
 
Aula dissertação
Aula dissertaçãoAula dissertação
Aula dissertação
 
Contrução do parágrafo
Contrução do parágrafoContrução do parágrafo
Contrução do parágrafo
 
Dissertação argumentativa
Dissertação argumentativaDissertação argumentativa
Dissertação argumentativa
 
Exemplos de textos dissertativo argumentativos
Exemplos de textos dissertativo argumentativosExemplos de textos dissertativo argumentativos
Exemplos de textos dissertativo argumentativos
 
O parágrafo na composição do texto
O parágrafo na composição do textoO parágrafo na composição do texto
O parágrafo na composição do texto
 
01 - Texto dissertativo argumentativo
01 - Texto dissertativo argumentativo01 - Texto dissertativo argumentativo
01 - Texto dissertativo argumentativo
 
Módulo I - Introdução à Redação
Módulo I - Introdução à RedaçãoMódulo I - Introdução à Redação
Módulo I - Introdução à Redação
 
03 - Texto dissertativo argumentativo - estrutura e o discurso citado
03 - Texto dissertativo argumentativo - estrutura e o discurso citado03 - Texto dissertativo argumentativo - estrutura e o discurso citado
03 - Texto dissertativo argumentativo - estrutura e o discurso citado
 
O que é um texto dissertativo
O que é um texto dissertativoO que é um texto dissertativo
O que é um texto dissertativo
 
Texto Argumentativo
Texto ArgumentativoTexto Argumentativo
Texto Argumentativo
 

Viewers also liked

Dicas para enfrentar a ansiedade em vestibulares
Dicas para enfrentar a ansiedade em vestibularesDicas para enfrentar a ansiedade em vestibulares
Dicas para enfrentar a ansiedade em vestibularesedlrcomunicacao
 
Redação nota mil apresentação
Redação nota mil   apresentaçãoRedação nota mil   apresentação
Redação nota mil apresentaçãoMatheus Milani
 
Seo para grandes redacoes
Seo para grandes redacoesSeo para grandes redacoes
Seo para grandes redacoesKlaus Junginger
 
Redação Nota Mil ENEM - SALIJO
Redação Nota Mil ENEM - SALIJORedação Nota Mil ENEM - SALIJO
Redação Nota Mil ENEM - SALIJOPré-Enem Seduc
 
O texto dissertativo
O texto dissertativoO texto dissertativo
O texto dissertativoelipromat
 
A Sociologia no Pré-Vestibular: o caso da ONGEP
A Sociologia no Pré-Vestibular: o caso da ONGEPA Sociologia no Pré-Vestibular: o caso da ONGEP
A Sociologia no Pré-Vestibular: o caso da ONGEPVanessa Souza Pereira
 
Keynote Redacoes Integradas
Keynote Redacoes IntegradasKeynote Redacoes Integradas
Keynote Redacoes IntegradasAna Brambilla
 
Critérios para correção das redações
Critérios para correção das redaçõesCritérios para correção das redações
Critérios para correção das redaçõesProfessor Ananias
 
Aula de Redação nº 01
Aula de Redação nº 01Aula de Redação nº 01
Aula de Redação nº 01João Mendonça
 

Viewers also liked (13)

Dicas para enfrentar a ansiedade em vestibulares
Dicas para enfrentar a ansiedade em vestibularesDicas para enfrentar a ansiedade em vestibulares
Dicas para enfrentar a ansiedade em vestibulares
 
Redação nota mil apresentação
Redação nota mil   apresentaçãoRedação nota mil   apresentação
Redação nota mil apresentação
 
shcoklovyti
shcoklovytishcoklovyti
shcoklovyti
 
Seo para grandes redacoes
Seo para grandes redacoesSeo para grandes redacoes
Seo para grandes redacoes
 
Redação Nota Mil ENEM - SALIJO
Redação Nota Mil ENEM - SALIJORedação Nota Mil ENEM - SALIJO
Redação Nota Mil ENEM - SALIJO
 
O texto dissertativo
O texto dissertativoO texto dissertativo
O texto dissertativo
 
A Sociologia no Pré-Vestibular: o caso da ONGEP
A Sociologia no Pré-Vestibular: o caso da ONGEPA Sociologia no Pré-Vestibular: o caso da ONGEP
A Sociologia no Pré-Vestibular: o caso da ONGEP
 
Keynote Redacoes Integradas
Keynote Redacoes IntegradasKeynote Redacoes Integradas
Keynote Redacoes Integradas
 
Critérios para correção das redações
Critérios para correção das redaçõesCritérios para correção das redações
Critérios para correção das redações
 
Redação
RedaçãoRedação
Redação
 
RedaçAo
RedaçAoRedaçAo
RedaçAo
 
Aula de Redação nº 01
Aula de Redação nº 01Aula de Redação nº 01
Aula de Redação nº 01
 
Redações uem
Redações uemRedações uem
Redações uem
 

Similar to A Arte De Escrever 21616

Fundamentos da Alfabetização e Letramento | A Escrita Ideográfica
Fundamentos da Alfabetização e Letramento | A Escrita IdeográficaFundamentos da Alfabetização e Letramento | A Escrita Ideográfica
Fundamentos da Alfabetização e Letramento | A Escrita IdeográficaLIMA, Alan Lucas de
 
O que é linguagem e tipologia textual - Profª Ma. Gláuci H Mora Dias
O que é linguagem e tipologia textual - Profª Ma. Gláuci H Mora DiasO que é linguagem e tipologia textual - Profª Ma. Gláuci H Mora Dias
O que é linguagem e tipologia textual - Profª Ma. Gláuci H Mora DiasUniversidade de Sorocaba
 
Comunicação e semiótica
Comunicação e semióticaComunicação e semiótica
Comunicação e semióticajepireslima
 
Comunicaçao nao verbal oral
Comunicaçao nao verbal  oralComunicaçao nao verbal  oral
Comunicaçao nao verbal oralUNIP
 
COMUNICACÃO VERBAL E NÃO VERBAL
COMUNICACÃO VERBAL E NÃO VERBALCOMUNICACÃO VERBAL E NÃO VERBAL
COMUNICACÃO VERBAL E NÃO VERBALJohn Joseph
 
A Arte de Ler (Vanderlei Miranda) - Cidadão do Futuro 2010
A Arte de Ler (Vanderlei Miranda) - Cidadão do Futuro 2010A Arte de Ler (Vanderlei Miranda) - Cidadão do Futuro 2010
A Arte de Ler (Vanderlei Miranda) - Cidadão do Futuro 2010Smar Brasil
 
Tirinha, gêneros e tipologia textual - Alunos CEV 2015 1°C
Tirinha, gêneros e tipologia textual -  Alunos CEV 2015 1°CTirinha, gêneros e tipologia textual -  Alunos CEV 2015 1°C
Tirinha, gêneros e tipologia textual - Alunos CEV 2015 1°CJefferson Barroso
 
Literatura é arte/O QUE É LITERATURA E ARTE
Literatura é arte/O QUE É LITERATURA E ARTELiteratura é arte/O QUE É LITERATURA E ARTE
Literatura é arte/O QUE É LITERATURA E ARTECarolineFrancielle
 
Linguagens- verbal e não verbal slid.pdf
Linguagens- verbal e não verbal slid.pdfLinguagens- verbal e não verbal slid.pdf
Linguagens- verbal e não verbal slid.pdfElissandraBenvindo
 
Thomas knauer
Thomas knauerThomas knauer
Thomas knauerRondelix
 
Escrever e pensar cultura na atualidade - Fabíola Tarapanoff.ppt
Escrever e pensar cultura na atualidade - Fabíola Tarapanoff.pptEscrever e pensar cultura na atualidade - Fabíola Tarapanoff.ppt
Escrever e pensar cultura na atualidade - Fabíola Tarapanoff.pptFabíola Paes de Almeida Tarapanoff
 
Resumo completo analise textual aulas 1 10
Resumo completo analise textual aulas 1 10Resumo completo analise textual aulas 1 10
Resumo completo analise textual aulas 1 10Janair E Edvonaldo
 
CI 01 Moda e Linguagem
CI 01 Moda e LinguagemCI 01 Moda e Linguagem
CI 01 Moda e LinguagemOdair Tuono
 
A aprendizagem da leitura e da escrita
A aprendizagem da leitura e da escritaA aprendizagem da leitura e da escrita
A aprendizagem da leitura e da escritaVando Marinho
 

Similar to A Arte De Escrever 21616 (20)

Fundamentos da Alfabetização e Letramento | A Escrita Ideográfica
Fundamentos da Alfabetização e Letramento | A Escrita IdeográficaFundamentos da Alfabetização e Letramento | A Escrita Ideográfica
Fundamentos da Alfabetização e Letramento | A Escrita Ideográfica
 
Procedimentos de leitura
Procedimentos de leituraProcedimentos de leitura
Procedimentos de leitura
 
Linguagem e pensamento.pptx
Linguagem e pensamento.pptxLinguagem e pensamento.pptx
Linguagem e pensamento.pptx
 
O que é linguagem e tipologia textual - Profª Ma. Gláuci H Mora Dias
O que é linguagem e tipologia textual - Profª Ma. Gláuci H Mora DiasO que é linguagem e tipologia textual - Profª Ma. Gláuci H Mora Dias
O que é linguagem e tipologia textual - Profª Ma. Gláuci H Mora Dias
 
Aula 3 social ii
Aula 3 social iiAula 3 social ii
Aula 3 social ii
 
Pensamento e linguagem
Pensamento e linguagemPensamento e linguagem
Pensamento e linguagem
 
Comunicação e semiótica
Comunicação e semióticaComunicação e semiótica
Comunicação e semiótica
 
Comunicaçao nao verbal oral
Comunicaçao nao verbal  oralComunicaçao nao verbal  oral
Comunicaçao nao verbal oral
 
COMUNICACÃO VERBAL E NÃO VERBAL
COMUNICACÃO VERBAL E NÃO VERBALCOMUNICACÃO VERBAL E NÃO VERBAL
COMUNICACÃO VERBAL E NÃO VERBAL
 
A Arte de Ler (Vanderlei Miranda) - Cidadão do Futuro 2010
A Arte de Ler (Vanderlei Miranda) - Cidadão do Futuro 2010A Arte de Ler (Vanderlei Miranda) - Cidadão do Futuro 2010
A Arte de Ler (Vanderlei Miranda) - Cidadão do Futuro 2010
 
Tirinha, gêneros e tipologia textual - Alunos CEV 2015 1°C
Tirinha, gêneros e tipologia textual -  Alunos CEV 2015 1°CTirinha, gêneros e tipologia textual -  Alunos CEV 2015 1°C
Tirinha, gêneros e tipologia textual - Alunos CEV 2015 1°C
 
Literatura é arte/O QUE É LITERATURA E ARTE
Literatura é arte/O QUE É LITERATURA E ARTELiteratura é arte/O QUE É LITERATURA E ARTE
Literatura é arte/O QUE É LITERATURA E ARTE
 
Linguagens- verbal e não verbal slid.pdf
Linguagens- verbal e não verbal slid.pdfLinguagens- verbal e não verbal slid.pdf
Linguagens- verbal e não verbal slid.pdf
 
Thomas knauer
Thomas knauerThomas knauer
Thomas knauer
 
Escrever e pensar cultura na atualidade - Fabíola Tarapanoff.ppt
Escrever e pensar cultura na atualidade - Fabíola Tarapanoff.pptEscrever e pensar cultura na atualidade - Fabíola Tarapanoff.ppt
Escrever e pensar cultura na atualidade - Fabíola Tarapanoff.ppt
 
A marca do homem
A marca do homemA marca do homem
A marca do homem
 
Resumo completo analise textual aulas 1 10
Resumo completo analise textual aulas 1 10Resumo completo analise textual aulas 1 10
Resumo completo analise textual aulas 1 10
 
CI 01 Moda e Linguagem
CI 01 Moda e LinguagemCI 01 Moda e Linguagem
CI 01 Moda e Linguagem
 
A aprendizagem da leitura e da escrita
A aprendizagem da leitura e da escritaA aprendizagem da leitura e da escrita
A aprendizagem da leitura e da escrita
 
Capitulo 1
Capitulo 1Capitulo 1
Capitulo 1
 

Recently uploaded

FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfPastor Robson Colaço
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 

Recently uploaded (20)

FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 

A Arte De Escrever 21616

  • 1. A Arte de escrever Luciana
  • 3. Frase de Graciliano Ramos “ A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso, a palavra foi feita para se dizer.” ESCREVER: vem de aquilo que se escreve acto a escrever, caligrafia. Representar por caracteres os sinais gráficos, redigir.
  • 4.
  • 5. Resgatando a escuta Desde os tempos remotos o ser humano vem se valendo de símbolos para se comunicar com seus pares: imagens, desenhos, pinturas e, é claro as letras por meio do alfabeto. A escrita é apenas provavelmente o mais perfeito e o menos obscuro, entre inúmeros outros sistemas de linguagem visual, tais como: desenhos, mímicas, gestos, códigos de sinais, etc.
  • 6. Existe uma diferença profunda de mentalidade entre o homem primitivo desenhando um animal e o homem moderno fazendo a mesma coisa. Para o primitivo o desenho é a reprodução da forma e até das cores do animal, enquanto para o homem civilizado o desenho não passa de uma simples representação. A linguagem escrita sucede à linguagem oral.
  • 7. O símbolo é o objeto que simboliza. A abstração vem num estágio posterior Onde símbolo representa o objeto que se simboliza na fígura.
  • 8. Os sacerdotes são os primeiros letrados capazes de ler e Interpretar as palavras. Os Vedas, a Bíblia, o Talmude, e os livros sagrados de todas as religiões são remanescentes desse período “Secreto” da escrita.
  • 9. No século XVI a bíblia foi traduzida na Europa, assim com a invenção da imprensa, houve a tal necessidade de ser traduzida em varias línguas.
  • 10. Historia da escrita 1° etapa: escrita autônoma (expressão individual) 2° etapa: escrita de idéias (quando um grupo de sinais tenta sugerir toda uma frase) 3° etapa: escrita de palavras ( sinais e palavras) 4° etapa: escrita fonética (registro de sons) Wilson Martins
  • 11. Dauzat opina que a humanidade ensaiou a escrita ideológica e depois a alfabética. Foi a partir daí que o homem percebeu a possível substituição da imagem para a sonora. Depois da escrita fonética surgiram também mais dois tipos de escrita: - escrita silábica: um sinal igual a um grupo de sons. - escrita alfabética: um sinal igual a uma letra. O alfabeto foi o ultimo aperfeiçoamento da escrita. A escrita manual retrata nossa personalidade.
  • 12. Arte de conhecer o caráter de uma pessoa pelo exame da escrita. Grafologia é o estudo da escrita manual, especialmente quando empregado com o método para analise de personalidade. Afirma-se que a grafologia serve para tudo, desde entender questões de saúde, moral e experiências passadas a talentos ocultos e problemas mentais. A grafologia é mais uma ilusão daqueles que querem um método rápido e rasteiro de tomar decisões para lhe dizer com quem se casar, quem cometeu o crime, a quem contratar, que carreira seguir e tudo mais. GRAFOLOGIA
  • 13. Em uma pesquisa da Onu as estatísticas mostram que pelo menos 50% da população do mundo não sabem ler e nem escrever. Isso tudo porque uma dessa metade ainda só sabe ler soletrando e assinar o nome por fins eleitorais.
  • 14. Tipos de alfabetos -Egípcio -Proto Sinaitico -Fenício -Grego Arcaico -Romano -Grego Clássico
  • 15. A Arte de escrever Carolina
  • 17. A imagem escrita identifica-se por associação, com o som da palavra: olhos e ouvidos coordenam-se quando escrevemos. Mobilizam-se na escrita 500 músculos do corpo humano. Ouvimos mentalmente as palavras que escrevemos.
  • 18. A Mecânica da escrita decompõe-se em quatro fases distintas: 1º Fase Ideal: Consiste na formação de representações significativas. A escrita nada mais é do que a transcrição, no papel, da palavra falada. 2º Fase Motora : Constituída da enervação dos movimentos, da comprovação da escrita executada pela vista e das sensações cinestésicas do ato de escrever. 3º Fase Fonético-Motora: Consiste na fala interior, simultânea com os movimentos da escrita. 4º Fase Ótica: Consiste na percepção das palavras escritas.
  • 20. “ Se falamos (bem) como escrevemos, certamente seremos considerados pedantes, porque ninguém fala como escreve.” (Vendryés) Escrever e falar são técnicas diferentes, ninguém escreve como fala.
  • 21. VENHA CÁ! Com Raiva: Venha Cá! Com Emoção: Venha Cá! Com Pressa: Venha Cá! Bocejando: Venha Cá! Gritando: Venha Cá! Sussurrando: Venha Cá!
  • 22. Não escrevemos como falamos, porque nos faltam sinais capazes de impregnar a linguagem escrita, da variedade e da riqueza da linguagem falada.
  • 23. POR QUE SE ESCREVE MAL?
  • 24. As dificuldades para escrever bem começam no momento em que nos encontramos de caneta na mão, diante de uma folha de papel em branco.
  • 25. O meio mais propício para a mal escrita é a internet. NÃO  Naum / Nau / Nops / Nono BELEZA  Blzera / Blza / Blz / Bele TUDO  Tdo / Td / Txudo / Tudu NADA  Nda / Nd / Nads
  • 26. Para escrever mal, há pelo menos três razões: 1º A tradição; 2º O desejo de impressionar; 3º Não sabemos pensar bem.
  • 27. A TRADIÇÃO A tradição de escrever mal cristalizou-se na linguagem formal dos documentos públicos, petições e arrazoados. Nos Veículos de comunicação em massa, essa tendência assume proporções de calamidade pública: a linguagem das novelas, nos programas de rádio-teatro e da maior parte das audições radiofônicas. Basta ouvir-se uma partida de futebol, ou apenas um comentário esportivo para perceber alguns “porquês” do embrutecimento intelectual das massas. As frases devem ligar-se, não com barbantes, mas com a lógica das idéias, pela força do pensamento.
  • 28. O DESEJO DE IMPRESSIONAR As pessoas transformam-se ao escrever, perdem a simplicidade, e complicam-se mais do que os teólogos bizantinos. Na linguagem falada contamos com uma série de reforços que não temos na escrita: os gestos, as expressões fisionômicas, a maneira de olhar, a entonação, e um sem-número de outros sinais. Enfeitamos, tornamos a enfeitar, e recorremos aos sinônimos, com a desconfiança de que ainda corremos o risco de não ser compreendidos
  • 29. PENSAR BEM “ Antes de escrever, aprenda a pensar “ (Boileau) Mesmo querendo aprender, você não encontrará quem lhe ensine a pensar maneira organizada. Raras pessoas cultivam a ciência do raciocínio; Escrever bem é, ao mesmo tempo, pensar bem, e para pensar bem, é indispensável dominar o assunto.
  • 30. A Arte de escrever Danilo
  • 32. “ A verdade é que as idéias e as imagens que enchem o espírito do homem são as potestades invisíveis que constantemente os governam e as quais todos os homens se submetem de bom grado.Por isso,é da máxima importância que tenhamos grande cuidado com a inteligência, a fim de a guiarmos com segurança na investigação do conhecimento e nos juízos que formar.” (Locke)
  • 33.
  • 34.
  • 35.
  • 36.
  • 37.
  • 38. 2° Comparação e contraste – comparação é a forma que procura mostrar no quê as coisas são iguais e contraste, no quê diferem: “ Ademir foi um dos grandes centroavantes brasileiros. Como Friedenreich, era dono de estilo igualmente vistoso. Diferia de Fried na objetividade do padrão de jogo: era um chutador por excelência”. 3° Citação – A citação é um trecho de outro autor, o qual é inserido no texto, a propósito do que se escreve, com a finalidade de explicar, ilustrar, reforçar uma tese, etc... Suas principais fontes são a literatura, os discursos, os livros, as poesias, os editoriais. A força da citação está na sua pertinência e na sua origem. “ Sobre o estilo de jogo de Ademir, Thomaz Mazzoni escrevia na “Gazeta Esportiva” logo após o jogo Brasil x Espanha: “Bem municiado por Jair e Zizinho, com passes longos, na meia-cancha, Ademir será sempre um demolidor de defesas”
  • 39. 4° Fatos números, detalhes e razões – A exatidão é a primeira condição para quem cita fatos e números; os detalhes devem ser importantes e reduzidos em quantidade, e as razões devem ter base: “ O Brasil perdeu o Campeonato do Mundo em 1950. Em oito jogos, entretanto, conquistou 32 gols contra apenas 13 dos adversários. Quem, todavia, assistiu ao jogo Brasil x Suíça deve ter reparado na eficiência do “ferrolho” contra a linha de ataque nacional. Na peleja final, não se justificava o otimismo exagerado dos brasileiros”. 5° Repetição – Trata-se de uma forma de desenvolver o tema através de sua reiteração, utilizando-se, porém, palavras diferentes: “ O Brasil podia ter sido campeão do mundo já em 1950; todavia, deixou de conquistar a taça “Jules Rimet” por um conjunto de fatores”.
  • 40. “ O incêndio foi terrível! Lembrava o do Park Royal há muitos anos ( exemplo). O Park Royal, entretanto, ficava em um prédio pequeno (comparação), enquanto o de nossa rua foi em um edifício de vinte andares (contraste ). Houve caso dolorosos, como o daquela senhora que ficou presa no elevador e teve morte horrível ( fato ). Um morto e trinta e sete ferido ( número ) foi o trágico balanço do incêndio. Contam que um indivíduo, em atitude suspeita, foi visto entrar na sala de maquinas do edifício, minutos antes de rebentar o incêndio ( detalhe ). Há entretanto quem julgue que o excessivo calor naquela tarde de janeiro, em pleno verão, tenha provocado combustão espontâneo no depósito de lixo ( razões ). Foi um espetáculo dantesco! ( repetição )”.
  • 41. A Arte de escrever Keila
  • 43. Sugestões: Nosso objetivo é esboçar um roteiro, com intuito de pensar consequentemente 1º Escolha um assunto 2º Prepare uma lista de idéias sobre o assunto escolhido 3° Trace um plano de desenvolvimento 4° Escreva um esboço 5° Faça a composição
  • 44.
  • 45. 2. Lista de idéias Escolhido o assunto e determinado o objetivo, é necessário preparar uma lista de pensamentos, exemplos, argumentos, citações, fatos, comparações, lembretes, opiniões, números, uma relação de todas as idéias a serem incluídas. Ao ler, ter um bom dicionário. Ao escrever, precisará preparar o material indispensável ao trabalho. A organização de uma lista de idéias ajuda a quem se dispõe a escrever. Uma lista de idéias desperta a atenção para uma série de aspectos a serem abordados que poderiam ser esquecidos, empobrecendo o texto. Com o exercício de preparação, relacionando idéias, vamos entrando no assunto com segurança e profundidade. Não podemos confiar na memória e deixar tudo à conta da improvisação.
  • 46.
  • 47. É o momento para consulta do material de referência. Planejamos as coisas de um jeito e acabamos fazendo de outro. O planejamento altera-se, transforma-se, modifica-se, mas é sempre um roteiro. Para escrever, sentimos necessidade de planejar. O simples ato de planejar é um tipo de planejamento.
  • 48. 4. O esboço Muita gente ao escrever coisa séria, não o faz sem um esquema, é ele que nos mantém dentro do assunto. Devemos distinguir entre esboço e esquema: o esboço é a primeira redação, e esquema, um resumo. Para escrever, um esquema é indispensável, enquanto o esboço é um problema individual.
  • 49. 5. A composição A composição divide-se em quatro partes: 1ª Título 2ª Introdução 3ª Corpo 4ª Conclusão
  • 50.
  • 51. A Arte de escrever Daniela
  • 53. Uma competência que enfoca com ênfase o “outro” (destinatário) com o intuito de sustentar uma opinião frente aos outros na tentativa de convencer (ou tentar) de que você está correto, com um raciocínio coerente e consistente. Argumentação
  • 54. A argumentação deve ser CONSTRUTIVA na finalidade COOPERATIVA em espírito e socialmente ÚTIL .
  • 55.
  • 56.
  • 57. 1º argumentos gerais 2º argumentos específicos Os argumentos pertencem a duas categorias.
  • 58.
  • 59.
  • 60.
  • 61. A Arte de escrever Alex
  • 63. Encadeamento, aparentemente lógico, de juízos ou pensamentos, ( pensar, refletir, considerar). Definição de raciocínio
  • 64. 1 Indução: Extrair uma generalização, de um ou mais casos particulares. Há quatro tipos de raciocínio 2 Dedução: A aplicação de uma regra geral a uma situação particular. É o contrário de uma indução que de fatos particulares tira uma conclusão genética. 3 Relações causais: as relações causais permitem que o individuo se movimente com lógica e estabelecem possibilidades, e não certezas.
  • 65. 1º De causa e efeito Baseando-se em uma causa conhecida. Exemplo: Comer laranja me dá dor de cabeça. Se eu comer laranja ficarei com dor de cabeça As relações causais apresentam-se sob três aspectos. 2º De efeito a causa O efeito é conhecido. O que se procura determinar é a causa. Exemplo: Os grandes atletas morrem cedo. Isto acontece pelo esforço sobre-humano que lhes é exigido nas competições esportivas. 3º de efeito a efeito Infere (conclui) uma segunda conseqüência de um efeito conhecido, tendo os dois uma mesma causa. Exemplo: Ele ficou doente, porque conviveu com o tio. (causa: tuberculose)
  • 66.
  • 67. A Arte de escrever Tiago
  • 69. Na argumentação, você terá, apenas de reunir elementos capazes de alicerçar e demonstrar a sua opinião, mas também terá de saber responder aos argumentos contrários que lhe sejam opostos.
  • 70. A maneira de refutar os argumentos contrários dependerá muito de fatores pessoais ou circunstanciais. E de todo impossível formular-se regras ou princípios gerais. Tudo quanto se pode fazer é reunir algumas sugestões:
  • 71. 1.Procure refutar argumentos que lhe parece mais forte. Comece por ele. 2.Procure atacar os pontos fracos da argumentação contrária. 3. Utilize a técnica da 'Redação ás ultimas conseqüências', levando os argumentos contrários ao máximo de sua extensão. 4.Veja se seu opositor apresentou uma evidência adequada ao argumento empregado. 5.Escolha uma autoridade que tenha dito exatamente o contrário do que afirma o seu opositor.
  • 72. 6.Aceite os fatos, mas demonstre que foram mal interpretados. 7.Ataque a fonte na qual se basearam os argumentos do seu opositor. 8.Cite outros exemplos semelhantes, que provem exatamente o contrário dos argumentos que lhe são apresentados. 9.Demonstre que a citação feita pelo opositor foi deturpada, com a omissão de palavras, ou de toda a sentença que diria o contrário do que quis dizer o opositor. 10.Analise cuidadosamente os argumentos contrários, dissecando-os para revelar as falsidades que contêm.
  • 74.
  • 75. Invenção é o esforço do espírito, com que se encontra um assunto e os desenvolvimentos que se relacionam com eles. Disposição é a arte de bem dispor o que se vai escrever, é a organização dos materiais, reunidos durante a invenção. Elocução é a procura da forma, a execução técnica do estilo, a transposição do pensamento em palavras.
  • 76. A Arte de escrever Stéphanie
  • 77. LEITURA = BASE DA ARTE DE ESCREVER
  • 78.
  • 79. Normas para o estudo de livros 1 – Ler atentamente; 2 – Identificar a idéia principal, as idéias acessórias e o nexo entre elas; 3 – Determinar o processo de desenvolvimento e disposição do texto; 4 – Estudar o vocabulário, as questões gramaticais e as particularidades.
  • 80. Possibilidades que podem ocorrer na hora da redação 1 – Não conhecemos o assunto; 2 – Conhecemos o assunto de maneira insuficiente; 3 – Conhecemos muito bem o assunto.
  • 81. Para escrever melhor “ Aprenda a escrever bem ou nunca escreva nada” (John Dryden) 1 – Escreva com naturalidade 2 – Conheça a língua 3 – Aprenda a pensar 4 – Escreva para o leitor 5 – Escreva legivelmente 6 – Use a sua capacidade de observação Observação Direta Observação Indireta 7 – Seja com conciso e preciso 8 – Leia em voz alta
  • 82. Dez mandamentos para uma boa redação 1 – Use palavras e frases simples 2 – Use palavras e frases coloquiais 3 – Use pronomes pessoais 4 – Use ilustrações e gráficos 5 – Use parágrafos e sentenças curtas 6 – Use verbos ativos 7 – Economize adjetivos e floreados 8 – Evite rodeios 9 – Faça com que cada palavra tenha sua função no texto 10 – Atenha-se ao essencial
  • 83. Para escrever melhor “ Aprenda a escrever bem ou nunca escreva nada” (John Dryden) 1 – Escreva com naturalidade 2 – Conheça a língua 3 – Aprenda a pensar 4 – Escreva para o leitor 5 – Escreva legivelmente 6 – Use a sua capacidade de observação Observação Direta Observação Indireta 7 – Seja com conciso e preciso 8 – Leia em voz alta
  • 84. A Arte de escrever Clayton
  • 85. A Redação de cartas
  • 86. Quem escreve uma carta precisa levar em conta a posição social, cultura, inteligência, hábitos, meio-ambiente, e profissão do destinatário. Qualquer carta é uma forma de projeção da personalidade: “ fornece um retrato de quem a escreveu, melhor do que a mais fiel fotografia, porque mostra, de maneira viva, o seu progresso mental”.
  • 87.
  • 88. 1. As primeiras cinco palavras. O começo deve ser rápido e sem preparação. Sempre que possível diga ao destinatário aquilo que ele está esperando você dizer. Diga-o em um parágrafo que não tem mais que 10 palavras. 2. As últimas cinco palavras. O final de uma carta precisa ser simples e sem esforço. Devem ser usadas para produzir dois resultados, a favor de quem escreve: 1º Levar o leitor a agir. 2º Deixar boa impressão a seu respeito .
  • 89. 3. Pequenas palavras. O excesso de ênfase torna cansativo o mais importante assunto. Evite-se ao menos a adjetivação excessiva, as palavras empoladas, as construções pedantes, os arcaísmos e circunlóquios. 4. Sentenças curtas. Tente colocar mais ou menos 20 palavras em cada sentença, evite ao longo do parágrafo o abuso dos “se”, “é”, “mas”, “que” etc.
  • 90. 5. Cartas que falam. Para sentir a redação da sua carta, se ela está falando, adote a prática de lê-la em voz alta. Dependendo o grau de intimidade, pode sim escrever como se fala, pois esta pode ser considerada uma conversa. 6. “A quem – o quê – por quê” Planeje antes de escrever uma carta, conheça o destinatário.
  • 91. 7. É você quem fala. Faça o destinatário te conhecer através da carta. Tenha responsabilidade na hora de escrever. 8. Conte uma história. Sua carta deve contar uma história. Não deve ser um relato frio e sem alma.
  • 92.
  • 93.