Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Os Obstáculos ao Desenvolvimento          O subdesenvolvimento constitui um grave problema com que   muitos dos países do ...
 Maior participação e poder de decisão: É importante que as instituiçõesinternacionais deem aos países em desenvolvimento...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Os obstáculos ao desenvolvimento e soluções

18,943 views

Published on

  • Login to see the comments

Os obstáculos ao desenvolvimento e soluções

  1. 1. Os Obstáculos ao Desenvolvimento O subdesenvolvimento constitui um grave problema com que muitos dos países do Mundo se debatem na atualidade. Se a designação destes países tem variado ao longo do tempo (países do terceiro mundo, em vias de desenvolvimento ou menos desenvolvidos), os seus problemas mantêm-se no essencial e prendem-se com más condições de vida das suas populações.Obstáculos ao desenvolvimento...- Forte crescimento demográfico;- Dependência económica / trocas comerciais desiguais;- Dívida externa;- Fraco poder de decisão dos países em desenvolvimento nos organismosinternacionais;- Baixa produtividade das atividades económicas;- Reduzidos níveis de instrução e qualificação profissional;- Fraco desenvolvimento das instituições democráticas;- Instabilidade política / conflitos armados;- Graves carências no acesso à alimentação, à saúde, à água potável, ao saneamentobásico, etc.;- Catástrofes naturais.... e procura de soluções- Cooperação Internacional:  Os fluxos de capitais: investimento direto estrangeiro, gera emprego,promove o progresso tecnológico e favorece a elevação dos níveis de instrução e dequalificação profissional.  Ajuda pública ao desenvolvimento: agrupa ajuda financeira (doações eempréstimos, destinando-se a construção de infraestruturas, financiamento deprogramas de educação, saúde, formação profissional, criação de empresas deinteresse público, etc.) e a ajuda humanitária (ONG) prestadas pelos paísesdesenvolvidos e pelas organizações internacionais.  O alívio da dívida externa: embora indispensável, a ajuda financeira, quandoé feita como empréstimos, apresenta a grande desvantagem de aumentar a dívidaexterna. Sendo este um dos principais entraves ao desenvolvimento, têm vindo a sertomadas medidas, a nível internacional, que passam pelo perdão total ou parcial dadívida externa dos países mais pobres. Esta iniciativa é ainda insuficiente dada adimensão da dívida e dos problemas que existem para resolver. O perdão dadívida implica o comprometimento dos governos em programas de redução dapobreza e de desenvolvimento.
  2. 2.  Maior participação e poder de decisão: É importante que as instituiçõesinternacionais deem aos países em desenvolvimento uma verdadeira possibilidadede participar, como membros de pleno direito, de modo a que possa existir umaverdadeira cooperação internacional.  Maior justiça nas relações comerciais: para ultrapassar problemas dedesigualdades no acesso aos mercados internacionais, de menor valor comercial dosprodutos exportados e de fraca capacidade de influenciar as regras do mercado.  Promoção da igualdade: as desigualdades sociais dificultam odesenvolvimento porque a maior parte da população é privada de meios que elevamo nível de vida. Um obstáculo é a corrupção entre funcionários do Estado e deempresas privadas, que fazem má gestão das riquezas naturais e da ajuda pública aodesenvolvimento, usando-as em proveito próprio.  Promoção da democratização: é muito importante e faz parte da realizaçãopessoal ter liberdade de decidir sobre a própria vida e os destinos do território que sehabita. A democratização é uma condição necessária para o desenvolvimentohumano e para a redução das desigualdades.

×