SlideShare a Scribd company logo
1 of 45
Download to read offline
PROJETO “QUEM CANTA, SUAS DIFICULDADES ESPANTA” Arlete do Nascimento Carina Castro Santin EvandraMaria CervieriTrentin Juliana Venzon Vanessa Corteis
JUSTIFICATIVA Em um mundo cada vez mais superficial, temos na música uma maneira de falar sobre desejos, sentimentos, afetos, alegrias, tristezas, conquistas e perdas. E também uma maneira de falar que tudo isto pode acontecer em nossas vidas, mas podem ser transformados, superados ou enaltecidos.
JUSTIFICATIVA A atividade lúdica é fundamental para a criança, pois contribui para sua vida afetiva e intelectual. Se tivermos crianças que brincam, cantam, que se aventuram em algo novo, no desconhecido, teremos adultos equilibrados.
JUSTIFICATIVA A presença destes momentos lúdicos na vida escolar da criança leva-a a grandes descobertas, à auto-suficiência, ao crescimento e ao desenvolvimento cognitivo, à construção de julgamentos ético-morais e ao aprendizado de fazer escolhas.
JUSTIFICATIVA Por tudo isso, devemos ter em mente que a Educação Musical não é apenas formadora de conteúdos acadêmicos, mas sim, uma proposta de socialização em grupo, pois a música tem a capacidade de envolver, unir, socializar, despertar desejos e emoções nas crianças.
JUSTIFICATIVA A Educação Musical é um importante mediador do desenvolvimento das crianças nas suas habilidades físicas, mentais, verbais, sociais e emocionais. Portanto, é um trabalho de desenvolvimento global que possibilita à criança usar toda a sua capacidade para uma aprendizagem de acordo com o seu ritmo.
JEAN PIAGET “A escola deve formar homens inventivos e criativos que não repitam o que outras gerações fizeram.”
OBJETIVOS Encaminhar o aluno à cooperação e às trocas sociais; Desenvolver a compreensão mútua pelo intercâmbio de idéias e conhecimentos; Vivenciar os próprios sentimentos; Possibilitar, por meio da música, a fixação das aprendizagens necessárias em cada fase da escolarização da criança.
OBJETIVOS Proporcionar às crianças situações que ajudem na formação dos hábitos e de regras sociais fundamentais para convivência na sociedade, tais como respeitar os outros, esperar a sua vez, saber ouvir e aceitar as diferenças; Tornar a aprendizagem mais prazerosa e eficaz, respeitando o ritmo de cada um.
VIOLA SPOLIN “Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e, se, o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que tem para lhe ensinar.”
DESENVOLVIMENTO Uma vez por semana ou quinzenalmente, trabalhamos com o “Caderno de Projetos” o projeto “Quem Canta, Suas Dificuldades Espanta”, onde através de uma música com imagem referente a letra, desenvolvemos atividades auxiliares na fixação ou introdução de um novo conteúdo. Um cartaz com a música e o desenho ampliado e previamente preparado pelo professor, será pendurado no quadro para uma melhor visualização do aluno.
DESENVOLVIMENTO Sempre serão levados a refletir: o que vêem, que desenho a escrita está formando, quais as cores utilizadas, qual a que mais se destaca, perceber os espaços entre as palavras, observar os sinais de pontuação... Após, a professora pede que cada um faça a leitura silenciosa do texto e depois os convida para lerem coletivamente em voz alta, e para que façam a relação entre o texto escrito e o desenho que o mesmo formou.
DESENVOLVIMENTO Continuando, fizemos uma interpretação oral do texto e, com o auxílio do violão, a professora apresenta a música aos alunos. Cantamos juntos várias vezes até que aprendam a melodia e a letra, estimulando a interpretação corporal. Depois cada um recebe a folha com o desenho e o texto para pintar e colar no caderno. Os alunos copiam o mesmo no caderno e depois fazem as atividades dirigidas, conforme objetivos previamente planejados.
AVALIAÇÃO A cada nova música o professor irá observar como o aluno está com relação a música trabalhada anteriormente:
AVALIAÇÃO Já está copiando as músicas de letra cursiva? Como está sua letra? Como está seu capricho? Como foi a sua participação?
AVALIAÇÃO Como está se expressando corporalmente? Está conseguindo gravar com mais facilidade a música? Está cantando com entonação e melodia? Está fazendo a atividade com entusiasmo?
AVALIAÇÃO Além disso, o professor deverá observar se o aluno está se expressando melhor na sala de aula, nas atividades de rotina, se seu aprendizado está sendo beneficiado,se a sua leitura está evoluindo, e mais, se está alcançando os objetivos propostos para cada atividade.
QUEM CANTA, SUAS DIFICULDADES ESPANTA
BOA TARDE, COLEGUINHA COMO VAI?
BOA TARDE COLEGUINHA, COMO VAI? DESENVOLVIMENTO DA AULA: Atividades comuns a todas as aulas; Pintar os espaços entre as palavrinhas; Circular na música as letras que fazem parte do seu nome; Confecção dos prismas ou crachás com os nomes dos alunos.
O PALHAÇO PICOLÉ
O PALHAÇO PICOLÉ Melodia: Fui morar numa casinha... DESENVOLVIMENTO DA AULA: Atividades comuns a todas as aulas; Questionamentos sobre o nome do palhaço: nº de letras, nº de sílabas, letra inicial e final; Questionamento sobre o nome dos alunos: nº de letras, nº de sílabas, letra inicial e final, maior nº de letras, menor nº de letras .
O PALHAÇO PICOLÉ Vocês já conhecem as vogais? Quais são elas? Quais as vogais que aparecem na palavra PICOLÉ? Alguma vogal se repete? E quais ficaram de fora? Vamos pensar algumas palavras onde elas aparecem? E com que letra começam as palavras PALHAÇO e PICOLÉ? Vamos pensar em outras palavras que começam com esta letrinha? Desenhar, escrever ou colar palavras ou desenhos que comecem com a letra P.
O BALÃO AZUL
O BALÃO AZUL Melodia: Ciranda, cirandinha... DESENVOLVIMENTO DA AULA: Atividades comuns a todas as aulas; Após receberem a letra da música e aprenderem a melodia,os aluno são colocados em círculo e a professora enche um balão azul. Enquanto cantam a música ao som do violão, o balão vai fazendo o círculo e quando a música parar, o último aluno que tiver tocado no balão deverá responder a pergunta final. Ex: Camila, onde foi o seu balão? O que foi fazer lá?
O BALÃO AZUL  Cada um completará no caderno a pergunta da música com a sua resposta através de um desenho, de palavras, frases ou pequeno texto.
O BALÃO AZUL A professora enche vários balões de várias cores e cantando a música todos vão batendo nos balões coloridos para que não caiam. Quando a música parar a professora escolhe três alunos com balões de cores diferentes para dizerem alguma coisa que seja daquela cor. Se não conseguirem a turma pode ajudar.
O BALÃO AZUL Qual é a cor do balão da nossa música? Quem sabe me dizer o nome de outras cores? (listá-las no quadro). O que existe na sala que é da cor ____________? E na escola da cor__________? E da cor____________? E na sua casa tem alguma coisa da cor ____________?  Pense e escreva, alguma coisa que tenha em sua casa da cor: branca ________, verde ________, azul ________, amarela _______, vermelha _______, preta ________.
O BALÃO AZUL
O BALÃO AZUL
O BALÃO AZUL Quais as rimas que aparecem na letra desta música? Circule-as. Escreva ou desenhe mais três rimas para a palavra balão. Usando estas rimas, crie um novo versinho para a música.
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
SABIÁ LÁ NA GAIOLA DESENVOLVIMENTO DA AULA: Atividades comuns a todas as aulas; Você sabia que o SABIÁ-LARANJEIRA é a ave símbolo do Brasil? Interpretando a música:
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
SABIÁ LÁ NA GAIOLA Pesquisa: animais em extinção; Existe algum destes animais em nossa região? Vocêsconhecem algum? Dominó animais em extinção (www.mma.gov.br/port/sbf/fauna/index.cfm) Masculino e feminino; Singular e plural; coletivos
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
SABIÁ LÁ NA GAIOLA
BARBIER (IN: MACHADO, 2000) SALIENTA “(...) o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em ato.” (p.6)
BIBLIOGRAFIAS: Revista da ABEM, Porto Alegre, v.10, 65-74, mar. 2004; Coleção Poemas e Rimas – Ed. Fapi; Aprendendo e Brincando com Música – Ed. Fapi; Série Cadernos, Brincar com Palavras – Ed. Scipione; Educação Ambiental em Língua Portuguesa – Ed. Base Cultural; Vivenciando a Linguagem – Base Didáticos  http://www.webearte.net/artigos;

More Related Content

What's hot

Aula 1 - Flauta transversal - Nível 1 - Projeto Aprendiz VV - 2012
Aula 1 - Flauta transversal - Nível 1 - Projeto Aprendiz VV - 2012Aula 1 - Flauta transversal - Nível 1 - Projeto Aprendiz VV - 2012
Aula 1 - Flauta transversal - Nível 1 - Projeto Aprendiz VV - 2012Ramon Fávero
 
Metodo violino otaniel_vol01
Metodo violino otaniel_vol01Metodo violino otaniel_vol01
Metodo violino otaniel_vol01ClaudineiCamara
 
As artes no jardim de-infância
As artes no jardim de-infânciaAs artes no jardim de-infância
As artes no jardim de-infânciaRisoleta Montez
 
Viola de ouro apostila
Viola de ouro apostilaViola de ouro apostila
Viola de ouro apostilaNome Sobrenome
 
Programação de Estudo de Violino
Programação de Estudo de ViolinoProgramação de Estudo de Violino
Programação de Estudo de ViolinoWillian Alves Lima
 
Como ler tablatura
Como ler tablaturaComo ler tablatura
Como ler tablaturanoisy_doctor
 
Curso Básico de Violão para Iniciantes
Curso Básico de Violão para IniciantesCurso Básico de Violão para Iniciantes
Curso Básico de Violão para IniciantesWilson Diamantino
 
Aula 3 - Flauta transversal - Nível 2 - Projeto Aprendiz VV - 2012
Aula 3 - Flauta transversal - Nível 2 - Projeto Aprendiz VV - 2012Aula 3 - Flauta transversal - Nível 2 - Projeto Aprendiz VV - 2012
Aula 3 - Flauta transversal - Nível 2 - Projeto Aprendiz VV - 2012Ramon Fávero
 
Poesias de inverno
Poesias de invernoPoesias de inverno
Poesias de invernolabeques
 
Apostila de violao (alan salles)
Apostila de violao (alan salles)Apostila de violao (alan salles)
Apostila de violao (alan salles)Mille Barreto
 
Evangelização - Apostila de Música - Teoria Musical Infantil
Evangelização - Apostila de Música - Teoria Musical InfantilEvangelização - Apostila de Música - Teoria Musical Infantil
Evangelização - Apostila de Música - Teoria Musical InfantilAntonino Silva
 
Recorder Introduction
Recorder IntroductionRecorder Introduction
Recorder IntroductionGavin Julius
 
VIOLA CAIPIRA VOL.1
VIOLA CAIPIRA VOL.1VIOLA CAIPIRA VOL.1
VIOLA CAIPIRA VOL.1Gary Jackson
 
Bolo rei Antonio Torrado
Bolo rei Antonio TorradoBolo rei Antonio Torrado
Bolo rei Antonio TorradoSílvia Bastos
 
Apostila de Teoria musical
Apostila de Teoria musicalApostila de Teoria musical
Apostila de Teoria musicaljaconiasmusical
 
Hinário de órgão 2012-01-05
Hinário de órgão   2012-01-05Hinário de órgão   2012-01-05
Hinário de órgão 2012-01-05amigaohinos
 
نبذه بيتهوفن
نبذه بيتهوفننبذه بيتهوفن
نبذه بيتهوفنpeter_magdy
 

What's hot (20)

Aula 1 - Flauta transversal - Nível 1 - Projeto Aprendiz VV - 2012
Aula 1 - Flauta transversal - Nível 1 - Projeto Aprendiz VV - 2012Aula 1 - Flauta transversal - Nível 1 - Projeto Aprendiz VV - 2012
Aula 1 - Flauta transversal - Nível 1 - Projeto Aprendiz VV - 2012
 
Metodo violino otaniel_vol01
Metodo violino otaniel_vol01Metodo violino otaniel_vol01
Metodo violino otaniel_vol01
 
As artes no jardim de-infância
As artes no jardim de-infânciaAs artes no jardim de-infância
As artes no jardim de-infância
 
Viola de ouro apostila
Viola de ouro apostilaViola de ouro apostila
Viola de ouro apostila
 
Programação de Estudo de Violino
Programação de Estudo de ViolinoProgramação de Estudo de Violino
Programação de Estudo de Violino
 
Como ler tablatura
Como ler tablaturaComo ler tablatura
Como ler tablatura
 
Curso Básico de Violão para Iniciantes
Curso Básico de Violão para IniciantesCurso Básico de Violão para Iniciantes
Curso Básico de Violão para Iniciantes
 
Aula 3 - Flauta transversal - Nível 2 - Projeto Aprendiz VV - 2012
Aula 3 - Flauta transversal - Nível 2 - Projeto Aprendiz VV - 2012Aula 3 - Flauta transversal - Nível 2 - Projeto Aprendiz VV - 2012
Aula 3 - Flauta transversal - Nível 2 - Projeto Aprendiz VV - 2012
 
Poesias de inverno
Poesias de invernoPoesias de inverno
Poesias de inverno
 
Natal cancoes poemas_78p
Natal cancoes poemas_78pNatal cancoes poemas_78p
Natal cancoes poemas_78p
 
Curso de violao
Curso de violaoCurso de violao
Curso de violao
 
Apostila de violao (alan salles)
Apostila de violao (alan salles)Apostila de violao (alan salles)
Apostila de violao (alan salles)
 
Evangelização - Apostila de Música - Teoria Musical Infantil
Evangelização - Apostila de Música - Teoria Musical InfantilEvangelização - Apostila de Música - Teoria Musical Infantil
Evangelização - Apostila de Música - Teoria Musical Infantil
 
Recorder Introduction
Recorder IntroductionRecorder Introduction
Recorder Introduction
 
VIOLA CAIPIRA VOL.1
VIOLA CAIPIRA VOL.1VIOLA CAIPIRA VOL.1
VIOLA CAIPIRA VOL.1
 
Bolo rei Antonio Torrado
Bolo rei Antonio TorradoBolo rei Antonio Torrado
Bolo rei Antonio Torrado
 
Apostila de Teoria musical
Apostila de Teoria musicalApostila de Teoria musical
Apostila de Teoria musical
 
Hinário de órgão 2012-01-05
Hinário de órgão   2012-01-05Hinário de órgão   2012-01-05
Hinário de órgão 2012-01-05
 
نبذه بيتهوفن
نبذه بيتهوفننبذه بيتهوفن
نبذه بيتهوفن
 
Caldo de pedra
Caldo de pedraCaldo de pedra
Caldo de pedra
 

Viewers also liked

Apostila quem canta seus males espanta vol1
Apostila quem canta seus males espanta vol1Apostila quem canta seus males espanta vol1
Apostila quem canta seus males espanta vol1SimoneHelenDrumond
 
Apostila dia do circo – vol 2 simone helen drumond
Apostila dia do circo – vol 2 simone helen drumondApostila dia do circo – vol 2 simone helen drumond
Apostila dia do circo – vol 2 simone helen drumondSimoneHelenDrumond
 
Atividades com musicas infantis
Atividades com musicas infantisAtividades com musicas infantis
Atividades com musicas infantisIsa ...
 
Festa do final de ano cemei balão mágico
Festa do final de ano cemei balão mágicoFesta do final de ano cemei balão mágico
Festa do final de ano cemei balão mágicodreavida
 
2ª avaliação de portugues 2ª unidade 2015
2ª avaliação de portugues 2ª  unidade 20152ª avaliação de portugues 2ª  unidade 2015
2ª avaliação de portugues 2ª unidade 2015julliana brito
 
Projeto slide balão mágico
Projeto slide balão mágicoProjeto slide balão mágico
Projeto slide balão mágicoAdriana Campos
 
Livro virtual concluido
Livro virtual concluidoLivro virtual concluido
Livro virtual concluidoMadureiraM
 
Trabalhando matemática nas linhas e entrelinhas - Isabel Gil, EB 2/3 Santana
Trabalhando matemática nas linhas e entrelinhas - Isabel Gil, EB 2/3 SantanaTrabalhando matemática nas linhas e entrelinhas - Isabel Gil, EB 2/3 Santana
Trabalhando matemática nas linhas e entrelinhas - Isabel Gil, EB 2/3 Santanapfcmesips
 
Currículo de matemáica e suas tecnologias
Currículo de matemáica e suas tecnologiasCurrículo de matemáica e suas tecnologias
Currículo de matemáica e suas tecnologiasRicardo Alex de Sousa
 

Viewers also liked (20)

Apostila quem canta seus males espanta vol1
Apostila quem canta seus males espanta vol1Apostila quem canta seus males espanta vol1
Apostila quem canta seus males espanta vol1
 
O circo da alegria
O circo da alegriaO circo da alegria
O circo da alegria
 
Projeto conhecendo as vogais
Projeto conhecendo as vogaisProjeto conhecendo as vogais
Projeto conhecendo as vogais
 
Apostila dia do circo – vol 2 simone helen drumond
Apostila dia do circo – vol 2 simone helen drumondApostila dia do circo – vol 2 simone helen drumond
Apostila dia do circo – vol 2 simone helen drumond
 
Ciranda das sílabas volume 4
Ciranda das sílabas   volume 4Ciranda das sílabas   volume 4
Ciranda das sílabas volume 4
 
Atividades com musicas infantis
Atividades com musicas infantisAtividades com musicas infantis
Atividades com musicas infantis
 
O nariz do palhaço
O nariz do palhaçoO nariz do palhaço
O nariz do palhaço
 
Balão mágico
Balão  mágicoBalão  mágico
Balão mágico
 
Festa do final de ano cemei balão mágico
Festa do final de ano cemei balão mágicoFesta do final de ano cemei balão mágico
Festa do final de ano cemei balão mágico
 
Balão
BalãoBalão
Balão
 
2ª avaliação de portugues 2ª unidade 2015
2ª avaliação de portugues 2ª  unidade 20152ª avaliação de portugues 2ª  unidade 2015
2ª avaliação de portugues 2ª unidade 2015
 
Cantigas infantis
Cantigas infantisCantigas infantis
Cantigas infantis
 
Projeto slide balão mágico
Projeto slide balão mágicoProjeto slide balão mágico
Projeto slide balão mágico
 
Livro virtual concluido
Livro virtual concluidoLivro virtual concluido
Livro virtual concluido
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
Gráficos
GráficosGráficos
Gráficos
 
Papas
PapasPapas
Papas
 
Trabalhando matemática nas linhas e entrelinhas - Isabel Gil, EB 2/3 Santana
Trabalhando matemática nas linhas e entrelinhas - Isabel Gil, EB 2/3 SantanaTrabalhando matemática nas linhas e entrelinhas - Isabel Gil, EB 2/3 Santana
Trabalhando matemática nas linhas e entrelinhas - Isabel Gil, EB 2/3 Santana
 
Currículo de matemáica e suas tecnologias
Currículo de matemáica e suas tecnologiasCurrículo de matemáica e suas tecnologias
Currículo de matemáica e suas tecnologias
 
Sequência didática
Sequência didáticaSequência didática
Sequência didática
 

Similar to Quem canta, suas dificuldades espanta - Projeto de música na educação infantil

Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantisCaderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantissimone pereira
 
Projeto para educação infantil
Projeto para educação infantilProjeto para educação infantil
Projeto para educação infantilSilvaneia Moreira
 
Brasil de Tuhu - Guia Musical
Brasil de Tuhu - Guia MusicalBrasil de Tuhu - Guia Musical
Brasil de Tuhu - Guia MusicalBrasil de Tuhu
 
Guia Musical - Brasil de Tuhu
Guia Musical - Brasil de Tuhu Guia Musical - Brasil de Tuhu
Guia Musical - Brasil de Tuhu Brasil de Tuhu
 
Brasil de Tuhu - Guia Musical
Brasil de Tuhu - Guia MusicalBrasil de Tuhu - Guia Musical
Brasil de Tuhu - Guia MusicalBrasil de Tuhu
 
Suplemento iniciacao-publicar-completo
Suplemento iniciacao-publicar-completoSuplemento iniciacao-publicar-completo
Suplemento iniciacao-publicar-completoRenata Duarte
 
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantisCaderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantisAlessandra Gomes
 
Para PNAIC - Atividades Sequenciadas-2
Para PNAIC - Atividades Sequenciadas-2Para PNAIC - Atividades Sequenciadas-2
Para PNAIC - Atividades Sequenciadas-2Graça Sousa
 
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02moborba
 
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02moborba
 
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02moborba
 
Atividades sequenciadas - 1º encontro 2013
Atividades sequenciadas - 1º encontro 2013Atividades sequenciadas - 1º encontro 2013
Atividades sequenciadas - 1º encontro 2013Graça Sousa
 
Educação infantil a musica-na_educacao_infantil
Educação infantil   a musica-na_educacao_infantilEducação infantil   a musica-na_educacao_infantil
Educação infantil a musica-na_educacao_infantilceisementinha
 
Projeto musical slide
Projeto musical slideProjeto musical slide
Projeto musical slidemartajeronimo
 
Projeto musical slide
Projeto musical slideProjeto musical slide
Projeto musical slidemartajeronimo
 

Similar to Quem canta, suas dificuldades espanta - Projeto de música na educação infantil (20)

Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantisCaderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
 
Projeto para educação infantil
Projeto para educação infantilProjeto para educação infantil
Projeto para educação infantil
 
Brasil de Tuhu - Guia Musical
Brasil de Tuhu - Guia MusicalBrasil de Tuhu - Guia Musical
Brasil de Tuhu - Guia Musical
 
Guia Musical - Brasil de Tuhu
Guia Musical - Brasil de Tuhu Guia Musical - Brasil de Tuhu
Guia Musical - Brasil de Tuhu
 
Brasil de Tuhu - Guia Musical
Brasil de Tuhu - Guia MusicalBrasil de Tuhu - Guia Musical
Brasil de Tuhu - Guia Musical
 
Suplemento iniciacao-publicar-completo
Suplemento iniciacao-publicar-completoSuplemento iniciacao-publicar-completo
Suplemento iniciacao-publicar-completo
 
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantisCaderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
Caderno de apoio a pratica pedagogica cantigas de roda e musicas infantis
 
Atividades sequenciadas
Atividades sequenciadas Atividades sequenciadas
Atividades sequenciadas
 
Para PNAIC - Atividades Sequenciadas-2
Para PNAIC - Atividades Sequenciadas-2Para PNAIC - Atividades Sequenciadas-2
Para PNAIC - Atividades Sequenciadas-2
 
Atividades sequenciadas para alfabetizar letrando
Atividades sequenciadas para alfabetizar letrandoAtividades sequenciadas para alfabetizar letrando
Atividades sequenciadas para alfabetizar letrando
 
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
 
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
 
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
Atividadessequenciadasiencontro2013 130711171714-phpapp02
 
Atividades sequenciadas - 1º encontro 2013
Atividades sequenciadas - 1º encontro 2013Atividades sequenciadas - 1º encontro 2013
Atividades sequenciadas - 1º encontro 2013
 
Educação infantil a musica-na_educacao_infantil
Educação infantil   a musica-na_educacao_infantilEducação infantil   a musica-na_educacao_infantil
Educação infantil a musica-na_educacao_infantil
 
Sequencia didática
Sequencia didáticaSequencia didática
Sequencia didática
 
Projeto musical slide
Projeto musical slideProjeto musical slide
Projeto musical slide
 
Projeto musical
Projeto musical Projeto musical
Projeto musical
 
Projeto musical slide
Projeto musical slideProjeto musical slide
Projeto musical slide
 
Centopeia colorida
Centopeia coloridaCentopeia colorida
Centopeia colorida
 

Quem canta, suas dificuldades espanta - Projeto de música na educação infantil

  • 1. PROJETO “QUEM CANTA, SUAS DIFICULDADES ESPANTA” Arlete do Nascimento Carina Castro Santin EvandraMaria CervieriTrentin Juliana Venzon Vanessa Corteis
  • 2. JUSTIFICATIVA Em um mundo cada vez mais superficial, temos na música uma maneira de falar sobre desejos, sentimentos, afetos, alegrias, tristezas, conquistas e perdas. E também uma maneira de falar que tudo isto pode acontecer em nossas vidas, mas podem ser transformados, superados ou enaltecidos.
  • 3. JUSTIFICATIVA A atividade lúdica é fundamental para a criança, pois contribui para sua vida afetiva e intelectual. Se tivermos crianças que brincam, cantam, que se aventuram em algo novo, no desconhecido, teremos adultos equilibrados.
  • 4. JUSTIFICATIVA A presença destes momentos lúdicos na vida escolar da criança leva-a a grandes descobertas, à auto-suficiência, ao crescimento e ao desenvolvimento cognitivo, à construção de julgamentos ético-morais e ao aprendizado de fazer escolhas.
  • 5. JUSTIFICATIVA Por tudo isso, devemos ter em mente que a Educação Musical não é apenas formadora de conteúdos acadêmicos, mas sim, uma proposta de socialização em grupo, pois a música tem a capacidade de envolver, unir, socializar, despertar desejos e emoções nas crianças.
  • 6. JUSTIFICATIVA A Educação Musical é um importante mediador do desenvolvimento das crianças nas suas habilidades físicas, mentais, verbais, sociais e emocionais. Portanto, é um trabalho de desenvolvimento global que possibilita à criança usar toda a sua capacidade para uma aprendizagem de acordo com o seu ritmo.
  • 7. JEAN PIAGET “A escola deve formar homens inventivos e criativos que não repitam o que outras gerações fizeram.”
  • 8. OBJETIVOS Encaminhar o aluno à cooperação e às trocas sociais; Desenvolver a compreensão mútua pelo intercâmbio de idéias e conhecimentos; Vivenciar os próprios sentimentos; Possibilitar, por meio da música, a fixação das aprendizagens necessárias em cada fase da escolarização da criança.
  • 9. OBJETIVOS Proporcionar às crianças situações que ajudem na formação dos hábitos e de regras sociais fundamentais para convivência na sociedade, tais como respeitar os outros, esperar a sua vez, saber ouvir e aceitar as diferenças; Tornar a aprendizagem mais prazerosa e eficaz, respeitando o ritmo de cada um.
  • 10. VIOLA SPOLIN “Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e, se, o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que tem para lhe ensinar.”
  • 11. DESENVOLVIMENTO Uma vez por semana ou quinzenalmente, trabalhamos com o “Caderno de Projetos” o projeto “Quem Canta, Suas Dificuldades Espanta”, onde através de uma música com imagem referente a letra, desenvolvemos atividades auxiliares na fixação ou introdução de um novo conteúdo. Um cartaz com a música e o desenho ampliado e previamente preparado pelo professor, será pendurado no quadro para uma melhor visualização do aluno.
  • 12. DESENVOLVIMENTO Sempre serão levados a refletir: o que vêem, que desenho a escrita está formando, quais as cores utilizadas, qual a que mais se destaca, perceber os espaços entre as palavras, observar os sinais de pontuação... Após, a professora pede que cada um faça a leitura silenciosa do texto e depois os convida para lerem coletivamente em voz alta, e para que façam a relação entre o texto escrito e o desenho que o mesmo formou.
  • 13. DESENVOLVIMENTO Continuando, fizemos uma interpretação oral do texto e, com o auxílio do violão, a professora apresenta a música aos alunos. Cantamos juntos várias vezes até que aprendam a melodia e a letra, estimulando a interpretação corporal. Depois cada um recebe a folha com o desenho e o texto para pintar e colar no caderno. Os alunos copiam o mesmo no caderno e depois fazem as atividades dirigidas, conforme objetivos previamente planejados.
  • 14. AVALIAÇÃO A cada nova música o professor irá observar como o aluno está com relação a música trabalhada anteriormente:
  • 15. AVALIAÇÃO Já está copiando as músicas de letra cursiva? Como está sua letra? Como está seu capricho? Como foi a sua participação?
  • 16. AVALIAÇÃO Como está se expressando corporalmente? Está conseguindo gravar com mais facilidade a música? Está cantando com entonação e melodia? Está fazendo a atividade com entusiasmo?
  • 17. AVALIAÇÃO Além disso, o professor deverá observar se o aluno está se expressando melhor na sala de aula, nas atividades de rotina, se seu aprendizado está sendo beneficiado,se a sua leitura está evoluindo, e mais, se está alcançando os objetivos propostos para cada atividade.
  • 18. QUEM CANTA, SUAS DIFICULDADES ESPANTA
  • 20. BOA TARDE COLEGUINHA, COMO VAI? DESENVOLVIMENTO DA AULA: Atividades comuns a todas as aulas; Pintar os espaços entre as palavrinhas; Circular na música as letras que fazem parte do seu nome; Confecção dos prismas ou crachás com os nomes dos alunos.
  • 22. O PALHAÇO PICOLÉ Melodia: Fui morar numa casinha... DESENVOLVIMENTO DA AULA: Atividades comuns a todas as aulas; Questionamentos sobre o nome do palhaço: nº de letras, nº de sílabas, letra inicial e final; Questionamento sobre o nome dos alunos: nº de letras, nº de sílabas, letra inicial e final, maior nº de letras, menor nº de letras .
  • 23. O PALHAÇO PICOLÉ Vocês já conhecem as vogais? Quais são elas? Quais as vogais que aparecem na palavra PICOLÉ? Alguma vogal se repete? E quais ficaram de fora? Vamos pensar algumas palavras onde elas aparecem? E com que letra começam as palavras PALHAÇO e PICOLÉ? Vamos pensar em outras palavras que começam com esta letrinha? Desenhar, escrever ou colar palavras ou desenhos que comecem com a letra P.
  • 25. O BALÃO AZUL Melodia: Ciranda, cirandinha... DESENVOLVIMENTO DA AULA: Atividades comuns a todas as aulas; Após receberem a letra da música e aprenderem a melodia,os aluno são colocados em círculo e a professora enche um balão azul. Enquanto cantam a música ao som do violão, o balão vai fazendo o círculo e quando a música parar, o último aluno que tiver tocado no balão deverá responder a pergunta final. Ex: Camila, onde foi o seu balão? O que foi fazer lá?
  • 26. O BALÃO AZUL Cada um completará no caderno a pergunta da música com a sua resposta através de um desenho, de palavras, frases ou pequeno texto.
  • 27. O BALÃO AZUL A professora enche vários balões de várias cores e cantando a música todos vão batendo nos balões coloridos para que não caiam. Quando a música parar a professora escolhe três alunos com balões de cores diferentes para dizerem alguma coisa que seja daquela cor. Se não conseguirem a turma pode ajudar.
  • 28. O BALÃO AZUL Qual é a cor do balão da nossa música? Quem sabe me dizer o nome de outras cores? (listá-las no quadro). O que existe na sala que é da cor ____________? E na escola da cor__________? E da cor____________? E na sua casa tem alguma coisa da cor ____________? Pense e escreva, alguma coisa que tenha em sua casa da cor: branca ________, verde ________, azul ________, amarela _______, vermelha _______, preta ________.
  • 31. O BALÃO AZUL Quais as rimas que aparecem na letra desta música? Circule-as. Escreva ou desenhe mais três rimas para a palavra balão. Usando estas rimas, crie um novo versinho para a música.
  • 32. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 33. SABIÁ LÁ NA GAIOLA DESENVOLVIMENTO DA AULA: Atividades comuns a todas as aulas; Você sabia que o SABIÁ-LARANJEIRA é a ave símbolo do Brasil? Interpretando a música:
  • 34. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 35. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 36. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 37. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 38. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 39. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 40. SABIÁ LÁ NA GAIOLA Pesquisa: animais em extinção; Existe algum destes animais em nossa região? Vocêsconhecem algum? Dominó animais em extinção (www.mma.gov.br/port/sbf/fauna/index.cfm) Masculino e feminino; Singular e plural; coletivos
  • 41. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 42. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 43. SABIÁ LÁ NA GAIOLA
  • 44. BARBIER (IN: MACHADO, 2000) SALIENTA “(...) o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em ato.” (p.6)
  • 45. BIBLIOGRAFIAS: Revista da ABEM, Porto Alegre, v.10, 65-74, mar. 2004; Coleção Poemas e Rimas – Ed. Fapi; Aprendendo e Brincando com Música – Ed. Fapi; Série Cadernos, Brincar com Palavras – Ed. Scipione; Educação Ambiental em Língua Portuguesa – Ed. Base Cultural; Vivenciando a Linguagem – Base Didáticos http://www.webearte.net/artigos;