Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

PPS II

588 views

Published on

Cárie de mamadeira

Published in: Health & Medicine
  • Login to see the comments

PPS II

  1. 1. Layout do título Subtítulo Cárie de Mamadeira PPS II
  2. 2. Cárie de Mamadeira A cárie de mamadeira é uma doença que acomete os bebês e está relacionada principalmente a ingestão de líquidos açucarados durante a noite. Ou seja, aquela história de que não devemos dormir sem escovar os dentes também vale para os pequeninos.
  3. 3. Como se forma as cárie de mamadeira? Os açúcares dos alimentos são usados como uma fonte de energia pelas bactérias da placa. Essas produzem ácidos que atacam a superfície do esmalte. O que resultará em cárie generalizada.
  4. 4. Mamadeiras entre as refeições Não é só o que a criança toma, mas com que frequência e por quanto tempo seus dentes estão expostos aos ácidos. Da mesma maneira, permitir que a criança durma com a mamadeira pode prejudicar, entre outras coisas, seus dentes. Enquanto o bebê dorme, o fluxo salivar diminui e os líquidos açucarados permanecem na boca, ao redor dos dentes. No geral, não acostume o bebê à comidas adoçadas como recompensa e não mergulhe chupetas em açúcar ou mel.
  5. 5. E quando o bebê já tiver um aninho, inicia-se o uso de escova dental pequena e macia, que pode ser acompanhada de uma pequena quantidade de creme dental sem flúor. Deve-se limpar e massagear as gengivas em todas as regiões, mesmo as que não possui dentes ainda. Não deve esquecer da língua e palato. Higiene Bucal do Bebê
  6. 6. Higiene Bucal do Bebê Os primeiros cuidados com a higiene bucal dos bebês deve começar na gestação. A grávida deve visitar o dentista para receber as orientações de alimentação e de higiene bucal. Nos bebês recém – nascidos, antes mesmo do aparecimento do primeiro dente, deve-se utilizar e uma gaze ou fralda embebida em água filtrada ou fervida, a cada mamada para limpeza da boca. Quando aparecer o primeiro dente, a gaze ou fralda deve ser substituida por uma dedeira de borracha.
  7. 7. Higiene Bucal do Bebê Lembrando que a bactéria causadora da cárie é contagiosa,o Streptococus mutans e pode ser transmitida de mãe para filho.
  8. 8. Características da cárie tipo mamadeira Os dentes mais atingidos são os incisivos superiores. No início apresenta-se como uma mancha branca na superfície vestíbulo- gengival, podendo evoluir para cavitações.
  9. 9. Dicas e Cuidados:Hábitos Chupeta/ Mamadeira • Não deixe o furo do bico da mamadeira muito grande, para que o bebê estimule a musculatura e não sacie a fome muito rápido; • Ferva os bicos e a mamadeira; • Dê chupeta somente se a criança pedir e evite prender na roupa para não ficar tão fácil o acesso a mesma; • Limite os hábitos de sucção até os 2 anos de idade. Após esta idade, as deformidades bucais podem ser mais difíceis de serem tratadas. Até os dois anos, as deformidades regridem com a interrupção do hábito. • Dica: Fure a chupeta! Assim ela perde toda a graça.  • Utilize bico ortodôntico. 
  10. 10. Uso de mamadeira e chupeta O uso da mamadeira provoca problemas na arcada dentária, com possíveis complicações fonoaudiológicas e cáries precoces. Então , é importante ressaltar que se estes hábitos forem prolongados podem prejudicar o posicionamento dos dentes do bebê. Todo processo de remoção de um hábito deve ser lento e gradativo, mais deve começar o mais cedo possível. Aos poucos se deve ir planejando eliminar o uso da chupeta e da mamadeira da rotina do bebê, até no máximo por volta dos 2 anos e meio/ 3 anos de idade. Então para facilitar o processo pode-se ir substituindo a mamadeira pelo copinho de transição.
  11. 11. Prevenção e promoção de saúde A prevenção é o método mais indicado para se tratar a cárie de mamadeira.
  12. 12. Equipe: Fábio Nunes Jean Kennedy Leidiane Santos Maria Iza Luna
  13. 13. Obrigado!!!!!!!!

×