Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Estado nação e território

7,653 views

Published on

  • Login to see the comments

Estado nação e território

  1. 1. ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira
  2. 2. 1. Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois países, dois estados, dois municípios. O As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física. O Ideia dos romanos (limes)
  3. 3. Estado Territorial Absolutismo Monárquico A principal característica do Absolutismo é a máxima concentração de poderes nas mãos dos reis. Os Estados em consolidação deveriam ser guiados por homens com amplos poderes, capazes de manter o controle sob uma sociedade em transformação e promover o progresso.
  4. 4. Os Estados Nacionais O Os Estados Nacionais surgiram da unificação dos feudos em uma determinada região. O Suas características são: 1 – Poder centralizado nas mãos do rei (executivo, legislativo, judiciário). 2 – Submissão da nobreza feudal que se torna nobreza cortesã. 3 – Aliança entre o rei e a Burguesia 4 – Unificação de pesos e medidas 5 – Moeda nacional 6 – Exército Nacional
  5. 5. O O primeiro Estado Nacional foi Portugal, que fez sua unificação no século XII. O Os reis portugueses conseguiram expulsar os mulçumanos e com o apoio da burguesia consolidaram seu poder.
  6. 6. Formação dos Estados Nacionais O Com o fracasso das tentativas de unificação europeia empreendidas pela Igreja durante a Idade Média e a instabilidade vivida, os Estados europeus tenderam a se centralizar em torno do rei. Este, aos poucos, assume características de um monarca absolutista, originando os Estados modernos da Europa ocidental.
  7. 7. O Estado Moderno O Rei – figura de concentração do poder O Estado O Unificação fiscal O Unificação legal / tribunais jurídicos / códigos escritos. O Unificação militar O Unificação monetária O Definição de fronteiras O Uficação cultural (nação) O Manutenção dos privilégios nobiliários
  8. 8. Do Estado territorial para o Estado nacional moderno O Revolução Francesa (1789); O Assembleia Constituinte; O Declaração dos direitos do homem O Transferência dos poderes para os cidadãos; O Doutrina dos três poderes (Motesquieu); O Surge assim o Estado nacional contemporâneo.
  9. 9. 2. Colonizações, independências e Estado nacional O Colonizações europeias no Novo Mundo. O A definição de fronteira política na américa é herança das colonizações; O As descolonizações definiram os Estados nacionais da atualidade;
  10. 10. Estados Unidos: o território como “destino” O Já nascem como Estado nacional; O Revolução Americana – luta contra o domínio inglês; O Declaração da Independência (1776); O Constituição Americana (1787); O Das treze colônias ao território atual (observe como se deu cada conquista territorial)
  11. 11. Guerra da Secessão O Guerras entre o Norte (colônia de povoamento) e o Sul (de exploração); O Norte defendia a mão de obra livre e o Sul a mão de obra escrava; O As tropas do norte venceram os confederados (coligação dos estados separatistas do sul).
  12. 12. 3. Além do Estado: as fronteiras estratégicas O Sistema multipolar no século XVII; O Após a segunda guerra, emergiu um sistema bipolar; O Capitalismo x Socialismo – até 1991 / a guerra fria. O Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
  13. 13. A nova ordem mundial O Sistema tripolar (Os países europeus, Japão, além dos BRIC’s).
  14. 14. 4. A organização do Estado nacional O Geografia política: relações entre o Estado e o espaço geográfico; O Capital: a sede do poder político, abriga os órgãos centrais do Estado; O Estado Unitário: as unidades regionais não possuem legislação própria e seus dirigentes limitam-se a exercer funções administrativas;
  15. 15. O Organização federativa: as unidades regionais possuem elevada autonomia política. Mas a legislação das unidades são subordinadas a Constituição Federal. (Estados Unidos, Brasil, India e Argentina); O Organização confederativa: reunião de entidades políticas soberanas. O Estado funciona sob contrato, que pode ser desfeito, com a separação das partes constitutivas. (raros exemplos, a Bósnia- Herzegóvina)
  16. 16. O Chefes de Estado O Presidencialismo O Repúblicas parlamentaristas O Monarquias democráticas O Monarquias autoritárias
  17. 17. FIM

×