SlideShare a Scribd company logo
1 of 17
DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER Noções básicas de planejamento visual Retirado do livro: Design para quem não é designer.  Robin   Willians , 2ª edição,  São Paulo : Callis. 2006.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Princípios Básicos
Princípios Básicos ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 A seguir aplicaremos os quatro princípios básicos, acompanhando os resultados:
Proximidade Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Se os itens estiverem relacionados entre si, agrupe-os em proximidade. Separe-os, se eles não estiverem diretamente ligados. Varie o espaço entre os itens para indicar a proximidade. Aproximando o título do subtítulo, criamos uma unidade bem-definida, no lugar de seis unidades segmentadas. Ficou nítido que os dois tópicos estão ligados entre si. Distanciando o nome do autor e a data, fica claro que estas informações não fazem parte do título.
Proximidade -  CD-ROMs CD-ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser -  Educacional Aprendizado inicial Idiomas Ciências Matemática -  Material do Professor Livros Material do professor Vídeos -  Hardware e Acessórios Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som O maior problema desta lista é que  tudo está próximo de tudo , dificultando uma relação ou organização. CD ROMs Educacional Material do Professor Hardware & Acessórios CD ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser Idiomais Ciências Matemática Livros Material do professor Vídeos Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som A mesma lista foi criada através de grupos visuais. Acrescentando um  contraste aos títulos  e a  linha divisória  dá-se mais legibilidade, o que torna mais fácil uma relação entre o título e seus tópicos.
Alinhamento Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Fique atento a cada elemento que você colocar na página. Alinhe cada objeto com uma parte lateral de outro, para que a página inteira fique unificada. Mesmo que o nome do autor esteja distante do título, existe uma conexão visual entre os dois elementos, criada através do alinhamento. O exemplo anterior também está alinhado: o alinhamento é a centralização. Mas como você pode ver, alinhando à esquerda ou à direita (como este exemplo) você cria uma lateral mais marcante, mais fácil de seguir com os olhos.
Repetição Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians Repetição é uma forma mais marcante de criar consistência em um material. Avalie se é apropriado fazer com que um dos elementos fique mais marcante e utilize-o como o elemento repetitivo. A fonte diferenciada do título se repete no nome do autor, fortalecendo a conexão entre ambos.  Os pequenos triângulos foram especialmente acrescentados para criar uma repetição.  A repetição ajuda a unificar elementos separados do design (da diagramação).
Contraste Robin Willians Você concorda com o fato de que o exemplo deste slide atrai seus olhos muito mais do que o anterior? Neste caso, o responsável é o  contraste  do preto contra o branco. Há várias maneiras de criar contrastes: linhas, fontes, cores, relações espaciais, direções, etc. O trabalho com o contraste neste exemplo foi apenas o de acrescentar a caixa preta. Realce um pouco a letra colocando o subtítulo em itálico, contrastando-o com a letra normal (sem italização) do título e do nome do autor.  Tudo  o Que Vai  Volta Lições para viajar de carona pelo país
Tipologia A combinação de fontes diferentes visa aperfeiçoar a comunicação, porém, algumas vezes esta combinação pode confundi-la. Tome cuidado ao utilizar vários tipos de fontes, crie sempre um contraste para melhorar o entendimento. Há seis maneiras claras e diferentes de contrastar a tipologia: Não seja TÍMIDO Exponha suas idéias! Um contraste de tamanho nem sempre significa que você deva fazer com que o tipo fique grande; significa que deve haver um contraste. Por exemplo: quando você vê uma pequena linha isolada em uma página grande de jornal, fica com vontade de lê-la, certo? Grande parte do que o convida a fazê-lo é o contraste do tipo muito pequeno colocado em uma página grande.
O peso de uma fonte refere-se à espessura dos traços. A maioria das famílias é desenhada com vários pesos: regular, bold (negrito), light, etc. O contraste dos pesos é uma das melhores maneiras de aumentar a estética visual de uma página sem redesenhar algo, mas você nunca poderá alcançar o contraste belo e forte se não tiver uma fonte com traços grandes e fortes. Arial Arial Medium Arial Black (bold) Outro Newsletter Título nononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Outro Título nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. nononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Subtítulo nononononononononononononononononononomnononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Outro Newsletter Título nononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Título nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. nononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Subtítulo nononononononononononononononononononomnononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono..
Serifado Estrutura Serifas Contraste grosso-fino Sem Serifa Não há serifas Não há contraste grosso-fino nos traços Existem ainda as categorias: Moderno, Manuscrito, Decorativo, Estilo Antigo. Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode A estrutura refere-se à maneira através de qual uma letra é construída e, como podemos ver através deste exemplo, a estrutura de cada categoria é bastante distinta. Dica importante:  nunca coloque duas fontes de mesma categoria na mesma página . Não há como disfarçar suas similaridades. Além disso, existem tantas opções! Por que dificultar as coisas?
Forma A forma de uma letra refere-se ao seu formato. Os caracteres podem ter a mesma estrutura, mas suas “formas” podem ser diferentes. Por exemplo, a letra “G” (em caixa-alta) tem a mesma estrutura da letra “g” (em caixa-baixa) da mesma família. Entretanto, suas verdadeiras  formas  – ou formatos – são muito diferentes. Este é um tipo de contraste muito prático, e aumenta a legibilidade e ênfase de uma palavra ou frase. G  g A  a B  b H  h E  e As formas de cada uma destas letras maiúsculas são completamente diferente das minúsculas. Portanto,  caixa-alta  versus  caixa-baixa é outra maneira de contrastar os tipos. Usar caixa-alta algumas vezes (não exagere!) faz surgir um CONTRASTE girafa GIRAFA tartaruga TARTARUGA
Direção PARA CIMA! O tipo inclinado para cima cria uma energia positiva.  Girar, inclinar, inverter, etc, as vezes podem ser uma boa maneira de enfatizar e contrastar uma parte de seu texto. Título longo nas duas colunas Nononononono nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono. Subtítulo nononononon ononononononononononoonnonononononononono. newsletter Nononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono.  Nonononono nononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono.. Segundo Título interessante Ás vezes um redirecionamento marcante do tipo cria um impacto dramático ou um formato único, o que justifica plenamente seu uso.
D I C A
D I C A
D I C A
D I C A

More Related Content

What's hot

Fundamentos Super Básicos do Design 2/2
Fundamentos Super Básicos do Design 2/2Fundamentos Super Básicos do Design 2/2
Fundamentos Super Básicos do Design 2/2Fábio Gonçalves
 
Elementos visuais
Elementos visuaisElementos visuais
Elementos visuaisKeyla Dias
 
4 principios planejamento visual
4 principios planejamento visual4 principios planejamento visual
4 principios planejamento visualrenatamruiz
 
Princípios de design
Princípios de designPrincípios de design
Princípios de designTersis Zonato
 
Composição e Diagramação
Composição e DiagramaçãoComposição e Diagramação
Composição e DiagramaçãoEd Marcos
 
História do Design - Apresentação - Hd00
História do Design - Apresentação - Hd00História do Design - Apresentação - Hd00
História do Design - Apresentação - Hd00Valdir Soares
 
Web Design > Princípios do Design e intro à Gestalt
Web Design > Princípios do Design e intro à GestaltWeb Design > Princípios do Design e intro à Gestalt
Web Design > Princípios do Design e intro à GestaltFelipe Fernandes
 
Aula 5 - Comunicação Gráfica e Design
Aula 5   - Comunicação Gráfica e DesignAula 5   - Comunicação Gráfica e Design
Aula 5 - Comunicação Gráfica e DesignCíntia Dal Bello
 
Estética Aplicada ao Design - Aula 1
Estética Aplicada ao Design - Aula 1Estética Aplicada ao Design - Aula 1
Estética Aplicada ao Design - Aula 1José Pirauá
 

What's hot (20)

Fundamentos Super Básicos do Design 2/2
Fundamentos Super Básicos do Design 2/2Fundamentos Super Básicos do Design 2/2
Fundamentos Super Básicos do Design 2/2
 
Conceitos e princípios de design
Conceitos e princípios de designConceitos e princípios de design
Conceitos e princípios de design
 
Aula02 planejamento grafico
Aula02 planejamento graficoAula02 planejamento grafico
Aula02 planejamento grafico
 
Elementos visuais
Elementos visuaisElementos visuais
Elementos visuais
 
Aula 4 - Direção de Arte
Aula 4 - Direção de ArteAula 4 - Direção de Arte
Aula 4 - Direção de Arte
 
Design Editorial | Estruturas
Design Editorial | EstruturasDesign Editorial | Estruturas
Design Editorial | Estruturas
 
Curriculum Vitae
Curriculum VitaeCurriculum Vitae
Curriculum Vitae
 
4 principios planejamento visual
4 principios planejamento visual4 principios planejamento visual
4 principios planejamento visual
 
Identidade Visual - Aula 01
Identidade Visual - Aula 01Identidade Visual - Aula 01
Identidade Visual - Aula 01
 
Tipografia
Tipografia Tipografia
Tipografia
 
Como fazer um Curriculum vitae
Como fazer um Curriculum vitaeComo fazer um Curriculum vitae
Como fazer um Curriculum vitae
 
Princípios de design
Princípios de designPrincípios de design
Princípios de design
 
Composição e Diagramação
Composição e DiagramaçãoComposição e Diagramação
Composição e Diagramação
 
DiagramaçãO Jornal Standart
DiagramaçãO Jornal StandartDiagramaçãO Jornal Standart
DiagramaçãO Jornal Standart
 
História do Design - Apresentação - Hd00
História do Design - Apresentação - Hd00História do Design - Apresentação - Hd00
História do Design - Apresentação - Hd00
 
Design - O que é?
Design - O que é?Design - O que é?
Design - O que é?
 
Web Design > Princípios do Design e intro à Gestalt
Web Design > Princípios do Design e intro à GestaltWeb Design > Princípios do Design e intro à Gestalt
Web Design > Princípios do Design e intro à Gestalt
 
Aula 5 - Comunicação Gráfica e Design
Aula 5   - Comunicação Gráfica e DesignAula 5   - Comunicação Gráfica e Design
Aula 5 - Comunicação Gráfica e Design
 
Tipografia - Aula
Tipografia - AulaTipografia - Aula
Tipografia - Aula
 
Estética Aplicada ao Design - Aula 1
Estética Aplicada ao Design - Aula 1Estética Aplicada ao Design - Aula 1
Estética Aplicada ao Design - Aula 1
 

Viewers also liked

Apresentação principios do design share
Apresentação principios do design shareApresentação principios do design share
Apresentação principios do design shareLoreane Brandizzi
 
Quando Efe | Identidade Visual do Espetáculo
Quando Efe | Identidade Visual do EspetáculoQuando Efe | Identidade Visual do Espetáculo
Quando Efe | Identidade Visual do EspetáculoAlegria Design
 
Identidade Visual - NV Store
Identidade Visual - NV StoreIdentidade Visual - NV Store
Identidade Visual - NV StoreAlegria Design
 
O que você precisa saber de design para montar o seu negócio
O que você precisa saber de design para montar o seu negócioO que você precisa saber de design para montar o seu negócio
O que você precisa saber de design para montar o seu negócioAlegria Design
 
Curriculo lattes-tutorial
Curriculo lattes-tutorialCurriculo lattes-tutorial
Curriculo lattes-tutorialPROIDDBahiana
 
Aula 04 design gráfico na publicidade tipologia
Aula 04   design gráfico na publicidade tipologiaAula 04   design gráfico na publicidade tipologia
Aula 04 design gráfico na publicidade tipologiaElizeu Nascimento Silva
 
Design para quem não é designer - Robin Williams
Design para quem não é designer - Robin WilliamsDesign para quem não é designer - Robin Williams
Design para quem não é designer - Robin Williamsman3lla
 

Viewers also liked (15)

Apresentação principios do design share
Apresentação principios do design shareApresentação principios do design share
Apresentação principios do design share
 
Manual de preenchimento do Currículo Lattes
Manual de preenchimento do Currículo LattesManual de preenchimento do Currículo Lattes
Manual de preenchimento do Currículo Lattes
 
Saraiva final
Saraiva finalSaraiva final
Saraiva final
 
Resumo proj 03_10_2010
Resumo proj 03_10_2010Resumo proj 03_10_2010
Resumo proj 03_10_2010
 
Projeto almoço alexandre souza de oliveira
Projeto almoço  alexandre souza de oliveiraProjeto almoço  alexandre souza de oliveira
Projeto almoço alexandre souza de oliveira
 
Artigo fabi e heliel surdos generalização
Artigo fabi e heliel   surdos generalizaçãoArtigo fabi e heliel   surdos generalização
Artigo fabi e heliel surdos generalização
 
Falando um pouco_sobre_registros
Falando um pouco_sobre_registros Falando um pouco_sobre_registros
Falando um pouco_sobre_registros
 
Quando Efe | Identidade Visual do Espetáculo
Quando Efe | Identidade Visual do EspetáculoQuando Efe | Identidade Visual do Espetáculo
Quando Efe | Identidade Visual do Espetáculo
 
Piramide do Conhecimento
Piramide do ConhecimentoPiramide do Conhecimento
Piramide do Conhecimento
 
Identidade Visual - NV Store
Identidade Visual - NV StoreIdentidade Visual - NV Store
Identidade Visual - NV Store
 
O que você precisa saber de design para montar o seu negócio
O que você precisa saber de design para montar o seu negócioO que você precisa saber de design para montar o seu negócio
O que você precisa saber de design para montar o seu negócio
 
Curriculo lattes-tutorial
Curriculo lattes-tutorialCurriculo lattes-tutorial
Curriculo lattes-tutorial
 
Design gráfico
Design  gráficoDesign  gráfico
Design gráfico
 
Aula 04 design gráfico na publicidade tipologia
Aula 04   design gráfico na publicidade tipologiaAula 04   design gráfico na publicidade tipologia
Aula 04 design gráfico na publicidade tipologia
 
Design para quem não é designer - Robin Williams
Design para quem não é designer - Robin WilliamsDesign para quem não é designer - Robin Williams
Design para quem não é designer - Robin Williams
 

Similar to Design

Design para quem nao eh designer
Design para quem nao eh designerDesign para quem nao eh designer
Design para quem nao eh designerMônica Arriada
 
EXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visual
EXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visualEXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visual
EXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visualJoeldson Costa Damasceno
 
NoçõEs BáSicas De Planejamento Visual
NoçõEs BáSicas De Planejamento VisualNoçõEs BáSicas De Planejamento Visual
NoçõEs BáSicas De Planejamento VisualRobes Rocha
 
Arte publicitária i princípios básicos do design e tipografia
Arte publicitária i   princípios básicos do design e tipografiaArte publicitária i   princípios básicos do design e tipografia
Arte publicitária i princípios básicos do design e tipografiaTaís Paranhos
 
Design para não designers
Design para não designersDesign para não designers
Design para não designersKarlo Medeiros
 
Design Educacional: montagem de slides para aulas e palestras
Design Educacional: montagem de slides para aulas e palestrasDesign Educacional: montagem de slides para aulas e palestras
Design Educacional: montagem de slides para aulas e palestrasRS.dg
 
Midia Impressa #03 - Elementos Gráficos 2
Midia Impressa #03 - Elementos Gráficos 2Midia Impressa #03 - Elementos Gráficos 2
Midia Impressa #03 - Elementos Gráficos 2Renato Melo
 
Introdução ao design de livro
Introdução ao design de livroIntrodução ao design de livro
Introdução ao design de livroOdair Cavichioli
 
Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018
Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018
Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018Renato Melo
 

Similar to Design (20)

Design para quem nao eh designer
Design para quem nao eh designerDesign para quem nao eh designer
Design para quem nao eh designer
 
design-para-quem-nao-e-design.pdf
design-para-quem-nao-e-design.pdfdesign-para-quem-nao-e-design.pdf
design-para-quem-nao-e-design.pdf
 
EXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visual
EXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visualEXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visual
EXPOTEC IFRN - Noções básicas de planejamento visual
 
Diagramacao ua
Diagramacao uaDiagramacao ua
Diagramacao ua
 
Design - SLIDES
Design - SLIDESDesign - SLIDES
Design - SLIDES
 
Design para quem_nao_e_designer
Design para quem_nao_e_designerDesign para quem_nao_e_designer
Design para quem_nao_e_designer
 
Workshop
WorkshopWorkshop
Workshop
 
NoçõEs BáSicas De Planejamento Visual
NoçõEs BáSicas De Planejamento VisualNoçõEs BáSicas De Planejamento Visual
NoçõEs BáSicas De Planejamento Visual
 
Arte publicitária i princípios básicos do design e tipografia
Arte publicitária i   princípios básicos do design e tipografiaArte publicitária i   princípios básicos do design e tipografia
Arte publicitária i princípios básicos do design e tipografia
 
Princípios básicos
Princípios básicosPrincípios básicos
Princípios básicos
 
Design para não designers
Design para não designersDesign para não designers
Design para não designers
 
tripticos.ppt
tripticos.ppttripticos.ppt
tripticos.ppt
 
Aula03
Aula03Aula03
Aula03
 
Design Educacional: montagem de slides para aulas e palestras
Design Educacional: montagem de slides para aulas e palestrasDesign Educacional: montagem de slides para aulas e palestras
Design Educacional: montagem de slides para aulas e palestras
 
CRP0357-2016-03
CRP0357-2016-03CRP0357-2016-03
CRP0357-2016-03
 
Design
DesignDesign
Design
 
Midia Impressa #03 - Elementos Gráficos 2
Midia Impressa #03 - Elementos Gráficos 2Midia Impressa #03 - Elementos Gráficos 2
Midia Impressa #03 - Elementos Gráficos 2
 
CRP0357-2016-04
CRP0357-2016-04CRP0357-2016-04
CRP0357-2016-04
 
Introdução ao design de livro
Introdução ao design de livroIntrodução ao design de livro
Introdução ao design de livro
 
Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018
Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018
Studio Grafico #01 - Design e Tendências 2018
 

Recently uploaded

Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOBiatrizGomes1
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAlexandreFrana33
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamentalgeone480617
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfdottoor
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 

Recently uploaded (20)

Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppttreinamento brigada incendio 2024 no.ppt
treinamento brigada incendio 2024 no.ppt
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
 
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino FundamentalCartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
Cartilha 1º Ano Alfabetização _ 1º Ano Ensino Fundamental
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdfNoções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
Noções de Orçamento Público AFO - CNU - Aula 1 - Alunos.pdf
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 

Design

  • 1. DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER Noções básicas de planejamento visual Retirado do livro: Design para quem não é designer. Robin Willians , 2ª edição, São Paulo : Callis. 2006.
  • 2.
  • 3.
  • 4. Proximidade Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Se os itens estiverem relacionados entre si, agrupe-os em proximidade. Separe-os, se eles não estiverem diretamente ligados. Varie o espaço entre os itens para indicar a proximidade. Aproximando o título do subtítulo, criamos uma unidade bem-definida, no lugar de seis unidades segmentadas. Ficou nítido que os dois tópicos estão ligados entre si. Distanciando o nome do autor e a data, fica claro que estas informações não fazem parte do título.
  • 5. Proximidade - CD-ROMs CD-ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser - Educacional Aprendizado inicial Idiomas Ciências Matemática - Material do Professor Livros Material do professor Vídeos - Hardware e Acessórios Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som O maior problema desta lista é que tudo está próximo de tudo , dificultando uma relação ou organização. CD ROMs Educacional Material do Professor Hardware & Acessórios CD ROMs CDs para crianças CDs educacionais CDs de lazer Discos laser Idiomais Ciências Matemática Livros Material do professor Vídeos Cabos Dispositivo de entrada Armazenamento Memória Modems Impressoras e acessórios Vídeo e som A mesma lista foi criada através de grupos visuais. Acrescentando um contraste aos títulos e a linha divisória dá-se mais legibilidade, o que torna mais fácil uma relação entre o título e seus tópicos.
  • 6. Alinhamento Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians 1º de Janeiro de 2001 Fique atento a cada elemento que você colocar na página. Alinhe cada objeto com uma parte lateral de outro, para que a página inteira fique unificada. Mesmo que o nome do autor esteja distante do título, existe uma conexão visual entre os dois elementos, criada através do alinhamento. O exemplo anterior também está alinhado: o alinhamento é a centralização. Mas como você pode ver, alinhando à esquerda ou à direita (como este exemplo) você cria uma lateral mais marcante, mais fácil de seguir com os olhos.
  • 7. Repetição Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país Robin Willians Repetição é uma forma mais marcante de criar consistência em um material. Avalie se é apropriado fazer com que um dos elementos fique mais marcante e utilize-o como o elemento repetitivo. A fonte diferenciada do título se repete no nome do autor, fortalecendo a conexão entre ambos. Os pequenos triângulos foram especialmente acrescentados para criar uma repetição. A repetição ajuda a unificar elementos separados do design (da diagramação).
  • 8. Contraste Robin Willians Você concorda com o fato de que o exemplo deste slide atrai seus olhos muito mais do que o anterior? Neste caso, o responsável é o contraste do preto contra o branco. Há várias maneiras de criar contrastes: linhas, fontes, cores, relações espaciais, direções, etc. O trabalho com o contraste neste exemplo foi apenas o de acrescentar a caixa preta. Realce um pouco a letra colocando o subtítulo em itálico, contrastando-o com a letra normal (sem italização) do título e do nome do autor. Tudo o Que Vai Volta Lições para viajar de carona pelo país
  • 9. Tipologia A combinação de fontes diferentes visa aperfeiçoar a comunicação, porém, algumas vezes esta combinação pode confundi-la. Tome cuidado ao utilizar vários tipos de fontes, crie sempre um contraste para melhorar o entendimento. Há seis maneiras claras e diferentes de contrastar a tipologia: Não seja TÍMIDO Exponha suas idéias! Um contraste de tamanho nem sempre significa que você deva fazer com que o tipo fique grande; significa que deve haver um contraste. Por exemplo: quando você vê uma pequena linha isolada em uma página grande de jornal, fica com vontade de lê-la, certo? Grande parte do que o convida a fazê-lo é o contraste do tipo muito pequeno colocado em uma página grande.
  • 10. O peso de uma fonte refere-se à espessura dos traços. A maioria das famílias é desenhada com vários pesos: regular, bold (negrito), light, etc. O contraste dos pesos é uma das melhores maneiras de aumentar a estética visual de uma página sem redesenhar algo, mas você nunca poderá alcançar o contraste belo e forte se não tiver uma fonte com traços grandes e fortes. Arial Arial Medium Arial Black (bold) Outro Newsletter Título nononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Outro Título nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. nononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Subtítulo nononononononononononononononononononomnononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Outro Newsletter Título nononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Título nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. nononononononononononononononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono.. Subtítulo nononononononononononononononononononomnononononononononononononononononOnonononononononononononononononononononononononononononononono..
  • 11. Serifado Estrutura Serifas Contraste grosso-fino Sem Serifa Não há serifas Não há contraste grosso-fino nos traços Existem ainda as categorias: Moderno, Manuscrito, Decorativo, Estilo Antigo. Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode Ode A estrutura refere-se à maneira através de qual uma letra é construída e, como podemos ver através deste exemplo, a estrutura de cada categoria é bastante distinta. Dica importante: nunca coloque duas fontes de mesma categoria na mesma página . Não há como disfarçar suas similaridades. Além disso, existem tantas opções! Por que dificultar as coisas?
  • 12. Forma A forma de uma letra refere-se ao seu formato. Os caracteres podem ter a mesma estrutura, mas suas “formas” podem ser diferentes. Por exemplo, a letra “G” (em caixa-alta) tem a mesma estrutura da letra “g” (em caixa-baixa) da mesma família. Entretanto, suas verdadeiras formas – ou formatos – são muito diferentes. Este é um tipo de contraste muito prático, e aumenta a legibilidade e ênfase de uma palavra ou frase. G g A a B b H h E e As formas de cada uma destas letras maiúsculas são completamente diferente das minúsculas. Portanto, caixa-alta versus caixa-baixa é outra maneira de contrastar os tipos. Usar caixa-alta algumas vezes (não exagere!) faz surgir um CONTRASTE girafa GIRAFA tartaruga TARTARUGA
  • 13. Direção PARA CIMA! O tipo inclinado para cima cria uma energia positiva. Girar, inclinar, inverter, etc, as vezes podem ser uma boa maneira de enfatizar e contrastar uma parte de seu texto. Título longo nas duas colunas Nononononono nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono. Subtítulo nononononon ononononononononononoonnonononononononono. newsletter Nononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono. Nonononono nononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono.. Segundo Título interessante Ás vezes um redirecionamento marcante do tipo cria um impacto dramático ou um formato único, o que justifica plenamente seu uso.
  • 14. D I C A
  • 15. D I C A
  • 16. D I C A
  • 17. D I C A