SlideShare a Scribd company logo
1 of 11
 
A  história do manejo das armas decorre paralela à  da própria humanidade.  O homem tem vindo desde a sua origem, a inventar armas de madeira, de pedra e depois em metal. Serviam para caçar, regular as querelas particulares, os combates entre tribos e entre nações.  Entre todos os povos, o estudo do manejo das armas tomou imediatamente um lugar importante. Vinte séculos antes da nossa era, os chineses tinham já os seus mestres de armas.  Curiosidade A primeira lâmina de espada de que se tem notícia foi encontrada no túmulo de Sargão, o primeiro rei de Ur, em Acade, é de bronze e tem cerca de 50 séculos.
Na Idade Média, o manejo das armas brancas, de forma mais ou menos acertada, tinha uma grande importância. E não somente para a guerra mas também para os questões pessoais e duelos judiciais, cuja origem se atribui aos povos Escandinavos e Germanos, os quais rendiam honrar à Espada - Denominada "ESKERMIE" - dedicando-lhe hinos. Nestas civilizações até os próprios reis se submetiam a duelos.  Os Francos tiveram como armas ofensivas, principalmente uma espada curta, forte e afiada, com melhor têmpera que a dos seus antepassados os Gauleses - mais bravos que bem armados.
Durante muito tempo a esgrima fez-se sem habilidade, só reinando a força bruta. Graças ao progresso da civilização e, à mercê das guerras, as armas aperfeiçoaram-se, os métodos de combate progrediram e descobriu-se as vantagens da habilidade, da ciência e da astúcia sobre a força.  Ao que parece a esgrima moderna teve o seu ponto de partida em Espanha. Em 1474, os espanhóis Pons e Pedrós Torres escreveram os primeiros tratados do desporto. Aí se manteve estacionário, um tanto teórica, até aos meados do século XVI, depois desenvolveu-se na Itália. Estudada como uma ciência exacta, expandiu-se depois para toda a Europa.
O fim do século XIX é assinalado pela renovação dos Jogos Olímpicos em Atenas, em 1896, pela iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, ele próprio grande esgrimista. A esgrima é representada por 4 países e 13 atiradores nas modalidades florete e sabre. A espada entra no calendário a partir das Olimpíadas de Paris, em 1900. Também nos jogos Olímpicos de Paris, mas em 1924, surge a primeira competição feminina, de florete.
Técnica da Esgrima A esgrima é um desporto que pode ser praticado com três armas diferentes, cada uma delas com uma regra específica e as suas características: o florete, a espada e o sabre. O florete é a arma mais popular em esgrima e uma das primeiras escolhas na aprendizagem deste desporto. No florete apenas são válidos os toques no torso. O primeiro a atacar tem prioridade sobre o outro, obrigando-o a responder. A parte do florete que protege a mão é ligeiramente menor, visto não serem válidos toques na mão. O colete utilizado é metálico, para distinguir a zona válida e não válida. Peso máximo: 500g Comprimento máx. da lâmina: 90 cm Comprimento máx total: 110 cm
A palavra espada é vulgarmente utilizada para se referir a uma série de armas brancas longas. A espada, na verdade, é formada por uma lâmina comprida, normalmente recta e pontiaguda, de metal, com gume em ambos os lados. Na espada  são permitidos toques em qualquer parte do corpo e o primeiro esgrimista a tocar marca ponto. Apenas os toques de ponta são válidos. O equipamento utilizado é o fato branco, ténis, mascara e espada. Não é utilizado colete, porque todos os toques são válidos.  Peso máximo: 770g Comprimento máximo da lâmina: 90 cm Comprimento máximo total: 110 cm
O ancestral desta arma é o sabre de cavalaria, uma arma de lâmina larga, ligeiramente curva e de um fio só. O sabre é uma arma de corte de influência oriental, usada por soldados montados a cavalo, cujo comprimento era o suficiente para se atingir tanto um cavaleiro inimigo quanto um soldado a pé. Tradicionalmente, o sabre antigo é afiado para o comprimento total do gume e 1/3 do lado oposto (o chamado "falso gume"). Os sabres modernos permitem que o atleta use ambos os lados da arma. Num combate de sabre, o esgrimista apenas pontua se tocar no tronco, braços ou cabeça do adversário e tal como o florete, é uma arma convencional. Como os braços são um alvo possível não se usa um colete metálico mas sim um casaco. Peso máximo: 500g Comprimento máximo da lâmina: 88 cm Comprimento máximo total: 105 cm
A esgrima em Portugal A Federação Portuguesa de Esgrima foi criada em 1922, na cidade de Lisboa. Contudo, a esgrima como desporto organizado já se praticava em Portugal em finais do século XIX, quando o mestre de Armas António Martins fundou o Centro Nacional de Esgrima, instituição praticamente oficial tutelada pelos Ministérios da Guerra e da Marinha.  As primeiras competições de esgrima de que há notícia ocorreram em 1899 e 1900, em Lisboa, e foram presididas pelos reis, que normalmente faziam a entrega dos prémios.  No séc. XIX a esgrima goza de grande popularidade e prestígio e é ensinada nas principais escolas, no Colégio dos Nobres, no Colégio Militar, no Colégio Académico, etc., e nos mais importantes clubes de Lisboa, como o Grémio Literário, o Turf Clube, o Real Ginásio Clube Português, o Ateneu Comercial e outros. Em 1912, em Estocolmo, quando os portugueses participam pela primeira vez em Jogos Olímpicos, lá está um esgrimista português, Fernando Correia, um dos fundadores do Comité Olímpico Português. Em 1928, nos Jogos de Amsterdão a esgrima deu à Portugal a sua primeira medalha olímpica.
Pelas mãos de João Gomes os portugueses ganham a sua primeira medalha de ouro numa prova da Taça do Mundo. Conquistam medalhas de prata e bronze em Campeonatos da Europa de Florete e Espada, atingem lugares nas finais de Campeonatos da Europa e do Mundo e foram campeões da Europa em Florete Masculino por equipas no ano 2000, o que representa o maior sucesso de sempre da esgrima portuguesa e o único título obtido por uma equipa portuguesa numa disciplina olímpica.  Nos Jogos Olímpicos de Pequim a esgrima portuguesa teve a sua sétima participação consecutiva. Os nossos atiradores presentes foram Joaquim Videira, que participaou na prova de espada, e Débora Nogueira, que participou no florete.
Queres aprender esgrima? Actualmente, no Algarve, a única Sala d’Armas em funcionamento é a da EB 2/3 Dr. Alberto Iria, em Olhão. Este Clube está aberto a todas as pessoas interessadas em aprender e praticar a esgrima. Vários alunos da nossa Escola já estão a praticar a esgrima. Por isso, se quiseres… junta-te a nós e … …  en garde!!

More Related Content

What's hot

What's hot (20)

Rugby
RugbyRugby
Rugby
 
Boxe
BoxeBoxe
Boxe
 
Rugby
RugbyRugby
Rugby
 
A História da Capoeira
A História da CapoeiraA História da Capoeira
A História da Capoeira
 
Slides do trabalho_esgrima_maria_helena[1]
Slides do trabalho_esgrima_maria_helena[1]Slides do trabalho_esgrima_maria_helena[1]
Slides do trabalho_esgrima_maria_helena[1]
 
Voleibol
VoleibolVoleibol
Voleibol
 
Voleibol (regras, gestos técnicos, etc...)
Voleibol (regras, gestos técnicos, etc...)Voleibol (regras, gestos técnicos, etc...)
Voleibol (regras, gestos técnicos, etc...)
 
Atletismo saltos altura_comprimento
Atletismo saltos altura_comprimentoAtletismo saltos altura_comprimento
Atletismo saltos altura_comprimento
 
Badminton
BadmintonBadminton
Badminton
 
Apresentação voleibol
Apresentação voleibol Apresentação voleibol
Apresentação voleibol
 
Ginástica artistica
Ginástica artisticaGinástica artistica
Ginástica artistica
 
Voleibol
VoleibolVoleibol
Voleibol
 
Natação
NataçãoNatação
Natação
 
Trabalho sobre Badminton - Aconsa
Trabalho sobre Badminton - AconsaTrabalho sobre Badminton - Aconsa
Trabalho sobre Badminton - Aconsa
 
Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...
Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...
Badminton gestos técnicos, história, sinais de arbitragem etc...
 
Regras da esgrima
Regras da esgrimaRegras da esgrima
Regras da esgrima
 
Ginástica acrobática
Ginástica acrobáticaGinástica acrobática
Ginástica acrobática
 
Apresentação futebol.pdf
Apresentação futebol.pdfApresentação futebol.pdf
Apresentação futebol.pdf
 
Ginástica de Solo
Ginástica de SoloGinástica de Solo
Ginástica de Solo
 
Ginástica
GinásticaGinástica
Ginástica
 

Viewers also liked (17)

Esgrima
EsgrimaEsgrima
Esgrima
 
Esgrima
EsgrimaEsgrima
Esgrima
 
Esgrima sable
Esgrima sableEsgrima sable
Esgrima sable
 
Esgrima espada
Esgrima espadaEsgrima espada
Esgrima espada
 
Esgrima
EsgrimaEsgrima
Esgrima
 
(2012-09-18)Patologia habitual de muñeca-mano II.doc
(2012-09-18)Patologia habitual de muñeca-mano II.doc(2012-09-18)Patologia habitual de muñeca-mano II.doc
(2012-09-18)Patologia habitual de muñeca-mano II.doc
 
Dicas De Esportes
Dicas De EsportesDicas De Esportes
Dicas De Esportes
 
1. jogos olímpicos
1. jogos olímpicos1. jogos olímpicos
1. jogos olímpicos
 
Trabalho Olimpiadas Tic
Trabalho Olimpiadas TicTrabalho Olimpiadas Tic
Trabalho Olimpiadas Tic
 
Voleibol sentados
Voleibol sentadosVoleibol sentados
Voleibol sentados
 
Jogos olimpicos na antiguidade
Jogos olimpicos na antiguidadeJogos olimpicos na antiguidade
Jogos olimpicos na antiguidade
 
Voleibol Adaptado
Voleibol AdaptadoVoleibol Adaptado
Voleibol Adaptado
 
Jogos olímpicos
Jogos olímpicosJogos olímpicos
Jogos olímpicos
 
Jogos Olímpicos
Jogos OlímpicosJogos Olímpicos
Jogos Olímpicos
 
Jogos Olimpícos
Jogos OlimpícosJogos Olimpícos
Jogos Olimpícos
 
Capacidades físicas
Capacidades físicasCapacidades físicas
Capacidades físicas
 
Capacidades FíSicas
Capacidades FíSicasCapacidades FíSicas
Capacidades FíSicas
 

Similar to Esgrima

Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)Angelo Vieira
 
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)jogodopaupt
 
(Ebook pdf) malleus maleficarum o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
(Ebook pdf) malleus maleficarum   o martelo das feiticeiras - os instrumentos...(Ebook pdf) malleus maleficarum   o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
(Ebook pdf) malleus maleficarum o martelo das feiticeiras - os instrumentos...Aviner Viana
 
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténisJaimeCarvalho23
 
ATLETISMO - Arremessos.pptx
ATLETISMO - Arremessos.pptxATLETISMO - Arremessos.pptx
ATLETISMO - Arremessos.pptxefnelsonivo
 
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016Emerson Andrade
 

Similar to Esgrima (12)

Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
Esgrima conteúdo completo (sem nome de componentes)
 
Tenis conteudo
Tenis   conteudoTenis   conteudo
Tenis conteudo
 
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
Esgrima Nacional - Zacarias d'aca (1883)
 
Historico do tênis
Historico do tênisHistorico do tênis
Historico do tênis
 
(Ebook pdf) malleus maleficarum o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
(Ebook pdf) malleus maleficarum   o martelo das feiticeiras - os instrumentos...(Ebook pdf) malleus maleficarum   o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
(Ebook pdf) malleus maleficarum o martelo das feiticeiras - os instrumentos...
 
Os jogos olímpicos
Os jogos olímpicosOs jogos olímpicos
Os jogos olímpicos
 
Andebol
AndebolAndebol
Andebol
 
Maratonista do saber
Maratonista do saberMaratonista do saber
Maratonista do saber
 
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
2 teórica projeção - pdf formação - o ensino do ténis
 
ATLETISMO - Arremessos.pptx
ATLETISMO - Arremessos.pptxATLETISMO - Arremessos.pptx
ATLETISMO - Arremessos.pptx
 
Arco e flecha
Arco e flecha Arco e flecha
Arco e flecha
 
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
Projeto olimpiadas-dom-oscar-2016
 

More from marco :)

Promoção da saúde
Promoção da saúdePromoção da saúde
Promoção da saúdemarco :)
 
Poluição Atmosférica
Poluição AtmosféricaPoluição Atmosférica
Poluição Atmosféricamarco :)
 
Sistema Nervoso Autonomo
Sistema Nervoso AutonomoSistema Nervoso Autonomo
Sistema Nervoso Autonomomarco :)
 
Sistema Hormonal
Sistema HormonalSistema Hormonal
Sistema Hormonalmarco :)
 
Sist Neurohormonal
Sist NeurohormonalSist Neurohormonal
Sist Neurohormonalmarco :)
 
Estímulos Nervosos
Estímulos NervososEstímulos Nervosos
Estímulos Nervososmarco :)
 
Fecundação e Desenvolvimento Embrionário
Fecundação e Desenvolvimento EmbrionárioFecundação e Desenvolvimento Embrionário
Fecundação e Desenvolvimento Embrionáriomarco :)
 
Descoberta Da Vacina
Descoberta Da VacinaDescoberta Da Vacina
Descoberta Da Vacinamarco :)
 
Sistema Digestivo
Sistema DigestivoSistema Digestivo
Sistema Digestivomarco :)
 
Nutrientes
NutrientesNutrientes
Nutrientesmarco :)
 
Comer Correctamente
Comer CorrectamenteComer Correctamente
Comer Correctamentemarco :)
 
Evolução das Espécies
Evolução das EspéciesEvolução das Espécies
Evolução das Espéciesmarco :)
 
Ecossistemas
EcossistemasEcossistemas
Ecossistemasmarco :)
 
A Camada de Ozono
A Camada de OzonoA Camada de Ozono
A Camada de Ozonomarco :)
 
Quiz Estrutura Ecossistema
Quiz Estrutura EcossistemaQuiz Estrutura Ecossistema
Quiz Estrutura Ecossistemamarco :)
 
Estrutura Ecossistema
Estrutura EcossistemaEstrutura Ecossistema
Estrutura Ecossistemamarco :)
 
Alterações Ambientais
Alterações AmbientaisAlterações Ambientais
Alterações Ambientaismarco :)
 
Movimentos das Placas Litosfericas
Movimentos das Placas LitosfericasMovimentos das Placas Litosfericas
Movimentos das Placas Litosfericasmarco :)
 
Estrutura Interna da Terra
Estrutura Interna da TerraEstrutura Interna da Terra
Estrutura Interna da Terramarco :)
 

More from marco :) (20)

Promoção da saúde
Promoção da saúdePromoção da saúde
Promoção da saúde
 
Célula
CélulaCélula
Célula
 
Poluição Atmosférica
Poluição AtmosféricaPoluição Atmosférica
Poluição Atmosférica
 
Sistema Nervoso Autonomo
Sistema Nervoso AutonomoSistema Nervoso Autonomo
Sistema Nervoso Autonomo
 
Sistema Hormonal
Sistema HormonalSistema Hormonal
Sistema Hormonal
 
Sist Neurohormonal
Sist NeurohormonalSist Neurohormonal
Sist Neurohormonal
 
Estímulos Nervosos
Estímulos NervososEstímulos Nervosos
Estímulos Nervosos
 
Fecundação e Desenvolvimento Embrionário
Fecundação e Desenvolvimento EmbrionárioFecundação e Desenvolvimento Embrionário
Fecundação e Desenvolvimento Embrionário
 
Descoberta Da Vacina
Descoberta Da VacinaDescoberta Da Vacina
Descoberta Da Vacina
 
Sistema Digestivo
Sistema DigestivoSistema Digestivo
Sistema Digestivo
 
Nutrientes
NutrientesNutrientes
Nutrientes
 
Comer Correctamente
Comer CorrectamenteComer Correctamente
Comer Correctamente
 
Evolução das Espécies
Evolução das EspéciesEvolução das Espécies
Evolução das Espécies
 
Ecossistemas
EcossistemasEcossistemas
Ecossistemas
 
A Camada de Ozono
A Camada de OzonoA Camada de Ozono
A Camada de Ozono
 
Quiz Estrutura Ecossistema
Quiz Estrutura EcossistemaQuiz Estrutura Ecossistema
Quiz Estrutura Ecossistema
 
Estrutura Ecossistema
Estrutura EcossistemaEstrutura Ecossistema
Estrutura Ecossistema
 
Alterações Ambientais
Alterações AmbientaisAlterações Ambientais
Alterações Ambientais
 
Movimentos das Placas Litosfericas
Movimentos das Placas LitosfericasMovimentos das Placas Litosfericas
Movimentos das Placas Litosfericas
 
Estrutura Interna da Terra
Estrutura Interna da TerraEstrutura Interna da Terra
Estrutura Interna da Terra
 

Recently uploaded

Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOBiatrizGomes1
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 

Recently uploaded (20)

Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
 
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppttreinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 

Esgrima

  • 1.  
  • 2. A história do manejo das armas decorre paralela à da própria humanidade. O homem tem vindo desde a sua origem, a inventar armas de madeira, de pedra e depois em metal. Serviam para caçar, regular as querelas particulares, os combates entre tribos e entre nações. Entre todos os povos, o estudo do manejo das armas tomou imediatamente um lugar importante. Vinte séculos antes da nossa era, os chineses tinham já os seus mestres de armas. Curiosidade A primeira lâmina de espada de que se tem notícia foi encontrada no túmulo de Sargão, o primeiro rei de Ur, em Acade, é de bronze e tem cerca de 50 séculos.
  • 3. Na Idade Média, o manejo das armas brancas, de forma mais ou menos acertada, tinha uma grande importância. E não somente para a guerra mas também para os questões pessoais e duelos judiciais, cuja origem se atribui aos povos Escandinavos e Germanos, os quais rendiam honrar à Espada - Denominada "ESKERMIE" - dedicando-lhe hinos. Nestas civilizações até os próprios reis se submetiam a duelos. Os Francos tiveram como armas ofensivas, principalmente uma espada curta, forte e afiada, com melhor têmpera que a dos seus antepassados os Gauleses - mais bravos que bem armados.
  • 4. Durante muito tempo a esgrima fez-se sem habilidade, só reinando a força bruta. Graças ao progresso da civilização e, à mercê das guerras, as armas aperfeiçoaram-se, os métodos de combate progrediram e descobriu-se as vantagens da habilidade, da ciência e da astúcia sobre a força. Ao que parece a esgrima moderna teve o seu ponto de partida em Espanha. Em 1474, os espanhóis Pons e Pedrós Torres escreveram os primeiros tratados do desporto. Aí se manteve estacionário, um tanto teórica, até aos meados do século XVI, depois desenvolveu-se na Itália. Estudada como uma ciência exacta, expandiu-se depois para toda a Europa.
  • 5. O fim do século XIX é assinalado pela renovação dos Jogos Olímpicos em Atenas, em 1896, pela iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, ele próprio grande esgrimista. A esgrima é representada por 4 países e 13 atiradores nas modalidades florete e sabre. A espada entra no calendário a partir das Olimpíadas de Paris, em 1900. Também nos jogos Olímpicos de Paris, mas em 1924, surge a primeira competição feminina, de florete.
  • 6. Técnica da Esgrima A esgrima é um desporto que pode ser praticado com três armas diferentes, cada uma delas com uma regra específica e as suas características: o florete, a espada e o sabre. O florete é a arma mais popular em esgrima e uma das primeiras escolhas na aprendizagem deste desporto. No florete apenas são válidos os toques no torso. O primeiro a atacar tem prioridade sobre o outro, obrigando-o a responder. A parte do florete que protege a mão é ligeiramente menor, visto não serem válidos toques na mão. O colete utilizado é metálico, para distinguir a zona válida e não válida. Peso máximo: 500g Comprimento máx. da lâmina: 90 cm Comprimento máx total: 110 cm
  • 7. A palavra espada é vulgarmente utilizada para se referir a uma série de armas brancas longas. A espada, na verdade, é formada por uma lâmina comprida, normalmente recta e pontiaguda, de metal, com gume em ambos os lados. Na espada são permitidos toques em qualquer parte do corpo e o primeiro esgrimista a tocar marca ponto. Apenas os toques de ponta são válidos. O equipamento utilizado é o fato branco, ténis, mascara e espada. Não é utilizado colete, porque todos os toques são válidos. Peso máximo: 770g Comprimento máximo da lâmina: 90 cm Comprimento máximo total: 110 cm
  • 8. O ancestral desta arma é o sabre de cavalaria, uma arma de lâmina larga, ligeiramente curva e de um fio só. O sabre é uma arma de corte de influência oriental, usada por soldados montados a cavalo, cujo comprimento era o suficiente para se atingir tanto um cavaleiro inimigo quanto um soldado a pé. Tradicionalmente, o sabre antigo é afiado para o comprimento total do gume e 1/3 do lado oposto (o chamado "falso gume"). Os sabres modernos permitem que o atleta use ambos os lados da arma. Num combate de sabre, o esgrimista apenas pontua se tocar no tronco, braços ou cabeça do adversário e tal como o florete, é uma arma convencional. Como os braços são um alvo possível não se usa um colete metálico mas sim um casaco. Peso máximo: 500g Comprimento máximo da lâmina: 88 cm Comprimento máximo total: 105 cm
  • 9. A esgrima em Portugal A Federação Portuguesa de Esgrima foi criada em 1922, na cidade de Lisboa. Contudo, a esgrima como desporto organizado já se praticava em Portugal em finais do século XIX, quando o mestre de Armas António Martins fundou o Centro Nacional de Esgrima, instituição praticamente oficial tutelada pelos Ministérios da Guerra e da Marinha. As primeiras competições de esgrima de que há notícia ocorreram em 1899 e 1900, em Lisboa, e foram presididas pelos reis, que normalmente faziam a entrega dos prémios. No séc. XIX a esgrima goza de grande popularidade e prestígio e é ensinada nas principais escolas, no Colégio dos Nobres, no Colégio Militar, no Colégio Académico, etc., e nos mais importantes clubes de Lisboa, como o Grémio Literário, o Turf Clube, o Real Ginásio Clube Português, o Ateneu Comercial e outros. Em 1912, em Estocolmo, quando os portugueses participam pela primeira vez em Jogos Olímpicos, lá está um esgrimista português, Fernando Correia, um dos fundadores do Comité Olímpico Português. Em 1928, nos Jogos de Amsterdão a esgrima deu à Portugal a sua primeira medalha olímpica.
  • 10. Pelas mãos de João Gomes os portugueses ganham a sua primeira medalha de ouro numa prova da Taça do Mundo. Conquistam medalhas de prata e bronze em Campeonatos da Europa de Florete e Espada, atingem lugares nas finais de Campeonatos da Europa e do Mundo e foram campeões da Europa em Florete Masculino por equipas no ano 2000, o que representa o maior sucesso de sempre da esgrima portuguesa e o único título obtido por uma equipa portuguesa numa disciplina olímpica. Nos Jogos Olímpicos de Pequim a esgrima portuguesa teve a sua sétima participação consecutiva. Os nossos atiradores presentes foram Joaquim Videira, que participaou na prova de espada, e Débora Nogueira, que participou no florete.
  • 11. Queres aprender esgrima? Actualmente, no Algarve, a única Sala d’Armas em funcionamento é a da EB 2/3 Dr. Alberto Iria, em Olhão. Este Clube está aberto a todas as pessoas interessadas em aprender e praticar a esgrima. Vários alunos da nossa Escola já estão a praticar a esgrima. Por isso, se quiseres… junta-te a nós e … … en garde!!