O documento discute os estágios de uma startup e as fases do método Running Lean para o desenvolvimento de um produto mínimo viável (MVP). Primeiro, apresenta os três estágios gerais de uma startup: 1) compreender o problema e definir a solução, 2) validar o produto e mercado, e 3) escalar o negócio. Em seguida, detalha as três fases do Running Lean: 1) compreender o problema, 2) definir a solução, e 3) validar qualitativamente a solução com clientes.
29. LEAN CANVAS
Mensagem
única, clara e
convincente
que indica o
motivo de sua
solução ser
diferente e valer
a pena prestar
atenção.
Top 3
funcionalidades
Top 3
problemas
Atividades chave
dos usuários
que irá medir
Não podem ser
facilmente
copiados
ou comprados
Público-alvo
Caminhos até os
clientes
- Modelos de receita
- Receitas
- Margem de lucro
- Lifetime Value (valor do tempo de vida)
- Custos de aquisição de clientes
- Custos de distribuição
- Tecnologia
- Pessoas
31. LEAN CANVAS
1. Separar clientes de usuários
2. Identifique grupos pequenos de clientes
3. Um canvas para cada segmento de clientes
4. Algumas áreas podem ficar em branco
5. Pense no presente
DICAS GERAIS:
32. LEAN CANVAS
1. Defina os clientes
2. Identifique os primeiros adotantes
3. Liste os principais problemas
4. Liste as alternativas existentes
CLIENTES E PROBLEMAS
33. CALORIAZ - CLIENTES E PROBLEMAS
PROBLEMA
• Fazer dieta é muito
chato e entediante
• É difícil persistir numa
dieta
• Conviver com o fracasso
na dieta é péssimo
Alternativas existentes:
Não fazer dieta,
contadores de calorias
web, contadores de
calorias mobile, planilhas,
caderninhos, diários,
grupos de discussão.
Pessoas que estão
fazendo ou desejam fazer
dieta para perder peso ou
ganhar massa muscular
Adotantes iniciais:
Mulheres acima dos 25,
que estão desesperadas
para perder peso.
SEGMENTOS
DE CLIENTES
34. LEAN CANVAS
1. Mira nos adotantes iniciais
2. Foco nos benefícios
PROPOSTA DE VALOR
35. CALORIAZ - PROPOSTA DE VALOR
- Fazer dieta é muito
chato e entediante;
- É difícil persistir numa
dieta;
- Conviver com o
fracasso
na dieta é péssimo.
Alternativas
existentes:
Não fazer dieta,
contadores de calorias
web, contadores de
calorias mobile,
planilhas,
caderninhos, diários,
grupos de discussão.
Pessoas que estão
fazendo ou
desejam fazer
dieta para perder
peso ou
ganhar massa
muscular
Early Adopters:
Mulheres acima
dos 25, que estão
desesperadas para
perder peso.
PROPOSTA DE
VALOR ÚNICA
Ser feliz é mais
importante do
que contar
calorias.
36. LEAN CANVAS
1. Listar uma solução para cada problema
2. Não gaste muito tempo nisso
SOLUÇÃO
37. CALORIAZ - SOLUÇÃO
- Fazer dieta é muito
chato e entediante;
- É difícil persistir numa
dieta;
- Conviver com o
fracasso
na dieta é péssimo.
Alternativas
existentes:
Não fazer dieta,
contadores de calorias
web, contadores de
calorias mobile,
planilhas,
caderninhos, diários,
grupos de discussão.
Pessoas que estão
fazendo ou
desejam fazer
dieta para perder
peso ou
ganhar massa
muscular
Early Adopters:
Mulheres acima
dos 25, que estão
desesperadas para
perder peso.
Ser feliz é mais
importante do que
contar calorias.
Conceitos de Alto
Nível:
- Dieta não é
escravidão.
- Uma forma de dieta
para quem não suporta
fazer dietas.
SOLUÇÃO
• Anotar o resumo do dia
num formato livre e
descompromissado
• Interação social
• Compartilhamento de
experiências
39. CALORIAZ - CANAIS
CANAIS
- Fazer dieta é muito
chato e entediante;
- É difícil persistir numa
dieta;
- Conviver com o
fracasso
na dieta é péssimo.
Alternativas
existentes:
Não fazer dieta,
contadores de calorias
web, contadores de
calorias mobile,
planilhas,
caderninhos, diários,
grupos de discussão.
Pessoas que estão
fazendo ou
desejam fazer
dieta para perder
peso ou
ganhar massa
muscular
Early Adopters:
Mulheres acima
dos 25, que estão
desesperadas para
perder peso.
Ser feliz é mais
importante do que
contar calorias.
Conceitos de Alto
Nível:
- Dieta não é
escravidão.
- Uma forma de dieta
para quem não suporta
fazer dietas.
- Anotar o resumo do
dia num formato livre e
descompromissado
- Interação social
- Compartilhamento de
experiências
• Grupos de discussão
sobre dietas
• Blogs
• Formadores de opinião
40. LEAN CANVAS
1. O preço é parte do produto
2. O preço determina seus clientes
3. Ser pago é a primeira forma de validação
CUSTOS E RECEITAS
41. CALORIAZ - CUSTOS E RECEITAS
ESTRUTURA DE CUSTOS
- Fazer dieta é muito
chato e entediante;
- É difícil persistir numa
dieta;
- Conviver com o
fracasso
na dieta é péssimo.
Alternativas
existentes:
Não fazer dieta,
contadores de calorias
web, contadores de
calorias mobile,
planilhas,
caderninhos, diários,
grupos de discussão.
Pessoas que estão
fazendo ou
desejam fazer
dieta para perder
peso ou
ganhar massa
muscular
Early Adopters:
Mulheres acima
dos 25, que estão
desesperadas para
perder peso.
Ser feliz é mais
importante do que
contar calorias.
Conceitos de Alto
Nível:
- Dieta não é
escravidão.
- Uma forma de dieta
para quem não suporta
fazer dietas.
- Grupos de
discussão
sobre dietas
- Blogs
- Formadores de
opinião
- Anotar o resumo do
dia num formato livre e
descompromissado
- Interação social
- Compartilhamento de
experiências
FONTES DE RECEITA
• Custo para lançar = 170 horas
* R$40/h = R$6.800,00
• Custo com pessoal = 2
pessoas * 10 horas por
semana * R$40/h =
R$3.200/mês
• 30 dias de Trial
• Assinatura = 1 Big Mac por
mês (~R$9,90)
• Break-even point: R$3.200 /
R$9,90 = 324 clientes
42. LEAN CANVAS
1. Os números que mostram como seu
negócio avança
2. Documente as principais atividades dos
usuários que indicarão uso do seu produto
MÉTRICAS CHAVE
43. CALORIAZ - MÉTRICAS CHAVE
MÉTRICAS
CHAVE
- Fazer dieta é muito
chato e entediante;
- É difícil persistir numa
dieta;
- Conviver com o
fracasso
na dieta é péssimo.
Alternativas
existentes:
Não fazer dieta,
contadores de calorias
web, contadores de
calorias mobile,
planilhas,
caderninhos, diários,
grupos de discussão.
Pessoas que estão
fazendo ou
desejam fazer
dieta para perder
peso ou
ganhar massa
muscular
Early Adopters:
Mulheres acima
dos 25, que estão
desesperadas para
perder peso.
Ser feliz é mais
importante do que
contar calorias.
Conceitos de Alto
Nível:
- Dieta não é
escravidão.
- Uma forma de dieta
para quem não suporta
fazer dietas.
- Anotar o resumo do
dia num formato livre e
descompromissado
- Interação social
- Compartilhamento de
experiências
- Grupos de
discussão
sobre dietas
- Blogs
- Formadores de
opinião
- 30 dias de Trial
- Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90)
- Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes
Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00
Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h
= R$3.200/mês
• Criar conta
• Anotar resumo do dia
• Compartilhar
44. LEAN CANVAS
1. Uma vantagem competitiva real é algo que
não pode ser facilmente copiado ou
comprado
2. Informação interna, Referência pessoal, O
time dos sonhos, Clientes existentes,
Networking, Comunidade
VANTAGEM COMPETITIVA
45. CALORIAZ - VANTAGEM COMPETITIVA
VANTAGEM
COMPETITIVA
- Fazer dieta é muito
chato e entediante;
- É difícil persistir numa
dieta;
- Conviver com o
fracasso
na dieta é péssimo.
Alternativas
existentes:
Não fazer dieta,
contadores de calorias
web, contadores de
calorias mobile,
planilhas,
caderninhos, diários,
grupos de discussão.
Pessoas que estão
fazendo ou
desejam fazer
dieta para perder
peso ou
ganhar massa
muscular
Early Adopters:
Mulheres acima
dos 25, que estão
desesperadas para
perder peso.
Ser feliz é mais
importante do que
contar calorias.
Conceitos de Alto
Nível:
- Dieta não é
escravidão.
- Uma forma de dieta
para quem não suporta
fazer dietas.
- Anotar o resumo do
dia num formato livre e
descompromissado
- Interação social
- Compartilhamento de
experiências
- Grupos de
discussão
sobre dietas
- Blogs
- Formadores de
opinião
- 30 dias de Trial
- Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90)
- Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes
Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00
Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h
= R$3.200/mês
- Criar conta
- Anotar resumo do dia
- Compartilhar
• Conhecimento do
mercado
• Contato com clientes
46. CALORIAZ - LEAN CANVAS
- Fazer dieta é muito
chato e entediante;
- É difícil persistir numa
dieta;
- Conviver com o
fracasso
na dieta é péssimo.
Alternativas
existentes:
Não fazer dieta,
contadores de calorias
web, contadores de
calorias mobile,
planilhas,
caderninhos, diários,
grupos de discussão.
Pessoas que estão
fazendo ou
desejam fazer
dieta para perder
peso ou
ganhar massa
muscular
Early Adopters:
Mulheres acima
dos 25, que estão
desesperadas para
perder peso.
Ser feliz é mais
importante do que
contar calorias.
Conceitos de Alto
Nível:
- Dieta não é
escravidão.
- Uma forma de dieta
para quem não suporta
fazer dietas.
- Anotar o resumo do
dia num formato livre e
descompromissado
- Interação social
- Compartilhamento de
experiências
- Grupos de
discussão
sobre dietas
- Blogs
- Formadores de
opinião
- 30 dias de Trial
- Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90)
- Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes
Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00
Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h
= R$3.200/mês
- Criar conta
- Anotar resumo do dia
- Compartilhar
- Conhecimento do
mercado
- Contato com
clientes
52. MVP
“É o menor conjunto possível de
recursos que dá autonomia ao
produto para solucionar o ponto
mais crítico de um problema e
demonstrar o seu valor.”
-- Steve Blank
Mínimo Produto Viável:
60. FASES DO RUNNING LEAN
1.
Compreender
o Problema
2.
Definir a
Solução
3.
Validação
Qualitativa
4.
Verificação
Quantitativa
61. FASES DO RUNNING LEAN
FASE 1: COMPREENDER
O PROBLEMA
Quem possui o problema?
Qual é o principal problema?
Como é resolvido hoje?
62. FASES DO RUNNING LEAN
FASE 2: DEFINIR A
SOLUÇÃO
Como a solução deve funcionar?
Quem será o primeiro adotante?
O modelo de cobrança funciona?
63. FASES DO RUNNING LEAN
FASE 3: VALIDAR
QUALITATIVAMENTE
Percebem a proposta de valor?
Como encontrar primeiros adotantes
suficientes para apoiar a
aprendizagem? Está sendo Pago?
64. LEAN CANVAS
Mensagem
única, clara e
convincente
que indica o
motivo de sua
solução ser
diferente e valer
a pena prestar
atenção.
Top 3
funcionalidades
Top 3
problemas
Atividades chave
dos usuários
que irá medir
Não podem ser
facilmente
copiados
ou comprados
Público-alvo
Caminhos até os
clientes
- Modelos de receita
- Receitas
- Margem de lucro
- Lifetime Value (valor do tempo de vida)
- Custos de aquisição de clientes
- Custos de distribuição
- Tecnologia
- Pessoas