SlideShare a Scribd company logo
1 of 55
ORATÓRIA Prof. João Carlos S. Balbi
Que som é este que sai de mim, ora como murmúrio ora como risada? Que som é este que passa pelas veias da minha pele e se espalha pelo meu corpo como música em noite de festa? Que som é este que sabe de mim mais do que eu mesmo e conta ao mundo os meus desejos mais secretos? Que som é este que sendo a minha voz imprime em cada fala o meu traço, o meu riso, a minha dor e o meu compasso? Que esta voz, que sou eu, me represente com a sensibilidade dos poetas e a alegria das crianças que brincam de roda nas calçadas do mundo! Que esta voz, tão particular e tão minha, seja a ponte certa até à mente e o coração das pessoas!
Dez elementos da oratória Aparência: roupa, cabelo/barba Postura  Voz  Gestos  Fisionomia: alegre – triste - nervoso - tranqüilo Dicção/expressão Ritmo  Interpretação/emoção Vocabulário/domínio da língua  Para ser um Demóstenes, seria necessário dominar a maioria destas habilidades Controle do medo
Não há espelho que melhor reflita a imagem do homem do que suas palavras.
comunicação A comunicação eficaz é símbolo de poder e autoridade. Cada vez mais em nosso mundo globalizado, a busca da excelência nas comunicações é um desafio para quem pretende atingir um alto nível de profissionalismo .
Em um mundo competitivo, onde um bom marketing pessoal pode ser a senha para o sucesso, há necessidade da competência técnica, aliada à competência comportamental e emocional, que incluem relações interpessoais mais enriquecedoras.   Quem de nós não quer ser ouvido com interesse e respeito ?  Quem de nós não quer ser aceito ? Quem de nós não quer persuadir o interlocutor com idéias claras, coerentes e objetivas ?  Quem de nós não quer participar do meio em que vive e influenciar nas decisões do grupo ?
Boa comunicação, boa oralidade, voz firma, segurança, comunicação corporal confiante e boa aparência, são qualidades cada vez mais decisivas no competitivo mercado de trabalho.
A capacidade comunicativa é uma das ferramentas mais poderosas que o ser humano pode possuir. Mais do que nunca, é considerado um elemento fundamental no mundo contemporâneo.
A começar pela escola, onde o estudante precisa com freqüência cada vez maior fazer apresentações orais dos seus trabalhos na frente dos colegas e dos professores.
Depois que se forma e busca o exercício da profissão, é obrigado a enfrentar entrevistas e dinâmicas de grupo para vencer a concorrência pesada. E quando consegue uma colocação profissional, quanto mais sobe na hierarquia, mais precisa participar de reuniões, de processos de negociação, fazer apresentações de projetos, ministrar palestras em convenções e seminários.
Não confie em sua memória. Leve sempre suas anotações.
ONDE OLHAR? Olhe para o público, evite ter o olhar perdido. Escolha algumas pessoas em diferentes pontos da sala e concentre o seu olhar nelas. Evite, porém, olhar para a mesma pessoa por muito tempo. Mantenha a cabeça sempre erguida.
Falar em público é um ato essencial para qualquer profissional. Se você vai apresentar um projeto para sua empresa, é necessário que você fale para os colegas de trabalho.
Se você é um patrão e vai esclarecer o porquê do aumento de gastos da firma, você precisa saber como irá falar com os seus funcionários. É uma tarefa que sempre traz um certo medo e é um ponto limite entre um profissional bom e um ruim.
Manter a calma é o primeiro passo Tudo se inicia com a calma. Se você tem calma e sabe sobre assunto que irá falar, você já tem meio caminho andado.
No meio desse conjunto de exemplos está a base de toda a cadeia do falar em público: a oratória. A palavra, que não é sinônimo de oração, é a arte de saber falar para um determinado número de pessoas. Assim, conseguimos definir o falar em público.
Se gaguejar, não entre em desespero e não comece a ter tremedeiras como um louco. Pare, respire fundo e volte às idéias propostas. O medo, ligado ao nervosismo, causa essa fase de “não saber o que dizer”
Segundo passo   Não tenha ansiedade. A ansiedade causa um ritmo mais acelerado na sua fala e, com isso, você pode perder o fio da meada e se enrolar naquilo que estava dizendo.
Por último   Quando estiver posicionado à frente do grupo que irá te escutar, esqueça dos seus compromissos futuros e das   coisas que esqueceu de fazer. Por exemplo, uma pessoa não pode se direcionar para um público pensando em outra coisas.
A VOZ A voz é o espelho vocal da personalidade humana. É o símbolo que nos apresenta ao mundo por meio dos sons. É a nossa carteira de identidade vocal. Ela é única em suas vibrações, cor, tons, sabor, textura e musicalidade.
[object Object]
A voz é uma característica personalíssima do ser humano. Através dela pode-se reconhecer alguém, perceber mudanças emocionais, identificar os diferentes tipos humanos. Por exemplo, qualquer pessoa consegue perceber, através da voz, se o outro está triste, feliz, doente, nervoso   etc...
Reconhecer a voz que temos, identificar seus pontos fortes e frágeis, aperfeiçoá-la em sua expressividade, faz parte da estruturação mais positiva da auto-imagem.
O que falamos é importante, mas o que dá credibilidade à mensagem é a harmonia e a coerência entre o que se diz e a forma como a voz transmite a informação .
Em seus discursos procure identificar quais são os momentos que pedem maior ou menor intensidade. Utilize-os para quebrar a monotonia e destacar, por meio da voz, os pontos que considera principais.
Procure interpretar o que você diz, do mesmo modo que ocorre com uma música. Ela nunca é igual quando executada por artistas diferentes .
O SILÊNCIO Faça uso do silêncio. Coloque ritmo no que você disser, distribuindo pausas em momentos estratégicos. Aproveite-as para não perder o domínio sobre a voz. Pelo contrário, o uso correto desse mecanismo possibilita o controle das ações e a reflexão constante sobre o que está sendo dito.
A excelência na transmissão dos sons propicia o fortalecimento positivo da auto-imagem. Falando bem, percebe-se que as pessoas dão mais atenção ao que dizemos.
[object Object],ESCOLHA DO ASSUNTO
OS DESLIZES Se por acaso se esquecer do que ia dizer a seguir, guarde consigo esse segredo, pois, os outros não o vão saber, a menos que você o diga. Em vez disso, repita o seu último argumento para permitir a si mesmo uma pausa, ou então, siga para outro tópico.
OS GESTOS Não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou tribuna.  Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação.
Não fale em alegria com a fisionomia fechada nem em tristeza com a face alegre. Lembre-se sempre que é preciso existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia.
OS PRIMEIROS SEGUNDOS Vários fatores estão em julgamento quando falamos em público, mas nenhum é  tão forte como o julgamento que a platéia faz nos primeiros segundos de nossa apresentação .
APARÊNCIA As pessoas observam como estamos vestidos, como andamos, como está nossa "firmeza“.   São mensagens que transmitimos subjetivamente.
Abra a apresentação com uma frase que chame atenção e ganhe a simpatia do público. Representa meio caminho andado na busca pelo sucesso da apresentação!
PALAVRAS QUE REVELAM INSEGURANÇA "quem sabe", "talvez seja", "aliás", "pode ser", "assim parece", "quero crer", "julgo que", "tudo parece indicar que“, “eu acho”, “não sei exatamente”, “não tenho certeza”,
A BOA PRONÚNCIA Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos "s" e "r" finais e dos "i" intermediários. Por exemplo, fale primeiro janeiro, terceiro, precisar, trazer levamos e não janero, tercero, precisá, trazê, levamo.
AS VOGAIS A- É –I- Ó –U (E – O)
SOTAQUE EXEMPLOS DA REGIÃO... Eu  morro  em cima daquele  moro   – eu gosto desse  bairo . Eu ouvi no  rádio   que muitos  rios  na  região  da amazônia estão secando, os peixes estão  morendo   a  tera   encharcada agora virou poeira
Outro grande problema muito comum na região, são  as palavras terminadas em:  ao~  -  om - on Eu moro aqui nessa regiom já há muito tempo, eu adora esse povom. Para este natal eu estou querendo comprar um aparelho de são, porque não posso viver sem são.
singular (ô) - plural (ó)  aposto apostos  caroço caroços  corno cornos  corpo corpos  corvo corvos  esforço esforços  fogo fogos  imposto impostos  miolo miolos  osso ossos  poço poços  porto portos  povo povos  socorro socorros  forno fornos  jogo jogos  olho olhos  ovo ovos  porco porcos  posto postos  reforço reforços  tijolo tijolos
O QUE NÃO DIZER NO COMEÇO No início você não deverá:   Pedir desculpas por estar com problemas físicos (gripes, resfriados, dor de cabeça )
Contar piadas. Tomar partido sobre assuntos   polêmicos. Começar com "chavões" ou frases muito usadas.  Por exemplo : A união faz a força, uma andorinha só não faz verão. Fazer citações de autores muito polêmicos. Saiba ainda que o início deverá ser breve, neutro e guardar interdependência com o restante da fala.
EMOÇÃO Fale com entusiasmo, vibre com a sua mensagem, demonstre emoção e interesse nas suas palavras e ações. Assim, terá autoridade para interessar e envolver os seus.
PORCENTAGENS O corpo expressa 70% da informação, com os gestos transmites 50%, com a voz 20% e com as palavras só se expressam 10% e ainda segundo psicólogos, a transmissão de uma mensagem é 7% palavra, 38% voz e 55% expressão.
  Sejam com pedestal, seguros na mão ou de lapela, a posição ideal para falar é 10 centímetros da boca,  abaixo  na direção do queixo. Não se deve dirigir o olhar ao instrumento, exceto nos primeiros segundos da fala para posicionamento, ou na eventualidade de ter que virar o corpo para enxergar uma parte lateral da sua platéia. o microfone
O NERVOSISMO Antes de começar, respire profundamente, retendo o ar nos teus pulmões durante quatro segundos, três ou quatro vezes.  Adota a posição em que te sintas mais cômodo: sentado ou de pé.
Lembre-se: o público presente não é nenhum vilão, e não está ai para prejudicar. Não se esqueça de que dono da palavra é você. É você quem está dominando a situação, por isso deve ficar tranqüilo.
Um dos fatores de sentirmos medo diante de uma platéia, muitas vezes tem causas psicológicas, traumas que herdamos durante a infância. Em inúmeras situações em que queríamos expressar nossas idéias ou nossas opiniões, fomos tolhidos pelos nossos pais ou familiares.
ENTREVISTAS Saiba antes se é uma entrevista só com você ou um debate, o horário, se é ao vivo e qual o estilo do entrevistador.
Cumprimente o entrevistador com um simples "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Nada de "é um prazer estar no seu programa“.
Fale pausadamente e pronuncie bem as palavras. Evite o "aaan... aaan" de uma frase para outra e, ao final de cada uma, aqueles irritantes "né?", "tá?" ou "tá entendendo?" Para não dar branco, pense mais na linha de raciocínio, sem se preocupar demais com a construção das frases.
Praticar um texto ,[object Object],[object Object],[object Object]
Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a região do tórax onde ressoam os tons graves e médios. Os timbres mais altos, ressoam na região da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovial a fala. MODULAR A VOZ
Durante a leitura,  separe pelo menos 15 minutos para fazê-la em voz alta. Diversifique bastante,  leia jornais, poesias, textos publicitários, narrativas, etc... LEITURA

More Related Content

What's hot

Curso de Oratória - Oratória NÃO é dom, é TREINO!
Curso de Oratória - Oratória NÃO é dom, é TREINO!Curso de Oratória - Oratória NÃO é dom, é TREINO!
Curso de Oratória - Oratória NÃO é dom, é TREINO!Diego Andreasi
 
Comunicação Verbal e Oratória
Comunicação Verbal e OratóriaComunicação Verbal e Oratória
Comunicação Verbal e OratóriaCaput Consultoria
 
Como falar em público - Dicas para fazer bons slides e falar bem
Como falar em público - Dicas para fazer bons slides e falar bemComo falar em público - Dicas para fazer bons slides e falar bem
Como falar em público - Dicas para fazer bons slides e falar bemMauro de Oliveira
 
Comunicação interpessoal comunicação assertiva
Comunicação interpessoal comunicação assertivaComunicação interpessoal comunicação assertiva
Comunicação interpessoal comunicação assertivaGabi1994Dinis
 
Comunicação e Ética no Trabalho
Comunicação e Ética no TrabalhoComunicação e Ética no Trabalho
Comunicação e Ética no TrabalhoFrancielle Hilbert
 
Comunicacao interpessoal (1)
Comunicacao interpessoal (1)Comunicacao interpessoal (1)
Comunicacao interpessoal (1)damaceno87
 
Linknorte A Arte Da OratóRia
Linknorte A Arte Da OratóRiaLinknorte A Arte Da OratóRia
Linknorte A Arte Da OratóRiaThiago Ferreira
 
Melhorando a comunicação no ambiente de trabalho
Melhorando a comunicação no ambiente de trabalhoMelhorando a comunicação no ambiente de trabalho
Melhorando a comunicação no ambiente de trabalhoDenise Varela
 
Relacionalmento interpessoal
Relacionalmento interpessoalRelacionalmento interpessoal
Relacionalmento interpessoalLeandro Lopes
 
Arte de falar em público
Arte de falar em públicoArte de falar em público
Arte de falar em públicoNext Educação
 

What's hot (20)

Tecnicas de Oratória.
Tecnicas de Oratória.Tecnicas de Oratória.
Tecnicas de Oratória.
 
Curso de Oratória - Oratória NÃO é dom, é TREINO!
Curso de Oratória - Oratória NÃO é dom, é TREINO!Curso de Oratória - Oratória NÃO é dom, é TREINO!
Curso de Oratória - Oratória NÃO é dom, é TREINO!
 
Comunicação Verbal e Oratória
Comunicação Verbal e OratóriaComunicação Verbal e Oratória
Comunicação Verbal e Oratória
 
Oratoria
OratoriaOratoria
Oratoria
 
Como falar em público - Dicas para fazer bons slides e falar bem
Como falar em público - Dicas para fazer bons slides e falar bemComo falar em público - Dicas para fazer bons slides e falar bem
Como falar em público - Dicas para fazer bons slides e falar bem
 
Comunicação interpessoal comunicação assertiva
Comunicação interpessoal comunicação assertivaComunicação interpessoal comunicação assertiva
Comunicação interpessoal comunicação assertiva
 
Mini curso comunicação (apresentação)
Mini curso comunicação (apresentação)Mini curso comunicação (apresentação)
Mini curso comunicação (apresentação)
 
Comunicação e Ética no Trabalho
Comunicação e Ética no TrabalhoComunicação e Ética no Trabalho
Comunicação e Ética no Trabalho
 
Oratória
OratóriaOratória
Oratória
 
Comunicacao interpessoal (1)
Comunicacao interpessoal (1)Comunicacao interpessoal (1)
Comunicacao interpessoal (1)
 
Palestra Oratória
Palestra Oratória Palestra Oratória
Palestra Oratória
 
O Medo De Falar Em PúBlico
O Medo De Falar Em PúBlicoO Medo De Falar Em PúBlico
O Medo De Falar Em PúBlico
 
Falar em publico
Falar em publicoFalar em publico
Falar em publico
 
Linknorte A Arte Da OratóRia
Linknorte A Arte Da OratóRiaLinknorte A Arte Da OratóRia
Linknorte A Arte Da OratóRia
 
Melhorando a comunicação no ambiente de trabalho
Melhorando a comunicação no ambiente de trabalhoMelhorando a comunicação no ambiente de trabalho
Melhorando a comunicação no ambiente de trabalho
 
Curso de Oratória
Curso de OratóriaCurso de Oratória
Curso de Oratória
 
Minicurso Oratoria
Minicurso OratoriaMinicurso Oratoria
Minicurso Oratoria
 
Relacionalmento interpessoal
Relacionalmento interpessoalRelacionalmento interpessoal
Relacionalmento interpessoal
 
Linguagem e comunicação I
Linguagem e comunicação ILinguagem e comunicação I
Linguagem e comunicação I
 
Arte de falar em público
Arte de falar em públicoArte de falar em público
Arte de falar em público
 

Similar to Técnicas de oratória para apresentações públicas

oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptxoratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptxRomuloAlves22
 
Oratória: A execlência para falar em público
Oratória: A execlência para falar em públicoOratória: A execlência para falar em público
Oratória: A execlência para falar em públicoGislene Isquierdo
 
ESTAMOS AO VIVO | Construindo a Oratória
ESTAMOS AO VIVO | Construindo a OratóriaESTAMOS AO VIVO | Construindo a Oratória
ESTAMOS AO VIVO | Construindo a OratóriaSergio Henrique Caliani
 
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptxtécnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptxfranmafesoni
 
Guia de Identidade Visual e Verbal da Oi
Guia de Identidade Visual e Verbal da OiGuia de Identidade Visual e Verbal da Oi
Guia de Identidade Visual e Verbal da OiRafael Pontes
 
Identidade Visual - Oi (2016)
Identidade Visual - Oi (2016)Identidade Visual - Oi (2016)
Identidade Visual - Oi (2016)Victor Vasques
 
Nova Identidade Visual Oi
Nova Identidade Visual OiNova Identidade Visual Oi
Nova Identidade Visual OiFillipe Luis
 
1º oratória
1º oratória1º oratória
1º oratóriaRonaldobv
 
Oratória - Qualidades Para Você Falar Muito Melhor de Forma Definitiva
Oratória - Qualidades Para Você Falar Muito Melhor de Forma DefinitivaOratória - Qualidades Para Você Falar Muito Melhor de Forma Definitiva
Oratória - Qualidades Para Você Falar Muito Melhor de Forma DefinitivaEdu Cunha
 
Oratória por Saulo Veríssimo
Oratória por Saulo VeríssimoOratória por Saulo Veríssimo
Oratória por Saulo VeríssimoSaulo Veríssimo
 
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos CunhaFalar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos CunhaCarlos Cunha
 

Similar to Técnicas de oratória para apresentações públicas (20)

Curso de oratória
Curso de oratória  Curso de oratória
Curso de oratória
 
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptxoratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
 
Oratória: A execlência para falar em público
Oratória: A execlência para falar em públicoOratória: A execlência para falar em público
Oratória: A execlência para falar em público
 
PREVENIR .pdf
PREVENIR .pdfPREVENIR .pdf
PREVENIR .pdf
 
Como falar em público
Como falar em públicoComo falar em público
Como falar em público
 
Oratoria
OratoriaOratoria
Oratoria
 
ESTAMOS AO VIVO | Construindo a Oratória
ESTAMOS AO VIVO | Construindo a OratóriaESTAMOS AO VIVO | Construindo a Oratória
ESTAMOS AO VIVO | Construindo a Oratória
 
Falar em Publico
Falar em PublicoFalar em Publico
Falar em Publico
 
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptxtécnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
 
O poder das palavras
O poder das palavrasO poder das palavras
O poder das palavras
 
Guia de Identidade Visual e Verbal da Oi
Guia de Identidade Visual e Verbal da OiGuia de Identidade Visual e Verbal da Oi
Guia de Identidade Visual e Verbal da Oi
 
Brand Book da Oi 2016
Brand Book da Oi 2016Brand Book da Oi 2016
Brand Book da Oi 2016
 
Identidade Visual - Oi (2016)
Identidade Visual - Oi (2016)Identidade Visual - Oi (2016)
Identidade Visual - Oi (2016)
 
Nova Identidade Visual Oi
Nova Identidade Visual OiNova Identidade Visual Oi
Nova Identidade Visual Oi
 
Oi Brand Book 2016
Oi Brand Book 2016Oi Brand Book 2016
Oi Brand Book 2016
 
1º oratória
1º oratória1º oratória
1º oratória
 
Palestra Pnl
Palestra PnlPalestra Pnl
Palestra Pnl
 
Oratória - Qualidades Para Você Falar Muito Melhor de Forma Definitiva
Oratória - Qualidades Para Você Falar Muito Melhor de Forma DefinitivaOratória - Qualidades Para Você Falar Muito Melhor de Forma Definitiva
Oratória - Qualidades Para Você Falar Muito Melhor de Forma Definitiva
 
Oratória por Saulo Veríssimo
Oratória por Saulo VeríssimoOratória por Saulo Veríssimo
Oratória por Saulo Veríssimo
 
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos CunhaFalar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
 

More from Joao Balbi

Curso de chefia e liderança
Curso de chefia e liderançaCurso de chefia e liderança
Curso de chefia e liderançaJoao Balbi
 
Curso de Oratória-SENAC
Curso de Oratória-SENACCurso de Oratória-SENAC
Curso de Oratória-SENACJoao Balbi
 
14 trabalhos acadêmicos
14 trabalhos acadêmicos14 trabalhos acadêmicos
14 trabalhos acadêmicosJoao Balbi
 
Gestão adm e financ no ens sup balbi
Gestão adm e financ no ens sup balbiGestão adm e financ no ens sup balbi
Gestão adm e financ no ens sup balbiJoao Balbi
 
Planejamento escolar
Planejamento escolarPlanejamento escolar
Planejamento escolarJoao Balbi
 
Planejamento e ação docente 2
Planejamento e ação docente 2Planejamento e ação docente 2
Planejamento e ação docente 2Joao Balbi
 
Gestão adm e financ no ens sup
Gestão adm e financ no ens supGestão adm e financ no ens sup
Gestão adm e financ no ens supJoao Balbi
 
08 pppi estrutura
08 pppi estrutura08 pppi estrutura
08 pppi estruturaJoao Balbi
 
03 dimensões da gestão escolar
03 dimensões da gestão escolar03 dimensões da gestão escolar
03 dimensões da gestão escolarJoao Balbi
 
Gestão adm e financ no ens sup
Gestão adm e financ no ens supGestão adm e financ no ens sup
Gestão adm e financ no ens supJoao Balbi
 
08 pppi estrutura
08 pppi estrutura08 pppi estrutura
08 pppi estruturaJoao Balbi
 
07 pppi elementos
07 pppi elementos07 pppi elementos
07 pppi elementosJoao Balbi
 
04 o papel do coordenador e supervisor
04  o papel do coordenador e supervisor04  o papel do coordenador e supervisor
04 o papel do coordenador e supervisorJoao Balbi
 
02 gestão escolar organização
02 gestão escolar organização02 gestão escolar organização
02 gestão escolar organizaçãoJoao Balbi
 

More from Joao Balbi (20)

Curso de chefia e liderança
Curso de chefia e liderançaCurso de chefia e liderança
Curso de chefia e liderança
 
Curso de Oratória-SENAC
Curso de Oratória-SENACCurso de Oratória-SENAC
Curso de Oratória-SENAC
 
Aula 1
Aula 1Aula 1
Aula 1
 
14 trabalhos acadêmicos
14 trabalhos acadêmicos14 trabalhos acadêmicos
14 trabalhos acadêmicos
 
Gestão adm e financ no ens sup balbi
Gestão adm e financ no ens sup balbiGestão adm e financ no ens sup balbi
Gestão adm e financ no ens sup balbi
 
Planejamento escolar
Planejamento escolarPlanejamento escolar
Planejamento escolar
 
Planejamento e ação docente 2
Planejamento e ação docente 2Planejamento e ação docente 2
Planejamento e ação docente 2
 
Gestão adm e financ no ens sup
Gestão adm e financ no ens supGestão adm e financ no ens sup
Gestão adm e financ no ens sup
 
08 pppi estrutura
08 pppi estrutura08 pppi estrutura
08 pppi estrutura
 
03 dimensões da gestão escolar
03 dimensões da gestão escolar03 dimensões da gestão escolar
03 dimensões da gestão escolar
 
01 abertura
01 abertura01 abertura
01 abertura
 
Gestão adm e financ no ens sup
Gestão adm e financ no ens supGestão adm e financ no ens sup
Gestão adm e financ no ens sup
 
10 cpa
10 cpa10 cpa
10 cpa
 
09 pdi
09 pdi09 pdi
09 pdi
 
08 pppi estrutura
08 pppi estrutura08 pppi estrutura
08 pppi estrutura
 
07 pppi elementos
07 pppi elementos07 pppi elementos
07 pppi elementos
 
05 o sinaes
05 o sinaes05 o sinaes
05 o sinaes
 
04 o papel do coordenador e supervisor
04  o papel do coordenador e supervisor04  o papel do coordenador e supervisor
04 o papel do coordenador e supervisor
 
02 gestão escolar organização
02 gestão escolar organização02 gestão escolar organização
02 gestão escolar organização
 
01 abertura
01 abertura01 abertura
01 abertura
 

Técnicas de oratória para apresentações públicas

  • 1. ORATÓRIA Prof. João Carlos S. Balbi
  • 2. Que som é este que sai de mim, ora como murmúrio ora como risada? Que som é este que passa pelas veias da minha pele e se espalha pelo meu corpo como música em noite de festa? Que som é este que sabe de mim mais do que eu mesmo e conta ao mundo os meus desejos mais secretos? Que som é este que sendo a minha voz imprime em cada fala o meu traço, o meu riso, a minha dor e o meu compasso? Que esta voz, que sou eu, me represente com a sensibilidade dos poetas e a alegria das crianças que brincam de roda nas calçadas do mundo! Que esta voz, tão particular e tão minha, seja a ponte certa até à mente e o coração das pessoas!
  • 3. Dez elementos da oratória Aparência: roupa, cabelo/barba Postura Voz Gestos Fisionomia: alegre – triste - nervoso - tranqüilo Dicção/expressão Ritmo Interpretação/emoção Vocabulário/domínio da língua Para ser um Demóstenes, seria necessário dominar a maioria destas habilidades Controle do medo
  • 4. Não há espelho que melhor reflita a imagem do homem do que suas palavras.
  • 5. comunicação A comunicação eficaz é símbolo de poder e autoridade. Cada vez mais em nosso mundo globalizado, a busca da excelência nas comunicações é um desafio para quem pretende atingir um alto nível de profissionalismo .
  • 6. Em um mundo competitivo, onde um bom marketing pessoal pode ser a senha para o sucesso, há necessidade da competência técnica, aliada à competência comportamental e emocional, que incluem relações interpessoais mais enriquecedoras. Quem de nós não quer ser ouvido com interesse e respeito ? Quem de nós não quer ser aceito ? Quem de nós não quer persuadir o interlocutor com idéias claras, coerentes e objetivas ? Quem de nós não quer participar do meio em que vive e influenciar nas decisões do grupo ?
  • 7. Boa comunicação, boa oralidade, voz firma, segurança, comunicação corporal confiante e boa aparência, são qualidades cada vez mais decisivas no competitivo mercado de trabalho.
  • 8. A capacidade comunicativa é uma das ferramentas mais poderosas que o ser humano pode possuir. Mais do que nunca, é considerado um elemento fundamental no mundo contemporâneo.
  • 9. A começar pela escola, onde o estudante precisa com freqüência cada vez maior fazer apresentações orais dos seus trabalhos na frente dos colegas e dos professores.
  • 10. Depois que se forma e busca o exercício da profissão, é obrigado a enfrentar entrevistas e dinâmicas de grupo para vencer a concorrência pesada. E quando consegue uma colocação profissional, quanto mais sobe na hierarquia, mais precisa participar de reuniões, de processos de negociação, fazer apresentações de projetos, ministrar palestras em convenções e seminários.
  • 11. Não confie em sua memória. Leve sempre suas anotações.
  • 12. ONDE OLHAR? Olhe para o público, evite ter o olhar perdido. Escolha algumas pessoas em diferentes pontos da sala e concentre o seu olhar nelas. Evite, porém, olhar para a mesma pessoa por muito tempo. Mantenha a cabeça sempre erguida.
  • 13. Falar em público é um ato essencial para qualquer profissional. Se você vai apresentar um projeto para sua empresa, é necessário que você fale para os colegas de trabalho.
  • 14. Se você é um patrão e vai esclarecer o porquê do aumento de gastos da firma, você precisa saber como irá falar com os seus funcionários. É uma tarefa que sempre traz um certo medo e é um ponto limite entre um profissional bom e um ruim.
  • 15. Manter a calma é o primeiro passo Tudo se inicia com a calma. Se você tem calma e sabe sobre assunto que irá falar, você já tem meio caminho andado.
  • 16. No meio desse conjunto de exemplos está a base de toda a cadeia do falar em público: a oratória. A palavra, que não é sinônimo de oração, é a arte de saber falar para um determinado número de pessoas. Assim, conseguimos definir o falar em público.
  • 17. Se gaguejar, não entre em desespero e não comece a ter tremedeiras como um louco. Pare, respire fundo e volte às idéias propostas. O medo, ligado ao nervosismo, causa essa fase de “não saber o que dizer”
  • 18. Segundo passo Não tenha ansiedade. A ansiedade causa um ritmo mais acelerado na sua fala e, com isso, você pode perder o fio da meada e se enrolar naquilo que estava dizendo.
  • 19. Por último Quando estiver posicionado à frente do grupo que irá te escutar, esqueça dos seus compromissos futuros e das coisas que esqueceu de fazer. Por exemplo, uma pessoa não pode se direcionar para um público pensando em outra coisas.
  • 20. A VOZ A voz é o espelho vocal da personalidade humana. É o símbolo que nos apresenta ao mundo por meio dos sons. É a nossa carteira de identidade vocal. Ela é única em suas vibrações, cor, tons, sabor, textura e musicalidade.
  • 21.
  • 22. A voz é uma característica personalíssima do ser humano. Através dela pode-se reconhecer alguém, perceber mudanças emocionais, identificar os diferentes tipos humanos. Por exemplo, qualquer pessoa consegue perceber, através da voz, se o outro está triste, feliz, doente, nervoso etc...
  • 23. Reconhecer a voz que temos, identificar seus pontos fortes e frágeis, aperfeiçoá-la em sua expressividade, faz parte da estruturação mais positiva da auto-imagem.
  • 24. O que falamos é importante, mas o que dá credibilidade à mensagem é a harmonia e a coerência entre o que se diz e a forma como a voz transmite a informação .
  • 25. Em seus discursos procure identificar quais são os momentos que pedem maior ou menor intensidade. Utilize-os para quebrar a monotonia e destacar, por meio da voz, os pontos que considera principais.
  • 26. Procure interpretar o que você diz, do mesmo modo que ocorre com uma música. Ela nunca é igual quando executada por artistas diferentes .
  • 27. O SILÊNCIO Faça uso do silêncio. Coloque ritmo no que você disser, distribuindo pausas em momentos estratégicos. Aproveite-as para não perder o domínio sobre a voz. Pelo contrário, o uso correto desse mecanismo possibilita o controle das ações e a reflexão constante sobre o que está sendo dito.
  • 28. A excelência na transmissão dos sons propicia o fortalecimento positivo da auto-imagem. Falando bem, percebe-se que as pessoas dão mais atenção ao que dizemos.
  • 29.
  • 30. OS DESLIZES Se por acaso se esquecer do que ia dizer a seguir, guarde consigo esse segredo, pois, os outros não o vão saber, a menos que você o diga. Em vez disso, repita o seu último argumento para permitir a si mesmo uma pausa, ou então, siga para outro tópico.
  • 31. OS GESTOS Não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação.
  • 32. Não fale em alegria com a fisionomia fechada nem em tristeza com a face alegre. Lembre-se sempre que é preciso existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia.
  • 33. OS PRIMEIROS SEGUNDOS Vários fatores estão em julgamento quando falamos em público, mas nenhum é tão forte como o julgamento que a platéia faz nos primeiros segundos de nossa apresentação .
  • 34. APARÊNCIA As pessoas observam como estamos vestidos, como andamos, como está nossa "firmeza“. São mensagens que transmitimos subjetivamente.
  • 35. Abra a apresentação com uma frase que chame atenção e ganhe a simpatia do público. Representa meio caminho andado na busca pelo sucesso da apresentação!
  • 36. PALAVRAS QUE REVELAM INSEGURANÇA "quem sabe", "talvez seja", "aliás", "pode ser", "assim parece", "quero crer", "julgo que", "tudo parece indicar que“, “eu acho”, “não sei exatamente”, “não tenho certeza”,
  • 37. A BOA PRONÚNCIA Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos "s" e "r" finais e dos "i" intermediários. Por exemplo, fale primeiro janeiro, terceiro, precisar, trazer levamos e não janero, tercero, precisá, trazê, levamo.
  • 38. AS VOGAIS A- É –I- Ó –U (E – O)
  • 39. SOTAQUE EXEMPLOS DA REGIÃO... Eu morro em cima daquele moro – eu gosto desse bairo . Eu ouvi no rádio que muitos rios na região da amazônia estão secando, os peixes estão morendo a tera encharcada agora virou poeira
  • 40. Outro grande problema muito comum na região, são as palavras terminadas em: ao~ - om - on Eu moro aqui nessa regiom já há muito tempo, eu adora esse povom. Para este natal eu estou querendo comprar um aparelho de são, porque não posso viver sem são.
  • 41. singular (ô) - plural (ó) aposto apostos caroço caroços corno cornos corpo corpos corvo corvos esforço esforços fogo fogos imposto impostos miolo miolos osso ossos poço poços porto portos povo povos socorro socorros forno fornos jogo jogos olho olhos ovo ovos porco porcos posto postos reforço reforços tijolo tijolos
  • 42. O QUE NÃO DIZER NO COMEÇO No início você não deverá: Pedir desculpas por estar com problemas físicos (gripes, resfriados, dor de cabeça )
  • 43. Contar piadas. Tomar partido sobre assuntos polêmicos. Começar com "chavões" ou frases muito usadas. Por exemplo : A união faz a força, uma andorinha só não faz verão. Fazer citações de autores muito polêmicos. Saiba ainda que o início deverá ser breve, neutro e guardar interdependência com o restante da fala.
  • 44. EMOÇÃO Fale com entusiasmo, vibre com a sua mensagem, demonstre emoção e interesse nas suas palavras e ações. Assim, terá autoridade para interessar e envolver os seus.
  • 45. PORCENTAGENS O corpo expressa 70% da informação, com os gestos transmites 50%, com a voz 20% e com as palavras só se expressam 10% e ainda segundo psicólogos, a transmissão de uma mensagem é 7% palavra, 38% voz e 55% expressão.
  • 46.   Sejam com pedestal, seguros na mão ou de lapela, a posição ideal para falar é 10 centímetros da boca, abaixo na direção do queixo. Não se deve dirigir o olhar ao instrumento, exceto nos primeiros segundos da fala para posicionamento, ou na eventualidade de ter que virar o corpo para enxergar uma parte lateral da sua platéia. o microfone
  • 47. O NERVOSISMO Antes de começar, respire profundamente, retendo o ar nos teus pulmões durante quatro segundos, três ou quatro vezes. Adota a posição em que te sintas mais cômodo: sentado ou de pé.
  • 48. Lembre-se: o público presente não é nenhum vilão, e não está ai para prejudicar. Não se esqueça de que dono da palavra é você. É você quem está dominando a situação, por isso deve ficar tranqüilo.
  • 49. Um dos fatores de sentirmos medo diante de uma platéia, muitas vezes tem causas psicológicas, traumas que herdamos durante a infância. Em inúmeras situações em que queríamos expressar nossas idéias ou nossas opiniões, fomos tolhidos pelos nossos pais ou familiares.
  • 50. ENTREVISTAS Saiba antes se é uma entrevista só com você ou um debate, o horário, se é ao vivo e qual o estilo do entrevistador.
  • 51. Cumprimente o entrevistador com um simples "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Nada de "é um prazer estar no seu programa“.
  • 52. Fale pausadamente e pronuncie bem as palavras. Evite o "aaan... aaan" de uma frase para outra e, ao final de cada uma, aqueles irritantes "né?", "tá?" ou "tá entendendo?" Para não dar branco, pense mais na linha de raciocínio, sem se preocupar demais com a construção das frases.
  • 53.
  • 54. Quando queremos falar em um tom mais grave ou aveludado, utilizamos a região do tórax onde ressoam os tons graves e médios. Os timbres mais altos, ressoam na região da face, onde os tons agudos se amplificam, dando uma aparência mais jovial a fala. MODULAR A VOZ
  • 55. Durante a leitura, separe pelo menos 15 minutos para fazê-la em voz alta. Diversifique bastante, leia jornais, poesias, textos publicitários, narrativas, etc... LEITURA

Editor's Notes

  1. MIlton