Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação do Manual de Instruções para a Literacia Digital

Apresentação do Manual de Instruções para a Literacia Digital na rede de bibliotecas de Oeiras. 17 de outubro de 2019

  • Be the first to comment

Apresentação do Manual de Instruções para a Literacia Digital

  1. 1. Carlos Pinheiro e Jorge Borges Oeiras, outubro de 2019
  2. 2. O que é o MILD? • Manual de Instruções para a Literacia Digital; • Desenvolver as competências dos jovens dos 14 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais; • Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian; • Produção de conteúdos: Alex Martire, António Granado, António Maneira, Daniel Cassany, João Correia de Freitas, Paula Lopes e Vítor Tomé; • Revisão, gestão e adaptação – Rede de Bibliotecas Escolares (Carlos Pinheiro e Jorge Borges).
  3. 3. Manual de Instruções para a Literacia Digital Áreas de literacia Temas (sob a forma de perguntas) Secções em cada tema
  4. 4. Áreas
  5. 5. Secções Conteúdo informativo sobre o tema Verificação da aprendizagem Sugestões de atividades sobre o tema Recursos adicionais
  6. 6. Ler e escrever na rede Pesquisas informação de forma eficaz? Wikipédia, fonte de informação necessária e suficiente? Sabes participar com a tua opinião noutros espaços da rede? Sabes criar o teu próprio espaço na rede para publicares o que te interessa?
  7. 7. Ler e escrever na rede Pesquisas informação de forma eficaz? • Procurar, navegar e avaliar informação em linha • Operadores boleanos • Parâmetros de pesquisa
  8. 8. Ler e escrever na rede Pesquisas informação de forma eficaz? Wikipédia, fonte de informação necessária e suficiente? • O que é a Wikipédia • Outras ferramentas: (Wikicionário, Wikiquote , Wikivoyage, Wikispecies)
  9. 9. Ler e escrever na rede Pesquisas informação de forma eficaz? Wikipédia, fonte de informação necessária e suficiente? Sabes participar com a tua opinião noutros espaços da rede? Formas de publicar conteúdo na rede: - a criação - a agregação - a curadoria
  10. 10. Ler e escrever na rede Pesquisas informação de forma eficaz? Wikipédia, fonte de informação necessária e suficiente? Sabes participar com a tua opinião noutros espaços da rede? Sabes criar o teu próprio espaço na rede para publicares o que te interessa? Aspetos a ter em conta na criação de conteúdos • Antes de publicar • Durante a publicação • Depois de publicar
  11. 11. Literatura digital Que diferenças há entre um poema ou um conto publicado em papel e na rede? Conheces obras de literatura digital que não podem ser publicadas em papel? Fanfic, o que é? Que obras te podem interessar?
  12. 12. Literatura digital Que diferenças há entre um poema ou um conto publicado em papel e na rede? Mudanças nas práticas sociais de leitura e escrita, assim como na produção, distribuição e consumo dos livros
  13. 13. Literatura digital Que diferenças há entre um poema ou um conto publicado em papel e na rede? Conheces obras de literatura digital que não podem ser publicadas em papel? Conceito de literatura digital (literatura multimodal) Novas experiências sonoras, visuais e estéticas.
  14. 14. Literatura digital Que diferenças há entre um poema ou um conto publicado em papel e na rede? Conheces obras de literatura digital que não podem ser publicadas em papel? Fanfic, o que é? Que obras te podem interessar? Conceito e características da fanfic. Exemplos de fanfics.
  15. 15. Saber fazer na rede Sabes usar a informação da Internet nas tuas produções? Evitas os riscos e aproveitas as oportunidades da rede? Qual a diferença entre a Net e a Web? Como tirar partido das tecnologias digitais para aprenderes mais e melhor?
  16. 16. Saber fazer na rede Sabes usar a informação da Internet nas tuas produções? • Direitos de autor • Licenciamentos • Citação e referência das fontes • Ferramentas de gestão bibliográfica • Plágio
  17. 17. Saber fazer na rede Sabes usar a informação da Internet nas tuas produções? Evitas os riscos e aproveitas as oportunidades da rede? • Uso crítico e seguro da rede • Privacidade e pegada digital
  18. 18. Saber fazer na rede Sabes usar a informação da Internet nas tuas produções? Evitas os riscos e aproveitas as oportunidades da rede? Qual a diferença entre a Net e a Web? • Como funciona a Internet • Como apareceu e como funciona a web
  19. 19. Saber fazer na rede Sabes usar a informação da Internet nas tuas produções? Evitas os riscos e aproveitas as oportunidades da rede? Qual a diferença entre a Net e a Web? Como tirar partido das tecnologias digitais para aprenderes mais e melhor? 10 dicas para aproveitar as potencialidades dos ambientes e das ferramentas digitais
  20. 20. Leitura dos media Os media ajudam-te a ler os media? Acreditas nas notícias? Sabes quem manda nos media? Quais as principais características da realidade virtual? Que pensar dos videojogos?
  21. 21. Leitura dos media Os media ajudam-te a ler os media? Os novos media Dieta mediática
  22. 22. Leitura dos media Os media ajudam-te a ler os media? Acreditas nas notícias? Análise das mensagens dos media. Os media como construção da realidade. A desinformação.
  23. 23. Leitura dos media Os media ajudam-te a ler os media? Acreditas nas notícias? Sabes quem manda nos media? A concentração dos media. Grupos privados vs. interesse público.
  24. 24. Leitura dos media Os media ajudam-te a ler os media? Acreditas nas notícias? Sabes quem manda nos media? Quais as principais características da realidade virtual? O que é a realidade virtual Áreas da aplicação da RV Realidade aumentada
  25. 25. Leitura dos media Os media ajudam-te a ler os media? Acreditas nas notícias? Sabes quem manda nos media? Quais as principais características da realidade virtual? Que pensar dos videojogos? Características dos videojogos Videojogos na educação
  26. 26. Redes sociais Sabes como funciona a tua rede social? O que te mostram as redes sociais? Sabes quanto vale a informação que deixas nas redes sociais? Será que és viciado nas redes sociais?
  27. 27. Redes sociais Sabes como funciona a tua rede social? Tipos de redes e seu funcionamento.
  28. 28. Redes sociais Sabes como funciona a tua rede social? O que te mostram as redes sociais? A ideia de gosto e o papel dos algoritmos.
  29. 29. Redes sociais Sabes como funciona a tua rede social? O que te mostram as redes sociais? Sabes quanto vale a informação que deixas nas redes sociais? Cuidados a ter na partilha de informação pessoal.
  30. 30. Redes sociais Sabes como funciona a tua rede social? O que te mostram as redes sociais? Sabes quanto vale a informação que deixas nas redes sociais? Será que és viciado nas redes sociais? A imersão, o multitasking, o jogo. Formas de autorregulação.
  31. 31. Imagem e cultura visual Já imaginaste um jornal sem imagens? Sabes ler uma imagem em movimento e comunicar através dela?
  32. 32. Imagem e cultura visual Já imaginaste um jornal sem imagens? Literacia visual. O poder das imagens.
  33. 33. Imagem e cultura visual Já imaginaste um jornal sem imagens? Sabes ler uma imagem em movimento e comunicar através dela? Posição crítica e reflexiva face aos media.
  34. 34. Ser cidadão digital A Internet pode favorecer a cidadania? Deves envolver-te em ações de cidadania?
  35. 35. Ser cidadão digital A Internet pode favorecer a cidadania? Relevância social das TIC. E-cidadania. Ciberativismo.
  36. 36. Ser cidadão digital A Internet pode favorecer a cidadania? Deves envolver-te em ações de cidadania? Formas de participação. Ir além do clickativism.
  37. 37. Ética e responsabilidade Há novos direitos e deveres no mundo digital? Os algoritmos podem limitar a tua liberdade?
  38. 38. Ética e responsabilidade Há novos direitos e deveres no mundo digital? Inclusão e literacia digital. Etiqueta digital.
  39. 39. Ética e responsabilidade Há novos direitos e deveres no mundo digital? Os algoritmos podem limitar a tua liberdade? O poder dos algoritmos na tomada de decisões.
  40. 40. Educação para a Cidadania Referencial Aprender com a BE Perfil dos Alunos
  41. 41. Atividade Criar um cenário de aprendizagem com a Biblioteca – referencial AcBE – a partir de um dos seguintes recursos: Vídeo: Teens Talk About Bullying (em inglês) https://www.youtube.com/watch?v=f4PildXpg_A Vídeo: Explorers of the Digital Ocean (legendado) https://youtu.be/_0uVgkaTZfw Vídeo: Como escolher as nossas notícias (legendado) https://youtu.be/q-Y-z6HmRgI Texto: Perdeu-se o gosto pelo belo? https://app.box.com/s/pbwxmxzic91jueznzbcgd09box50iqko Vídeo: Fronteiras (em espanhol) https://youtu.be/hwtk3N0fy8Y

×