Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sistema reprodutor humano

35,868 views

Published on

Sistema reprodutor humano

  1. 1. SistemaReprodutor Humano
  2. 2. ReproduçãoA função que permite aosseres vivos dar origem aoutros seres vivos damesma espécie chama-sereprodução.A reprodução éresponsável pelasconservação das espécies.
  3. 3. Diferenças entre rapazes e raparigas Carateres sexuais primários Quando um bebé nasce, só sabemos se é rapaz ou rapariga através do órgãos sexuais externos. Rapariga – vulva Rapaz - pénis
  4. 4. Diferenças entre rapazes e raparigas Durante a adolescência o corpo transforma-se,passando de criança a adulto. Na fase inicial, apuberdade, os órgãos reprodutores, presentes desdeo nascimento, começam a funcionar. Assim, nasraparigas produz-se a primeira menstruação, e, nosrapazes, a possibilidade de ejacular. Ocorrem também mudanças acentuadas noaspeto físico, desenvolvendo-seos carateres sexuais secundários.
  5. 5. Carateres sexuais secundários
  6. 6. Carateres sexuais secundários Rapazes Raparigas• Mudança de voz, • Alargamento das ancas;• Aparecimento de acne; • Desenvolvimento dos seios e• Desenvolvimento por aumento das ancas; da massa muscular • Aparecimento dos pêlos nas• Aumento do tamanho do pénis axilas, órgãos genitais, etc. e testículos; • Aparecimento de acne;• Aparecimento dos pêlos nas • Aparecimento da axilas, órgãos genitais, etc. menstruação.• Primeiras ejaculações.
  7. 7. Sistema reprodutor masculino
  8. 8. Sistema reprodutor masculino
  9. 9. Tipo Órgãos Caracterização e funções Produzem os espermatozóides e estão situadosGlândulas Sexuais Testículos no escroto; São muito delgados e conduzem os Canais Deferentes espermatozóides dos testículos às vesículas seminais. Vias Genitais Canal de condução da urina e do esperma para o Uretra exterior; Produz o líquido prostático - secreção que facilita o movimento dos espermatozoides; Próstata Juntamente com a secreção das vesículas seminaisGlândulas Anexas formam o esperma. Produzem uma secreção nutritiva para a Vesículas Seminais sobrevivência dos espermatozoides; Órgão sexual responsável pela expulsão do Pénis esperma e da urina. Órgãos Sexuais Externos Espécie de bolsa cuja função é a de proteger os Escroto testículos que se encontram no seu interior.
  10. 10. Espermatozoide Cabeça O esperma é constituído por: • Espermatozoides • Líquido prostático Flagelo • Líquido seminal Ejaculação – Libertação do esperma pelo canal da uretra que se encontra no pénis.
  11. 11. Sistema reprodutor feminino
  12. 12. Sistema reprodutor feminino
  13. 13. Sistema reprodutor feminino Tipo Órgãos Caracterização e Funções Glândulas São do tamanho de uma amêndoa e neles se Ovários Sexuais produzem os óvulos. Trompas de Conduzem os óvulos até ao útero. Falópio Nas trompas de falópio ocorre a fecundação. É do tamanho de uma pêra, oco, de paredes muito musculadas e elásticas.Vias Genitais Útero Tem como função o acolhimento do novo ser durante o tempo de gestação. Tem como função receber o pénis durante a penetração, onde é depositado o esperma. Vagina Permite a passagem do fluxo menstrual para o exterior e permite o nascimento.
  14. 14. Sistema reprodutor femininoOvulação – libertação de um óvulo,mensalmente, pelos ovários. Menstruação – perda de algum sangue pela vagina de 28 em 28 dias, o útero prepara-se para uma possível gravidez, tornando a sua parede interna mais espessa e rica em vasos sanguíneos. Sempre que a gravidez não acontece, esse espessamento é desfeito e ocorre a perda de sangue.
  15. 15. Desenvolvimento de um novo serFecundação – União do espermatozoide com o óvulo,dando origem ao ovo ou zigoto.
  16. 16. O período de gestação de uma mulher é de cerca de 38 a 40semanas. Este divide-se em duas parte: desenvolvimentoembrionário e o desenvolvimento fetal.O desenvolvimento embrionário dura aproximadamente 8semanas. Onde todos os órgãos do corpo vão sendo formados. 1ª semana forma-se a mórula 2ªsemana ocorre a nidação 5ªsemana o coração bate e já se diferenciam os braços e as pernas. 8ª semana o período embrionário termina. Já se diferencia braços, pernas, dedos, nariz, orelhas e boca.Durante este período forma-se osaco amniótico com líquido amniótico,a placenta e o cordão umbilical.
  17. 17. Nidação – Implantação do novo ser nas paredes doútero.
  18. 18. Durante este período forma-se o saco amniótico comlíquido amniótico, a placenta e o cordão umbilical.Saco amniótico contém o líquidoamniótico, que protege o novo serdos choques, das diferenças detemperatura e da desidratação.Placenta – permite a passagem dosnutrientes e do oxigénio do sangue damãe para o novo ser e, em sentidocontrário, a passagem das excreçõesdo filho para a mãe. Impede apassagem de algumas substânciasnocivas ao novo ser, mas nãonicotina, drogas, medicamentos, vírusda rubéola…Cordão umbilical – contém os vasossanguíneos que ligam os vasos do fetoao sistema circulatório da mãe.
  19. 19. Desenvolvimento fetalAo fim da 8.ª semana, o embrião já tem forma humana e passa a chamar-sefeto. O feto vai crescer e desenvolver funções até estar preparado paranascer.
  20. 20. Parto Fases do parto 1. As contrações periódicas do útero, que empurram o bebé para o exterior; 2. O colo do útero dilata-se; 3. O saco amniótico rompe-se, deixando que o líquido amniótico saia; 4. O feto atravessa o colo do útero e a vagina e é expulso para o exterior; 5. A placenta sai, terminando o parto.
  21. 21. Cuidados nos primeiros anos de vida

×