Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Retiro com Crismandos

Encontro com adolescentes da Comunidade Santo André que confirmaram na fé, pelo Sacramento da Crisma.

Retiro com Crismandos

  1. 1. RETIRO COM CRISMANDOSAssessoria – José Vieira
  2. 2. PAIXÃO DE ANDRÉ EIS AÍ OCORDEIRO DE DEUS “Salve, santa cruz, tão amada e desejada! Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou”.
  3. 3. ORAÇÃO DA TARDETu que havias escutado * a voz deJoão Batista, * quando o VerboSantíssimo se encarnou * paradar-nos o dom da vida * e paratrazer na terra a Boa Nova dasalvação, * tendo-o seguido, * aele te consagraste como primíciasanta * e primeiro dos seus frutos;tendo-o reconhecido,revelaste ao teu irmão Pedro onosso Deus: * suplica-lhe quesalve e ilumine as nossas almas.
  4. 4. •Tendo deixado de pescar peixes,pescaste os homens com o caniçoda pregação e o anzol da fé, *ilustre Apóstolo que repescaste doabismo do erro * o conjunto dasnações.Tu, ó André, irmão do Corifeu,cuja voz ressoa para instruir omundo inteiro,não deixes de interceder por nós,que fielmente celebramoscom coração aberto a tua sagradamemória."
  5. 5. •Tendo visto caminhar sobre a terra oDeus que amavas, * tu, "primeiro-chamado" entre as testemunhasoculares, * cheio de júbilo gritaste a teuirmão: * Simão, encontramos aquele quenós amamos; * em seguida dirigiste aoSalvador as palavras de Davi:como a corça ansiando por águascorrentes, * assim minha alma estáansiando por ti, ó Cristo, nosso Deus!E, tendo-o amado sempre mais, oalcançaste sobre a cruz,como verdadeiro discípulo imitando asua paixão; * consorte com ele naglória, * suplica-lhe com fervor pornossas almas. Amém!
  6. 6. CRISMAR PARA QUÊ ?
  7. 7. JOVENS, EUPRECISO DE VOCÊS!
  8. 8. QUAL SERÁ A TUA RESPOSTA?
  9. 9. VEM, VALERÁ A PENA!
  10. 10. EXPERIÊNCIA DE VIDA
  11. 11. VOCÊ QUERMESMO, SERCRISMADO?...CRISMADA?...
  12. 12. “JAVÉ DEUS modelou ohomem com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um SOPRO DEVIDA e o homem tornou- se um ser vivente”. (Gênesis 2,7)
  13. 13. O BATIZADO RECEBE UM DOM ESPECIAL: O ESPÍRITO. ISTO É, A FORÇA E ASABEDORIA QUE VÊM DO ESPÍRITO SANTO, PARA SER VERDADEIROTESTEMUNHO DE CRISTO NO MUNDO.
  14. 14. DEIXEM QUE O ESPÍRITO DEDEUS DIRIJA AS SUAS VIDAS! Gálatas 5,16
  15. 15. “Envias o teu sopro e eles são criados, e assimrenovas a face da terra”. Salmos 104,30
  16. 16. IMPOSIÇÃO DAS MÃOS SIGNIFICA: ABENÇOAR INVESTIR, AUTORIZAR DELEGAR A PESSOAPARA UMA MISSÃO
  17. 17. Jacó impõe as mãos sobre seusnetos, os filhos de José, paraabençoa-los (Gn. 48,14 - 15).Moisés, inspirado por Deus, impõeas mãos sobre Josué. (Nm. 27,18 -23). Transmissão de cargo à JosuéJosué é confirmado como homem desabedoria e de liderança, após aimposição das mãos: “E Josué, filhode Nun, estava cheio de sabedoria,porque Moisés havia colocado suasmãos sobre a cabeça dele”. Dt. 34, 9
  18. 18. Impõe as mãos para curar: “Minha filhaacaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe amão e ela viverá” (Mt. 9,18).Impõe as mãos para abençoar: “Foramtrazidas crianças para que lhesimpusesse as mãos”( Mt. 19,13; Mc.10,14).Na escolha dos sete primeirosdiáconos, estes “foram apresentadosaos apóstolos, que oraram e impuseramas mãos sobre eles” (At. 6,6).
  19. 19. “Então Pedro e João impuseram as mãos sobre os samaritanos, e elesreceberam o Espírito Santo. Atos 8,17
  20. 20. “Darei para vocês ‘um coração novo e colocareium espírito novo dentro devocês’... ‘Colocarei dentro o meu Espírito para fazer com que vivam de acordo com estatutos e observem e coloquem em prática as minhas normas’”. Ezequiel 36,26-27
  21. 21. “Impelidos pelo EspíritoSanto, os homensfalaram como porta-vozes de Deus” 2 Pedro 1,21
  22. 22. UNÇÃO CRISMAL SIGNIFICA• UM CHAMADO PROFÉTICO• UMA INVESTIDURA PROFÉTICA• É O CHAMADO A EVANGELIZAR• É A COMUNICAÇÃO DE FORÇA E DE PODER DA PARTE DO ESPÍRITO SANTO• MARCA – SINAL – DO ESCOLHIDO PARA UMA MISSÃO ESPECIAL: SER DISCÍPULO(A) MISSIONÁRIO(A)
  23. 23. A UNÇÃO significava força, poder,cura, saúde, alegria, bom odor,beleza e consagração.• Reis, Sacerdotes, Profetas eramungidos como instrumentos para bemconduzir o povo e para defender odireito e a justiça.• Cristo é o ungido de Deus porexcelência. Ele foi ungido, não comóleo, mas com o Espírito Santo e compoder.
  24. 24. “Samuel pegou a vasilha de óleo e ungiu o rapaz (Davi) na presença dos irmãos. Desse dia emdiante, o espírito de Javépermaneceu sobre Davi.” (1 Samuel 16,13)
  25. 25. O crismado recebe a “marca”, o selo do Espírito Santo. Como sinal de que somos pertencentesa Deus. Jesus mesmo declarou-se marcado com o selo do Pai (Jo 6,27).“Aquele que nos fortalececonvosco em Cristo e nos dá aunção é Deus, o qual nos marcoucom um selo e colocou emnossos corações o penhor doEspírito” (2 Cor. 1,21-22).
  26. 26. “O Espírito do Senhor Javé estásobre mim, porque Javé me ungiu. Ele me enviou para dar a boa notícia aos pobres, para curar oscorações feridos, para proclamar a libertação dos escravos, para pôrem liberdade os prisioneiros, parapromulgar o ano da graça de Javé, e para consolar todos os aflitos.. para transformar sua cinza em coroa, seu luto em perfume, seu abatimento em roupa de gala. (Isaías 61,1-3; Lucas 3,18-19)
  27. 27. “Profetize, dizendo :Ossos secos, ouçam apalavra de Javé! Assim diz o Senhor Javé a esses ossos:‘Vou infundir um espírito, e vocês reviverão’” Ezequiel 37, 4-5
  28. 28. A mão de Javé pousou sobremim e o Espírito de Javé melevou e me deixou num valecheio de ossos. E o Espíritome fez circular em tornodeles por todos os lados...Então Javé me disse:“Criatura humana, será queesses ossos poderãoreviver?”.. Ezequiel 37,1-3)
  29. 29. “Derramarei o meu espíritosobre todos os viventes, e os filhos de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! Nesses dias, até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito!” (Joel 3,1-2; Atos 2,17-18)
  30. 30. “Do tronco de Jessé sairá um ramo, um broto nascerá de suas raízes. Sobre ele pousará o Espírito de Javé: Espírito de Sabedoria e Inteligência; Espírito de Conselho e Fortaleza; Espírito de Conhecimento e Temor a Javé”. (Isaías 11,1-4)
  31. 31. SABEDORIA Ela nos leva ao verdadeiroconhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso,ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.
  32. 32. INTELIGÊNCIAEste dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na SagradaEscritura e nos ensinamentos da Igreja. Ex.: Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos...
  33. 33. CIÊNCIA A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o serhumano, o planeta e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente à cultura da morte.
  34. 34. CONSELHO É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, emfamília e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados...
  35. 35. FORTALEZA É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida.Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais a assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem naconquista de uma sociedade mais fraterna, solidária, ética.
  36. 36. PIEDADE É o dom da intimidade, da espiritualidade encarnada e damística. Coloca-nos numa atitude de filhos e filha buscando um diálogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor:amor a Deus e amor aos irmãos.
  37. 37. TEMOR DE DEUSEste dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Porisso, precisamos corresponder a este amor.Colocar Deus acima de tudo e de todos!
  38. 38. “A paz esteja com vocês.Assim como o Pai meenviou, eu também enviovocês”. Tendo faladoisso, Jesus soprou sobreeles, dizendo: “Recebamo Espírito Santo...” João 20,21-22
  39. 39. “Quando terminaram aoração, estremeceu o lugar em que estavam reunidos. Todos, então, ficaramcheios do Espírito Santo e,com coragem, anunciavam a palavra de Deus’. Atos 4,31
  40. 40. “Pois o Espírito sonda todasas coisas, até mesmo asprofundidades de Deus’. 1 Cor 2,10“Vocês não sabem que sãotemplos de Deus e que oEspírito de Deus habita emvocês?” 1 Cor 3,16
  41. 41. “Quem semeia nosinstintos egoístas, dos instintos egoístas colherá corrupção; quem semeia no Espírito, do Espíritocolherá a vida eterna”. Gálatas 6,8
  42. 42. “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si”. Gálatas 5,22
  43. 43. • ÓLEO PENETRA EM PROFUNDIDADE É O DOM DA FORÇA RECEBIDO NO SACRAMENTO. SER OUTRO CRISTO!• SINAL DA CRUZ NA FRONTE – EXPRIME UM DOM DE SEGURANÇA E DE DEFESA (PELA CRUZ QUE CRISTO NOS SALVOU)• MÃO DO PADRINHO NO OMBRO – APOIO, COMPROMISSO ASSUMIDO DE AJUDAR O CRISTÃO (SEU AFILHADO, AFILHADA), A PERSEVERAR NA FÉ E CONTINUAR SEMPRE CRESCENDO COMO CRISTÃO E FILHO DE DEUS.
  44. 44. RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO NA CRISMA• CONFIRMAR SUA ADESÃO À FÉ – JESUS CRISTO E A IGREJA• PROMETENDO RENUNCIAR AO PECADO• PROMETENDO LEVAR UMA VIDA CONFORME OS ENSINAMENTOS QUE RECEBEU• FAZER CRESCER, DESENVOLVER A VIDA NOVA (BATISMO)• ASSUMIR SEU PAPEL DE CRISTÃO NO MUNDO• RENOVAR ESTE COMPROMISSO PELO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO (AVALIAÇÃO)
  45. 45. Todo crismado, ao ser ungido,assume a missão de defender odireito e a justiça, especialmentedos mais fracos e oprimidos.Portanto, será sempre um profetaque anunciará, ou denunciará, noambiente onde estiver, a presençaou a ausência de Deus.Cada um(a) é chamado a viver aSantidade onde quer que esteja...Os caminhos são vários: vidasacerdotal – religiosa – matrimonial- leiga
  46. 46. EVANGELHO JOÃO CAPÍTULO 1VERSÍCULOS 35 a 42
  47. 47. CAMINHADA COM DEUS• NOS DEU A VIDA – CRIATURAS DE DEUS• BATISMO – FILHOS DE DEUS
  48. 48. CAMINHADA COM JOÃO BATISTA• SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO – CONVERSÃO• SACRAMENTO DA EUCARISTIA – CORDEIRO DE DEUS
  49. 49. CAMINHADA COM JESUS CRISTO• VIDA DE COMUNHÃO – COMUNIDADE• SACRAMENTO DA CRISMA
  50. 50. CAMINHADA COM O ESPÍRITO SANTO• A VIDA MISSIONÁRIA – DISCÍPULO MISSIONÁRIO• TESTEMUNHAR JESUS CRISTO NO MUNDO• REINO DE DEUS – VIDA ETERNA
  51. 51. “Portanto, vão e façamcom que todos os povos setornem meus discípulos,batizando-os em nome doPai, e do Filho, e doEspírito Santo, ensinando-os a observar tudo o queordenei a vocês. Eis que euestarei com vocês todos osdias, até o fim do mundo”. Mateus 28,19-20
  52. 52. MARIA DISSE: “EIS A SERVA DOSENHOR. FAÇA-SE EM SEGUNDO A TUA PALAVRA”.
  53. 53. DISCIPULO MISSIONÁRIO CONSTRUIR O REINO DE DEUS• DENTRO DA IGREJA (COMUNIDADE = MINISTÉRIOS ORDENADOS, VIDA RELIGIOSA - SERVIÇOS NOS MOVIMENTOS, PASTORAIS) - GRUPO DE JOVEM - LITURGIA – CATEQUESE – MÚSICA – CCP – DÍZIMO...• FORA DA IGREJA (MUNDO SECULAR: POLÍTICA – GRÊMIO ESTUDANTIL – SINDICATO – ASSOCIAÇÕES – TRABALHO – ESPORTES – MEIO- AMBIENTE, CIDADANIA E ÉTICA - CONSELHOS MUNICIPAIS...)
  54. 54. SEM UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DOMINICAL E NAS FESTAS DE PRECEITO,NÃO EXISTIRÁ UM DISCÍPULO MISSIONÁRIO MADURO. Documento de Aparecida, n. 252“MINHA MISSA É MINHA VIDA E MINHA VIDAÉ UMA MISSA PROLONGADA” (Alberto Hurtado)
  55. 55. “TODAS AS COMUNIDADES E GRUPOS ECLESIAIS DARÃO FRUTO NA MEDIDA EM QUE AEUCARISTIA FOR O CENTRO DE SUA VIDA E A PALAVRA DE DEUS FOR O FAROL DO SEU CAMINHO E DE SUA ATUAÇÃONA ÚNICA IGREJA DE CRISTO”.(Documento de Aparecida, n. 180)
  56. 56. “Coragem, povo todo da terra! É o que Javé diz. Mãos à obra, pois eu estou com vocês. O meu espírito estará com você. Não tenham medo! (Ageu 2,5; João 16,33)
  57. 57. ORAÇÃO DA COLETABISPO: OREMOS..., DEUS DEBONDADE, REALIZAI EM NÓSVOSSA PROMESSA, PARA QUE AVINDA DO ESPÍRITO SANTO NOSTORNE PERANTE O MUNDOTESTEMUNHAS DO EVANGELHO DENOSSO SENHOR JESUS CRISTO.POR NOSSO SENHOR JESUSCRISTO, VOSSO FILHO, NAUNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.•TODOS: AMÉM!
  58. 58. Bispo: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, vocês renunciam ao pecado?☺ Crismandos: RENUNCIO. Bispo: Para viver como irmãos, vocês renunciam a tudo o que causa desunião?☺ Crismandos: RENUNCIO. Bispo: Para seguir Jesus Cristo, vocês renunciam ao demônio, autor e princípio do pecado?☺ Crismandos: RENUNCIO.
  59. 59. PROFISSÃO DE FÉ Bispo: Vocês crêem em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?☺ Crismandos: CREIO. Bispo: Vocês crêem em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?☺ Crismandos: CREIO.
  60. 60. Bispo: Vocês crêem no Espírito Santo, na Santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?☺Crismandos: CREIO. Bispo: Esta é a nossa fé que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão da nossa alegria em Cristo Nosso Senhor. (podem apagar as velas)
  61. 61. RITO DA CRISMA
  62. 62. RITO DA CRISMACom: No primeiro momento, oBispo se dirige a Deus e pedeque envie o Espírito Santo sobreestes seus filhos adotivos quedesejam receber o Sacramentoda Crisma e assim confirmar ocompromisso do Batismo.1º MOMENTO: INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
  63. 63. Bispo: ROGUEMOS, CAROS IRMÃOS E IRMÃS, A DEUS PAI TODO-PODEROSO, QUE DERRAME O ESPÍRITO SANTO SOBRE ESTES SEUS FILHOS ADOTIVOS, JÁ RENASCIDOS NO BATISMO PARA A VIDA ETERNA, A FIM DE CONFIRMÁ- LOS PELA RIQUEZA DE SEUS DONS E CONFIGURÁ-LO PELA UNÇÃO AO CRISTO, FILHO DE DEUS.• (Em Silêncio, todos rezam um momento)
  64. 64. Com: A Imposição das mãos para todos em geral. É um gesto freqüente na Igreja.2º MOMENTO: IMPOSIÇÃO DAS MÃOS (O bispo impõem as mãos sobre os crismandos.)• Bispo: DEUS TODO-PODEROSO, PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE, PELA ÁGUA E PELO ESPÍRITO SANTO, FIZESTES RENASCER ESTES VOSSOS SERVOS, LIBERTANDO-OS DO PECADO, ENVIAI-LHES O ESPIRITO SANTO PARÁCLITO;
  65. 65. Bispo: DAI-LHES, SENHOR, O ESPÍRITO DE SABEDORIA E INTELIGÊNCIA, O ESPÍRITO DE CONSELHO E FORTALEZA, O ESPÍRITO DE CIÊNCIA E PIEDADE E ENCHEI-OS DO ESPÍRITO DO VOSSO TEMOR. PÔR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.• TODOS: AMÉM!
  66. 66. 3º MOMENTO: UNÇÃO INDIVIDUAL•Com: Neste momento, o Bispo faráa imposição das mãos em cadaum(a), acompanhado da unção como óleo do crisma na fronte de cadacrismando(a), dizendo as palavras: Bispo: “.........RECEBE + POR ESTESINAL, O ESPÍRITO SANTO, DOMDE DEUS”☺ Crismando(a): AMÉM! Bispo: A PAZ ESTEJA CONTIGO.☺ Crismando: E CONTIGO TAMBÉM!
  67. 67. ORAÇÃO EUCARÍSTICA V• BISPO: O SENHOR ESTEJA CONVOSCO!• POVO: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.• BISPO: CORAÇÕES AO ALTO!• POVO: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS.• BISPO: DEMOS GRAÇAS AO SENHOR, NOSSO DEUS!• POVO: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO
  68. 68. •NA VERDADE, É JUSTO E NECESSÁRIO,É NOSSO DEVER E SALVAÇÃO DAR-VOSGRAÇAS, SEMPRE E EM TODO LUGAR,SENHOR, PAI SANTO, DEUS ETERNO ETODO-PODEROSO, POR CRISTO, SENHORNOSSO.•NO BATISMO NOS CONCEDEIS O DOMDA FÉ, FAZENDO-NOS PARTICIPANTESDO MISTÉRIO PASCAL DE VOSSO FILHO.PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS E A UNÇÃOREAL DO CRISMA, NOS CONFIRMAISCOM O SELO DO ESPÍRITO SANTO, PARACELEBRAR O MILAGRE DEPENTECOSTES.
  69. 69. UNGIDOS PELO ESPÍRITO SANTO, EALIMENTOS NO BANQUETE EUCARÍSTICO,NOS TORNAMOS IMAGENS DO CRISTOSENHOR, PARA ANUNCIAR AO MUNDO ACERTEZA DA SALVAÇÃO, E DAR, NAIGREJA, O TESTEMUNHO DA FÉREDENTORA.REUNIDOS NESTA ASSEMBLÉIA FESTIVA,RECONHECEMOS EM VÓS A FONTE DETODO O BEM E O FUNDAMENTO DE NOSSAPAZ.ENQUANTO ESPERAMOS A PLENITUDEETERNA, PROCLAMAMOS A VOSSA GLÓRIA,CANTANDO A UMA SÓ VOZ:TODOS: SANTO, SANTO, SANTO,....
  70. 70. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃOOREMOS: ACOMPANHAI, Ó DEUS, COMA VOSSA BÊNÇÃO, AQUELES QUERECEBERAM A UNÇÃO DO ESPÍRITOSANTO E FORAM NUTRIDOS PELOSACRAMENTO DO VOSSO FILHO, PARAQUE, SUPERANDO TODAS ASADVERSIDADES, ALEGREM A VOSSAIGREJA POR UMA VIDA SANTA E AFAÇAM CRESCER NO MUNDO POR SEUAMOR E SUAS OBRAS. POR NOSSOSENHOR JESUS CRISTO, VOSSOFILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITOSANTO.
  71. 71. “O FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SERSERVIDO. ELE VEIO PARA SERVIR,E PARA DAR A SUA VIDA COMO RESGATE EM FAVOR DE MUITOS” Mateus 20,28
  72. 72. JESUS DISSE:“EU GARANTO A VOCÊS: QUEMTIVER DEIXADO CASA,IRMÃOS, IRMÃS, MÃE, FILHOS,CAMPOS, POR CAUSA DE MIM EDA BOA NOTÍCIA, VAI RECEBERCEM VEZES MAIS. ... E NOMUNDO FUTURO, VAI RECEBERA VIDA ETERNA”. (Marcos 10,29.30)
  73. 73. VEM ESPIRITO SANTOVem Espírito Santo, vem encha-nos Senhor.Vem Espírito Santo, vem encha-nos,Vem sela-nos, Senhor.Vem ó Senhor, da nossa vida,Dá-nos a força, Consolador.Influi em Teu alento sobre de nós.Vem, encha-nos, SenhorVem Espírito Santo, vem encha-nos, Senhor.Vem Espírito Santo, vem encha-nos,Vem sela-nos, Senhor.
  74. 74. Vem hoje aqui,Amigo do céu,vem sobre nós, Ajudador.Seja nosso guia,Seja nosso Rei,Vem encha-nos,Vem, sela-nos, Senhor.Vem Espírito Santo,Vem encha-nos, Senhor.Vem Espírito Santo, vem encha-nos,Vem sela-nos, Senhor.
  75. 75. Vem sobre o Papa,Sobre os nossos Bispos,sobre os Sacerdotes,Religiosos e os Leigos,Vem ó Senhor, renovao fogo em Tua Igreja.Vem encha-nos,Vem sela-nos, Senhor.Vem Espírito Santo,Vem encha-nos, Senhor.Vem Espírito Santo,Vem encha-nos,Vem sela-nos, Senhor.
  76. 76. Sobre o Brasil,Sobre todo este paísAbençoa suas famílias ,A Igreja, seu governo.Abençoa os brasileirosComo um povo do céu.Vem encha-nos,Vem sela-nos Senhor.Vem Espírito Santo,vem encha-nos Senhor.Vem Espírito Santo, vem encha-nos,Vem sela-nos, Senhor.
  77. 77. LEMBRE-SE... “QUANDO TIVEREM CUMPRIDO TUDO O QUE LHE MANDAREM FAZER, DIGAM: ‘SOMOS SERVOSINÚTEIS; FIZEMOS O QUE DEVÍAMOS FAZER.’” (Lucas 17,10)
  78. 78. Dourados-MS, 2012 ELABORAÇÃO E MONTAGEM DE SLAIDS José Vieira dos Santos jvieiras@hotmail.comhttp://santoandrecom.blogspot.com.br

×