SlideShare a Scribd company logo
1 of 50
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO ,[object Object],[object Object]
POR QUE UTILIZAR GEOPROCESSAMENTO? Segundo  a  revista  britânica  Nature  (jan/2004)  as  geotecnologias  estão entre os três mercados emergentes mais importantes da atualidade, junto com a nanotecnologia e a biotecnologia.
SIG +
Onde estamos inseridos? Muitas pessoas quando falam em SIG referem-se, especificamente, ao programa e não à tecnologia. Percebem-se freqüentemente dificuldades de comunicação entre profissionais envolvidos com esta tecnologia.
Capacitação Como em qualquer organização, ferramentas novas só se tornam eficientes quando se consegue integrá-las adequadamente a todo o processo de trabalho. O SIG por si só não garante a eficiência nem a eficácia de sua aplicação.  Para isto não basta apenas investimento em equipamentos, deve-se também investir em treinamento de pessoal, usuários e dirigentes para maximizar o potencial de uso de uma nova tecnologia.
Metodologias ou Técnicas de Análise As  Metodologias ou Técnicas de Análise  estão diretamente ligadas ao conhecimento e à experiência do profissional que, a partir de um objetivo definido submete seus dados a um tratamento específico, para obter os resultados desejados. Este aspecto mostra que a qualidade dos resultados de um SIG não está ligada somente a sua sofisticação e capacidade de processamento. Muito mais que isso, é proporcional ao conhecimento e experiência do usuário.
Aplicações Estima-se que cerca de 80% das atividades efetuadas numa prefeitura sejam dependentes do fator localização. Para as ações de planejamento urbano, os SIG são capazes de relacionar o mapa da cidade ao banco de dados com as informações de interesse do planejador. Gestão Municipal
Aplicações Para o cadastro imobiliário, é possível relacionar cadastros urbanos X sua localização espacial X valores cobrados X situação do contribuinte. Áreas de saúde pública podem mapear ocorrências de endemias e agir diretamente nos locais onde ocorrem, aumentando as chances de sucesso. Por exemplo, é possível relacionar onde estão os postos de saúde X população atendida, localização das escolas X endereços dos alunos em potencial, pavimentação X ruas de maior movimento.
O que se pode oferecer para prefeituras e órgão públicos: Serviços ao Cidadão · Localização de serviços públicos; · Localização de divulgação de pontos turísticos; · Localização de endereços; · Consulta e inserção de novas licenças de construção; · Cadastro escolar e definição dos pólos de educação. Secretaria de Segurança Pública · Identificação de focos de criminalidade; · Controle de ocorrências; · Identificação de favelas e invasões clandestinas; · Gerenciamento de incêndios.
Índice de ocorrências – Curvas de Isovalores
Secretarias Secretaria de Meio Ambiente · Identificação de áreas favoráveis a deslizamentos; · Caracterização da topografia; · Monitoramento e modificação de canais; · Gerenciamento de áreas de proteção; · Controle da hidrografia do município. Secretaria de Saúde · Localização de depósitos de lixo clandestino e aterros sanitários; · Acompanhamento de focos epidemiológicos em hospitais, postos de saúde ou regiões específicas.
Secretaria de Planejamento Urbano · Planejamento urbano e suporte ao plano diretor; · Identificação das tendências de expansão urbana; · Classificação de áreas intraurbanas segundo densidade e tipo de edificação; · Identificação de ocupações clandestinas; · Suporte ao sistema de tributação imobiliária (IPTU); · Gerenciamento das redes de água, esgoto e transportes. · Planejamento do uso do solo do município.
Aplicação na evolução de edificações Area de estudo  1928 2006
Modelos Sobrepostos http://www.esri.com/news/arcuser/0207/urban.html 1928 2006 1928 2006
Meio Ambiente Como monitorar o meio ambiente, principalmente em regiões remotas? Como conhecer e administrar regiões enormes e distantes como a região amazônica, por exemplo? As ferramentas de geo, principalmente as de sensoriamento remoto (imagens de satélites e radares), têm sido intensivamente usadas para esta finalidade.
Agronegócios São várias as aplicações das geotecnologias para o agronegócio. Outra aplicação é para a chamada Agricultura de Precisão, que consiste em fazer uso de equipamentos GPS e sistemas SIG permitindo o tratamento e análise de dados coletados no campo.
Agronegócios e Meio Ambiente Responsável por 34% do PIB, 42% das exportações e 37% dos empregos gerados no país, o setor de Agronegócios - no qual se encaixa também o setor Florestal - tem contribuído bastante ao longo dos últimos anos para o crescimento do saldo da balança comercial brasileira. As principais decisões estratégicas do agronegócio exigem uma grande quantidade de informações, que podem ser mais facilmente analisadas com o uso do SIG, tais como: tipo de solo, relevo, clima, hidrografia, restrições ambientais, mão de obra qualificada, mercado consumidor, legislação local, fornecedores de insumos e serviços, locais de estocagem e vias de escoamento da produção.
Agronegócios O uso de imagens de satélites e programas específicos permite monitorar e prever safras. Da mesma forma, o domínio da componente geográfica permite o melhor planejamento e uso do solo, gestão de bacias hidrográficas, detecção de pragas.
Agronegócios Apesar da importância, o setor de agronegócios como um todo ainda não usa todo o potencial que a tecnologia SIG pode oferecer. Hoje podemos encontrar colheitadeiras que são monitoradas por satélite, o uso de imagens de satélite e de modelos de estimativa de safra sendo utilizados pela iniciativa privada, mas isso não é uma regra geral. Com o barateamento dos custos espera-se que em médio prazo seja possível ter total controle de toda a cadeia produtiva do agronegócio no país, incluindo mapeamento de infra-estrutura e logística de distribuição integrada.
Planejamento Estratégico de Negócios Elas são capazes de mapear vários fatores críticos do sucesso de um negócio, respondendo a questões como: onde estão os clientes, onde estão os fornecedores e onde estão os concorrentes, de forma a permitir às empresas agirem e decidirem com informações muito mais precisas sobre seus negócios. Estas aplicações das geotecnologias têm sido chamadas de  geomarketing  ou estudos de geografia de mercado. Os novos conceitos de  business intelligence  não podem prescindir das ferramentas de geo.
Case 1 Case 1: Banco de varejo Cliente : Banco de varejo Objetivo : Conhecer a agência bancária mais próxima de cada um de seus clientes, o que proporcionará uma comunicação mais direta, e um controle maior sobre suas ações de marketing. Solução: · Processo de geocodificação em massa; · A partir dessa tecnologia, uma equipe de programadores criou novos procedimentos que permitiram, após geocodificar milhões de pontos, atribuir a eles a agência mais próxima; · O método comumente utilizado, que identifica a agência mais próxima por CEP, foi desbancado por um teste realizado junto a empresas de diferentes ramos.
Raio de Alcance O banco pode acompanhar a distribuição geográfica de seus clientes e determinar novas localidades para novas agências, aumentando a presença onde houver maior concentração de seus clientes.
Case 2: Governo Outro exemplo, é a utilização da aplicação para identificar a probabilidade de atividade fraudulenta em falsos  Food Stamps  (auxílio alimentar). Mais de 600 mil pessoas no estado de Louisiana, Estados Unidos, recebem o auxílio alimentar todo ano, representando cerca de US$ 600 milhões da reserva de fundos governamental. Analistas estimam que pelo menos 4% do auxílio alimentar recebido seja fraudulento.
WebFocus
Case 3: Habib’s O sistema é aplicado como método de reembolso para funcionários que precisam se deslocar com veículo próprio para cumprir tarefas como entregas, visitas a fornecedores, vendas diretas, entre outras tarefas. Antes, o cálculo e o pagamento de reembolso, era feito baseado em anotações em papel e levando em conta uma estimativa da distância percorrida pelo funcionário. Habib´s adota mapas online para gerir gastos
Habib’s A rede adotou uma solução da Webraska, empresa dona do  site  Apontador, que gera relatórios baseado em mapas  online . O funcionário informa os pontos de onde partiu, a data, horário e o destino, e o sistema calcula distâncias percorridas e o valor do reembolso. Segundo o Habib´s, além de mais seguro e exato, o sistema automatiza a documentação de gastos, o que facilita o gerenciamento de recursos da rede de  fast-food .
Atualidades ,[object Object],[object Object],[object Object]
Apresentação dos dados Para os usuários finais, que em sua maioria não são especialistas em SIG, o mais adequado é disponibilizar os mapas num ambiente WEB, com uma interface simples e intuitiva, diminuindo as barreiras existentes, pois de qualquer computador com acesso à internet é possível entrar e consultar o mapa de uma fazenda, por exemplo. Exemplos de WebSIG
Equipamentos Uma tendência de mercado cada vez mais difundida é o uso de ferramentas de processamento no próprio campo, diminuindo o re-trabalho de medições no momento da coleta de dados, reduzindo assim custos de operação. Já existem coletores de dados equipados com GPS que permitem a criação de aplicativos específicos para esta finalidade. O objetivo é levar a informação do escritório para o campo e devolver essa informação de uma forma mais ágil, contribuindo para manter a Base de dados (cartográfica e alfanumérica) atualizada.
IBGE – Censo 2007 Desde 16 de abril, os 82 mil recenseadores do órgão saem as ruas para coletar dados para o censo 2007 com  palmtops . Cada recenseador possui um PDA ( Personal Digital Assitant ) nas mãos para coletar dados para o Censo Agropecuário e a Contagem da População em municípios com menos de 170 mil habitantes.
Portáteis “ O GPS é algo que tende a ser cada vez mais valorizado pelo consumidor” Fiore Mangone Gerente de multimídia da Nokia Brasil
Nokia prepara mais celulares com GPS HELSINQUE  - Segunda-feira, 01 de outubro de 2007 - 15h34  "Até o final do próximo ano nós teremos dezenas de aparelhos com recursos de navegação no mercado", disse Anssi Vanjoki, diretor da unidade multimídia da  Nokia , em teleconferência.  A empresa tem três modelos com GPS integrado atualmente.  Mais cedo, a  Nokia  anunciou que irá oferecer 8,1 bilhões de dólares para a compra da fornecedora norte-americana de mapas digitais  Navteq , em uma das maiores aquisições já feitas pela companhia finlandesa.  As ações da  Nokia  caíam no fim da manhã pois investidores consideraram o valor elevado.
Campanha Publicitária de receptor GPS  Mio  para automóveis
Geoinformação no dia-a-dia (WEB 2.0)
FLICKR - YAHOO Este serviço mudou a cara das opções para publicação de fotos na internet,  com recursos típicos da web 2.0, como geo tagging .
Informações de Trânsito em tempo real no GPS Algo comum na europa, mas ainda inexistente no Brasil, é a transferência de informações de trânsito em tempo real para o aplicativo, de modo que o motorista possa evitar vias congestionadas. Informações sobre o trânsito de São Paulo-SP
Buscas Baseada em texto e na localização
Posts  no Mapa Twitter: site onde se pode criar um blog. Post: atualização blog (último texto inserido). Quer saber quais países mandam mais posts para o Twitter? O Twittervision mostra em um mapa mundi os últimos textos enviados.
ClustrMaps Saber a origem dos visitantes pode ser uma  boa ferramenta para gerenciar o foco dos  posts  de um  blog . O  ClustrMaps  é um serviço que mostra, em um mapa mundi, as localidades dos visitantes de seu  blog . O mapa fica em versão miniaturizada no próprio  blog . O tamanho do ponto vermelho no mapa é proporcional aos visitantes daquela região do mundo.
Serviços de roteirização & publicidade ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Serviços de mapas são nova era da busca SÃO PAULO – Representantes do Apontador,  Google  e  Microsoft  apontam os serviços de mapas como uma nova e riquíssima forma de busca. Uma das novidades que vão ganhar espaço será a localização de pessoas pelos mapas, por meio do rastreamento de telefones celulares.
Google  e a  Microsoft Já o  Google  e a  Microsoft , em vez de entrar em soluções customizadas, fornecem a plataforma para que parceiros ou mesmo os usuários criem as aplicações. Bruno Diniz, líder de desenvolvimento do  Google Maps , destaca os  mashups  realizados em cima da plataforma de sua empresa. Exemplo de mashup:
Microsoft Live Search A integração do serviço de mapas da  Microsoft , o  Live Search , que inaugurou sua versão brasileira no dia17 de setembro, com os aplicativos da empresa foi um dos caminhos apontados por Guilherme Stocco, gerente de produto da  Microsoft Online Services Group . “ Trabalhando de forma integrada com o Outlook, você poderá marcar uma visita a um cliente e a plataforma irá gerar automaticamente um mapa com rotas até o destino”, diz Stocco.
GoogleMaps O  GoogleMaps  conta também com uma versão para portáteis.
GoogleMaps O programa fica devendo informações de trânsito e busca de estabelecimentos comerciais, recursos que já existem para algumas cidades dos Estados Unidos. Conta com mapas para as capitais do Brasil (assim como muitas cidades do interior), com nomes e sentido de direção das ruas. Uma vantagem do serviço  online  é permitir o envio de  links  para outras pessoas, que não precisam instalar nada para ver o mapa.
Google Earth Serviço de Geoinformação e Levantamento de Hamburg Com o  Google Earth  é possível conhecer as principais cidades, assim como criar rotas, calcular distâncias entre diversos lugares, ver edifícios, monumentos e construções em 3D. Jardim Botâncio Demo
Exemplo de Integração com o  Google Earth +
Onde conseguir dados confiáveis? ,[object Object],[object Object],[object Object]
ABI Research Segundo a ABI Research (empresa americana de pesquisas tecnológicas), existem no mundo atualmente 12 milhões de dispositivos GPS, e até 2011 este número chegará a 315 milhões.
Contato WILSON HOLLER ENGENHEIRO CARTÓGRAFO [email_address] [email_address] Skype:  wilson.holler Blog:  http://ws-geomatics.blogspot.com

More Related Content

What's hot

Geoprocessamento - O que ele pode fazer por Você?
Geoprocessamento - O que ele pode fazer por Você?Geoprocessamento - O que ele pode fazer por Você?
Geoprocessamento - O que ele pode fazer por Você?Anderson Medeiros
 
Geoprocessamento aula unip
Geoprocessamento aula unipGeoprocessamento aula unip
Geoprocessamento aula unipjfelipe17
 
Aula06 geo pg_fotogrametria
Aula06 geo pg_fotogrametriaAula06 geo pg_fotogrametria
Aula06 geo pg_fotogrametriarailano
 
Aula politicas publicas e desenvolvimento rural
Aula politicas publicas e desenvolvimento ruralAula politicas publicas e desenvolvimento rural
Aula politicas publicas e desenvolvimento ruralCris Godoy
 
Minicurso de Introdução ao QGIS
Minicurso de Introdução ao QGISMinicurso de Introdução ao QGIS
Minicurso de Introdução ao QGISAnderson Medeiros
 
Topografia - Nivelamento e Sistematização de Terrenos
Topografia - Nivelamento e Sistematização de TerrenosTopografia - Nivelamento e Sistematização de Terrenos
Topografia - Nivelamento e Sistematização de TerrenosBruno Anacleto
 
Introdução ao SIG
Introdução ao SIGIntrodução ao SIG
Introdução ao SIGguest72086
 
Curso topografia basica jun13_rocha
Curso topografia basica jun13_rochaCurso topografia basica jun13_rocha
Curso topografia basica jun13_rochaAlexandre Rocha
 
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Sensoriamento Remoto e GeoprocessamentoSensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Sensoriamento Remoto e GeoprocessamentoAline Souza
 
Manejo e conservação do solo - Terraceamento
Manejo e conservação do solo - Terraceamento Manejo e conservação do solo - Terraceamento
Manejo e conservação do solo - Terraceamento Ediney Dias
 
Sistemas de irrigação
Sistemas de irrigaçãoSistemas de irrigação
Sistemas de irrigaçãoGETA - UFG
 
Georreferenciamento de Bases Cartográficas
Georreferenciamento de Bases CartográficasGeorreferenciamento de Bases Cartográficas
Georreferenciamento de Bases CartográficasVitor Vieira Vasconcelos
 
Soil Adjusted Vegetation Index (SAVI)
Soil Adjusted Vegetation Index (SAVI)Soil Adjusted Vegetation Index (SAVI)
Soil Adjusted Vegetation Index (SAVI)Susan Aragon
 

What's hot (20)

Aula 1 e 2 topografia
Aula 1 e 2   topografiaAula 1 e 2   topografia
Aula 1 e 2 topografia
 
Geoprocessamento
Geoprocessamento Geoprocessamento
Geoprocessamento
 
Geoprocessamento - O que ele pode fazer por Você?
Geoprocessamento - O que ele pode fazer por Você?Geoprocessamento - O que ele pode fazer por Você?
Geoprocessamento - O que ele pode fazer por Você?
 
Geoprocessamento
GeoprocessamentoGeoprocessamento
Geoprocessamento
 
Geoprocessamento aula unip
Geoprocessamento aula unipGeoprocessamento aula unip
Geoprocessamento aula unip
 
Aula06 geo pg_fotogrametria
Aula06 geo pg_fotogrametriaAula06 geo pg_fotogrametria
Aula06 geo pg_fotogrametria
 
Aula politicas publicas e desenvolvimento rural
Aula politicas publicas e desenvolvimento ruralAula politicas publicas e desenvolvimento rural
Aula politicas publicas e desenvolvimento rural
 
Minicurso de Introdução ao QGIS
Minicurso de Introdução ao QGISMinicurso de Introdução ao QGIS
Minicurso de Introdução ao QGIS
 
Topografia - Nivelamento e Sistematização de Terrenos
Topografia - Nivelamento e Sistematização de TerrenosTopografia - Nivelamento e Sistematização de Terrenos
Topografia - Nivelamento e Sistematização de Terrenos
 
Introdução ao SIG
Introdução ao SIGIntrodução ao SIG
Introdução ao SIG
 
Curso topografia basica jun13_rocha
Curso topografia basica jun13_rochaCurso topografia basica jun13_rocha
Curso topografia basica jun13_rocha
 
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Sensoriamento Remoto e GeoprocessamentoSensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
 
Apresentação da disciplina de Geoprocessamento e fotointerpretação
Apresentação da disciplina de Geoprocessamento e fotointerpretaçãoApresentação da disciplina de Geoprocessamento e fotointerpretação
Apresentação da disciplina de Geoprocessamento e fotointerpretação
 
Argissolos
ArgissolosArgissolos
Argissolos
 
Introdução ao sig
Introdução ao sigIntrodução ao sig
Introdução ao sig
 
Manejo e conservação do solo - Terraceamento
Manejo e conservação do solo - Terraceamento Manejo e conservação do solo - Terraceamento
Manejo e conservação do solo - Terraceamento
 
Sistemas de irrigação
Sistemas de irrigaçãoSistemas de irrigação
Sistemas de irrigação
 
Geodésia
GeodésiaGeodésia
Geodésia
 
Georreferenciamento de Bases Cartográficas
Georreferenciamento de Bases CartográficasGeorreferenciamento de Bases Cartográficas
Georreferenciamento de Bases Cartográficas
 
Soil Adjusted Vegetation Index (SAVI)
Soil Adjusted Vegetation Index (SAVI)Soil Adjusted Vegetation Index (SAVI)
Soil Adjusted Vegetation Index (SAVI)
 

Viewers also liked

Apresentação Webinar GlobalGeo GNSS
Apresentação Webinar GlobalGeo GNSSApresentação Webinar GlobalGeo GNSS
Apresentação Webinar GlobalGeo GNSSGlobalgeoGNSS
 
Cartografia: A linguagem dos mapas
Cartografia: A linguagem dos mapasCartografia: A linguagem dos mapas
Cartografia: A linguagem dos mapasRoberta Sumar
 
Metodologia de fotointerpretação geológica
Metodologia de fotointerpretação geológicaMetodologia de fotointerpretação geológica
Metodologia de fotointerpretação geológicaPessoal
 
Apresentação sigeted
Apresentação sigetedApresentação sigeted
Apresentação sigetedJelson Santos
 
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICASREPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICASRenata Rodrigues
 
Apostila terraplenagem
Apostila terraplenagemApostila terraplenagem
Apostila terraplenagemsfon
 
1 seminário - como orientar um trabalho de fim de curso
1  seminário - como orientar um trabalho de fim de curso1  seminário - como orientar um trabalho de fim de curso
1 seminário - como orientar um trabalho de fim de cursoZoraya Gonçalves Araujo
 
Execicio Projeto Terraplenagem
Execicio Projeto TerraplenagemExecicio Projeto Terraplenagem
Execicio Projeto TerraplenagemEduardo Andreoli
 
Fotogrametria terceira parte
Fotogrametria terceira parteFotogrametria terceira parte
Fotogrametria terceira parteEdilson Bias
 
Topografia exercícios propostos com solução
Topografia    exercícios  propostos com soluçãoTopografia    exercícios  propostos com solução
Topografia exercícios propostos com soluçãoMaíra Barros
 
Fotogrametria digital
Fotogrametria digitalFotogrametria digital
Fotogrametria digitalguest72086
 
Topografia apostila-2010-1
Topografia apostila-2010-1Topografia apostila-2010-1
Topografia apostila-2010-1afonso zobeto
 
Curso cartografia basica_gps_arc_gis
Curso cartografia basica_gps_arc_gisCurso cartografia basica_gps_arc_gis
Curso cartografia basica_gps_arc_gisafonso zobeto
 
Trabalho de geodesia
Trabalho de geodesia Trabalho de geodesia
Trabalho de geodesia afonso zobeto
 
Topografia aplicada aula 8 implantção e controlo de barragens
Topografia aplicada aula 8 implantção e controlo de barragensTopografia aplicada aula 8 implantção e controlo de barragens
Topografia aplicada aula 8 implantção e controlo de barragensafonso zobeto
 
Apostila Desenho Técnico,Cartografia e Topografia
Apostila Desenho Técnico,Cartografia e TopografiaApostila Desenho Técnico,Cartografia e Topografia
Apostila Desenho Técnico,Cartografia e TopografiaProfessor Renato Mascarenhas
 

Viewers also liked (20)

Aula 1 Geoprocessamento e fotointerpretação
Aula 1 Geoprocessamento e fotointerpretaçãoAula 1 Geoprocessamento e fotointerpretação
Aula 1 Geoprocessamento e fotointerpretação
 
Apresentação Webinar GlobalGeo GNSS
Apresentação Webinar GlobalGeo GNSSApresentação Webinar GlobalGeo GNSS
Apresentação Webinar GlobalGeo GNSS
 
Programatopografia cadastral
Programatopografia cadastralProgramatopografia cadastral
Programatopografia cadastral
 
Cartografia: A linguagem dos mapas
Cartografia: A linguagem dos mapasCartografia: A linguagem dos mapas
Cartografia: A linguagem dos mapas
 
Metodologia de fotointerpretação geológica
Metodologia de fotointerpretação geológicaMetodologia de fotointerpretação geológica
Metodologia de fotointerpretação geológica
 
Apresentação sigeted
Apresentação sigetedApresentação sigeted
Apresentação sigeted
 
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICASREPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES - NOÇÕES BÁSICAS
 
Apostila terraplenagem
Apostila terraplenagemApostila terraplenagem
Apostila terraplenagem
 
1 seminário - como orientar um trabalho de fim de curso
1  seminário - como orientar um trabalho de fim de curso1  seminário - como orientar um trabalho de fim de curso
1 seminário - como orientar um trabalho de fim de curso
 
Execicio Projeto Terraplenagem
Execicio Projeto TerraplenagemExecicio Projeto Terraplenagem
Execicio Projeto Terraplenagem
 
Fotogrametria terceira parte
Fotogrametria terceira parteFotogrametria terceira parte
Fotogrametria terceira parte
 
Cartografia
CartografiaCartografia
Cartografia
 
Topografia exercícios propostos com solução
Topografia    exercícios  propostos com soluçãoTopografia    exercícios  propostos com solução
Topografia exercícios propostos com solução
 
Fotogrametria digital
Fotogrametria digitalFotogrametria digital
Fotogrametria digital
 
Topografia apostila-2010-1
Topografia apostila-2010-1Topografia apostila-2010-1
Topografia apostila-2010-1
 
Curso cartografia basica_gps_arc_gis
Curso cartografia basica_gps_arc_gisCurso cartografia basica_gps_arc_gis
Curso cartografia basica_gps_arc_gis
 
Fotogrametría
FotogrametríaFotogrametría
Fotogrametría
 
Trabalho de geodesia
Trabalho de geodesia Trabalho de geodesia
Trabalho de geodesia
 
Topografia aplicada aula 8 implantção e controlo de barragens
Topografia aplicada aula 8 implantção e controlo de barragensTopografia aplicada aula 8 implantção e controlo de barragens
Topografia aplicada aula 8 implantção e controlo de barragens
 
Apostila Desenho Técnico,Cartografia e Topografia
Apostila Desenho Técnico,Cartografia e TopografiaApostila Desenho Técnico,Cartografia e Topografia
Apostila Desenho Técnico,Cartografia e Topografia
 

Similar to Introdução ao geoprocessamento e suas aplicações

Ante projeto anderson leonardo de castro seabra ufrn
Ante projeto anderson leonardo de castro seabra ufrnAnte projeto anderson leonardo de castro seabra ufrn
Ante projeto anderson leonardo de castro seabra ufrnLeonardo Seabra
 
2 do engenharia
2 do engenharia2 do engenharia
2 do engenhariaMarcelo Le
 
COMO FAZER A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR SUCROENERGÉTICO
COMO FAZER A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR SUCROENERGÉTICOCOMO FAZER A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR SUCROENERGÉTICO
COMO FAZER A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR SUCROENERGÉTICOMarcio Venturelli
 
SISTEMAS de Informação Geográfica
SISTEMAS de Informação GeográficaSISTEMAS de Informação Geográfica
SISTEMAS de Informação GeográficaCláudio Carneiro
 
22 11-2016- internet-das-coisas-e-cidades-inteligentes
22 11-2016- internet-das-coisas-e-cidades-inteligentes22 11-2016- internet-das-coisas-e-cidades-inteligentes
22 11-2016- internet-das-coisas-e-cidades-inteligentesAna Claudia Annunciação
 
E-BOOK IAB BRASIL – LOCATION-BASED MARKETING
E-BOOK IAB BRASIL – LOCATION-BASED MARKETINGE-BOOK IAB BRASIL – LOCATION-BASED MARKETING
E-BOOK IAB BRASIL – LOCATION-BASED MARKETINGLucas Modesto
 
TCC_RAFAEL_BOUFLEUR.pdf
TCC_RAFAEL_BOUFLEUR.pdfTCC_RAFAEL_BOUFLEUR.pdf
TCC_RAFAEL_BOUFLEUR.pdfssuser7dc52d
 
A democratização dos GIS / The democratization of GIS
A democratização dos GIS / The democratization of GISA democratização dos GIS / The democratization of GIS
A democratização dos GIS / The democratization of GISEduardo Cruz
 
Apresentação aula em 22.03.2014
Apresentação   aula em 22.03.2014Apresentação   aula em 22.03.2014
Apresentação aula em 22.03.2014Alexandre Honório
 
Dispositivos móveis na agricultura
Dispositivos móveis na agriculturaDispositivos móveis na agricultura
Dispositivos móveis na agriculturaVictor Borba
 

Similar to Introdução ao geoprocessamento e suas aplicações (20)

Aula Geoprocessamento
Aula GeoprocessamentoAula Geoprocessamento
Aula Geoprocessamento
 
Ante projeto anderson leonardo de castro seabra ufrn
Ante projeto anderson leonardo de castro seabra ufrnAnte projeto anderson leonardo de castro seabra ufrn
Ante projeto anderson leonardo de castro seabra ufrn
 
2 do engenharia
2 do engenharia2 do engenharia
2 do engenharia
 
COMO FAZER A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR SUCROENERGÉTICO
COMO FAZER A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR SUCROENERGÉTICOCOMO FAZER A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR SUCROENERGÉTICO
COMO FAZER A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR SUCROENERGÉTICO
 
SISTEMAS de Informação Geográfica
SISTEMAS de Informação GeográficaSISTEMAS de Informação Geográfica
SISTEMAS de Informação Geográfica
 
CLIMATEMPO 2019
CLIMATEMPO 2019CLIMATEMPO 2019
CLIMATEMPO 2019
 
22 11-2016- internet-das-coisas-e-cidades-inteligentes
22 11-2016- internet-das-coisas-e-cidades-inteligentes22 11-2016- internet-das-coisas-e-cidades-inteligentes
22 11-2016- internet-das-coisas-e-cidades-inteligentes
 
BIG DATA - Superinteressante.pdf
BIG DATA - Superinteressante.pdfBIG DATA - Superinteressante.pdf
BIG DATA - Superinteressante.pdf
 
Clipping cnc 07032018
Clipping cnc 07032018Clipping cnc 07032018
Clipping cnc 07032018
 
E-BOOK IAB BRASIL – LOCATION-BASED MARKETING
E-BOOK IAB BRASIL – LOCATION-BASED MARKETINGE-BOOK IAB BRASIL – LOCATION-BASED MARKETING
E-BOOK IAB BRASIL – LOCATION-BASED MARKETING
 
TCC_RAFAEL_BOUFLEUR.pdf
TCC_RAFAEL_BOUFLEUR.pdfTCC_RAFAEL_BOUFLEUR.pdf
TCC_RAFAEL_BOUFLEUR.pdf
 
A democratização dos GIS / The democratization of GIS
A democratização dos GIS / The democratization of GISA democratização dos GIS / The democratization of GIS
A democratização dos GIS / The democratization of GIS
 
Mundo big data
Mundo big dataMundo big data
Mundo big data
 
Mobile Marketing - 22.03.2014
Mobile Marketing - 22.03.2014Mobile Marketing - 22.03.2014
Mobile Marketing - 22.03.2014
 
Apresentação aula em 22.03.2014
Apresentação   aula em 22.03.2014Apresentação   aula em 22.03.2014
Apresentação aula em 22.03.2014
 
Dispositivos Móveis na Agricultura - Victor Ubiracy Borba
Dispositivos Móveis na Agricultura - Victor Ubiracy BorbaDispositivos Móveis na Agricultura - Victor Ubiracy Borba
Dispositivos Móveis na Agricultura - Victor Ubiracy Borba
 
Cidades inteligentes artigo 2018
Cidades inteligentes artigo 2018Cidades inteligentes artigo 2018
Cidades inteligentes artigo 2018
 
Dispositivos móveis na agricultura
Dispositivos móveis na agriculturaDispositivos móveis na agricultura
Dispositivos móveis na agricultura
 
Pitch inovativa novo
Pitch inovativa novo Pitch inovativa novo
Pitch inovativa novo
 
Pitch inovativa novo
Pitch inovativa novo Pitch inovativa novo
Pitch inovativa novo
 

Recently uploaded

Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...E-Commerce Brasil
 
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdf
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdfIntrodução à Multimídia e seus aspectos.pdf
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdfVivianeVivicka
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensLuizPauloFerreira11
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?Michael Rada
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?E-Commerce Brasil
 
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO, fundamentosdas relações.pdf
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO,  fundamentosdas relações.pdfÉtica NO AMBIENTE DE TRABALHO,  fundamentosdas relações.pdf
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO, fundamentosdas relações.pdfInsttLcioEvangelista
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasE-Commerce Brasil
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptxLEANDROSPANHOL1
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnGustavo144776
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxCoca Pitzer
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...E-Commerce Brasil
 

Recently uploaded (20)

Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
 
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdf
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdfIntrodução à Multimídia e seus aspectos.pdf
Introdução à Multimídia e seus aspectos.pdf
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
 
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO, fundamentosdas relações.pdf
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO,  fundamentosdas relações.pdfÉtica NO AMBIENTE DE TRABALHO,  fundamentosdas relações.pdf
Ética NO AMBIENTE DE TRABALHO, fundamentosdas relações.pdf
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
 

Introdução ao geoprocessamento e suas aplicações

  • 1.
  • 2. POR QUE UTILIZAR GEOPROCESSAMENTO? Segundo a revista britânica Nature (jan/2004) as geotecnologias estão entre os três mercados emergentes mais importantes da atualidade, junto com a nanotecnologia e a biotecnologia.
  • 4. Onde estamos inseridos? Muitas pessoas quando falam em SIG referem-se, especificamente, ao programa e não à tecnologia. Percebem-se freqüentemente dificuldades de comunicação entre profissionais envolvidos com esta tecnologia.
  • 5. Capacitação Como em qualquer organização, ferramentas novas só se tornam eficientes quando se consegue integrá-las adequadamente a todo o processo de trabalho. O SIG por si só não garante a eficiência nem a eficácia de sua aplicação. Para isto não basta apenas investimento em equipamentos, deve-se também investir em treinamento de pessoal, usuários e dirigentes para maximizar o potencial de uso de uma nova tecnologia.
  • 6. Metodologias ou Técnicas de Análise As Metodologias ou Técnicas de Análise estão diretamente ligadas ao conhecimento e à experiência do profissional que, a partir de um objetivo definido submete seus dados a um tratamento específico, para obter os resultados desejados. Este aspecto mostra que a qualidade dos resultados de um SIG não está ligada somente a sua sofisticação e capacidade de processamento. Muito mais que isso, é proporcional ao conhecimento e experiência do usuário.
  • 7. Aplicações Estima-se que cerca de 80% das atividades efetuadas numa prefeitura sejam dependentes do fator localização. Para as ações de planejamento urbano, os SIG são capazes de relacionar o mapa da cidade ao banco de dados com as informações de interesse do planejador. Gestão Municipal
  • 8. Aplicações Para o cadastro imobiliário, é possível relacionar cadastros urbanos X sua localização espacial X valores cobrados X situação do contribuinte. Áreas de saúde pública podem mapear ocorrências de endemias e agir diretamente nos locais onde ocorrem, aumentando as chances de sucesso. Por exemplo, é possível relacionar onde estão os postos de saúde X população atendida, localização das escolas X endereços dos alunos em potencial, pavimentação X ruas de maior movimento.
  • 9. O que se pode oferecer para prefeituras e órgão públicos: Serviços ao Cidadão · Localização de serviços públicos; · Localização de divulgação de pontos turísticos; · Localização de endereços; · Consulta e inserção de novas licenças de construção; · Cadastro escolar e definição dos pólos de educação. Secretaria de Segurança Pública · Identificação de focos de criminalidade; · Controle de ocorrências; · Identificação de favelas e invasões clandestinas; · Gerenciamento de incêndios.
  • 10. Índice de ocorrências – Curvas de Isovalores
  • 11. Secretarias Secretaria de Meio Ambiente · Identificação de áreas favoráveis a deslizamentos; · Caracterização da topografia; · Monitoramento e modificação de canais; · Gerenciamento de áreas de proteção; · Controle da hidrografia do município. Secretaria de Saúde · Localização de depósitos de lixo clandestino e aterros sanitários; · Acompanhamento de focos epidemiológicos em hospitais, postos de saúde ou regiões específicas.
  • 12. Secretaria de Planejamento Urbano · Planejamento urbano e suporte ao plano diretor; · Identificação das tendências de expansão urbana; · Classificação de áreas intraurbanas segundo densidade e tipo de edificação; · Identificação de ocupações clandestinas; · Suporte ao sistema de tributação imobiliária (IPTU); · Gerenciamento das redes de água, esgoto e transportes. · Planejamento do uso do solo do município.
  • 13. Aplicação na evolução de edificações Area de estudo 1928 2006
  • 15. Meio Ambiente Como monitorar o meio ambiente, principalmente em regiões remotas? Como conhecer e administrar regiões enormes e distantes como a região amazônica, por exemplo? As ferramentas de geo, principalmente as de sensoriamento remoto (imagens de satélites e radares), têm sido intensivamente usadas para esta finalidade.
  • 16. Agronegócios São várias as aplicações das geotecnologias para o agronegócio. Outra aplicação é para a chamada Agricultura de Precisão, que consiste em fazer uso de equipamentos GPS e sistemas SIG permitindo o tratamento e análise de dados coletados no campo.
  • 17. Agronegócios e Meio Ambiente Responsável por 34% do PIB, 42% das exportações e 37% dos empregos gerados no país, o setor de Agronegócios - no qual se encaixa também o setor Florestal - tem contribuído bastante ao longo dos últimos anos para o crescimento do saldo da balança comercial brasileira. As principais decisões estratégicas do agronegócio exigem uma grande quantidade de informações, que podem ser mais facilmente analisadas com o uso do SIG, tais como: tipo de solo, relevo, clima, hidrografia, restrições ambientais, mão de obra qualificada, mercado consumidor, legislação local, fornecedores de insumos e serviços, locais de estocagem e vias de escoamento da produção.
  • 18. Agronegócios O uso de imagens de satélites e programas específicos permite monitorar e prever safras. Da mesma forma, o domínio da componente geográfica permite o melhor planejamento e uso do solo, gestão de bacias hidrográficas, detecção de pragas.
  • 19. Agronegócios Apesar da importância, o setor de agronegócios como um todo ainda não usa todo o potencial que a tecnologia SIG pode oferecer. Hoje podemos encontrar colheitadeiras que são monitoradas por satélite, o uso de imagens de satélite e de modelos de estimativa de safra sendo utilizados pela iniciativa privada, mas isso não é uma regra geral. Com o barateamento dos custos espera-se que em médio prazo seja possível ter total controle de toda a cadeia produtiva do agronegócio no país, incluindo mapeamento de infra-estrutura e logística de distribuição integrada.
  • 20. Planejamento Estratégico de Negócios Elas são capazes de mapear vários fatores críticos do sucesso de um negócio, respondendo a questões como: onde estão os clientes, onde estão os fornecedores e onde estão os concorrentes, de forma a permitir às empresas agirem e decidirem com informações muito mais precisas sobre seus negócios. Estas aplicações das geotecnologias têm sido chamadas de geomarketing ou estudos de geografia de mercado. Os novos conceitos de business intelligence não podem prescindir das ferramentas de geo.
  • 21. Case 1 Case 1: Banco de varejo Cliente : Banco de varejo Objetivo : Conhecer a agência bancária mais próxima de cada um de seus clientes, o que proporcionará uma comunicação mais direta, e um controle maior sobre suas ações de marketing. Solução: · Processo de geocodificação em massa; · A partir dessa tecnologia, uma equipe de programadores criou novos procedimentos que permitiram, após geocodificar milhões de pontos, atribuir a eles a agência mais próxima; · O método comumente utilizado, que identifica a agência mais próxima por CEP, foi desbancado por um teste realizado junto a empresas de diferentes ramos.
  • 22. Raio de Alcance O banco pode acompanhar a distribuição geográfica de seus clientes e determinar novas localidades para novas agências, aumentando a presença onde houver maior concentração de seus clientes.
  • 23. Case 2: Governo Outro exemplo, é a utilização da aplicação para identificar a probabilidade de atividade fraudulenta em falsos Food Stamps (auxílio alimentar). Mais de 600 mil pessoas no estado de Louisiana, Estados Unidos, recebem o auxílio alimentar todo ano, representando cerca de US$ 600 milhões da reserva de fundos governamental. Analistas estimam que pelo menos 4% do auxílio alimentar recebido seja fraudulento.
  • 25. Case 3: Habib’s O sistema é aplicado como método de reembolso para funcionários que precisam se deslocar com veículo próprio para cumprir tarefas como entregas, visitas a fornecedores, vendas diretas, entre outras tarefas. Antes, o cálculo e o pagamento de reembolso, era feito baseado em anotações em papel e levando em conta uma estimativa da distância percorrida pelo funcionário. Habib´s adota mapas online para gerir gastos
  • 26. Habib’s A rede adotou uma solução da Webraska, empresa dona do site Apontador, que gera relatórios baseado em mapas online . O funcionário informa os pontos de onde partiu, a data, horário e o destino, e o sistema calcula distâncias percorridas e o valor do reembolso. Segundo o Habib´s, além de mais seguro e exato, o sistema automatiza a documentação de gastos, o que facilita o gerenciamento de recursos da rede de fast-food .
  • 27.
  • 28. Apresentação dos dados Para os usuários finais, que em sua maioria não são especialistas em SIG, o mais adequado é disponibilizar os mapas num ambiente WEB, com uma interface simples e intuitiva, diminuindo as barreiras existentes, pois de qualquer computador com acesso à internet é possível entrar e consultar o mapa de uma fazenda, por exemplo. Exemplos de WebSIG
  • 29. Equipamentos Uma tendência de mercado cada vez mais difundida é o uso de ferramentas de processamento no próprio campo, diminuindo o re-trabalho de medições no momento da coleta de dados, reduzindo assim custos de operação. Já existem coletores de dados equipados com GPS que permitem a criação de aplicativos específicos para esta finalidade. O objetivo é levar a informação do escritório para o campo e devolver essa informação de uma forma mais ágil, contribuindo para manter a Base de dados (cartográfica e alfanumérica) atualizada.
  • 30. IBGE – Censo 2007 Desde 16 de abril, os 82 mil recenseadores do órgão saem as ruas para coletar dados para o censo 2007 com palmtops . Cada recenseador possui um PDA ( Personal Digital Assitant ) nas mãos para coletar dados para o Censo Agropecuário e a Contagem da População em municípios com menos de 170 mil habitantes.
  • 31. Portáteis “ O GPS é algo que tende a ser cada vez mais valorizado pelo consumidor” Fiore Mangone Gerente de multimídia da Nokia Brasil
  • 32. Nokia prepara mais celulares com GPS HELSINQUE - Segunda-feira, 01 de outubro de 2007 - 15h34 "Até o final do próximo ano nós teremos dezenas de aparelhos com recursos de navegação no mercado", disse Anssi Vanjoki, diretor da unidade multimídia da Nokia , em teleconferência. A empresa tem três modelos com GPS integrado atualmente. Mais cedo, a Nokia anunciou que irá oferecer 8,1 bilhões de dólares para a compra da fornecedora norte-americana de mapas digitais Navteq , em uma das maiores aquisições já feitas pela companhia finlandesa. As ações da Nokia caíam no fim da manhã pois investidores consideraram o valor elevado.
  • 33. Campanha Publicitária de receptor GPS Mio para automóveis
  • 35. FLICKR - YAHOO Este serviço mudou a cara das opções para publicação de fotos na internet, com recursos típicos da web 2.0, como geo tagging .
  • 36. Informações de Trânsito em tempo real no GPS Algo comum na europa, mas ainda inexistente no Brasil, é a transferência de informações de trânsito em tempo real para o aplicativo, de modo que o motorista possa evitar vias congestionadas. Informações sobre o trânsito de São Paulo-SP
  • 37. Buscas Baseada em texto e na localização
  • 38. Posts no Mapa Twitter: site onde se pode criar um blog. Post: atualização blog (último texto inserido). Quer saber quais países mandam mais posts para o Twitter? O Twittervision mostra em um mapa mundi os últimos textos enviados.
  • 39. ClustrMaps Saber a origem dos visitantes pode ser uma boa ferramenta para gerenciar o foco dos posts de um blog . O ClustrMaps é um serviço que mostra, em um mapa mundi, as localidades dos visitantes de seu blog . O mapa fica em versão miniaturizada no próprio blog . O tamanho do ponto vermelho no mapa é proporcional aos visitantes daquela região do mundo.
  • 40.
  • 41. Serviços de mapas são nova era da busca SÃO PAULO – Representantes do Apontador, Google e Microsoft apontam os serviços de mapas como uma nova e riquíssima forma de busca. Uma das novidades que vão ganhar espaço será a localização de pessoas pelos mapas, por meio do rastreamento de telefones celulares.
  • 42. Google e a Microsoft Já o Google e a Microsoft , em vez de entrar em soluções customizadas, fornecem a plataforma para que parceiros ou mesmo os usuários criem as aplicações. Bruno Diniz, líder de desenvolvimento do Google Maps , destaca os mashups realizados em cima da plataforma de sua empresa. Exemplo de mashup:
  • 43. Microsoft Live Search A integração do serviço de mapas da Microsoft , o Live Search , que inaugurou sua versão brasileira no dia17 de setembro, com os aplicativos da empresa foi um dos caminhos apontados por Guilherme Stocco, gerente de produto da Microsoft Online Services Group . “ Trabalhando de forma integrada com o Outlook, você poderá marcar uma visita a um cliente e a plataforma irá gerar automaticamente um mapa com rotas até o destino”, diz Stocco.
  • 44. GoogleMaps O GoogleMaps conta também com uma versão para portáteis.
  • 45. GoogleMaps O programa fica devendo informações de trânsito e busca de estabelecimentos comerciais, recursos que já existem para algumas cidades dos Estados Unidos. Conta com mapas para as capitais do Brasil (assim como muitas cidades do interior), com nomes e sentido de direção das ruas. Uma vantagem do serviço online é permitir o envio de links para outras pessoas, que não precisam instalar nada para ver o mapa.
  • 46. Google Earth Serviço de Geoinformação e Levantamento de Hamburg Com o Google Earth é possível conhecer as principais cidades, assim como criar rotas, calcular distâncias entre diversos lugares, ver edifícios, monumentos e construções em 3D. Jardim Botâncio Demo
  • 47. Exemplo de Integração com o Google Earth +
  • 48.
  • 49. ABI Research Segundo a ABI Research (empresa americana de pesquisas tecnológicas), existem no mundo atualmente 12 milhões de dispositivos GPS, e até 2011 este número chegará a 315 milhões.
  • 50. Contato WILSON HOLLER ENGENHEIRO CARTÓGRAFO [email_address] [email_address] Skype: wilson.holler Blog: http://ws-geomatics.blogspot.com